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Notícias negócios

 

Plano Estratégico Sistêmico 2015/2020 é aprovado

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Trabalho conjunto com as unidades estaduais resultou em documento que visa orientar a execução das estratégias da OCB, do Sescoop e da CNCoop

Brasília (29/9) – “Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”. Essa é a visão de futuro que o cooperativismo brasileiro perseguirá, com o apoio de todo Sistema. E para que essa seja a imagem do cooperativismo daqui a 11 anos, as diretorias da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e o Conselho Nacional do Sescoop aprovaram o Plano Estratégico Sistêmico.

Além da visão de futuro, o documento apresenta, também, os desafios a serem enfrentados pelas três casas do Sistema OCB, bem como sua missão, valores, objetivos estratégicos finalísticos e de gestão, além de diretrizes, no caso da CNCoop. A intenção do Sistema OCB é utilizar esse plano para construir estratégias de ação para suas três casas, com foco em projetos estruturadores.

“Esse trabalho, iniciado no ano passado, foi concluído graças às nossas unidades estaduais. Elas acreditaram na ideia e atuaram muito para concluir esse documento. É uma ação inovadora, quase histórica – eu diria, pois é a primeira vez que temos um planejamento que contempla as particularidades regionais brasileiras, visando ao desenvolvimento das nossas cooperativas – pequenas, médias ou grandes – independentemente do ramo”, declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

MISSÃO – “A missão do Sistema OCB é representar, defender e desenvolver o cooperativismo brasileiro para torna-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade.”

Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB

Missão: “Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional.”

Objetivos finalísticos: Apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados; Contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo e induzir a implementação de políticas públicas; fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo; fortalecer a imagem do Sistema OCB e divulgar os benefícios do cooperativismo; fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro.

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP

Missão: “Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.”

Objetivos finalísticos: Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo; Promover a profissionalização da gestão cooperativista; Ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional; promover a profissionalização da governança cooperativista; monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas; apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida; apoiar práticas de responsabilidade socioambiental.

OBJETIVOS DA GESTÃO (OCB e Sescoop): Aprimorar a gestão estratégica e padronizar processos; aprimorar e intensificar o relacionamento com as cooperativas; garantir comunicação frequente e ágil com os seus públicos; aperfeiçoar o controle, ampliar e diversificar as fontes de recursos; desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.

Confederação Nacional das Cooperativas – CNCoop

Missão: “Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras.”

Diretrizes: Estruturar o Sistema Sindical Cooperativista; consolidar a legitimidade Sindical Cooperativista; atuar na defesa dos interesses do cooperativismo.

METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO PLANO

A elaboração do Plano Sistêmico foi feita em seis etapas, envolvendo presidentes, superintendentes e técnicos das unidades estaduais e nacional. Foram realizadas pesquisas e entrevistas presenciais e via web para a identificação de tendências e incertezas. Estudos e oficinas foram promovidos com o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas, elaborar os cenários do cooperativismo até 2025,  identificar oportunidades e ameaças para o Sistema OCB e definir a visão de futuro e os desafios estratégicos do cooperativismo, suportados por videoconferências regionais em todas as etapas da construção.

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Workshop sobre gestão de riscos e governança corporativa começa amanhã

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Brasília (29/9) – Debater temas como a gestão de risco e a governança corporativa nas cooperativas do país. Essa será a tônica do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, realizado pelo Banco Central do Brasil, com apoio do Sistema OCB. O evento começa amanhã e continua na quarta-feira. A programação ocorrerá na sede do banco, em Brasília.

Segundo a organização, o workshop é um encontro de trabalho que tem como objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.

A abertura oficial está marcada para as 10h e contará com várias autoridades, dentre elas o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o secretário executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, e o diretor do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim.

O evento contará com seis blocos temáticos. O primeiro abordará os aspectos relacionados à governaça corporativa das cooperativas financeiras, integrantes dos resultados de uma pequisa realizada entre o fim do ano passado e início deste ano. Os outros são os seguintes:

Bloco 2 - Resultados da pesquisa: Representatividade e Alta Administração
Bloco 3 - Resultados da pesquisa: Conselho Fiscal e Auditorias
Bloco 4 - Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCOOP
Bloco 5 - Atuação sistêmica e gestão de riscos em cooperativas de crédito
Bloco 6 - Auditorias cooperativas e inter-relação com fundos garantidores

Além disso, haverá, ainda, uma Mesa Redonda, que tratará sobre as propostas e os encaminhamentos do evento. Os trabalhos serão coordenados por representantes do Banco Central, e também contarão com a participação da assessora jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues. Confira a programação completa.

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Dirigentes de cooperativas de crédito do Triângulo Mineiro se reúnem

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Uberlândia (29/9) – O Sicoob Central Cecremge reuniu, na manhã da última sexta-feira (26/09), cerca de 50 dirigentes de cooperativas de crédito da região do Triângulo Mineiro para o encontro periódico, que tem como objetivo alinhar ações e apresentar o balanço das atividades do sistema. O evento foi realizado na sede do Sicoob Creditril, em Uberlândia-MG.
 
O presidente da Central, Luiz Gonzaga Viana Lage, fez a abertura dos trabalhos e saudou todos os participantes, ressaltando a importância de haver uma sinergia ainda maior entre as cooperativas, no sentido de unir forças para fortalecer o cooperativismo de crédito.

“Precisamos ser mais competitivos no mercado. Nós temos muitas vantagens. É preciso anunciá-las, reforçá-las com o nosso cooperado, e nós, dirigentes, temos de darmos exemplos aos nossos cooperados e colaboradores, usufruindo dos produtos e serviços da nossa cooperativa”, ressaltou.
 
