cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Turiarte realiza primeira exportação com parceria entre Sistema OCB e Sistema OCB/PA

  • Artigo Secundário 1

Representando o Brasil, cooperativa participou da Expoartesanías 2024 e alcançou mercado internacional

A Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta (Turiarte) alcançou um marco histórico ao realizar sua primeira exportação, resultado de uma participação na Expoartesanías 2024, a maior feira internacional de artesanato da América Latina, realizada em Bogotá, na Colômbia. A presença da cooperativa no evento, em dezembro de 2024, foi viabilizada pelo Programa NegóciosCoop – Mercado Internacional, do Sistema OCB, em parceria com o Sistema OCB/PA, que busca ampliar o alcance global de cooperativas de pequeno e médio porte e desmistificar a ideia de que exportar é exclusividade de grandes organizações.

Para Jéssica Dias, analista de Negócios do Sistema OCB, a primeira exportação da Turiarte é a prova concreta do impacto positivo que o suporte do Sistema OCB, em parceria com as OCEs, pode proporcionar às cooperativas de artesanato interessadas em acessar o mercado internacional. “Em parceria com o Sistema OCB/PA, auxiliamos a cooperativa na sua preparação e estratégia de posicionamento no mercado colombiano. Esse marco reforça que essas as coops possuem potencial para competir globalmente e gerar receita em dólar, uma vantagem significativa para seus cooperados”, disse.

Ainda segundo Jéssica, o Sistema OCB, como parceiro estratégico da ApexBrasil para participação na feira, representa o segmento e reafirma seu compromisso com a promoção do cooperativismo no cenário internacional. “A entidade oferece a solução de Qualificação para Exportação, com suporte técnico e estratégico para ampliar o alcance global desses empreendimentos. Ela também apoia e custeia parte dos custos referentes a participação de cooperativas em feiras internacionais, bem como o desenvolvimento de materiais comerciais bilíngues, com o objetivo de enfatizar a presença das cooperativas no mercado externo e facilitar novas oportunidades de negócios”, explicou.

Artesanato produzido por artesã da TuriartePeça artesanal produzida e exportada pela TuriarteA Turiarte foi selecionada para representar o Brasil  na Expoartesanías em um espaço dedicado exclusivamente ao artesanato produzido por mulheres. Além disso, no pavilhão brasileiro, entre as peças expostas, duas produzidas com palha de tucumanzeiro passaram por um rigoroso processo de curadoria.

Estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) revela que empresas exportadoras geram mais inovação, produção e competitividade, além de demandarem mão de obra qualificada. No caso das cooperativas, Jéssica destaca que esse impacto é ainda mais significativo, especialmente em comunidades rurais e periféricas.

Para Naira Matos, representante da Turiarte, exportar é um grande passo, bem como uma oportunidade de aprendizado. “Nossa cooperativa já tem grande visibilidade nacional e atende lojistas brasileiros que trabalham com cestarias sustentáveis. Agora, o processo de exportação é a chave para garantir nossa presença em novos mercados. Isso nos traz mais visibilidade e valorização do nosso produto, além de aprendizados importantes sobre precificação, emissão de invoices e logística. Ademais, abre portas para novas parcerias, principalmente com o mercado externo”, destaca.

Marco Aurélio Pulchério, especialista em curadoria e comercialização de artesanatos, reforça a qualidade e o potencial internacional do trabalho da Turiarte. “Apresentamos o trabalho da cooperativa em Bogotá e a experiência foi incrível. A Turiarte tem um padrão de qualidade altíssimo e um acabamento impecável, muito alinhado ao perfil do artesanato colombiano, reconhecido mundialmente por sua excelência. Agora, um ponto a ser fortalecido é a identidade cultural, para que o produto seja ainda mais valorizado no mercado internacional”, declarou.

 

 

 

 

 

 


Saiba Mais
:

Conteúdos Relacionados