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Brasília (6/10) – Começam amanhã, em Quebec, no Canadá, as atividades da Cúpula Internacional de Cooperativas, que ocorre até o dia 9 e reúne lideranças do movimento cooperativista de diversas partes do mundo. O evento é realizado com o objetivo de promover discussões para o desenvolvimento das cooperativas nos mais de 100 países onde estão localizadas.
Uma delegação formada por dirigentes e conselheiros do Sistema OCDF estará representando o cooperativismo do Distrito Federal. Dentre os participantes estão o presidente do Sistema, Roberto Marazi, o superintendente, Remy Gorga, os gerentes Paulo César Barbosa e Carla Madeira, e os conselheiros da OCDF, Márcia Ionne Ramos Behnke (Cooplem) e Elza Lopes Cançado (Coopersystem); os conselheiros do Sescoop/DF, Marcos Carlos (Sicoob Agroambiental) e Haroldo Toti (Casa Fibra); e a diretora financeira da Cooplem, Débora Lima.
O evento contará com uma programação diversificada com palestras, simpósio, seminários, fórum de discussão, workshop, mesa redonda entre outras, que abordaram diversos temas com vistas a contribuir para o cooperativismo em todo o mundo.
Dentre os temas abordados estão: cooperativa digital, finanças sustentáveis, economia global, bancos cooperativos, criação e desenvolvimento cooperativista ao redor do mundo. (Assimp OCDF)
Vitória (6/10) – Nos dias 25 e 26/9 foi realizado o módulo IV do Gescoop – Região Norte (Curso de Formação em Gestão Cooperativa), realizado pelo Sistema OCB/ES, com o tema “Gestão Contábil”, ministrado pelo instrutor, Victor Lima, contador da Gerência de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema.
Este módulo que teve carga horária de 16 horas, contou com assuntos como: conceitos, objetivos e usuários da contabilidade; obrigatoriedade de escrituração contábil; conceitos de bens, direitos e obrigações; grupos patrimoniais; ativo; passivo; patrimônio líquido; plano de contas; classificação das contas; princípios e técnicas contábeis - Débitos e Créditos e muitos outros.
Ao todo, 12 pessoas das cooperativas Cooabriel, Veneza, Coopesma e Coopcam, participaram desse módulo, que foi realizado no auditório da Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam).
Com conteúdo baseado nas necessidades de dirigentes, conselheiros, colaboradores (empregados celetistas), gerentes e supervisores, o Gescoop tem como objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para a gestão das cooperativas nas quais os profissionais participantes trabalham.
O Gescoop 2014 terá ainda seu 5º e último módulo, com o tema “Legislação Cooperativista e Aspectos Jurídicos”, que será ministrado pelo assessor jurídico do Sistema OCB/ES, Haynner Capettini, também com carga horária de 16h, que será realizado nos próximos dias 09 e 10/10. (Assimp Sistema OCB/ES)
Neurociência e mídias sociais será tema de fórum de cooperativas no PR
Curitiba (6/10) – “Como e com quais ferramentas da neurociência podemos criar estratégias de marketing digital para as cooperativas nas mídias sociais? Esta será uma, entre várias perguntas que o Workshop Neuro Mídias Sociais irá responder aos participantes do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses”, explica o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar Samuel Zanello Milléo Filho. O evento começou hoje e prossegue até amanhã, na sede da Cooperativa Copagril, em Marechal Cândido Rondon (PR). Promovido pelo Sistema Ocepar, com apoio financeiro do Sescoop Paraná, tem como palestrante Marcelo Peruzzo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Management, especialista em neuromarketing e neurociência. Representantes do Sistema OCB participam das atividades.
Cooptac realiza curso para transportador escolar
A Cooperativa de Transporte da Região Sudoeste Serrana (Cooptac) realizou entre os dias 27 e 28 de setembro, no município de Afonso Cláudio, a atualização do curso para o transporte escolar. Cerca de 25 cooperados e motoristas da cooperativa realizaram o curso, que foi ministrado pelo SEST/SENAT e teve como objetivo manter os cooperados capacitados em suas atividades. E a capacitação não terminou, para este mês está formada uma nova turma de mais 25 cooperados. O curso de atualização deve ser realizado pelo condutor de transporte escolar a cada cinco anos.
Unimed Goiânia estimula uso consciente do plano de saúde
Goiânia (6/10) – Desde o início do ano, o Setor de Relacionamento Empresarial (SETEMP) tem realizado diversas reuniões em empresas contratantes da Unimed Goiânia para apresentar a palestra sobre o Uso Consciente do Plano de Saúde. Os encontros tiveram a participação de 747 colaboradores das empresas Tend Tudo, Castro's Hotel, Copac, Associação de Combate ao Câncer, Mais PVC e Catral. Para o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro, "o investimento em informação e ações educativas tem retorno garantido e sempre traz benefícios para todas as partes, beneficiários, operadora e empresas".