Com Luiz Gonzaga, uma equipe formada pelos: diretor administrativo e de desenvolvimento, Márcio Olívio Villefort Pereira; superintendente, Geraldo Martins Alves; gerente, Ana Cristina Maia Penedo; diretor de supervisão e controle, Alfredo Alves de Oliveira Melo; gerente, Ana Cristina Maia Penedo e a analista, Rejeane Vieira Silva Lisboa, também participou da reunião trazendo informações relevantes para os representantes das cooperativas.
 
O encontro foi um verdadeiro workshop de negócios, no qual duas cooperativas puderam expor os cases de sucesso, cujos resultados elevaram as receitas de produtos e serviços. O Sicoob Creditril e o Sicoob Aracoop foram destaques.
 
A gerente de negócios do Sicoob Creditril, Karin Silva, conduziu a explanação do Sicoob Creditril. Ela falou sobre algumas ações estratégicas da cooperativa, bem como seus respectivos resultados.
 
Após a reunião, os participantes participaram de um almoço, na churrascaria Pin Grill. Um momento de confraternização e troca de ideias que complementou o encontro. (Assimp Sicoob Central Cecremge)

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Lançada Central Nacional de Compras das Cooperativas do Ramo Transporte

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Brasília (26/9) – Com os objetivos de reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala o Sistema OCB lançou agora à tarde, no Rio de Janeiro, a Central Nacional de Compras para o Ramo. O evento contou com a presença de diversos representantes do setor, no Brasil, dentre eles os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, do presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Nogueira.

A cerimônia de lançamento ocorreu como parte da programação de dois eventos considerados os maiores da América Latina: o Fórum Especial Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Fenacargo) e a Expotáxi Brasil 2014, ambos sendo realizados simultaneamente, na capital fluminense. SAIBA TUDO SOBRE OS EVENTOS, CLICANDO AQUI.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, enfatizou que a Central de Compras é um grande avanço a serviço do movimento cooperativista brasileiro. “A expansão da rede para todo o Brasil é extraordinária e dará a oportunidade de desenvolvimento para toda a categoria, frente aos grandes avanços que ocorrem no país e no mundo. Aqui, assumo o compromisso de apoiar a Rede em todos estados e transformá-la em referência para o cooperativismo brasileiro", comentou Márcio Freitas.

A Central será composta por cooperativas singulares, vinculadas ao Sistema OCB nos seus respectivos estados e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento do setor, por meio da intercooperação e da gestão integrada de atividades de interesse coletivo.

O evento de lançamento contou ainda com a apresentação do caso de sucesso da Central de Compras do Sistema Unimed, cuja expositora foi a farmacêutica, Carla Tozato, que representou o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior.

Na sequência, o coordenador nacional do Ramo fez uma apresentação institucional sobre o Sistema OCB e também sobre o funcionamento da Central Nacional das Cooperativas do Ramo Transporte. Ele se disse impressionado com o número de presentes que lotaram o auditório do Rio Centro: mais de 200 pessoas. “O trabalho deve ser iniciado lá na base, onde estão os cooperados, transformando-os em protagonistas da Rede”, disse Abel.

INTENÇÕES – A estratégia de Redes é uma solução criativa e imposta pela globalização. Seus dois principais objetivos são: reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala e complemetaridade. Essa forma associativa contribuirá, ainda, para garantir acesso a tecnologias, capacitação, representação institucional e suporte técnico.

GOVERNANÇA – A Central terá um Conselho de Administração, constituído por um colegiado, composto de oito membros, todos associados, eleitos pela Assembleia Geral, sendo três ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário, e um representante de cada região geográfica, denominados conselheiros. A administração da Central será exercida por uma Diretoria Executiva, subordinada ao Conselho de Administração e composta por profissionais de mercado, sendo um Diretor Executivo e um Diretor Financeiro.

BENEFICIÁRIAS - Cooperativas de qualquer ramo que tenham demandas de compras em comum, passíveis de atendimento pela Central. Acredita-se que todos os elos que compõem o Ramo Transporte, também serão contemplados. Atualmente os números são os seguintes:

•       1205 cooperativas do Ramo Transporte registradas no Sistema OCB;
•       140 mil associados;
•       12 mil colaboradores;

Para ter-se uma ideia da dimensão que a Central poderá tomar, atualmente, a frota do transporte de cargas gira em torno de 33 mil veículos. Já a frota utilizada no transporte de passageiros é de aproximadamente 46 mil veículos.

BENEFÍCIOS – A Central manterá parcerias com fornecedores para customizar produtos e serviços, alinhando-os às especificidades das cooperativas com preços diferenciados.

•       Pneus, recapagens e implementos;
•       Combustível, óleo e lubrificantes;
•       Seguros: RC Cargas, Terceiros e Vida.
•       Tecnologia de Transporte;
•       Veículos, peças e partes
•       Etc.

Além disso, a Central manterá parceria com o Sescoop para desenvolver a cultura de gestão profissional e qualidade nas Cooperativas de Transporte, buscando a padronização e o alinhamento das práticas contábeis, tributárias e operacionais.

POTENCIAL DE CONSUMO – A estimativa gira em torno dos números atuais do setor. Ou seja:

- Pneus: 672 mil unidades/ano;
- Recapagem: 976 mil/ano;
- Lubrificante: 50 milhões de litros/ano;
- Combustível: 3,5 bilhões de litros/ano;
- Seguros: R$ 316 milhões/ano;
- Renovação de frota: 11 mil veículos/ano.

