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O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, na manhã desta terça-feira (5/3), no auditório do Mundo Cooperativo Gaúcho da Expodireto, o seminário Políticas Estruturantes para o ramo Agropecuário – Política Fiscal Estadual para as cooperativas. O evento contou com a presença de técnicos e dirigentes cooperativistas e teve como objetivo levar ao conhecimento das cooperativas as diferentes formas de acesso ao crédito disponibilizadas pelas instituições financeiras.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, também em nome do vice-presidente do Sistema, Irno Pretto, salientou a importância do tema escolhido para o crescimento do agronegócio e das cooperativas agropecuárias. Perius destacou a necessidade de avançar em duas políticas do Estado que foram desenhadas dentro do Programa de Reestruturação das cooperativas Agropecuárias e ainda, nas políticas de crédito e fiscais. Em seguida, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, saudou os presentes e reiterou “esse tipo de ação conjunta realizada pelo Sistema mostra a força do cooperativismo”.
A primeira palestra foi ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Enéas Costa de Souza, no ato representando o secretário Mauro Knjinik. Souza discorreu sobre a nova realidade do setor agropecuário devido à tecnologia de informação, as políticas desenvolvidas pelo Estado para atender a economia e política industrial.
Após, os participantes assistiram a palestra do diretor da Secretaria de Desenvolvimento e Investimento (SDPI), Nery dos Santos Filho, sobre o Novo Fundopem. Nery explicou o conceito do Programa, bem como seu custo financeiro, limites de financiamento e origem do investimento. Também foram apresentados os critérios para a escolha de empresas a receberem o financiamento do ICMS incremental: análise de política setorial e intensidade tecnológica, APLs e ainda, ser cooperativa de produtores rurais.
Segundo ele, o Novo Fundopem trouxe visíveis benefícios às cooperativas: permitir que elas façam uso do Fundopem e o entendimento do governo de que o Sistema cooperativo é fundamental, atribuindo a elas dez pontos percentuais na tabela de pontuação de escolha somente pelo fato do projeto ser apresentado por uma cooperativa.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, em seguida ministrou a palestra sobre Política Fiscal do Rio Grande do Sul para as cooperativas. Pavan falou sobre as leis 13.863/2011 e 14.196/2012, o decreto que regulamenta a lei do Programa Pró-Cooperação, assinado ontem (04), a intenção do governo de criar um projeto de lei para criar mecanismos para que um fundo abranja todos os recursos de assistência técnica pública e sobre a criação de um comitê para tratar da qualidade da energia elétrica no meio rural. “Mesmo onde há rede bifásica, há reclamação. Esse comitê foi criado para ajudar a resolver os problemas, através de diagnósticos realizados pela Secretaria”, explicou.
Por fim, ocorreu a palestra com o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Carlos Henrique Horn, sobre Política de Crédito para as cooperativas Agropecuárias. Horn apresentou o apoio do BRDE às cooperativas no ano de 2012, bem como o apoio a projetos de irrigação e os programas desenvolvidos para os produtores rurais. Segundo ele, para ter acesso a esses programas, deve-se atender a critérios como: projeto compatível, capacidade de pagamento, estar em dia com as obrigações legais, bom retrospecto e cadastro e garantias reais de R$ 1,30/ R$ 1,00.
O evento foi encerrado com um almoço oferecido aos participantes.
(Fonte: Sistema Ocergs)
“Responsabilidade socioambiental e construção de imagem corporativa” – este é o tema central do workshop para gestores de comunicação das cooperativas catarinenses, programado para o dia 26 de março, na sede da OCESC, em Florianópolis.
O evento será desenvolvido das 9 às 17 horas no auditório da sede da OCESC e o conteúdo será ministrado pelo jornalista Eugênio Esber. O Encontro de Assessores de Comunicação de Comunicação das cooperativas tem coordenação da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ocesc.org.br. O Sescoop também pagará a hospedagem dos participantes, informa o coordenador de treinamento do Sescoop, Alexandre Alves. O público-alvo é formado por assessores de imprensa e gestores de comunicação das cooperativas catarinenses. A duração será de 6,5 horas, iniciando às 9 horas e encerrando às 17 horas, com intervalo para almoço.