Faltam poucos dias para a Fecoop 2014 em Chapecó
Faltam apenas alguns dias para a realização da 26ª edição do Encontro Catarinense de Cooperativismo - FECOOP, que neste ano acontecerá em Chapecó, organizado pela Coopercentral Aurora Alimentos e Unimed de Chapecó. A abertura oficial do será no Pavilhão I, do Parque da Efapi, na sexta-feira dia 10 às 19h30. A grande jogada das cooperativas catarinenses contará com mais de 2 mil atletas de 32 competições esportivas, de 28 cooperativas inscritas. Os jogos ocorrerão durante ao longo do sábado e do domingo.
CPLA visita Canal do Sertão com produtores de Olho D’água do Casado
O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, visitou na última quarta-feira um trecho do Canal do Sertão, na cidade de Olho D’água do Casado. A visita foi acompanhada pela equipe técnica da CPLA, produtores locais e representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) 5ª região. A visita pautou, ainda, a criação de uma associação de produtores de leite no município. Com isso, os agricultores familiares poderão participar de uma forma mais organizada de programas como o Programa Social do Leite, onde poderão, garantir lucratividade aliada a produção de leite de qualidade.
Brasília (3/10) – O Banco Central do Brasil acaba de disponibilizar as palestras realizadas durante o workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, realizado com apoio do Sistema OCB, na terça e na quarta-feira. Com isso, os participantes do evento ou interessados no assunto poderão fazer o donwload do material, clicando abaixo no nome dos palestrantes. O evento foi um encontro de trabalho e teve por objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.
Steffen Müller
Cleofas Salviano
David Valente
Manfred Dasenbrock
João Paulo Magalhães
José Ângelo Mazzillo
Ricardo Favalli
Florianópolis (3/10) – Atendendo ao desafio das melhores práticas de governança, o Sescoop/SC concluiu nos dias 24 a 26/9, em Canoinhas (SC) o primeiro módulo do curso Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred), programa nacional realizado em parceria com as cooperativas: Sicoob Credicanoinhas (Canoinhas), Sicoob Credinorte (Mafra) e Sicoob Alto Vale (Rio do Sul).
O curso com carga horária de 96 horas aula é dividido em três módulos, sendo que o primeiro módulo trata da abordagem comportamental, o segundo abordagem legal e o terceiro módulo a abordagem organizacional. O módulo comportamental de 24 horas aula, conta com a presença de 34 pessoas, alcançando positivamente quase no limite máximo de 35 participantes.
Salientamos que o segundo e terceiro módulos tem carga horária de 36 horas e será ministrado nos meses de outubro e novembro respectivamente, quando então receberão o certificado de conclusão do curso àqueles que obtiverem participação em no mínimo 75% do total de horas aula.
A expectativa inicial foi muito positiva tanto por parte da Instrutora Ana Mentone como dos participantes, comenta o Elvio Silveira, gestor do programa do Sescoop/SC. A viabilização do Curso piloto em Santa Catarina ocorreu graças ao empenho do superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, que não mediu esforços em apoio técnico e financeiro e também dos presidentes das cooperativas envolvidas, especialmente o Francisco Greselle que coordenou todo o processo na sua região. (Ocesc)
Salvador (3/10) – Com o objetivo de evidenciar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social na Bahia e promover a intercooperação, o Sistema OCEB realizará entre os dias 9 e 10/10, o III Encontro Estadual das Cooperativas do Estado da Bahia (BahiaCoop), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
O BahiaCoop é realizado a cada dois anos e reúne presidentes, conselheiros e representantes de cooperativas baianas e brasileiras, além de autoridades locais e nacionais. Nessa edição, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentará o “Novo Posicionamento Estratégico do Sistema OCB”.
Na oportunidade, casos de cooperativas baianas dos ramos Educacional, Agropecuário, Crédito e Transporte serão apresentados. Também haverá palestras com os seguintes temas: “A Governança Cooperativa como ferramenta no desenvolvimento do Cooperativismo”, “Desenvolvimento Sustentável via Cooperativa” e “Uma nova visão de líder no Cooperativismo”.
Para saber mais sobre o III BahiaCoop e se inscrever, clique aqui.
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Rio de Janeiro (3/10) – Com 16 anos de atuação, a Usimed Petrópolis é uma referência no ramo consumo no Estado do Rio de Janeiro. Em 2009, ganhou o Prêmio Cooperativa do Ano da OCB Nacional, nas categorias Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Três anos depois, a Câmara Municipal de Petrópolis reconheceu a cooperativa como destaque empresarial do município.