FUNCIONAMENTO – A Central desenvolverá uma plataforma virtual contendo o registro de preços, ou seja, um sistema de homologação de fornecedores e compradores/associados. A sede administrativa da Central estará localizada no mesmo local onde já se encontra a Rede Transporte, na cidade de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse: www.redetransporte.com.br. (Fontes: Sistema OCB/RJ e Sistema OCB)

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Central Nacional de Compras trará mais competitividade às cooperativas do Ramo Transporte

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Brasília (25/9) – Reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala e complemetaridade. Esses são os objetivos da Central Nacional de Compras para o Ramo, a ser lançada amanhã pelo Sistema OCB. O lançamento será realizado durante o Fórum Especial Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Fenacargo) que ocorre ao mesmo tempo em que será realizada a Expotáxi Brasil 2014, ambos no Rio de Janeiro.

A cerimônia está marcada para as 15h e contará com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do coordenador nacional do Ramo Transporte, Abel Paré, além de diversas lideranças do cooperativismo e do setor, no Brasil. SAIBA TUDO SOBRE OS EVENTOS, CLICANDO AQUI.

A Central será composta por cooperativas singulares, vinculadas ao Sistema OCB nos seus respectivos estados e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento do setor, por meio da intercooperação e da gestão integrada de atividades de interesse coletivo.

O evento de lançamento também será composto pela apresentação do caso de sucesso da Central de Compras do Sistema Unimed, cuja expositora será a diretora de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Carla Tozato.

Na sequência, o coordenador nacional do Ramo fará uma apresentação institucional sobre o Sistema OCB e também sobre o funcionamento da Central Nacional das Cooperativas do Ramo Transporte.

SURGIMENTO – A ideia da Central de Compras surgiu depois de os representantes do Ramo verem o sucesso da Rede Transporte fundada em 25 de janeiro de 2011, no estado do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, o projeto de criação foi apresentado ao Conselho Especializado do Ramo, em Brasília, contudo o assunto só ganhou força durante o painel de Intercooperação, que contou com presença dos conselheiros de diversos estados, durante IV Seminário de Transporte Cooperativo, ocorrido em outubro do ano passado. De lá pra cá, esse item tem ocupado espaço prioritário na pauta de trabalho do Conselho.

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Expotáxi Brasil sedia o 1º Seminário de Aplicativos de Chamadas de Táxi do RJ

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Rio de Janeiro (25/9) – Com a evolução tecnológica, a espera por um táxi mudou. Hoje, está ao alcance de alguns toques na tela dos smartphones e tablets chamar um táxi. Os aplicativos de chamadas se popularizaram no Brasil, mas, no entanto, tem provocado discussões e dividindo opiniões. E pela primeira vez, diretores de associações e cooperativas, taxistas e representantes de aplicativos de chamadas de táxi se reunirão para debater a chegada desta nova tecnologia.

O 1º Seminário de Aplicativos de Chamadas de Táxi do Rio de Janeiro será no dia 27 de setembro, como uma das atrações da Expotáxi Brasil (feira que ocorre de amanhã a domingo, no Riocentro – RJ). O seminário apresentará, de forma detalhada, os aplicativos desenvolvidos pelas empresas Wappa, Original Software, Smartsis e Táxi Machine.

CADASTRO - Na cidade do Rio de Janeiro, mais da metade da frota de táxis – de 33 mil veículos – possui cadastro em aplicativos de chamadas de corridas. Mas será que esta nova tecnologia ameaça as tradicionais cooperativas e associações de taxistas? Para não perder mercado, as instituições estão lançando aplicativos próprios ou realizando parcerias com as empresas desenvolvedoras.

NO MERCADO - Para se ter uma ideia da importância deste debate, a Original Software, no mercado há 14 anos, tem um dos principais sistemas de despacho de corridas e gestão do seguimento. Hoje, possui a mais completa ferramenta do mercado com um controle em tempo real das corridas, despacho, gestor financeiro, relatórios com todas as informações administrativas necessárias e o melhor, tudo isso integrado.

Outra participante, a Táxi Machine – criado pela Gaudium – tem se destacado pelo desenvolvimento de aplicativos voltados às cooperativas, como a RioCoop Sind. Por sua vez, a Wappa, com 100% de capital nacional, atende a mais de 1.000 clientes em todo o país e projeta um faturamento de R$ 150 milhões neste ano.

PARCEIRA - Parceira das cooperativas de táxi desde a década de 1990, a Smartsis participará do Seminário. Com vasta experiência na área digital, destaca-se na criação de softwares para a gestão de frotas e despacho de corridas. Com o avanço tecnológico, a Smartsis possou a investir na área de aplicativos de chamadas de corridas de táxi.

OPORTUNIDADE - “O seminário é a oportunidade para que taxistas, representantes de cooperativas, associações e empresas de aplicativos discutam aquilo que aflige a categoria e busquem soluções práticas visando ao desenvolvimento de todos”, afirma o diretor executivo da Montenegro Grupo de Comunicação, empresa realizadora, organizadora e promotora da Expotáxi Brasil, Cláudio Montenegro. (Assessoria de Imprensa do evento)

Serviço:

Expotáxi Brasil
Data: 26 a 28 de setembro de 2014
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local
Site: http://www.expotaxibrasil.com.br

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Evento discute sustentabilidade como estratégia de desenvolvimento

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Curitiba (25/9) – Sustentabilidade como oportunidade e estratégia de desenvolvimento é o tema do workshop que o Sistema Ocepar promove entre os meses de setembro e outubro, totalizando 24 horas de treinamento, na sede da entidade, em Curitiba. A programação será dividida em dois encontros, o primeiro, que ocorreu hoje, e os demais nos dias 23 e 24 de outubro, com 16h.

