Sistema OCB promove encontro com assessores parlamentares da Região Norte

Evento destacou a importância do diálogo entre o cooperativismo e o Congresso Nacional

 

O Sistema OCB realizou, nesta quinta-feira (05), o primeiro Encontro de Assessores Parlamentares da Região Norte do país. O encontro promoveu a integração entre o cooperativismo e as assessorias de parlamentares dos estados do Norte, e teve como objetivo aproximar os assessores das pautas cooperativistas, com base em uma troca de conhecimentos para fortalecer o movimento na região.

Tania Zanella dá as boas vindas aos assessores da Região NorteA superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, abriu o encontro e destacou a importância dessa aproximação. “A integração com os assessores é essencial para que possamos apresentar de forma clara e objetiva os desafios do cooperativismo no Brasil, como o Sistema OCB se organiza e se alinha com os 27 estados. Queremos colaborar para que a atuação dos assessores seja mais simples e eficiente, facilitando a defesa e a atuação de seus assessorados," afirmou.

Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, falou durante o encontro sobre o diferencial humano no cooperativismo e ressaltou o papel das pessoas na base do movimento. "O que diferencia o cooperativismo são as pessoas, somos feitos por pessoas e cooperamos um com o outro. O coop é uma ferramenta poderosa de inclusão produtiva, economia de escala e coletividade. Nossa essência democrática é o que nos fortalece", disse.

Clara Maffia falou sobre o trabalho de representação do Sistema OCBA gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, apresentou a estratégia de representação do cooperativismo junto aos Três Poderes e detalhou os projetos prioritários em tramitação no Congresso Nacional, como a regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024) e o PLP 519/18, que amplia a participação das cooperativas no mercado de seguros. Clara destacou a importância de garantir condições justas para que as cooperativas sigam atuando de forma competitiva nos mercados em que estão inseridas. 

"Buscamos garantir que as cooperativas tenham condições favoráveis para prosperar. Nosso papel é possibilitar que essas demandas sejam atendidas e que o cooperativismo continue a desempenhar um papel vital no desenvolvimento econômico e social do país", concluiu. 

 

 

 

Saiba Mais:
Comissão do Senado aprova direitos previdenciários a cooperados

Projeto dos Combustíveis do futuro avança no Senado

 

Conteúdos Relacionados