Buscando acompanhar este modelo de gestão, para o desenvolvimento do segmento em território fluminense, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, visitou a sede da cooperativa, no dia 1° de outubro.
Durante o encontro, que reuniu o presidente da Usimed, Marcus Berardinelli e o gerente Geraldo Marques, foi discutido o método de trabalho da cooperativa, que atua no ramo farmacêutico e hoje conta com mais de 3 mil cooperados e 27 funcionários.
“Quando a cooperativa foi constituída, há mais de 15 anos, não tínhamos concorrência aqui em Petrópolis. Depois de algum tempo, as grandes redes farmacêuticas chegaram e tivemos de nos atualizar. A principal estratégia foi fidelizar o cliente e criar toda uma estrutura para atendê-lo”, disse o presidente da Usimed, Marcus Berardinelli.
Para Geraldo Marques, a profissionalização da gestão é o carro-chefe da cooperativa: “Entendemos que para competir no mercado, devemos ter profissionais com experiência. Isso passa pelo balconista, farmacêutico e setor de compras”, disse Geraldo, que pontuou: “Para constituição de uma cooperativa nos mesmos moldes da Usimed é fundamental ter paciência. Nos primeiros contratos com fornecedores não haverá descontos ou tabelas diferenciadas. Estes benefícios são obtidos com muita vivência e confiabilidade”, finalizou.
De acordo com Vinícius Mesquita, o ramo Consumo no Rio de Janeiro precisa ser expandido: “Temos a Usimed em Petrópolis e a Casmadin, em Barra Mansa. Precisamos criar novos mecanismos para o desenvolvimento deste importante segmento. O modelo que a Usimed nos apresentou será levado à diante”, destacou o diretor.
Usimed-Petrópolis – A Cooperativa de Usuários de Assistência Médica oferece, além de medicamentos e artigos de perfumaria, uma série de materiais, tais como: cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho. Dentre as atividades sociais desenvolvidas, estão oficinas da memória, educação corporal, artes, artesanato e coral. (Assimp Sistema OCB/RJ)
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Rio Verde (3/10) - A cooperativa COMIGO, em parceria com o Sescoop/GO, realiza, logo mais às 19h, em Rio Verde, a formatura dos participantes da terceira turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas. Trinta e seis alunos (jovens cooperados e filhos de cooperados) serão contemplados após a realização do 6º módulo.
O curso busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias.
Segundo o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, a iniciativa auxilia no desenvolvimento de futuros profissionais e incentiva as próximas gerações a participar e desenvolver a atividade agropecuária e também cooperativista. “Este é o futuro do agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente, que é um grande incentivador do cooperativismo.
Com duração de cinco meses, o curso foi dividido em seis módulos com os tópicos: Introdução do Curso de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas; Conheça o Cooperativismo e sua Cooperativa; Imersão Cooperativista (Viagem Técnica) e visita às Cooperativas do Paraná, que também têm o programa sendo desenvolvido com os jovens; Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil Cooperativista; Os Desafios da Sucessão Familiar Rural e Educação e Empreendimento Cooperativista. (Ascom Comigo)
Reunião entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, e o vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, ocorreu em Brasília
Brasília (2/10) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu hoje o diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, e o executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, Ary Célio de Oliveira. Os representantes de um dos maiores segmentos de saúde do mundo apresentaram um projeto que visa à melhoria contínua dos serviços de capacitação dos colaboradores, cooperados e dirigentes do Sistema Unimed, qualificando, desta forma, as cooperativas de saúde.
A reunião contou com a participação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, e das gerentes gerais Tânia Zanella (OCB) e Karla Oliveira (Sescoop).
Segundo o presidente Márcio Lopes de Freitas, o projeto pretende ser um grande promotor do desenvolvimento das cooperativas do ramo Saúde. “É sempre muito positivo quando recebemos ideias como a que foi apresentada pela Unimed do Brasil, visando o desenvolvimento geral do ramo. Essa preocupação só reforça a tese de que, para ter um futuro promissor, é preciso atuar hoje, com estratégia e boa gestão, sem esquecer os princípios que nos diferenciam das demais empresas mercantis”, comenta Márcio Freitas.
O projeto prevê treinamentos e cursos em duas linhas principais: a primeira visa à adequação das cooperativas à Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A norma federal institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS), com o objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da saúde suplementar.