O conteúdo será trabalhado por Renata Thereza Fagundes Cunha, consultora do Sesi/PR na área de Gestão da Sustentabilidade e professora da Pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela FAE.

De acordo com os organizadores, o evento visa discutir a estruturação de indicadores de sustentabilidade nas organizações onde atuam, compreendendo a interface dos pilares ambiental, econômico, social, territorial e político com os negócios, por meio do alinhamento conceitual e das ferramentas de gestão aplicadas ao tema. (Assimp Sistema Ocepar)

Clique aqui e confira a programação

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Sistema OCB/AM implantará PAGC em cooperativas do Amazonas

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Brasília (25/9) - Visando a dinamizar e profissionalizar a gestão das cooperativas amazonenses, o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, reuniu nesta segunda-feira (22/9), sua equipe de colaboradores, liderada pelo Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Renato Persilva, e pelo consultor de Projeto de Monitoramento Ailton Ribeiro para discutir a implantação do Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativista (PAGC) em cooperativas do estado.

A reunião teve o objetivo de explicar aos colaboradores como serão feitas as abordagens, as visitas às cooperativas, o levantamento de dados e a análise documental que ao final do processo serão transformados em uma tabulação de dados e enviados ao Sescoop Nacional com o maior volume de informação de como está sendo trabalhado o projeto em cada cooperativa, além do cronograma que deverá ser feito do inicio da implantação do projeto até o final do ano de 2014.  

Para Ailton Ribeiro, o programa tem como objetivo fazer um acompanhamento da gestão de cada cooperativa. Segundo o consultor, o projeto foi elaborado para atender a 24 cooperativas amazonenses de diversos ramos, selecionadas pelo Sistema OCB/AM, e realizar, por meio de uma consultoria, um trabalho de toda parte organizacional de documentos societária da cooperativa, e em seguida fazer um acompanhamento de indicadores financeiros. Ailton argumentou ainda que, só depois de um monitoramento minucioso é que será possível levar as cooperativas à capacitação necessária.

“As cooperativas precisam levantar demandas, regularizar a situação cadastral e realizar todo o acompanhamento societário existente no negócio, assim vamos poder ajudar na gestão de cada cooperativa”, argumenta.

Renato Persilva declarou que as cooperativas são relativamente novas, e por esse motivo precisam de um suporte extremamente elevado para que possam crescer e atingir os seus objetivos e de seus cooperados. Renato disse ainda que o programa é de fundamental importância porque vai permitir ao Sistema auxiliá-las, na intenção de obter um diagnóstico real da situação em que se encontra a sua gestão.

“Precisamos mostrar as cooperativas a melhor forma de ajuda-las a estabelecer um plano de melhoria, de forma que elas possam trabalhar e obter os melhores resultados, dando-lhes a possibilidade de crescer cada vez mais e se transforma em um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento do Amazonas”, finalizou o gerente. (Assimp Sistema OCB/AM)

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Cooperativas exportam mais de US$ 488 milhões em agosto/14

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Brasília (24/9) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgou o resultado da balança comercial brasileira, relativa às operações envolvendo cooperativas no mês de agosto deste ano. De acordo com o documento, as exportações do setor cooperativista somaram US$ 488,35 milhões.

Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado. Já a as compras externas efetuadas por cooperativas mantiveram-se praticamente estáveis (queda de 1%) quando comparadas ao mesmo mês do ano anterior, com valor de US$ 35,02 milhões.

Os grandes destaques de crescimento foram os aumentos das quantidades exportadas de café em grãos (51,8%) e carne de frango, com mais de 21,5% de aumento nos embarques.

PRODUTOS – Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas no mês, destacaram-se:

1-    Carne de frango (com mais de US$ 79 milhões em, representando 16,3% do total exportado pelas cooperativas)
2-    Soja (US$ 72,9 milhões, 14,9%)
3-    Café em grãos (US$ 71,3 milhões, 14,6%)
4-    Óleos de soja (US$ 68,2 milhões, 13,9%)
5-    Açúcar (US$ 30,7 milhões, 6,3%)

MERCADOS – Em agosto deste ano, as vendas externas das cooperativas alcançaram 105 países. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os cinco principais destinos:

1-    China (vendas de US$ 99,1 milhões, representando 20,3% do total)
2-    Alemanha (US$ 52,1 milhões, 10,6%)
3-    Países Baixos (Holanda) (US$ 49 milhões, 10%)
4-    Japão (US$ 25,4 milhões, 5,2%)
5-    França (US$ 23,6 milhões, 4,8%)

ESTADO – Em agosto deste ano, das 27 Unidades da Federação, 17 realizaram exportações por meio de cooperativas. Paraná foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 240,26 milhões, representando 49,2% do total das exportações deste segmento.

1º lugar – Paraná (US$ 240,26 milhões, 49,2%)
2º lugar – Minas Gerais (US$ 67,2 milhões, 13,7%)
3º lugar – Santa Catarina (US$ 59,9 milhões, 12,2%)
4º lugar – São Paulo (US$ 26 milhões, 5,3%)
5º lugar – Mato Grosso (US$ 21,9 milhões, 4,5%)

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Central CECRED promove ações de educação financeira

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Educação Financeira foi o tema abordado pela CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano) durante as Feiras de Oportunidades, realizadas pelas cooperativas filiadas, entre julho e setembro deste ano. Mais de sete mil pessoas visitaram os estandes da Central, que promoveu ações interativas, buscando conscientizar visitantes e expositores durante os eventos.

O assunto foi trabalhado com os adultos através de mini palestras e, para as crianças, foram oferecidos jogos interativos e teatros. As ações foram desenvolvidas por meio do PROGRID (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade do Sistema CECRED). Cerca de 750 pessoas participaram das atividades nos estandes da Cooperativa Central CECRED, o que evidencia o interesse e preocupação da comunidade a respeito do tema, em todas as idades.

Quem passou pelos estandes ainda ganhou como brindes kits de orçamento financeiro e biscoitos da sorte, com frases que estimularam a reflexão sobre o hábito de poupar e a importância do papel da cooperativa na comunidade.

PROGRID – O desenvolvimento dos cooperados e das comunidades onde atua é uma das prioridades do Sistema CECRED. Por meio do PROGRID, oferece eventos como palestras, cursos, teatros e feiras, voltados à educação cooperativista e financeira, à capacitação de empreendedores, à qualidade de vida, ao desenvolvimento de competências e à responsabilidade socioambiental. Até agosto de 2014, as cooperativas do Sistema CECRED promoveram 915 eventos através do PROGRID, que contaram com 50.588 participações.

Feira de Oportunidades – A Feira de Oportunidades visa impulsionar a atividade econômica dos cooperados, por meio da divulgação de seus negócios aos demais cooperados e à comunidade.

A realização do evento contribui para estimular o desenvolvimento econômico e social da região onde a cooperativa atua, através do fortalecimento da atividade empresarial, da geração de renda dos pequenos negócios, do fortalecimento do espírito cooperativista e do fomento do espírito empreendedor dos cooperados.

Em 2014, a Feira de Oportunidades foi realizada nas cidades catarinenses de Presidente Getúlio, Blumenau e Brusque, reunindo mais de 23 mil visitantes.

Sistema CECRED - O Sistema CECRED integra 16 cooperativas de crédito que atuam no Sul do Brasil, além da Central CECRED, com sede em Blumenau (SC). (Assimp Sistema Cecred)

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Carteira de crédito do Sicoob cresceu 25,2% no primeiro semestre

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Brasília (24/9) - A carteira de crédito do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior sistema financeiro cooperativo do país, teve uma evolução de 25,2% e chegou a R$ 29,1 bilhões no primeiro semestre deste ano, percentual superior ao apresentado pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN), que foi de 12,1%. Em ativos o sistema avançou atingindo a marca de R$ 47,9 bilhões, crescimento 26,1% superior ao registrado no mesmo período de 2013, enquanto no SFN o acréscimo foi de apenas 8%.

O patrimônio líquido das cooperativas teve um crescimento de 18,5% e registrou R$ 10,1 bilhões no final desse semestre. Em depósitos, o aumento foi de 26,4%, chegando a R$ 30,4 bilhões. Nesses dois quesitos, as cooperativas do Sicoob também apresentaram índices maiores em comparação com o mercado, evolução de 8,4% e 6,9%, respectivamente.

O capital social das cooperativas do Sistema teve evolução de 19,3% e alcançou R$ 7,5 bilhões e as sobras, que equivalem ao lucro dos bancos, tiveram um acréscimo de 9,4%.

O saldo da carteira de crédito do Sicoob destinado à pessoa física ampliou 25%, chegando a marca dos R$ 18 bilhões no primeiro semestre de 2014. Para o produtor rural pessoa física, o acumulado do crédito ofertado foi de R$ 11,9 bilhões, o que equivale a um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para pessoa jurídica, as operações de crédito ultrapassaram a marca dos R$ 9,4 bilhões, o que representa crescimento de 20%, e de R$ 1,2 bilhão de saldo acumulado para pessoa jurídica rural.

REDE DE ATENDIMENTO – As cooperativas financeiras do Sicoob são agentes promotoras do desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam e estão comprometidas com necessidades financeiras das comunicadas e municípios brasileiros, é o que explica o presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares. “O Sicoob esta localizando em 229 Municípios Brasileiros que não possuem agências bancárias dos bancos tradicionais. Em 32 desses municípios o Sicoob é a única forma de relacionamento financeiro existente”, diz.

A rede de atendimento do Sicoob também evoluiu nesse semestre. O avanço foi de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a rede do Sicoob ocupa a sexta posição em pontos de atendimento entre as instituições financeiras do país. No Brasil, existem cerca de 5,1 mil pontos de instituições financeiras cooperativas e o Sicoob responde por cerca de 44% desse total, com 2.235 pontos. Além disso, os cooperados têm à sua disposição diversos canais eletrônicos (Internet Banking, Mobile Banking, caixa eletrônico, entre outros).

SOBRE O SICOOB – O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 2,8 milhões de associados, 2,2 mil pontos de atendimento, distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. (Assimp Sicoob)

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Dirigentes paraibanos do ramo Crédito fazem intercâmbio no Canadá

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João Pessoa (24/9) - Uma comitiva do cooperativismo de crédito paraibano viajou, no dia 18/9, para o Canadá com o objetivo de participar do Intercâmbio Cooperativo – HEC Montreal, promovido pelo Sistema OCB/PB. O grupo é formado por 20 pessoas, entre dirigentes e representantes de sete cooperativas, além de gestores e conselheiros do Sistema OCB/PB. Durante dez dias, eles terão a oportunidade de conhecer as experiências do Sistema Desjardins, que é referência mundial para o setor.

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Fabiana Bitencourt, o intercâmbio faz parte de um projeto que envolve três etapas a serem executadas até dezembro de 2015.

