Sistema OCB participa do lançamento da Estratégia de Economia de Impacto
Enimpacto reforçou esforços em prol da promoção de desenvolvimento regional e sustentável
O Sistema OCB marcou presença na 22ª reunião do Comitê de Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e, também, na inauguração do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), em Brasília, nesta quinta-feira (20). O intuito da Enimpacto é promover um modelo econômico que busca por soluções para problemas sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, geração de renda, emprego, bem-estar e desenvolvimento regional.
A Economia de Impacto é um modelo que visa não só o lucro, mas também a geração de benefícios concretos para a sociedade, com destaque para uma abordagem que integra desenvolvimento econômico com responsabilidade em prol da sociedade e do meio ambiente.
O Sistema OCB é reconhecido como membro fundamental do Grupo de Trabalho 5 (GT 5), no qual tem participação destacada. O grupo é responsável pela Articulação Interfederativa e trabalha diretamente com governos locais, estaduais e federal para promover a economia de impacto em suas respectivas localidades. A presença do cooperativismo no GT 5 é vista como uma alternativa sólida para impulsionar modelos de negócios que geram impactos sociais e econômicos sustentáveis para cooperados e suas comunidades.
A cerimônia que instaurou o Simpacto contou com a presença do secretário executivo do Ministério de Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, e do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg. Elias Rosa afirmou o compromisso do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin em concretizar uma política de desenvolvimento econômico com sustentabilidade social, econômica e ambiental. “Esse tripé está presente no Sistema Nacional de Economia de Impacto”, afirmou.
A cerimônia também contou com a assinatura de acordos de cooperação técnica (ACT) com os vice-governadores do Rio Grande do Norte, Walter Alves, e do Alagoas, Ronaldo Lessa, para inclusão dos estados ao sistema.
Para Priscilla Coelho, analista de Relações Institucionais, a participação do Sistema OCB no evento corrobora o compromisso do cooperativismo em contribuir para um Brasil mais justo e sustentável, em que as cooperativas desempenham um papel crucial na transformação social e econômica. "A inauguração do Simpacto representa um passo importante para o avanço da prosperidade social nos locais em que será aplicado. A entidade busca exatamente por uma atuação de transformação, com articulação de esforços para fortalecer o impacto positivo nas comunidades e promover o desenvolvimento sustentável", disse.