E a segunda objetiva assegurar que os Recursos Próprios (como hospitais e laboratórios) do Sistema Unimed sejam acreditadas nos três primeiros níveis da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Com o projeto, cujo público é composto por 301 cooperativas operadoras de plano de saúde e 107 hospitais, espera-se obter o seguinte:
- Profissionalização e qualificação da gestão com redução dos riscos gerenciais das cooperativas e recursos próprios;
- Padronização e qualificação dos processos e indicadores;
- Adoção de plataforma única de tecnologia da informação;
- Melhoria na gestão de riscos;
- Melhoria na eficiência administrativa com redução da sinistralidade das despesas e custos;
- Melhoria na qualidade da segurança e da prestação dos serviços;
- Adoção de modelo único de gestão com sistematização da nossa operação.
Como se espera atingir a estes objetivos: por meio de cursos de extensão e aperfeiçoamento, formação de assistentes e auditores internos de qualidade e capacitação de colaboradores e dirigentes.
AVALIAÇÃO – O diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, disse-se bastante satisfeito com o resultado da reunião. “Ficamos positivamente impressionados com a receptividade que o presidente Márcio teve em relação ao projeto”, avalia o executivo.
ENCAMINHAMENTOS – O projeto deverá passar, ainda, por alguns ajustes para, então, ser apresentado ao Conselho Nacional do Sescoop.
Curitiba (2/10) – “Como e com quais ferramentas da neurociência podemos criar estratégias de marketing digital para as cooperativas nas mídias sociais? Esta será uma, entre várias perguntas que o Workshop Neuro Mídias Sociais irá responder aos participantes do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses”, explica o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar Samuel Zanello Milléo Filho.
Este evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro na sede da Cooperativa Copagril, em Marechal Cândido Rondon (PR), é promovido pelo Sistema Ocepar, com apoio financeiro do Sescoop Paraná e terá como palestrante Marcelo Peruzzo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Management, especialista em neuromarketing e neurociência e que já ministrou cursos aos comunicadores das cooperativas em três oportunidades.
FACEBOOK - “Através de atividades práticas, Peruzzo passa aos participantes algumas técnicas importantes de como ampliar a percepção dos internautas das diversas mídias sociais, com foco principal no Facebook, para focar naquilo que desejamos e, consequentemente, seja visto, comentado, curtido ou compartilhado. Hoje, sem dúvida, o Facebook é a maior rede social do mundo. No Brasil já somos quase 70 milhões de internautas e a cada dia cresce mais. Perdemos apenas para China (354,6 milhões), EUA (194,7 milhões), Índia (80,1 milhões) e Japão (73 milhões)”, lembra Milléo. Mas por outro lado, somos o terceiro país que passa mais tempo na rede, atrás de China e EUA. 40% da audiência da América Latina (com 169 milhões de usuários) estão no Brasil.
São 29,7 horas por mês online, contra 21,9 na média latino-americana e 20,4 dos argentinos. “Sem dúvida, podemos não concordar com tudo que é publicado nas mídias sociais, especialmente o Facebook, mas não podemos ficar de fora dele”, lembra o coordenador de Comunicação.
SERVIÇO - O Fórum de Comunicação é exclusivo aos profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses e será realizado no Centro Administrativo da Copagril, na rua 9 de Agosto, número 700, em Marechal Cândido Rondon (PR).
Conteúdo Programático
• Como utilizar estrategicamente, e não de forma superficial, ferramentas adicionais como Google Adwords e Trends, Alexa, Twitter, YouTube, entre outras soluções, em suas estratégias de Facebook;
• Descubra como encontrar nichos realmente rentáveis no mundo digital com o método: “Ataque do Pirata Empreendedor”;
• Como criar uma fanpage e obter resultados duradouros no relacionamento com seus clientes;
• Como obter leads - potenciais clientes - com ferramentas poderosas e exclusivas, em fanpages dos seus concorrentes, grupos de discussão, e até mesmo, em eventos de terceiros;
• Como criar indicadores de performance de venda;
• Aplique o Brain Model Canvas, o primeiro modelo de gestão neurocientífica no mercado, para criar estratégias de marketing altamente persuasivas no Facebook, possibilitando vender desde simples livros, até imóveis, a curto prazo;
• Aprenda a fazer a gestão dos memes, sua propagação, mudança de comportamento nos hospedeiros em detrimento dos seus produtos ou serviços;
• Como combater os imuno-memes existentes dos usuários do Facebook;
• Quais são as melhores estratégias de imuno-depressores, transformando a ação da concorrência absolutamente inócua;
• Descubra porque o Mapa de Calor da navegação do usuário é fraco, pois indica apenas o efeito, e não causa da ação;
• Conheça tecnologias neurocientíficas, como Eye Tracking e Face Reading, para analisar suas campanhas de marketing digital;
• Como conquistar seguidores com a metade do valor que o Facebook cobra de você;
• Receba um banner com o modelo do Brain Model Canvas para realizar suas estratégias de Neurofacebook;
• Apostila completa impressa e em formato PDF em alta resolução;
• Certificação do IPDOIS neurobusiness;
• Jogo de empresas real, on-line e com demanda real.
