Prêmio SomosCoop 2025 premiará 133 cooperativas
Reconhecimento celebra a melhoria contínua e a excelência em gestão
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025 finalizou a sua etapa final. No último dia 29 de outubro, foi concluída a quarta fase de avaliação, que definiu as 133 cooperativas finalistas desta edição. Representando 17 estados brasileiros e sete ramos do cooperativismo, as organizações reconhecidas ficam agora na expectativa da cerimônia de premiação, marcada para o dia 9 de dezembro, em Brasília (DF), quando serão reveladas suas faixas de premiações, ouro, prata e bronze.
Realizado pelo Sistema OCB, o prêmio é a maior iniciativa de reconhecimento da excelência em gestão cooperativista no país e destaca boas práticas que fortalecem o desempenho econômico, a governança e o impacto social das cooperativas. A cada ciclo, o processo de avaliação combina análise técnica, feedback especializado, além de possibilitar o reconhecimento da
melhoria contínua das cooperativas participantes.
“O SomosCoop Excelência em Gestão tem o propósito de inspirar. Cada cooperativa finalista representa um exemplo de inovação, de eficiência e de compromisso com as pessoas. Esse é o verdadeiro espírito do cooperativismo: evoluir juntos, com base em valores que transformam comunidades e constroem um Brasil mais sustentável”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Fortalecimento institucional
Criado em 2013, o prêmio utiliza como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), adaptado à realidade das cooperativas. Além dele, outra importante ferramenta é o Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB. A metodologia avalia dimensões essenciais para o desempenho organizacional, como estratégia, governança, sustentabilidade, inovação, resultados e relacionamento com cooperados.
Desde sua criação, o SomosCoop Excelência em Gestão tem se consolidado como um instrumento de fortalecimento institucional, que reconhece resultados econômicos e também o impacto humano e social das cooperativas brasileiras. Em 2025, a edição marca um novo ciclo de amadurecimento do movimento, com destaque para o crescimento do número de participantes e o envolvimento de cooperativas de diferentes estados do país, portes e segmentos.
“As cooperativas que chegam até aqui demonstram que é possível crescer com responsabilidade, valorizar pessoas e inovar sem perder de vista os princípios cooperativistas. A cada edição, reforçamos que a excelência é um caminho coletivo, e o cooperativismo é o melhor exemplo disso”, completa Márcio.
A cerimônia de premiação, em dezembro, reunirá dirigentes, colaboradores e parceiros institucionais em uma celebração ao desempenho e à força do cooperativismo brasileiro. O evento também marcará o lançamento de novas iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão e competitividade das cooperativas, em linha com a agenda estratégica do Sistema OCB para o próximo ciclo.