Sistema OCB participa da maior feira de alimentos e bebidas das Américas
Oportunidades de negócios geraram resultados promissores para as cooperativas
Anuga Brazil 2024, aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em São Paulo. A feira é um dos eventos mais importantes do setor de alimentos e bebidas das Américas, sendo reconhecida por buscar um caminho alimentar sustentável e justo, com uma vasta comunidade nacional e internacional da indústria alimentícia. O evento proporciona um espaço de negociações que geram oportunidades de networking com fornecedores, distribuidores e importadores, além de contribuir para debates sobre as potencialidades do setor e a divulgação de tendências e inovações nos ramos de alimentos e bebidas. A
A participação nessa feira faz parte da estratégia da Coordenação de Negócios do Sistema OCB que visa apoiar as cooperativas para que elas possam vender mais e melhor, de forma sustentável, e ampliando as possibilidades de comercialização no mercado nacional.
Com o objetivo de capacitar as cooperativas para que aproveitassem ao máximo essa oportunidade, a Coordenação de Negócios realizou reuniões coletivas preparatórias com os representantes das cooperativas expositoras e elaborou folders comerciais para impulsionar a divulgação dos produtos expostos na feira.
Durante os três dias de evento, foram realizadas rodadas de negócios coordenadas pela Broggini, uma empresa que presta assistência personalizada e soluções para desenvolver e implementar planos de expansão internacional, na América e na Europa e pela ApexBrasil.
O Sistema OCB marcou presença em um estande que contou com a participação de 12 cooperativas que expuseram a diversidade e a qualidade dos seus produtos. As cooperativas apresentaram mercadorias alimentícias, desde vinhos e espumantes até carnes suínas e bovinas, passando por produtos lácteos, açaí, chocolates, doces, cafés e mel. A entidade ainda apresentou suas estratégias de representação do cooperativismo, com destaque para o Programa de Negócios, voltado para tornar o modelo cooperativista mais competitivo, dentro e fora do Brasil.
Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, ressaltou a importância da presença das cooperativas na Anuga Brazil como uma oportunidade valiosa para destacar o trabalho e os produtos do cooperativismo. "Muitas vezes, as cooperativas não possuem recursos para participar de eventos de grande porte e, por isso, é papel do Sistema OCB garantir visibilidade aos seus produtos", explicou. Para ela, ficou evidente que o alcance da feira eleva as cooperativas a um novo patamar. "Preparamos as cooperativas, oferecemos suporte logístico, orientação educativa e apoio financeiro para que, ao longo do evento, todas pudessem participar de negociações produtivas", afirmou.
Para Jean Fernandes, analista de Negócios do Sistema OCB, a participação na feira gerou diversas experiências positivas e oportunidades para as cooperativas participantes. "Conseguimos divulgar as histórias e os produtos das coops, além de promover a degustação de produtos para o público visitante, prospectar novos negócios, bem como atrair potenciais compradores". Ele explicou que foi possível mapear parcerias com outras instituições e que, durante os três dias de feira, as coops participaram de 60 reuniões na rodada de negócios com empresas nacionais e internacionais.
André Badaró, diretor comercial da cooperativa Amazonbai (AP), disse que as conexões estabelecidas possibilitaram o agendamento de encontros e abriram novas oportunidades para firmar contratos e negociações com grandes indústrias. "Essas novas relações vão fazer toda diferença no nosso faturamento. A partir de contratos fixos para a compra dos nossos insumos, com empresas de altíssimas relevância, conseguimos atuar em espaços de consumo cada vez maiores".
Já o gestor de torrefação da Cocapec (SP), ressaltou que a presença na feira foi muito positiva, com a participação da cooperativa em sete rodadas de negócios. "Fechamos parcerias com representantes, fornecedores e clientes. O apoio do Sistema OCB para nos trazer foi essencial para que a gente possa dar mais um passo no nosso processo comercial e produtivo", declarou.
Por sua vez, Roberto Calza, gerente da Cotripal (RS), assegurou que a feira foi uma surpresa positiva e que as suas expectativas foram superadas. Para ele, a cooperativa conseguiu alcançar o público que procura, além de elevar seus produtos a nível nacional. "A participação foi ótima. Conseguimos entrar em um mercado que ainda não estávamos ativos, na região Sudeste. Aqui, fechamos parcerias com clientes específicos, com uma assertividade que traz muito potencial para nossa cooperativa. Conseguimos muitos parceiros em novos patamares".
Confira as cooperativas que participaram da feira:
-
Cotripal (RS);
-
Cooperlad (BA);
-
Vinícola Aurora (RS);
-
Nova Aliança (RS);
-
Camta (PA);
-
Coopatrans (PA);
-
Sanjo (SC);
-
Coopernova (MT);
-
Cocapec (SP);
-
Amazonbai (AP);
-
Natercoop (ES);
-
Coopemapi (MG)