Pedro Afonso (2/10) – Começa a funcionar ainda em 2014, em Pedro Afonso, um laboratório de Classificação de Grãos, credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Quando estiver em operação a unidade vai atender a produtores rurais de 17 municípios. Serão classificados grãos como soja, milho, sorgo, entre outros produtos. Essa será a quarta unidade do Tocantins, as outras estão localizadas nas cidades de Palmas, Paraíso e Gurupi.
A implantação do laboratório é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O Termo de Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, na sede da cooperativa pedroafonsina, e também prevê o desenvolvimento de ações para fomentar a produção integrada de frutas na região.
Assinaram o documento o presidente e o vice da Coapa, Ricardo Khouri e Moacir Catabriga, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o representante da Superintendência Federal da Agricultura, Mauro Medeiros de Moura, assinaram como testemunhas.
O evento também foi prestigiado pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, cooperados, técnicos da cooperativa e representantes de empresas que atuam no mercado de compra e venda de grãos.
Atribuições - Pelo acordo cabe a Coapa disponibilizar o local apropriado com salas para recepção, classificação e arquivo de amostras e produtos, e também arcar com os custos de manutenção e operacionais. Já a Seagro, deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos como: máquina testadora de arroz, determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro, entre outros equipamentos. Além disso, será dado todo o suporte técnico, supervisão e fiscalização com intenção de garantir a qualidade dos resultados dos trabalhos.
O laboratório funcionará no mesmo prédio onde está localizada a loja agroveterinária da Coapa. Conforme o diretor de Fomento Agropecuário da Seagro, José Américo, no prazo de 20 dias o laboratório será instalado para em seguida ser certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando é feita a aferição dos equipamentos usados nas análises dos grãos.
CONQUISTA - O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirma que a implantação do laboratório é mais uma conquista para os produtores da região. “A classificação oficial dá segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso. Além de agregar valor ao produto, também vai atender as exigências do mercado”, comentou Khouri.
Já o secretário Ruiter Padua acredita que a parceria vai garantir que os grãos produzidos em Pedro Afonso e região vão estar dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Assimp Coapa)
Brasília (1º/10) – O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) foi um dos assuntos debatidos hoje no segundo dia do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras. A apresentação foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Manfred Alfonso Dasenbrock, e pelo diretor executivo, Lúcio César de Faria.
Eles apresentaram a estrutura do conselho de administração, eleito por assembleia geral e composto por seis membros efetivos e outros seis suplentes, dentre eles: um presidente e um vice-presidente. A indicação dos nomes é feita pelos sistemas organizados de crédito cooperativo (Sicoob, Sicredi, Unicred e Confessol).
Também foi apresentada uma tabela de receitas e aplicações do valor das contribuições realizadas desde que o Fundo passou a vigorar. Além disso, os representantes do Fundo Garantidor frisaram quais são as perspectivas e os desafios da instituição para os próximos anos.
Segundo os representantes do FGCoop, o Fundo já possui recursos suficientes e está preparado para cumprir o seu papel de cobertura de créditos em caso de decretação de intervenção ou liquidação extrajudicial de instituição associada. Entretanto, há ainda a necessidade de estruturas adicionais que atuem como pilares da rede de proteção do segmento cooperativista.
Dentre essas estruturas está a auditoria cooperativa, que permeia completamente o segmento cooperativo financeiro, com escopo mínimo, contemplando o devido encaminhamento de questões relevantes às entidades com alçada legal ou regulamentar para implantar ações de regularização (centrais, confederações e BCB).
São Paulo (1º/10) – Com o objetivo de apoiar a adoção de práticas de gestão mais sustentáveis pelos seus técnicos agrícolas e cooperados, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) e Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, utilizam o Programa Gestão Sustentável - Ecoeficiência aplicada na Cadeia de Valor.
Trata-se de um modelo de ferramenta de educação corporativa, com metodologia desenvolvida exclusivamente pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) - instituída pela BASF, para apoiar pequenas e médias empresas, produtores rurais e organizações na atuação em sua cadeia de valor, por meio da formação e capacitação para uma gestão orientada à sustentabilidade.
A aplicação da ferramenta é uma iniciativa da BASF, em parceria com as cooperativas e realizada pela Fundação Espaço ECO®. Entre os meses de maio e agosto, uma turma de 30 pessoas da cooperativa COMIGO participou do Programa estruturado em três módulos de formação, incluindo palestras e atividades práticas relacionadas ao dia a dia do produtor rural.