Ao final do Workshop, cada participante deverá ter clareza sobre diretrizes a seguir para sanar vulnerabilidades e/ou explorar oportunidades de reforço de imagem de sua cooperativa, à luz dos melhores postulados em responsabilidade social e ambiental.
Será adotado o método expositivo, com discussão de práticas em torno de cinco eixos: como as cooperativas são percebidas externamente; confusões, equívocos e polêmicas sobre cidadania corporativa, a responsabilidade social e ambiental nas cooperativas: análise de práticas, processos e cultura organizacional, o papel da comunicação na mudança interna, limites e possibilidades do profissional de comunicação junto aos quadros diretivos para combater vulnerabilidades de imagem em RSA e sustentabilidade, e soluções em construção/restauração de imagem corporativa.
Eugênio Esber é jornalista e diretor de redação da AMANHÃ, uma das principais revistas de gestão e negócios do país. Eugênio também dirige a redação da revista de cultura Aplauso. Ambas são editadas pela Plural Comunicação, de Porto Alegre. O encontro será coordenado pelo jornalista Marcos Bedin.
(Fonte: Sistema Ocesc)
O Colégio Teutônia realizou na última sexta-feira (1/3), no auditório da instituição, a solenidade de formatura do Aprendiz Cooperativo, com turmas de alunos cotizados das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi. O evento reuniu estudantes, professores, familiares, convidados e representantes do Cooperativismo. Na ocasião, o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Virgílio Périus, ressaltou o trabalho das cooperativas teutonienses, a quem agradeceu pelo empenho e envolvimento com o programa. "Estamos no Vale do Cooperativismo, em que 82% da população é associada a alguma Cooperativa. Com o Aprendiz Cooperativo, certamente estamos dando continuidade a tudo isso, uma oportunidade para nossos jovens, o primeiro passo para se aperfeiçoar e ingressar no mercado de trabalho."
Falando em nome das cooperativas teutonienses, o diretor de Recursos Humanos da Certel, Alexandre Schneider, enalteceu a iniciativa. "Dos estudantes que passam pelo Aprendiz Cooperativo, a tendência é de que todos tenham oportunidade de trabalho numa Cooperativa ou em outras empresas. Esses jovens chegam ao mercado de trabalho com grande diferencial, com desenvolvimento pessoal e profissional, o que contribui para sua maturidade", afirma, ressaltando a importância da família na educação dos jovens. O presidente da Cooperativa educacional Coopeeb, professor Valdir Feller, comentou sobre o resgate de valores e a dedicação dos jovens. "Os estudantes reafirmam em sala de aula muito do que aprendem em casa com seus pais e avós. Com a dupla jornada de estudos ao longo do ano, o apoio da família é fundamental, pois incentiva e ajuda a cultivar valores familiares e do Cooperativismo."
O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, falou da profissão dos educadores. "Os professores estão presentes em todas as esferas de trabalho e compartilham seus conhecimentos. São eles grandes responsáveis pela Qualidade de vida de uma comunidade, em especial dos nossos jovens, período em que tudo é aprendizado. O Aprendiz Cooperativo é uma excelente oportunidade, uma importante etapa de qualificação, e o Colégio Teutônia é parceiro de iniciativas como esta", destaca, colocando a Educação Profissional da instituição, com diferentes opções de cursos técnicos, à disposição dos estudantes.
Maturidade - Em nome dos formandos, o aprendiz Bruno Klamt da Costa, um dos 11 efetivados da turma pela Cooperativa Languiru e atuando no Escritório Central, também usou o termo maturidade para definir o programa. "O Aprendiz Cooperativo contribui para nosso crescimento pessoal e profissional, com o aprendizado em sala de aula e a prática na própria Cooperativa. É uma maneira de buscarmos nosso espaço com a possibilidade de nos espelhar nos colegas", enfatiza.
Primeira experiência profissional - Cerca de 90 alunos formaram-se na turma do Aprendiz Cooperativo, divididos entre os cursos de Eletrotécnica Básica, Processamento de Carnes e Auxiliar Administrativo. Destes, 51 são da Languiru, 32 pela Certel e seis pela Sicredi. Em Teutônia, o programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com a parceria do Colégio Teutônia e da Coopeb, envolvendo jovens de 14 a 24 anos, que têm a oportunidade da primeira experiência profissional, conciliando teoria em sala de aula e prática nas cooperativas.
A coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva, enaltece a parceria com as cooperativas teutonienses, agradecendo a oportunidade dada ao Colégio Teutônia. Em torno de 20% dos estudantes que participam do Aprendiz Cooperativo acabam efetivados. Em 2013, a escola conta com cinco turmas em sala de aula no primeiro semestre e prevê outras duas para o segundo semestre, com média de 25 alunos em cada.
(Fonte: O Informativo do Vale-RS)
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pediu aos prefeitos da Zona da Mata de Minas Gerais, na última sexta-feira (1/3), em Juiz de Fora, que adotem a margem de preferência nas compras governamentais. A lei, que permite aos governos federal, estaduais e municipais pagar ate 25% a mais pelo produto nacional nos processos de licitação, foi regulamentada pelo Plano Brasil Maior.
Para Pimentel, a medida pode significar uma injeção de recursos na indústria nacional. A lei federal que criou a margem de preferência estende a possibilidade de adoção do regime por estados e municípios sem a necessidade de aprovação das Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. O ministro falou para uma plateia de prefeitos e empresários da região na manhã de hoje, como parte do Simpósio "Plano de Desenvolvimento Industrial Regional - Rotas para o Futuro 2013".
Promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com apoio da Fundação João Pinheiro, entidade do Governo do Estado de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, e do Sebrae, o evento ocorreu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora e abriu as discussões da entidade sobre os gargalos para o crescimento de cada região de Minas Gerais e as alternativas para minimizar os problemas.
Margens de preferência - O Governo Federal já estabeleceu a margem de preferência em compras públicas para uma série de produtos. Caminhões, furgões e implementos rodoviários produzidos no Brasil, por exemplo, terão margem de preferência em licitações realizadas pelo governo federal de 17%, 15% e 14%, respectivamente. Esses índices foram definidos pelo Decreto nº 7.816/2012, publicado no Diário Oficial em outubro de 2012, e serão aplicados apenas para produtos manufaturados nacionais que comprovem atendimento às regras de origem a serem definidas, em breve, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A margem de preferência será calculada sobre o menor preço ofertado de produto manufaturado estrangeiro e será desconsiderada se o concorrente for nacional. Os itens abrangidos pelo decreto são: caminhões - tratores rodoviários para semirreboque, caminhões para transporte de mercadorias, caminhões para usos especiais e veículos de combate; e implementos rodoviários - reboques e semirreboques para usos agrícolas, outros reboques e semirreboques para transporte de mercadorias e outros reboques e semirreboques. Na categoria furgões, foram incluídos "viatura ambulância, socorro médico e unidade odontológica".
Outros produtos com margem de preferência já definidas são confecções, calçados e artefatos. Nesse caso, a margem de 20%, até 21 de dezembro de 2013, foi determinada pelo Decreto nº 7.756/2012, que substituiu o Decreto nº 7.601/2011, por ter prazo de validade de apenas seis meses. O decreto de 2011 embasou editais de pregão eletrônico realizados pelo Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica (Pregão 032012 - jaqueta, boné e calça de educação física) e Comando do Exército (Pregão 12012 e 212011 - camiseta, agasalho, calça, manta, mochila, saco de dormir etc.). O Ministério da Saúde também utilizou o critério em licitações para a compra de camisetas e bonés (Pregão 012012).
Retroescavadeiras e motoniveladoras também tiveram margem de preferência definida para compras governamentais. Pelo Decreto nº 7.709/2012, foram fixadas as margens de 10% e 18%. Ainda não há compras governamentais nesse segmento, mas o governo estima que serão gastos cerca de R$ 1,6 bilhão até dezembro de 2015.
No caso de fármacos e medicamentos, o Decreto nº 7.713/2012 definiu as seguintes margens: fármacos, medicamentos não ativos e medicamentos que utilizem fármacos específicos (20%); produtos biológicos (25%); e medicamentos “insumos farmacêuticos ativos” em desenvolvimento ou com capacidade nacional de fabricação imediata (8%). O prazo de validade desses índices é de dois anos para medicamentos e de cinco anos para os demais produtos. Nesse período, o valor de compras estimado pelo governo é de R$ 1,5 bilhão.