A primeira etapa é um curso de 40 horas, realizado durante o intercâmbio na Escola de Estudos Comerciais Avançados de Montreal (HEC Montreal). O grupo participará de conferências com especialistas em  gestão de cooperativas e visitará unidades do Grupo Desjardins.

Após a viagem, os participantes do intercâmbio deverão promover um workshop, com repasse do conteúdo apresentado no curso. A terceira etapa é a apresentação de propostas de implantação de boas práticas de gestão às centrais e cooperativas participantes, bem como a elaboração e validação dos planos de ação das cooperativas.

“A finalidade do intercâmbio é suprir as necessidades de capacitação das cooperativas de crédito, tendo em vista a busca pela profissionalização e eficiência de sua gestão”, afirma o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, que também integra a comitiva.

O projeto é realizado pelo Sistema, através de recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A entidade organizadora do intercâmbio é a Confebras. (Assimp Sistema OCB/PB)

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Unimed Rio está na lista das maiores empresas do Brasil

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Rio de Janeiro (24/9) – A excelência nos processos de gestão das cooperativas tem sido cada vez mais reconhecida por quem entende do assunto. Neste mês, a revista especial “As melhores da Dinheiro” lista onze cooperativas entre as mil maiores empresas do Brasil, segundo seis critérios: gestão financeira, governança corporativa, responsabilidade social, recursos humanos, inovação e qualidade. Na 164ª posição, a Unimed-Rio teve em 2013 uma receita superior a R$ 3 milhões.

CLIQUE AQUI para conferir o ranking das cooperativas que figuram da lista.

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Sescoop/PA realiza seu II Encontro de Consultores/Instrutores

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Belém (23/9) – O Sistema OCB/PA, por meio do Sescoop presente na unidade paraense realizou ontem o seu II Encontro de Consultores e Instrutores. O evento ocorreu na sede da entidade, em Belém. Os trabalhos foram oficialmente abertos com as boas vindas desejadas pela gerente de Administração e Gestão de Pessoas, Maria Rosinete.

Já o gerente da Área de Desenvolvimento de Cooperativas, Jorge Moura Serra Junior, apresentou a equipe técnica do Sescoop/PA e expôs os trabalhos desenvolvidos na área técnica e sobre as diretrizes nacional (capacitação, promoção social e monitoramento), bem como as mudanças de Planejamento Estratégico da Entidade.

O analista, José Vanderlande, enfatizou o trabalho de Monitoramento das Cooperativas e demonstrou a aplicação dos programas e ferramentas Programa de Apoio a Gestão de Cooperativas (PAGC) e Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC).

O Superintendente do Sistema OCB/PA, Manoel Rodrigues Teixeira, parabenizou a todos pelo trabalho de consultoria e instrutoria em parceria com o Sescoop/PA e apresentou a dimensão do sistema no estado do Pará, exemplificando com a primeira cooperativa de transporte aéreo do Brasil constituída no Pará com suporte técnico da OCB/PA.

No total, participaram 21 consultores/instrutores de diversas áreas e várias empresas. O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol da Silva encerrou o evento agradecendo ao trabalho da equipe técnica da entidade e parabenizando aos presentes a iniciativa de ter atendido ao convite para II Encontro de Consultores/Instrutores. (Assimp Sistema OCB/PA)

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Cooperativismo: a um clique de distância de você

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Em parceria com entidades alemãs, Sistema OCB promove workshop para discutir ferramentas de educação à distância e e-learning

Brasília (23/9) – O desenvolvimento de instrumentos e plataformas que auxiliem o Sistema OCB na formação profissional e, por meio disso, no desenvolvimento das cooperativas brasileiras é uma das estratégias das três casas do Sistema, com vistas à melhoria dos processos e rotinas de sua base.

Por isso, o Sistema OCB, em parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) e, também, com a Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ), promove de amanhã até sexta-feira, um workshop sobre e-learning, ou seja, uma modalidade de educação à distância. O evento ocorre na sede da OCB, em Brasília.

Além de conhecer a experiência que a GIZ tem nesta área, com o fim de avaliar se a plataforma é uma solução adequada às necessidades e se há viabilidade em desenvolver capacitações à distância para cooperativas de todos os ramos, utilizando as técnicas do e-learning.

Para um futuro não muito distante, existe a ideia de desenvolver uma atividade de capacitação via web com foco no desenvolvimento de capacidades para criação, gestão e monitoramento de cursos de formação à distância.

O workshop será conduzido pelos especialistas em aprendizagem e cooperação com o uso de novas mídias: Volker Lichtenthäler (GIZ), Carlos Zárate (GIZ) e Camila Japp, assistente de Projeto da DGRV para América Latina e o Caribe.

DIFERENÇA – O ensino à distância é todo aquele que é feito com o auxílio de plataformas que utilizam a internet como um dos meios de difusão. Quando nos referimos ao e-learning estamos tratando de possibilidades de aprendizagem via internet ou por meio de mídias alternativas como CDs com vídeo aulas.

DGRV – A Confederação Alemã das Cooperativas, instituição cúpula do setor cooperativo alemão, tem dentre as suas atribuições o fomento ao cooperativismo mundial. Já está presente no Brasil desde 1996 e vem, desde então, promovendo atividades de desenvolvimento e assessoria técnica ao setor. Um dos aspectos que motiva o trabalho em conjunto com o Sistema OCB é a capacitação de pessoas com foco nas regiões Norte e Nordeste

Neste workshop a GIZ participa a convite da DGRV. A GIZ desenvolve cursos formação para implementação e execução de e-learning e tem larga experiência internacional em assessoria neste campo.