O Programa auxiliou os participantes no melhor aproveitamento de insumos, redução de desperdícios, destinação dos resíduos, melhoria dos processos internos, entre outras ações.
O grande diferencial da iniciativa é trazer o tripé da sustentabilidade para a realidade do produtor. Os três módulos passarão por temas, como a apresentação do tema sustentabilidade aos participantes e o conhecimento da realidade, desafios e oportunidades do produtor, passando pela análise de processos e identificação de melhorias, até se chegar à aplicação de práticas na propriedade.
Agora, entre os meses de setembro e novembro, uma turma de 30 pessoas da Coopercitrus está participando do Programa. A ideia é que após participar do Programa este grupo adapte seu modelo de negócio conforme indicação da metodologia aplicada.
Para João Pedro Matta, diretor vice-presidente da Coopercitrus, a sustentabilidade está cada vez mais incorporada no dia-a-dia dos proprietários rurais. “O que falta é mais informação e capacitação técnica para que, além de apoiar o meio ambiente essas iniciativas mostrem ao produtor que não são custos, mas investimentos necessários para o sucesso de seu negócio”, comenta.
“O que queremos é que cada gestor seja capaz de identificar as questões críticas de sustentabilidade na sua empresa e iniciar as melhorias a partir desse ponto. Internalizando o conhecimento, conseguem definir prioridades e perceber que com pequenas medidas, e sem a necessidade de altos investimentos, podem tornar-se mais competitivos e lucrativos. A sustentabilidade precisa deixar de ser vista como custo e sim como um investimento, a fim de gerar valor e a dar longevidade aos negócios”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®. (Assimp Comigo)
Goiânia (1º/10) – Um grupo 23 dirigentes e técnicos da Unimed Goiânia e dois colaboradores do Sistema OCB/GO, chegaram à Espanha no último fim de semana e, desde segunda-feira (29/9), iniciaram a visita ao maior complexo cooperativista do mundo, o de Mondragon, cidade localizada no norte do país Basco. Até sexta-feira, dia 3/10, os integrantes da comitiva participam do Seminário de Cooperativismo de Mondragon.
O complexo possui mais de 250 empresas nas áreas de finanças, indústria, distribuição e conhecimento e baseia toda a sua atuação nos princípios cooperativos e na intercooperação entre as diversas cooperativas do grupo.
São cinco dias de capacitação, durante os quais eles também realizam diversas visitas técnicas a modelos importantes de cooperativismo, como a Fagor, que é a primeira cooperativa de produção de eletrodomésticos. A empresa possui cerca de 8,4 mil sócios trabalhadores e é a 5ª maior fabricante europeia de produtos da linha branca (como geladeiras, fogões e lavadoras).
Vão conhecer ainda a Alecop (cooperativa educacional de nível técnico, para formação de profissionais e produção de equipamentos didáticos), o Hipermercado de Mondragon, da rede Eroski (cooperativa de consumo com mais de 2,3 mil pontos de vendas e 48 mil funcionários, dos quais 9 mil são sócios trabalhadores) e a Faculdade de Engenharia da Universidade de Mondragon (onde nasceu a experiência cooperativa local).
A Mondragon Corporação Cooperativa (MCC) é um grupo de produção industrial e de empresas de distribuição, considerado a maior cooperativa de trabalhadores do mundo. Há indústrias, mas também abrangem os setores educacional, agrícola, de pesquisa, serviços, crédito e consumo.
Apenas os trabalhadores são associados das cooperativas e somam, ao todo, 93 mil pessoas. A Mondragon é o 7º grupo econômico da Espanha, com faturamento de mais de 13,6 bilhões de euros. (Assimp Sistema OCB/GO)
Curitiba (1º/10) – O desempenho da economia brasileira e mundial e as tendências para os próximos meses estarão em debate no Fórum Financeiro e de Mercado que será realizado amanhã, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O assunto será tratado por Samuel de Abreu Pessoa, professor assistente da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e integrante do corpo editorial da Pesquisa e Planejamento Econômico do Rio de Janeiro.
A palestra será ministrada às 14h30. O diretor da AgRural e analista de mercados, Fernando Muraro, participa na sequência, falando sobre as tendências do mercado para o trigo, milho e soja na safra 2014/15. O evento termina às 17h30, com um coquetel de confraternização. ACESSE A PROGRAMAÇÃO
PÚBLICO-ALVO – O Fórum tem como público-alvo diretores, gerentes e analistas das áreas financeira e comercial das cooperativas paranaenses. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 41-3200-1131 ou 1111. (Assimp Sistema Ocepar)
Manaus (1º/10) – Representantes de Cooperativas do Extrativismo e da Agricultura Familiar, filiadas ao Sistema OCB do Amazonas compõem comitiva que visita as cooperativas agropecuárias e os complexos agroindustriais no Paraná. Apesar de as cooperativas Paranaenses serem de grande porte, com número elevado de associados e terem gestão profissional, a base de cooperados é composta de pequenos agricultores.