(Fonte: Mdic)
A Coopercentral Aurora Alimentos distribuiu nesta segunda-feira (4) aos seus 17.224 empregados a quantia de 31,8 milhões de reais através do programa de participação nos resultados (PPR). Essa distribuição somente foi possível em razão dos resultados obtidos com o balanço de 2012, que apresentou uma receita operacional bruta de 4,6 bilhões de reais e sobras de 181 milhões de reais.
“As metas pactuadas com os trabalhadores foram cumpridas e a Aurora teve um desempenho muito bom em 2012”, justifica o presidente Mário Lanznaster. “Essa distribuição de resultados aos nossos colaboradores representará um significativo aporte de dinheiro na economia regional”, acentuou.
(Fonte: MB Comunicação)
"A Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR), em parceria com o Sistema Ocepar, a Fundação WOTRO, e as universidades Wageningen e Radboud da Holanda, realiza no dia 7 de março, em Curitiba, o Workshop Internacional Cooperativismo e Desenvolvimento. O objetivo é promover um debate sobre os desafios e as oportunidades do modelo cooperativista, um dos setores que mais se desenvolvem no Estado do Paraná.
A parceria - O Workshop faz parte do objetivo da PUCPR que visa construir uma parceria com o cooperativismo paranaense, já que o intuito da instituição é de, ao longo do tempo, desenvolver uma cátedra em cooperativismo (com a chancela da UNESCO). Portanto, além de outras iniciativas isoladas já em andamento, o evento é uma oportunidade para que aconteça uma primeira rodada de compartilhamento de experiências e aprofundamento no assunto com um viés multidisciplinar.
Inscrições – O Workshop Internacional Cooperativismo irá acontecer das 8h30 às 12h30, no campus da PUCPR, em Curitiba. Inscrições com Cássia Morghett (41) 3271-1876, e-mail:
(Fonte: Sistema Ocepar)
Com cursos, palestras e oficinas gratuitas voltadas para gastronomia, artesanato, integração, aperfeiçoamento pessoal e beleza e bem-estar, o Cooper Pratic está de volta. O programa de aprendizagem e treinamento desenvolvido pela Cooper para contribuir com a formação e ampliação de conhecimento de seus cooperados inicia sua programação a partir de março. Cerca de quatro eventos acontecerão mensalmente em cada filial.
(Fonte: Assessoria Cooper)
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga hoje (28/2) o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo nº 1/2013, correspondente à análise curricular. A seleção é voltada para a contratação de profissionais de nível superior e abrange: uma vaga para o cargo de analista de Planejamento e Orçamento, uma para analista de Promoção Social, uma para analista de Formação e Qualificação Profissional e uma para analista de Comunicação Social. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, anunciou nesta terça-feira (26) as novas regras para criação e registro de entidades sindicais de trabalhadores e patronais. Depois de uma longa discussão com as centrais sindicais e as confederações patronais, o ministro informou que o MTE vai endurecer as regras para criar novos sindicatos e dividir bases.
Além disso, haverá maior rigor nos casos de desmembramento e dissociação. O edital tem que explicitar a entidade que está perdendo a base - será permitida impugnação nestes casos; em caso de conflito de base e inexistindo acordo entre as entidades, será exigida nova assembléia de ratificação da criação da entidade. Haverá uma definição mais clara dos procedimentos de análise dos pedidos e impugnações, com critérios técnicos e previstos na portaria para deferimento ou indeferimento do registro (substituição do termo concessão por deferimento, tendo em vista que, com a liberdade sindical, cabe ao ministério apenas registrar e zelar pela unicidade sindical); em caso de conflito total de base, não será permitida a criação da entidade; publicado o pedido e havendo impugnação válida, será proposta mediação entre as entidades.
A presença na mediação não será obrigatória, mas em caso de inexistência de acordo, a SRT, concluída a análise do processo, deferirá ou não o pedido e a impugnação; eventual acordo só será válido com aprovação de assembléia e também será exigida aprovação da assembléia para desistência de pedido ou impugnação.
Foi divulgada na manhã de hoje (27/2) a mais nova ferramenta do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em prol do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. No evento de lançamento, realizado na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a ideia é preparar as cooperativas para ser firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.