PARTICIPAÇÃO – O evento contará ainda com a participação do diretor do projeto regional para América Latina e Caribe da DGRV, Matthias Arzbach, e também do diretor dessas atividades no Brasil, Matthias Knoch.

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Comitiva goiana encerra missão técnica na Espanha

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Goiânia (23/9) – O ciclo de visitas técnicas que o grupo de 25 goianos, dirigentes e técnicos da Unimed Cerrado e filiadas, colaboradores e a superintendente do Sistema OCB/GO, Valéria Mendes, fez à Espanha foi encerrado nesta segunda-feira (22). A última entidade visitada foi a Fundação Spry, em Barcelona, que é responsável pela administração do Hospital de Barcelona e pertence a uma cooperativa de consumo.

O Hospital de Barcelona é uma unidade de saúde de alta complexidade, onde é realizado atendimento ambulatorial a medicina cirúrgica intensiva, neonatologia, obstetrícia, e oncologia. O hospital é composto por 263 leitos, é o maior da Cataluña e possui 25 anos de fundação. A unidade faz parte de uma rede de 36 hospitais e não conta com verba pública.

MONDRAGON – Desde o dia 15 de setembro, o grupo está na Espanha onde participa do curso “A Experiência Cooperativista de Mondragon”, com duração de cinco dias. Temas como “A Origem e Evolução Cooperativa de Mondragon”, “Estrutura Organizacional e seu Funcionamento”, “Cultura e Valores Cooperativas” e “Modelo de Gestão”, foram expostos durante o período de estudo. O curso foi realizado no Instituto Otalora, uma das empresas do Grupo Mondragon especializada em educação cooperativista.
 
Além da teoria, o grupo fez visitas técnicas às cooperativas:

COPRECI - Cooperativa de trabalho, com especialização em produção de peças para fogão e máquina de lavar. O sistema de produção é automatizado e fornece peças e equipamentos para empresas como General Eletric.

LABORAL KUKTXA – Cooperativa de crédito. Está entre as três maiores instituições financeiras da Espanha. Tem como características a governança cooperativista, gestão democrática e cooperados trabalhadores. As cooperativas de crédito são responsáveis por 23% do mercado. No Brasil esse número é de apenas 1,5%.

KONIKER - Cooperativa de pesquisadores com foco no desenvolvimento tecnológico. Não visa lucro e busca atender as necessidades das cooperativas associadas ao grupo Mondragon. É mantida pelas cooperativas que são beneficiadas por essa assessoria. O Centro tecnológico foi criado para resolver problemas das cooperativas, apresentar inovações e desenvolvimento industrial sustentável.

LAGUN ARO – Fundo de Pensão Cooperativista, gerenciado por cooperados que criaram um sistema de proteção social para sócios cooperativistas. Adota as características do cooperativismo quanto a equidade e gestão. (Sistema OCB/GO)

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Cooperativa faz capacitação para uso de tanque de armazenamento de leite

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Maragogi (23/9) - Fortalecer o associativismo estimulando a produção leiteira de qualidade está entre as prioridades da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Dessa forma, a entidade promove amanhã, a partir das 10h, uma capacitação com produtores de leite do Assentamento Massangano, em Maragogi.

O treinamento será realizado para que os produtores possam utilizar de forma correta o tanque de armazenamento de leite instalado pela CPLA no mês agosto. A capacitação será ministrada por técnicos da Cooperativa e serão repassados os procedimentos sobre as práticas que antecedem a colocação do leite produzido no tanque, que tem capacidade total para dois mil litros.

Segundo Glauco Yves, do departamento técnico da CPLA, os procedimentos preliminares envolvem a verificação da presença de acidez no leite, presença de água, entre outras inconformidades que podem afetar a produção, se armazenados no tanque de armazenamento juntamente com o líquido de outros produtores.

“Esse controle sobre a qualidade do leite é primordial para que a produção mantenha um alto nível de qualidade. Os produtores irão observar todos os métodos e esclarecer dúvidas para que possam aplicá-los de forma adequada”, acrescentou Yves.

A instalação do tanque de armazenamento beneficia cerca de 180 famílias de assentados que se encontram na Relação de Beneficiários (RB) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Alagoas.

A ação atende ao Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola que além do Assentamento Massangano, é formada por mais sete assentamentos. São eles: Junco, Itabaiana, Água Fria, Nova Jerusalém, Mangebura, Buenos Aires e Costa Dourada.

Todo o leite produzido pelos assentamentos será coletado pelo Laticínio Saúde, que fica no município de São Luiz do Quitunde. Os produtores estimam que com o funcionamento do tanque, a produção de leite aumente em 100 por cento na região. Atualmente são produzidos cerca de 400 litros de leite por dia e essa produção passará a ser de 800 litros/dia.

Com o funcionamento do tanque, os agricultores familiares produtores de leite, além de aumentar sua produção, estarão aptos a participarem do Programa Social do Leite. Essa é mais uma forma da CPLA incentivar os Agricultores Familiares no desenvolvimento da sua produção. (Assimp CPLA)

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Sescoop divulga lista de inscrições deferidas e indeferidas

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Brasília (23/9) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o Comunicado nº 05, referente ao processo seletivo nº 01/2014 para a contratação de pessoal, contendo a relação das inscrições deferidas e indeferidas, o número de inscritos, por cargos e funções, e abre oficialmente o prazo para a interposição de recursos contra as inscrições deferidas. Para conhecer a íntegra do Comunicado, CLIQUE AQUI.

