Feira Anuga 2025 gera oportunidade de negócios para coops brasileiras
- Nenhum
Feira internacional abriu portas para novas parcerias, estratégias de mercado e network
Em 2025, a Anuga Select Brazil reuniu grandes marcas e iniciativas inovadoras no setor alimentício, entre os dias 08 e 10 de abril. O Sistema OCB esteve presente na feira e levou 12 cooperativas, de seis estados, para mostrar ao mundo a força, a diversidade e a sustentabilidade do cooperativismo brasileiro.
A presença da entidade na feira faz parte da estratégia da Coordenação de Negócios, que atua para apoiar as cooperativas na conquista de novos mercados, com ampliação das oportunidades de comercialização, exposição e negócios de forma estruturada e sustentável.
Para maximizar os resultados, foram realizadas reuniões coletivas preparatórias com as cooperativas expositoras, em parceria com a consultoria Ultramares, trazendo insights sobre estratégias de vendas em eventos comerciais. Além disso, foram desenvolvidos materiais de apoio, como folders comerciais, a fim de impulsionar a divulgação dos produtos apresentados na feira.
No estande do Sistema OCB, os visitantes encontraram uma seleção de produtos das cooperativas Aurora Coop, Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), Cooperoeste, Coop-Agrícola Mista de Tomé-Açú (Camta), Cooperativa Coopama Soluções no Agronegócio (Coopama), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos(Coperuc), Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região Ltda. (Copag), Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda (Coamo) e Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá (Cocamar), que representaram um panorama da excelência e da competitividade do setor cooperativista nacional.
A feira é uma das maiores e mais relevantes do setor de alimentos e bebidas das Américas, com mais de 15 mil visitantes, 500 estandes expositores, 16 pavilhões internacionais, 23 países participantes e mais de R$62 milhões em negócios gerados na edição de 2024.
Para Jean Fernandes, analista de negócios do Sistema OCB, participar da Anuga Brazil é sempre uma experiência enriquecedora. “O estande do Sistema OCB é uma verdadeira vitrine da diversidade e da qualidade dos produtos cooperativistas. É impressionante ver como cada coop traz suas particularidades, mas todas compartilham o mesmo compromisso com excelência, sustentabilidade e desenvolvimento regional”, destacou.
Além da visibilidade, a participação na feira proporcionou conexões estratégicas com varejistas, distribuidores, compradores nacionais e internacionais, além da possibilidade de estabelecer parcerias logísticas e comerciais.
A analista de negócios do Sistema OCB, Luana Mendonça, explicou que a Anuga é um excelente momento para as cooperativas se unirem e mostrarem toda a força do cooperativismo. “Temos produtos com grande potencial para atender tanto o mercado nacional quanto o internacional. Este ano, vimos um movimento interessante de cooperativas interessadas em entrar no varejo, o que mostra a evolução e a diversificação das estratégias de comercialização”.
Negócios
Para os representantes das cooperativas, a feira foi também um espaço com foco consolidado em geração de negócios.
Como gestora de exportação da Cocamar, Elis Fernandes declarou que a experiência foi muito agradável e surpreendente. “Tivemos contatos que realmente irão gerar valor. Encontramos compradores interessados em praticamente todo o nosso portfólio e já estamos em negociação com alguns deles. Saímos muito satisfeitos, com boas expectativas e a certeza de que essa participação nos abriu portas importantes”.
O superintendente da Cogran, Paulo Henrique Penna, disse que a participação foi muito importante para conhecer novos clientes, fornecedores e prestadores de serviço. “As rodadas de negócio foram promissoras, especialmente com compradores do Norte, Nordeste e São Paulo. Já estamos negociando com dois deles, discutindo valores, volumes e produtos. Saímos com novas perspectivas e oportunidades concretas para a Cogran”, avaliou.
Sustentabilidade
Outro destaque da participação do Sistema OCB na Anuga Select Brazil 2025 foi o reconhecimento com o Prêmio de Estande Mais Sustentável, concedido a partir de uma pesquisa de percepção realizada com os visitantes da feira. A premiação contemplava três categorias: Inovador, Interativo e Sustentável, e destacou expositores que se diferenciaram nesses aspectos ao longo da feira.
A conquista do prêmio se deu, entre outros motivos, pelo uso de madeira de origem sustentável na montagem do estande, pela representatividade de cooperativas de diversos estados e pela variedade de produtos expostos.
“Nosso estande foi reconhecido não só pela estrutura, mas pelo que representa: a união de cooperativas de diferentes regiões do Brasil, com produtos distintos, mas com valores em comum. A madeira sustentável, a pluralidade e a essência do cooperativismo foram percebidas e valorizadas. Esse reconhecimento reforça que sustentabilidade e cooperação caminham juntas”, concluiu Jean Fernandes.