O Sistema Ocemg promoveu, no início de fevereiro, um intercâmbio na Europa. A delegação foi composta por representantes do Sistema e dirigentes de cooperativas mineiras. O grupo visitou a Fruit Logistica, em Berlim, na Alemanha, e o Instituto de Frutas e Legumes - Ctifl - em Paris, na França. O objetivo da missão foi conhecer novas técnicas de produção, armazenagem e conservação de alimentos, além de fomentar o mercado europeu para o comércio com cooperativas mineiras.
A Fruit Logistica é uma importante feira da Alemanha. "Além de promover o intercâmbio entre produtores e compradores dos diversos produtos do setor, o evento sugere também novas ideias para impulsionar os negócios das cooperativas, cria oportunidade de conhecer a concorrência para melhor se posicionar no mercado, e organiza seminários, workshops e conferências", destaca Marco Tulio Borgatti, Gerente do Técnico do Sistema Ocemg.
Em parceria com a Central Exportaminas, o Sescoop-MG, participou da feira com um estande institucional organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas - Ibraf. Houve também, um encontro com o embaixador brasileiro na Alemanha, Everton Vieira Vargas, além de um outro momento com o Dr. Veit Steinle do Ministério de Transportes, Construções e Desenvolvimento Urbano.
Na França o grupo foi recebido pelo Gerente do Departamento de Produtos e Mercado do Ctifl, Christian Hutin. O Instituto é responsável por toda a cadeia produtiva de frutas e legumes desde a produção até a comercialização, fazendo estudos de mercado, assessoria para supermercados e certificação de lavouras daquele país.
A delegação mineira foi composta por Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg, Genesco Lima Souza Filho, Presidente da Cooprata, Rodolpho Veloso Rebello, Diretor da Cooprata, Humberto Bitarães de Carvalho, Diretor da Coophemg, Jorge Nobuhico Kiryu, Associado da Coopadap, Jorge Luís Pfeiffer, Associado da Frutvale, Felipe de Almeida Lima, Analista Administrativo do Sistema Ocemg e Marco Tulio Borgatti, Gerente Técnico do Sistema Ocemg.
Resultados - Na feira alemã, além de conhecer os avanços tecnológicos na produção de frutas e legumes, a delegação mineira teve a chance de fazer contatos relevantes com diversos importadores interessados na Banana Prata produzida no Norte de Minas.
O Instituto francês também se interessou em fazer uma importação em caráter experimental dessa fruta, como um produto exótico, em menor escala, para que não haja concorrência com a banana do grupo Cavendish (Caturra) que tem mercado já estabelecido no país com as ex-colônias e demais países da África.(Fonte: Sistema Ocemg)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nos últimos dias duas portarias cuja observância é de fundamental importância para as entidades sindicais. A primeira delas, Portaria MTE nº 268/2013, trata do uso obrigatório da certificação digital nas solicitações realizadas eletronicamente via internet no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES/MTE). A outra, Portaria SRT nº 2/2013, modifica os procedimentos para atualização de dados no mesmo cadastro.
A entidade sindical interessada deverá escolher uma "Autoridade Certificadora" e se dirigir a uma "Autoridade de Registro" vinculada a essa Autoridade Certificadora para adquirir o seu Certificado Digital. A relação de Autoridades Certificadoras e suas respectivas Autoridades de Registro pode ser encontrada no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Representantes de cooperativas piauienses de diversos ramos estiveram reunidos na última sexta-feira (22/2), para discutir os obstáculos encontrados em cada setor, os benefícios e conquistas alcançadas ao longo do tempo. Tudo isso com o objetivo de traçar novas metas para as gestões futuras. O evento foi uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI), entidade que atua na capacitação e monitoramento dessas cooperativas.
Representando a unidade nacional do Sescoop, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, enfatizou que o setor é uma forma de economia social que o mundo abraça. “O Piauí sempre figura entre os estados premiados nacionalmente, principalmente no ramo educacional - forte campo de atuação do Estado. O Brasil se faz por meio do cooperativismo, já que mais de 40% do que é produzido no país passa de alguma forma por cooperativas. É um sistema que tem uma pujança de riqueza, porque permite a participação de todos os cooperados”, resumiu.
