Featured

Participação em PPPs expande negócios e aproxima cooperativas da população

As cooperativas transformam a vida das pessoas e a economia nas comunidades em que atuam, com impacto na criação de trabalho e renda e na geração de prosperidade. Para ampliar esses efeitos positivos, o Sistema OCB trabalha para articular estratégias que possam dar ainda mais capilaridade ao cooperativismo, e uma delas são as parcerias público-privadas. 

As chamadas PPPs são acordos feitos entre o setor público e instituições privadas para executar serviços essenciais em áreas onde os recursos e infraestrutura governamentais não são suficientes. Para os cidadãos, é uma forma de garantir atendimento mais eficiente, para as cooperativas, uma oportunidade de entrar em novos mercados, garantir estabilidade financeira por novos fluxos de receitas e ampliar a capacidade de inovação com o desenvolvimento de soluções. 

“O Sistema OCB entende que as PPPs são estratégicas e podem ser uma importante fonte de diversificação dos negócios das cooperativas. Ao mesmo tempo, entrar em uma PPP exige organização e planejamento”, explica o coordenador de Ramos do Sistema OCB, Hugo Andrade.

Segundo ele, o modelo tem algumas complexidades que demandam preparação das cooperativas, por isso o Sistema OCB tem garantido capacitação e apoio para entrada nesse mercado. 

“O primeiro passo é entender que nas PPPs as partes envolvidas - governo e instituições privadas - compartilham recursos, benefícios, mas também os riscos”, pondera Andrade. A cooperativa também precisa avaliar a viabilidade econômica da parceria e estar atenta a questões como organização jurídica em relação a estatutos e políticas de governança e atendimento de normas regulatórias específicas. 

Para mostrar as possibilidades de participação nesse modelo de negócios na prática, o Sistema OCB organizou uma série de workshops sobre o tema para cooperativas de Saúde, setor com as maiores oportunidades de PPPs para as cooperativas. Os eventos incluíram visitas técnicas a iniciativas de Saúde em Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), em que há parcerias público-privadas consolidadas. 

Guia PPPs em Saúde

O trabalho resultou na elaboração do Guia sobre PPPs em Saúde, desenvolvido em parceria com a consultoria Radar PPP. 

“O Sistema OCB contratou e disponibilizou especialistas no setor para orientar as Organizações Estaduais e cooperativas. Além disso, temos buscado outras oportunidades e parcerias para fornecer apoio bem estruturado às cooperativas interessadas”, afirma Hugo Andrade. 

No guia, as cooperativas podem consultar uma lista com os municípios prioritários para o desenvolvimento de PPPs na área de Saúde. O documento também foi enviado às Unidades Estaduais do Sistema OCB como estratégia para mobilizar cooperativas na representação institucional junto ao Poder Público Municipal para firmar parcerias.

Compromisso com a comunidade 

Para o cooperativismo, além de uma oportunidade financeira, as PPS também são uma forma de confirmar o compromisso com a comunidade, um dos princípios do movimento cooperativista. 

“A capilaridade das cooperativas pode ajudar ainda mais no fortalecimento da saúde nacional. Esse tipo de parceria dá segurança à concedente, às concessionárias e, em especial, respeita o contribuinte que acessa serviços de melhor qualidade. Essa essência cooperativista onde todos ganham precisa ser cada vez mais reverberada”, destacou o coordenador de Ramos do Sistema OCB. 

Com posicionamento estratégico em uma PPP, aproveitando o financiamento e a infraestrutura, uma cooperativa também pode direcionar esforços para investir em inovação e tecnologias avançadas. Os resultados podem melhorar a qualidade e eficiência dos serviços e fortalecer vínculos com a população atendida.

Conteúdos Relacionados