Conhecer experiências de cooperativas de outro estado fortalece a ideia de que é preciso aprender cada vez mais, segundo os presidentes da Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Coomaru) e Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos (Coopmel).
O presidente da Coopmel, Jair Rodrigues Arruda, observou que as cooperativas paranaenses fazem uso de processos de desenvolvimento avançados se comparados às da região Norte, não só no que se refere à produção, mas também à gestão e tecnologia, apesar de a base de produção ser familiar.
"Na Castrolanda, por exemplo, percebemos que existe todo um processo organizacional, capacitação, qualificação, organograma de gestão compartilhada e isso vimos que tem dado norteamento para essas grandes cooperativas. É essa experiências que queremos estudar para podermos adaptar a nossa realidade da melhor forma possível, em nossas cooperativas", disse.
Para o presidente da Coomaru, Ignácio Oliete, a visita das cooperativas de produção no Paraná para aprender a sua dinâmica de produção, mostra a importância de agregar valor ao produto e conseguir mais renda para o cooperado.
"Também noto a grande importância de profissionalizar a gestão, para poder atender às exigências das agroindústrias e conquistar cada vez mais espaço em um mercado que pode, e deve ser bem melhor explorado e apoiado", salientou.
Além da Coopmel e Coomaru, há ainda, gestores das cooperativas Agrofrut, Coomapem, Coopram e Cooperjuta, que vivem do setor primário e fortalecem a economia do interior do Estado.
Para o superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Trentin Fassini, o Paraná é referência nacional, principalmente para as cooperativas do Ramo Agropecuário, que são muito importantes e fazem uma grande diferença na economia do estado e do país, assim como a Ocepar.
“Quando você quer aprender, é preciso buscar o melhor, e nós viemos para o Paraná porque, na nossa visão, é o melhor do cooperativismo. Aqui encontramos um exemplo de preparação, realizado pelo cooperativismo paranaense em sintonia fina com as cooperativas, para chegar ao estágio que está hoje o Plano Paraná Cooperativo, que, anos atrás, originou o grande processo de agregação de valor à produção existente atualmente no Estado”, falou.
Ainda, segundo Fassini, o plano paranaense é um modelo que todos os estados deveriam seguir. Ou seja, sentar com as cooperativas, planejar metas e trabalhar os resultados para que se avance na cadeia produtiva e gerem melhores condições de vida e renda para os cooperados.
“Dessa forma, estamos aqui com o intuito de aprender muito e fazer com que essa turma que está se formando seja um time, uma ‘tropa de elite’ do nosso cooperativismo amazonense para nos ajudar a começarmos o processo de transformação e de crescimento sustentado do cooperativismo do Estado do Amazonas”, acrescentou Fassini. (Assimp Sistema OCB/AM, Ocepar e cooperativa Castrolanda)
Brasília (1º/10) – A Gerência de Pessoas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Makiyama acabam de divulgar documentos, abaixo, relativos à CONVOCAÇÃO INDIVIDUAL e acesso ao local da prova referente ao Processo Seletivo nº 01/2014. Clique em cada comunicado para acessar o conteúdo:
COMUNICADO_06
COMUNICADO_07
COMUNICADO_08
Abertura do evento contou com representantes da autarquia e do Sistema OCB
Brasília (30/9) – “É fundamental trabalharmos as questões relativas à governança para garantir o presente e o futuro das cooperativas de crédito”. Com essa frase, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, marcou sua participação na abertura do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras.
O evento que ocorre na sede da autarquia começou hoje e vai até amanhã. Da abertura oficial também participaram os representantes do Banco Central: o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Sidnei Correa Marques, o secretário executivo, Geraldo Magela Siqueira, e o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Luiz Edson Feltrim.
Segundo Márcio Freitas, atuar junto às cooperativas de crédito, assegurando o seu desenvolvimento é fundamental para se obter sucesso, já que os números mostram o quanto já foi percorrido quando se fala em governança corporativa. “O exemplo de vocês tem motivado cooperativas de diversos outros ramos. Não podemos parar no tempo, de fato, é preciso ter audácia e valentia, mas sem esquecer os princípios cooperativistas. São eles que nos diferenciam das empresas”, argumenta.
DISCURSOS - Os representantes do Banco Central também fizeram questão de dar o seu recado aos representantes de centrais, federações, confederações e cooperativas singulares.