Para o Sescoop/PI, conduzir uma reunião onde as cooperativas de diferentes segmentos estejam presentes servirá como base para as ações futuras. “Elaboramos esse encontro para, a partir da visão das cooperativas, podermos embasar nosso trabalho”, pontuou o superintendente do órgão, Marcos Moraes.
Utilizando um método participativo de atuação, o encontro foi conduzido pelo moderador Gabriel Pesce, fazendo os participantes apontarem onde as dificuldades impedem que atividades simples ou complexas sejam realizadas, e que ações estão tendo resultado positivo, dentro e fora da cooperativa. “Estimular a participação das cooperativas e fazer com que tenha peso é o nosso objetivo. O Sescoop tem dado uma nova cara para esse cooperativismo no estado”, avaliou o moderador.
(Fonte: Sescoop/PI)
Segundo ela, as exportações tendem a melhorar em 2013, com o reconhecimento cada vez maior do país como potência agropecuária.
A consultora explica que as cooperativas paulistas mantêm a liderança das exportações em comparação com as cooperativas de outros estados, com aumento de 6% na quantidade embarcada em relação a 2011. No Brasil, as exportações das cooperativas cresceram em média 16% no mesmo período. Porém, em relação a valores, as cooperativas paulistas exportaram 3,3% a menos que 2011, e as cooperativas brasileiras, 4,7% a menos.
Flávia avalia que o cenário de aumento da quantidade exportada e diminuição do valor recebido mostra que os preços das principais commodities exportadas pelas cooperativas apresentaram redução em relação a 2011, apesar da alta generalizada dos preços dos grãos no segundo semestre de 2012. “Percebe-se, segundo as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que o setor sucroalcooleiro, com os principais produtos de exportação do estado de São Paulo, teve os preços depreciados de 2011 para 2012, com uma redução média de 5% nos valores do açúcar e do álcool etílico”, explica.
(Fonte: DCI)
Visando melhorar e organizar o transporte coletivo do município de Paraupebas, sudeste do Pará, foi realizada a apresentação de um projeto do Sistema OCB/Sescoop-PA, que trata da renovação da frota por meio do financiamento de 100 novos micro-ônibus para a Central de Cooperativas de Transportes de Parauapebas. A reunião, que ocorreu esta semana, contou com as presenças do Prefeito Valmir Queiroz Mariano, do superintendente do Banco da Amazônia, Euclides Feio, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB-PA), Ernandes Raiol, e de dirigentes da Central de Cooperativas deTransportes de Parauapebas.
Um fator que indica a necessidade de implementação do projeto, é que Parauapebas é um dos municípios que mais se desenvolve no Pará. Atualmente, a população é de 200 mil habitantes, mas para os próximos cinco anos, a previsão, considerando o crescimento, será de 500 mil habitantes. Daí a atenção à urbanidade", explica o consultor do Sistema, Jaime Borges.
"O projeto prevê a melhoria da mobilidade urbana coletiva, oferecendo aos cidadãos, condições de acessibilidade coletiva e a oferta de um transporte público de qualidade, tudo isso por meio do cooperativismo", disse Ernandes Raiol. O financiamento a ser feito com o Basa será na ordem de R$ 20 milhões.
Começa em março a temporada 2013 do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) promovido pelo Sistema Ocemg. Serão lançadas três turmas: duas em Belo Horizonte e outra no município de Araxá. Além disso, o Programa apresenta novidades este ano, como aumento na carga horária.
De acordo com a coordenadora de treinamentos do Sistema, Thaís Leite, o curso passou por mudanças para aperfeiçoamento. "Este ano, será acrescido um módulo no curso sobre 'História, Doutrina e Bases Legais do Cooperativismo'. Com isso, a carga horária das aulas passará de 144 para 160 horas", explica.
A coordenadora ressalta que a escolha das localidades onde são ministrados os cursos parte do contato prévio das cooperativas dos municípios com o Sistema Ocemg. "Todo o ano temos as duas turmas de BH, além de atendermos as solicitações das cooperativas do interior, como ocorreu com a cidade de Araxá, que receberá o Formacoop em 2013".
Formacoop - O Sistema Ocemg, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), busca promover constantemente a gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro, por meio de atividades com foco na capacitação de dirigentes, cooperados e empregados de cooperativas
O objetivo do Formacoop é permitir aos participantes uma reflexão sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa.
O Programa é dividido em 10 módulos, sendo um por mês. Cada etapa tem duração de 16 horas. Desde 2000, o Formacoop já capacitou 1.439 pessoas.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Nos seis dias úteis de fevereiro (1° a 10), as exportações brasileiras foram de US$ 4,998 bilhões, com média diária de US$ 833 milhões. Pela média, houve redução de 12,2%, em relação ao resultado de fevereiro de 2012 (US$ 948,8 milhões).
Neste comparativo, houve queda nos embarques das três categorias de produtos. Entre os manufaturados (-15,2%), diminuíram as vendas de óleos combustíveis, aviões, suco de laranja congelado, máquinas para terraplanagem, motores e geradores, e automóveis de passageiros. Nos básicos (-7,2%), a retração se explica, por conta, principalmente, de petróleo em bruto, soja em grão, fumo em folhas, café em grão e minério de ferro. Nos semimanufaturados (-12,5%), houve redução nas vendas de ferro fundido, alumínio em bruto, ferro-ligas, semimanufaturados de ferro e aço, ouro em forma semimanufaturada, e óleo de soja em bruto.
Na comparação com o resultado diário do mês de janeiro deste ano (US$ 725,8 milhões), houve aumento de 14,8%, com crescimento nas exportações de produtos manufaturados (18,2%) e básicos (22,3%), enquanto decresceram as de semimanufaturados (-0,3%).
As importações, em fevereiro, estão em US$ 5,739 bilhões, com média diária de US$ 956,5 milhões. O resultado está 11,3% acima da média de fevereiro do ano passado (US$ 859,1 milhões), com crescimento, principalmente, nos gastos com combustíveis e lubrificantes (65,2%), cereais e produtos de moagem (60,1%), adubos e fertilizantes (54,5%), aeronaves e partes (24,3%), químicos orgânicos e inorgânicos (20,4%), e instrumentos de ótica e precisão (10,2%).
Sobre o resultado verificado em janeiro passado (US$ 909,2 milhões), houve acréscimo de 5,2%, com destaques nos seguintes produtos: adubos e fertilizantes (34%), cereais e produtos de moagem (16,3%), combustíveis e lubrificantes (15,2%), instrumentos de ótica/precisão (13,6%), químicos orgânicos e inorgânicos (9,6%), equipamentos mecânicos (7,5%), e veículos automóveis e partes (5,2%).
A balança registra saldo negativo no mês de US$ 741 milhões (média diária negativa de US$ 123,5 milhões). A corrente de comércio, no acumulado mensal, está em US$ 10,737 bilhões, com desempenho médio diário de US$ 1,789 bilhão.
Ano - De janeiro à segunda semana de fevereiro deste ano (28 dias úteis), as vendas ao exterior somaram US$ 20,966 bilhões (média diária de US$ 748,8 milhões). Na comparação com a média diária do mesmo período de 2012 (US$ 794,4 milhões), as exportações retrocederam em 5,7%. As importações foram de US$ 25,742 bilhões, com média diária de US$ 919,4 milhões. O valor está 15,9% acima da média registrada no período correspondente de 2012 (US$ 792,9 milhões).
No acumulado do ano, o saldo da balança comercial está negativo em US$ 4,776 bilhões, com resultado médio diário negativo de US$ 170,6 milhões. A corrente de comércio somou US$ 46,708 bilhões, com média de US$ 1,668 bilhão. O valor é 5,1% maior que a média aferida no período equivalente do ano passado (US$ 1,587 bilhão).
Acesse os dados da balança comercial da semana
(Fonte: Mdic)
Desde ontem (13/2), os 22 gestores do Sistema OCB, acompanhados dos superintendentes, Renato Nobile (OCB) e Luís Tadeu Prudente dos Santos (Sescoop) estão reunidos no Paraná, para uma visita técnica de imersão. É o “Intercâmbio Gerencial – Roteiro Cooperativista Paraná 2013”, uma das atividades previstas no Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, integrante do Plano de Educação Corporativa da instituição. A programação, que segue até a próxima sexta-feira (15/2) teve início na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, quando o grupo foi recepcionado pelo presidente da organização paranaense, João Paulo Koslovski, e seu superintendente, José Roberto Ricken.