Os candidatos com inscrição indeferida poderão protocolar sua interposição no site www.makiyama.com.br/sescoop, em link específico de recursos, seu comprovante de pagamento nos dias 23 e 24 de Setembro de 2014 para análise.

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CNCoop promove capacitação profissional com foco no eSocial

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Brasília (22/9) – A Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) realizará amanhã, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR) uma reunião com o Comitê Gestor do eSocial. O encontro terá a presença de profissionais das áreas de Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Jurídico e Tecnologia da Informação das cooperativas para alinhar os procedimentos e dirimir dúvidas encaminhadas pelas cooperativas paranaenses sobre o eSocial.

O comitê é composto por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, INSS, Caixa Econômica Federal e Receita Federal. Além desse público, a reunião contará, ainda, com profissionais de cooperativas dos mais diversos ramos.

O objetivo deste encontro é promover o debate entre o Grupo Gestor do eSocial com os profissionais das cooperativas responsáveis pela geração das informações das folhas de pagamentos e demais obrigações acessórias trabalhistas, fiscais e contábeis.

A ideia é preparar ambiente cooperativo para divulgação das informações ao governo federal. Após seis meses da divulgação do manual do eSocial, as empresas começarão a inserir os eventos iniciais em um ambiente de teste. E, depois de outros seis meses de testes, a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empregadores formado por empresas grandes e médias com faturamento anual superior à R$ 3,6 milhões (no exercício de 2014), só então, entrará em vigor.

PROGRAMAÇÃO - O e-Social é mais um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) implantado pela Receita Federal do Brasil tem como objetivo, além de desburocratizar e simplificar as obrigações dos empregadores, aumentar o poder de fiscalização sobre empresas, garantir os direitos dos trabalhadores, controlar e evitar fraudes nas concessões destes benefícios. No encontro serão debatidas as seguintes questões:

- Criação de estruturas internas dedicadas a implementação do eSocial;
- Identificação dos impactos sobre a gestão de risco e garantir que as informações serão enviadas a tempo e corretas.
- Integração das áreas financeira, jurídica, RH e de TI na adequação do software da folha de pagamento que atendam às exigências do eSocial.
- Conscientização da participação da alta gestão das cooperativas;
- Treinamento dos técnicos para o devido enquadramento das cooperativas e evitar problemas futuros;
- Gerenciamento do PCMSO dos colaboradores das cooperativas no eSocial.

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Rede Transporte será lançada na Expotáxi Brasil

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Brasília (22/9) – A Central Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros (Rede Transporte) será lançada na Expotáxi Brasil, programada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de setembro, no Riocentro, na capital carioca. Além de expositores, a feira terá espaço para palestras e fóruns, com entrada franca e estacionamento gratuito para taxistas.

Para o presidente do Sistema OCB, o principal objetivo da Central é promover o desenvolvimento de suas singulares, por meio da intercooperação e da gestão integrada de atividades de interesse coletivo. “De acordo com seu modelo de governança, a Central terá a função de organizar e gerir, de modo centralizado, a aquisição de toda espécie de bens e serviços de interesse das cooperativas que compõem seu quadro social e dos seus respectivos cooperados”, argumenta Márcio Freitas.

A REDE – Fundada no dia 25 de janeiro de 2011, no estado do Rio Grande do Sul, a Rede Transporte era voltada exclusivamente para o transporte de cargas. Com o seu lançamento – e expansão para os demais estados e subramos do Transporte – se inicia um grande desafio para o ramo Transporte, que é o de dar mais competitividade às cooperativas do segmento.

A estratégia é uma solução criativa e imposta pela globalização. Seus dois principais objetivos são: reduzir os custos e aumentar a competitividade, por meio do ganho em escala e complementaridade, permitindo acesso à tecnologia, capacitação, representação institucional e suporte técnico.

A Rede Transporte desenvolverá uma plataforma virtual contendo o registro de preços, ou seja, um sistema de homologação de fornecedores e compradores associados.

EXPANSÃO - Segundo o representante nacional do ramo Transporte do Sistema OCB, Abel Paré, a expansão da Central Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros se deve ao sucesso da Rede em seu primeiro ano de funcionamento.

“A rede manterá parcerias com fornecedores para customizar produtos e serviços, alinhando-os às especificidades das empresas de transporte com preços diferenciados, como pneus, recapagens e implementos, combustível, óleo e lubrificantes, entre outros", disse.

Junto com Abel, o representante do ramo Transporte pelo Sistema OCB/RJ Vinícius Mesquita foi outro incentivador pela expansão da Rede. “Esta ação é uma proposta bastante interessante a partir do momento em que desenvolve-se a intercooperação, agregando necessidades comuns e gerando ganho na aquisição em escala. Ou seja, é uma universalização das ações que deram certo no Rio Grande do Sul e que, com certeza, acontecerá no país. As cooperativas terão plenas condições de competir com as instituições privadas”, comentou.

Marcos Diaz, presidente do Sistema OCB/RJ, afirmou que a criação da Central Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros visa a integração dos interesses da categoria e a união das cooperativas. “Desta forma, as cooperativas de transporte poderão ter custos mais baixos em suas operações. É um dos projetos que, com certeza, dará grande fôlego para a categoria e elevará as instituições a um novo patamar”, disse o dirigente.

SERVIÇO – A Expotáxi Brasil - A Feira Nacional do Táxi, Fretamento de Passageiros, Veículos Executivos, Frotistas e Similares - acontecerá de 26 a 28 de setembro, no Riocentro, das 10h às 19h. www.expotaxibrasil.com.br

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