Campanha Nacional reforça importância da prevenção de acidentes no trabalho
- Artigo Secundário 1
Sistema OCB participou do evento que reforça importância da CIPA, capacitação e fiscalização do ambiente de trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, nesta quinta-feira (03), a cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2025. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversas entidades para reforçar a importância da cultura de prevenção no ambiente de trabalho.
O coordenador de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNCoop, Bruno Vasconcelos, esteve presente na cerimônia. “O papel da Canpat é de extrema importância para sensibilizar empregadores, trabalhadores e governo, com o intuito de fortalecer a cultura da prevenção, além de estimular a adoção de medidas eficazes de segurança e saúde no trabalho”, disse.
Este ano, o foco da campanha é o fortalecimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que são ferramentas essenciais para a segurança dos trabalhadores.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ressaltou a necessidade da união entre empregadores, trabalhadores e governo para construir um ambiente laboral mais seguro. "A prevenção é essencial para um ambiente de trabalho seguro, que reforça a melhoria das condições de trabalho e de qualificação profissional, investimento em tecnologia e comprometimento dos gestores”, destacou.
Durante o evento, o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, anunciou a contratação de 900 auditores-fiscais do trabalho, tendo em vista a ampliação significativa para fiscalização e melhoria das condições laborais.
Para 2025, a campanha prevê diversas ações voltadas à conscientização, como cursos online, e a produção de materiais informativos direcionados a Microempreendedores Individuais (MEI). Além disso, eventos esportivos como a Corrida do Trabalhador e o Passeio Ciclístico da Segurança e Saúde do Trabalhador fazem parte da programação.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades e representantes do setor, como Adriana Silveira Machado, subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT); e Alberto Balazeiro, representante do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Saiba Mais: