cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Tania Zanella reforça atuação do Sistema OCB em evento paranaense

  • Nenhum

Superintendente falou sobre Reforma Tributária, sustentabilidade e impacto do coop no cenário global 

 

O Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, realizado na sexta-feira (29), reuniu lideranças do setor para discutir avanços e estratégias. A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, representou o cooperativismo nacional e destacou a importância do trabalho conjunto entre cooperativas e entidades representativas.

Ela ressaltou o papel do Sistema OCB na defesa dos interesses do cooperativismo junto aos três poderes. “O esforço de cada um é retribuído pela unidade nacional com muito trabalho, profissionalismo e defesa nos âmbitos do Legislativo, Executivo e Judiciário, para que os riscos que impactam as atividades dos cooperados sejam minimizados. É com esse espírito de vigilância que apresentamos agendas estratégicas, especialmente no Congresso Nacional”, afirmou.

Entre os avanços mencionados, Tania citou a aprovação do projeto de regulamentação da produção de bioinsumos agrícolas e as discussões em torno do Marco Temporal na demarcação de terras indígenas. Além disso, ela lembrou que a pauta do ano foi a Reforma Tributária. “Talvez muitos não acreditassem, mas a Reforma aconteceu, e o Sistema OCB estava lá para defender o mais importante, o nosso ato cooperativo. Essa conquista só foi possível graças ao protagonismo e ao alinhamento com parlamentares das frentes do Cooperativismo e da Agricultura”.

A superintendente reafirmou a força do cooperativismo brasileiro, que representa 23 milhões de cooperados, movimenta R$ 600 bilhões e gera 550 mil empregos diretos. Além disso, abordou a importância da decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2025 como Ano Internacional do Cooperativismo. “Essa é uma oportunidade única para mostrar ao mundo nosso impacto. Não somos apenas um modelo econômico, mas uma fonte de histórias de transformação”, declarou.

Com o Brasil sediando a COP30 em 2025, a superintendente convocou as cooperativas paranaenses a mostrarem suas práticas sustentáveis. “O cooperativismo vai além da sustentabilidade econômica e social. Precisa ser ambientalmente correto e, sendo assim, aqui no estado, temos exemplos como a Cocamar, que já foi case na COP28, em Dubai. É hora de mostrar ao mundo como fazemos a diferença”, disse. 

 

Homenagem

Deputado Pedro Lupion recebe homenagem em evento Deputado Pedro Lupion recebe homenagem em evento Durante o evento, o Troféu Ocepar foi entregue ao deputado federal Pedro Lupion (PR), em reconhecimento à sua atuação em defesa do cooperativismo e do agronegócio. O deputado preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), integra a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e destacou a relevância do trabalho conjunto feito pelos dois colegiados. “O Sistema OCB tem sido um pilar fundamental no Congresso Nacional, com sua capacidade técnica e de organização. No Paraná, o Sistema Ocepar também desempenha um papel essencial. Por isso, divido essa homenagem com todos os parlamentares que trabalham incansavelmente pelo cooperativismo”, declarou. 

 

 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados