Agenda Institucional 2024 será lançada durante o 15º CBC
Prioridades do movimento reúnem ações voltadas para o crescimento do país
O Sistema OCB lança, na próxima terça-feira (14), a Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, com as prioridades e demandas do setor no âmbito dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O evento acontece durante a abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que vai reunir cerca de 3 mil pessoas em Brasília para discutir as diretrizes estratégicas do movimento no Brasil para os próximos anos.
Este ano, como principal tema, destaca-se o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024 e PLP 58/2024). É fundamental que o contexto de regulamentação em curso considere as especificidades das cooperativas enquanto sociedades de pessoas, constituídas para prestar serviços aos cooperados. A adequação fiscal às particularidades do modelo econômico cooperativo é necessária para manter a sustentabilidade e a competitividade dos produtos e serviços das cooperativas.
Além da regulamentação da Reforma Tributária, a agenda prioritária engloba diversos outros temas, tais como a participação de cooperativas no mercado de seguros, o aumento de volume de recursos do Crédito Rural e a ampliação da conectividade no campo, por meio de cooperativas de infraestrutura.
“Temos convicção de que cooperativas fortes representam a melhoria na qualidade de vida e a democratização de renda para as pessoas. Nosso papel, como agentes de desenvolvimento, é contribuir ativamente para o aprimoramento de políticas públicas que atendam às necessidades reais da sociedade. A agenda traz as prioridades do nosso movimento junto aos Três Poderes e que nos permitirão contribuir para um país mais justo, igualitário e inclusivo”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.