“Os números têm mostrado o quanto a parceria Banco Central – Sistema OCB tem sido efetiva. Ao longo da história do cooperativismo de crédito no Brasil, é possível observar a evolução dos indicadores. Isso é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Espero que este evento traga subsídios para aprimorarmos nosso mapa regulatório, a fim de desenvolvermos juntos a economia do país”, comenta Geraldo Magela, secretário executivo do Banco Central.
PERCEPÇÃO – “O que tenho percebido é que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo tem necessidade de profissionalizar a gestão dentro da cooperativa. Então, espero que este evento contribua com a nossa ideia de tornar o setor cada vez mais profissional, exercendo, assim, seu papel de propulsor econômico-social no país.” (Luiz Edson Feltrim, diretor de de Relacionalmento Institucional e Cidadania do Banco Central)
CONTRIBUIÇÃO – “Ficamos muito orgulhosos de reforçar, cada vez mais os laços com o cooperativismo. O Sistema OCB nos presta uma relevante contribuição para o desenvolvimento da inteligência econômica rural, tão necessária ao crescimento do país. Sem dúvida, alguma, o que nos une é o desejo de continuar crescendo de forma sólida e continuada.” Sidnei Correa Marques (diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural)
OBJETIVO – Segundo a organização, o workshop é um encontro de trabalho que tem como objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.
PESQUISA – Um dos momentos mais esperados da programação de hoje foi a divulgação dos resultados da pesquisa sobre governança em cooperativas de crédito, realizada entre o fim do ano passado e início deste ano. A intenção dessa pesquisa foi avaliar o estado atual do tema no Brasil.
A elaboração das questões contou com a participação da OCB, da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), permitido que a visão de múltiplos agentes, envolvidos direta ou indiretamente com o setor, pudessem contribuir com a qualidade e diversidade das informações prestadas ao Banco Central.
A pesquisa abordou três tremas: Representatividade (34 questões), estrutura e gestão (36 questões) e fiscalização (29 questões). O questionário foi respondido pela maior parte das cooperativas financeiras do país. Esses mesmos temas foram tratados na primeira pesquisa do gênero, realizada em 2008. Desta forma, é possível analisar a evolução da governança das cooperativas ao longo dos últimos seis anos.
PROGRAMAÇÃO - Amanhã, a pauta do workshop inclui uma apresentação institucional sobre o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e outros dois paineis que abordarão assuntos relacionados à atuação sistêmica e gestão de riscos em cooperativas de crédito e Auditorias cooperativas e interrelação com fundos garantidores.
Além disso, haverá, ainda, uma Mesa Redonda, que tratará sobre as propostas e os encaminhamentos do evento. Os trabalhos serão coordenados por representantes do Banco Central, e também contarão com a participação da assessora jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues.
Brasília (30/9) – O Sistema OCDF realizou hoje o I Seminário sobre Cooperativa de Produtores Orgânicos. O evento ocorrerue na sede do Instituto Federal Brasília, localizado na Rodovia DF/128, km 21, próximo ao antigo Colégio Agrícola da zona rural de Planaltina. O evento teve por objetivos oportunizar a troca de informações e promover a discussão acerca dos procedimentos para produção orgânica no DF e sua divulgação para a sociedade.
O seminário teve dentre seus realizadores, a Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília, a Emater, o Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal e do Senar/DF. Os apoiadores são: Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, IFB, Fazenda Malunga e Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF).
Belo Horizonte (30/9) – O engajamento das cooperativas de Minas Gerais no primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC) em 2013 foi bastante significativo. Isso fez de Minas Gerais o estado que mais mobilizou participantes no ano passado. Pensando em repetir o sucesso do ano anterior, o Sistema Ocemg vem promovendo capacitações e acompanhamento das cooperativas que já se inscreveram, e que ainda vão se inscrever, para o 2º ciclo do programa.
Para tirar as dúvidas dos cooperativistas mineiros, o Sistema Ocemg vai promover workshops sobre Bloco Governança, Clientes e Pessoas, em diversas regiões do estado. A atividade, gratuita e voltada para dirigentes e gestores, será realizada amanhã, em Varginha; Belo Horizonte, no dia 3/10; e Uberlândia, no dia 7 de outubro.
As inscrições para os cursos estão abertas e devem ser feitas por e-mail, por meio do endereço
O objetivo do evento é orientar e instruir os dirigentes e gestores das cooperativas mineiras para a adoção de boas práticas de gestão e governança no empreendimento cooperativo baseadas no PDGC, além de auxiliá-los a desenvolver um plano de melhoria para a entidade e a refletir sobre a importância da gestão e governança para a consolidação das sociedades cooperativas. (Assimp Sistema Ocemg)