Notícias inovação
Porto Alegre (21/9/20) – Este ano, em comemoração aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, a Expointer acontecerá em uma nova data e em um novo formato. Segundo a organização da Feira, será o maior evento digital do agronegócio em um formato híbrido que mistura o presencial no parque (com o máximo de segurança e respeitando o distanciamento social) e o virtual através de uma plataforma on-line, para que o público assista tudo de onde quiser.
Serão 4 Canais web com notícias, debates, entrevistas, provas técnicas, leilões de animais, lançamentos de produtos, shows e tudo o que você sempre gostou de ver na Feira. Além disso, haverá salas de negociação e canais direto com os expositores para geração de negócios no Estado, no Brasil e no mundo todo.
O Sistema Ocergs preparou uma programação especial para debater assuntos de interesse do setor cooperativista e seus associados. Os eventos podem ser acompanhados através do link https://www.expointer.rs.gov.br/, mediante breve e gratuito cadastro.
Confira abaixo a programação do Sistema Ocergs e o respectivo canal que deve ser acessado no dia do evento:
28/9 – 14h30 às 16h – Canal 3
As mulheres e o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias
29/9 – 12h30 às 14h – Canal 2
Políticas de Financiamento para cooperativas agropecuárias, custeio, comercialização e investimento
30/9 – 12h30 às 14h – Canal 2
Agroindústria Cooperativa: Desafios e Oportunidades em tempos de pandemia e pós
1º/10 – 16h às 17h30 – Canal 3
Jovens impulsionam cooperativas agropecuárias: Programa Aprendiz Cooperativo do Campo
2/10 – 12h30 às 14h – Canal 2
Novas tecnologias e inovações nas cooperativas gaúchas
(Fonte: Sistema Ocergs)
Brasília (18/06/2020) - Falar sobre inovação já foi tabu em muitas organizações. Mas com a chegada acelerada de muitas tendências, em especial nos últimos meses, o assunto que já era ponto importante no mercado virou pauta obrigatória em todos os setores. Para as cooperativas, que já nasceram a partir de uma ideia inovadora, se reinventar e fazer algo novo é parte do seu DNA. O caminho é utilizar esse potencial e buscar mais inspirações tanto dentro do próprio cooperativismo quanto fora, para construir a sua proposta de inovação.
InovaCoop
Alinhado às diretrizes definidas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o Sistema OCB tem investido cada vez mais em processos transformadores para as cooperativas. Dentre as ações propostas está o InovaCoop, a plataforma de inovação do cooperativismo brasileiro. O site reúne novidades sobre inovação no Brasil e no mundo - dentro e fora do nosso setor - cursos, ferramentas, informação e conhecimento, tudo para ajudar as cooperativas a inovarem na prática.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a pandemia e as crises política e econômica aceleraram as motivações para trabalhar com o cooperativismo na era das inovações. “Inovação é fundamental para se conviver nesse mundo atualizado, para você criar e recriar, e nesses últimos 90 dias de isolamento social a gente tem descoberto que tem muito a fazer e inovar”, destacou Freitas.
A plataforma InovaCoop é o ambiente criado pelo Sistema OCB para fomentar a inovação nas cooperativas. “Tá na hora da gente inovar, da gente ousar e ter coragem de fazer diferente, de fazer o novo. E nós precisamos criar um ambiente para isso”, reforçou o presidente do Sistema OCB celebrando o lançamento do site que já está disponível com conteúdos abertos, para qualquer visitante, e também com conteúdos exclusivos para cooperativas registradas e regularizadas. Para ver o site, acesse: inova.coop.br.
Cooperativas inovadoras, negócios transformadores
Para lançar um projeto novo como o InovaCoop, era preciso um evento de impacto e que marcasse presença - guardados os devidos cuidados que o momento exige. Então o Sistema OCB realizou um webinário e convidou ninguém menos que Vinícius David, professor de Liderança e Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley, um dos nomes mais respeitados da inovação no Vale do Silício, com mais de 10 anos no mercado americano, atuando com empresas ranqueadas na Fortune 100.
Com o tema “Cooperativas inovadoras, negócios transformadores”, o evento on-line reuniu mais de 450 pessoas, entre cooperados e representantes de unidades estaduais do Sistema OCB. Durante um pouco mais de uma hora, os participantes receberam diversas dicas de como criar um ambiente inovador na sua cooperativa e quais caminhos seguir para isso.
Para David, o aspecto central da inovação é o propósito. É a partir dele que se consegue transformar uma comunidade, criar oportunidades. Nesse sentido, o especialista destacou a importância do cooperativismo: “no momento de desafio econômico, o cooperativismo se destacou e foi totalmente contra ao que existia do ponto de vista de economia, de projeções. As coisas cresceram e cresceram por uma seguinte razão: a receita do cooperativismo, onde 1 + 1 nunca é dois, é sempre 3, 4 ou 5. É essa essência, do que significa o cooperativismo, que realmente cria essa oportunidade única de que, em um momento de crise, você consiga se destacar”.
Outro ponto fundamental trazido por Vinicius David é o cuidado que as empresas precisam ter ao se propor inovar. Afinal, a inovação não está diretamente relacionada apenas com o uso da tecnologia. “É preciso pensar de forma estratégica como aquela ferramenta vai impactar o dia a dia das pessoas, como otimizar o produto ou serviço que já é entregue. Inovar e fazer diferente não é apenas seguir a “moda” e colocar algo moderno e tecnológico no mercado, é preciso levar em consideração a funcionalidade e o impacto real daquilo”, ressaltou.
Além de apontar muitos dos diferenciais das cooperativas, Vinícius David também mostrou o quão importante é a criação de estratégias inovadoras centradas nas pessoas. “Para muitas empresas, esse ainda é um grande desafio, mas para as cooperativas, que têm em suas bases a valorização das pessoas, o processo tende a acontecer de forma muito mais natural, reafirmou David.
Nosso webinário - E se você não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, fique de olho nas nossas redes sociais. Vamos disponibilizar no canal do Sistema OCB no YouTube a íntegra do evento.
Brasília (14/9/20) – A Unimed-BH aceitou o convite para integrar o The Great Reset ou O Grande Recomeço, uma iniciativa inédita idealizada pelo Fórum Econômico Mundial. O projeto reunirá líderes empresariais de todo o mundo para debater grandes temas globais ligados à pandemia de covid-19, buscando construir conjuntamente as bases do novo sistema econômico e social para um futuro mais justo e sustentável.
A Unimed-BH é a única empresa brasileira do segmento de saúde suplementar convidada a integrar essa iniciativa. Segundo a organização, o convite surgiu porque a cooperativa médica teve uma atuação de destaque durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, buscando soluções que beneficiaram e impactaram de maneira positiva toda a sociedade.
No dia 26 de agosto, o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou da primeira reunião do The Great Reset Dialogues, com representantes do Fórum e de organizações mundiais. Esses diálogos possibilitarão a integração desses grandes líderes mundiais para a discussão de interesses, objetivos e ações conjuntas da sociedade global. O encontro virtual teve como tema central Um Novo Acordo para os Negócios. A reunião contou com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, o CEO do Bank of America, Brian T. Moynihan, Ministro Sênior do Gabinete do Primeiro Ministro de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam, o Secretário-Geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, a presidente e diretora executiva da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), Stacey Cunningham e a Diretora Executiva da Caixin Global, Li Xin, entre outras lideranças corporativas e governamentais de todo o mundo.
“Estamos orgulhosos com o convite e com a oportunidade de contribuirmos com a essa construção conjunta para uma sociedade melhor. Sabemos que a pandemia está impactando o mundo de várias maneiras e, como cooperativa, acreditamos que a cooperação é a única forma de contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável e segura para todos. Temos construído uma relação de confiança com as pessoas – nossos clientes, colaboradores, médicos cooperados, parceiros e com a sociedade em geral – e isso tem se intensificado durante a pandemia. Nossos relacionamentos são pautados no respeito, na ética e na transparência”, relata o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
Em um segundo encontro com o representante para a América Latina, Sílvio Dulinsky, foi apresentada a Samuel Flam a plataforma utilizada para consolidar a atuação de instituições do setor público e privado, da academia e da sociedade civil. Na oportunidade, Sílvio destacou os setores abarcados, temas, conteúdos e participantes em âmbito global. No segmento da saúde, apresentou iniciativas como a redução do desperdício na cadeia do setor e ações durante a pandemia, nas quais a Unimed-BH pode se inserir através da sua experiência.
A Unimed-BH é uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil e conta hoje com 1,2 milhões de clientes. Com atuação regional, possui mais de 5 mil médicos cooperados e 54% do market share. Antes de ser declarada a pandemia de coronavírus pela Organização Mundial de Saúde, a Unimed-BH já tinha criado um Comitê de Crise e estava avaliando todas as possibilidades de atuação no enfrentamento da doença.
No dia 18 de março lançou de forma pioneira a Consulta Online Coronavírus, uma plataforma de teleconsulta, com objetivo de atender os clientes de forma rápida e segura, evitando idas ao pronto-atendimento. Em cinco meses, o serviço já atendeu mais de 80 mil clientes. Também apoiou a Prefeitura de Belo Horizonte ao fazer a cessão da tecnologia da plataforma da consulta online para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde da capital.
A Cooperativa criou ainda ações direcionadas aos médicos cooperados e toda a rede de prestadores, com o objetivo de manter a sustentabilidade do negócio e também da cadeia de saúde local. Atuou ainda junto aos colaboradores, apoiando principalmente as equipes assistenciais das unidades de saúde da sua rede própria. E, por meio do Instituto Unimed-BH, deu suporte aos parceiros locais, com a doação de mais de 22 toneladas de produtos, incluindo cestas básicas, material de higiene pessoal, máscaras de pano e álcool em gel para comunidades e associações que atendem pessoas em vulnerabilidade social. (Fonte: Unimed-BH)
Porto Alegre (26/8/20) – O Sescoop/RS promove, com o apoio da Casa Cooperativa e do Sicredi, no dia 1º/9, a partir das 10h, o 3º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares. O evento ocorrerá virtualmente por meio da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a jovens e professores orientadores de cooperativas escolares.
Na oportunidade, os jovens assistirão à palestra Cooperativas Escolares Construindo Pontes, com Max Haetinger. Doutor em Ciências da Educação, ele desenvolve pesquisas e trabalhos sobre temas ligados à criatividade, informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. Haetinger acredita na socialização do conhecimento e que dividir o saber é crescer, aprender mais e ser verdadeiramente sábio.
O encontro vai abordar os seguintes temas:
– O protagonismo juvenil em tempos de distanciamento social;
– Como fortalecer os vínculos a distância com as nossas equipes;
– O poder da união e da cooperação em nossas práticas;
– As Cooperativas Escolares no contexto do novo normal;
– Formando vínculos com a nossa comunidade, mesmo estando a distância;
– Apoiando projetos urgentes para a nossa escola e comunidade;
– Juntos somos sempre mais fortes.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 31 de agosto, clicando aqui. Os inscritos receberão o link da reunião no e-mail cadastrado. Mais informações podem ser solicitadas pelo email:
Brasília (21/8/20) – Manter os hábitos saudáveis durante a pandemia é essencial para preservar a saúde física e mental. Porém, nesse momento tão delicado, nem todos se sentem seguros ou podem continuar frequentando as atividades tradicionais. Pensando nessas pessoas, nos idosos e nos que fazem parte do grupo de risco, a Cooper lançou nesta terça-feira (18/8) uma série com 12 videoaulas para treinos em casa. Os conteúdos são disponibilizados nas redes sociais da cooperativa, sendo duas aulas por semana, sempre nas terças e quintas-feiras. Para a segurança de todos, os materiais foram desenvolvidos em parceria com a fisioterapeuta Jaqueline Andrade, da empresa Mover.
Seguindo as orientações de distanciamento social, a Cooper teve algumas atividades suspensas, como o Movimento Cooper e a Caminhada e Corrida, por isso, esse projeto é uma forma de continuar incentivando a prática de exercícios que proporcionam qualidade de vida para a comunidade. “São aulas para todos os públicos, com temas que envolvem flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamento, além de dicas e boas práticas para aprimoramento da saúde no dia a dia. Com as videoaulas, ninguém terá mais desculpas para deixar o corpo parado”, conta Thaís C. Grahl Weege, coordenadora de Marketing de Relacionamento da Cooper.
Com uma média de cinco minutos de duração, as primeiras aulas trazem dicas de alongamento e treinos de equilíbrio. No decorrer do projeto, os alunos terão à disposição treinos para fortalecimento de pernas, exercícios para quem tem dor na coluna, para melhorar a capacidade respiratória, e muito mais. Veja abaixo o calendário completo:
18/8: Alongamento com cinto;
20/8: Alongamento pernas na parede;
25/8: Alongamento de pescoço;
27/8: Lombar e trabalhos manuais;
1º/9: Equilíbrio e como evitar quedas;
3/9: Membros superiores;
8/9: Respiração e postura em pé;
10/9: Circulação e postura sentada;
15/9: Aeróbicos;
17/9: Cuidado com os ombros;
22/9: Atividades com cabo de vassoura e dicas para evitar quedas em casa;
24/9: Coordenação e massagens nos pés.
(Fonte: Cooper)
Curitiba (17/8/20) - Com o propósito de debater os problemas enfrentados pelos produtores com as lavouras de milho segunda safra no ciclo 2019/2020 e os desafios para o próximo período, o Sistema Ocepar promove mais uma edição do Fórum Agronômico, no dia 18 de agosto, das 8h30 às 11h30. Será por videoconferência, pela plataforma Teams.
No evento haverá a apresentação de proposta sobre o manejo da cigarrinha no Paraná, que será feita por Rodrigo Sakurada e Tiago Madalosso. Depois, haverá o relato dos desafios enfrentados nas última duas safras, com representantes das cooperativas Cocamar, Copacol, Coasul, Nova Produtiva, Coamo e Coopavel.
A programação contempla ainda o debate sobre infestação, controle e problemas provocados pela cigarrinha no milho, com a participação de profissionais do IDR-Iapar. Na sequência, representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) vão falar sobre as ações da entidade.
Clique aqui para conferir a programação completa do Fórum Agronômico – Milho Segunda Safra
(Fonte: Sistema Ocepar)
Brasília (29/7/20) – As plataformas digitais que ofertam produtos e serviços já faziam parte de nossas vidas e ganharam relevância nos últimos tempos. O distanciamento social, gerado pela pandemia do novo coronavírus, mostrou que, mais do que uma tendência, elas, agora, fazem parte da realidade dos grandes centros urbanos, assim como pequenas cidades.
Os aplicativos de entrega têm sido fundamentais para este período de isolamento e têm levantado uma série de questionamentos sobre o impacto na vida desses trabalhadores. E um bom exemplo disso, são as manifestações recentes e recorrentes de quem trabalha com aplicativos de entrega e, também, de quem consome esse tipo de serviço. (Leia aqui)
Assim, diante deste contexto, como garantir que as plataformas remunerem justamente os profissionais? Como assegurar que o resultado financeiro retorne para a comunidade, melhorando não só a qualidade de vida das pessoas, mas a economia local? Para estas e outras perguntas o cooperativismo de plataforma pode ser a solução.
Vale destacar que ele não é simplesmente uma derivação do cooperativismo em meio às novas tecnologias, mas um estímulo ao desenvolvimento de alternativas mais justas de negócios de economia compartilhada. Basicamente, uma plataforma cooperativa tem mais espaço para diversificação e promove melhor a distribuição de benefícios.
E, para mostrar as vantagens de uma cooperativa de plataforma, o Sistema OCB acaba de disponibilizar quatro cases inspiradores no site do Inovacoop. O conteúdo mostra que é possível atuar dessa – forma cheia de conectividade – em diversos ramos. Confira um breve resumo de cada um dos cases e depois conheça melhor esses exemplos de como a inovação pode fazer a diferença no seu negócio.
UP&GO: A cooperativa de plataforma Up&Go, sediada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi criada em 2017 para que trabalhadoras domésticas, normalmente imigrantes, ofereçam seus serviços por meio de uma plataforma digital. Na prática, por meio de um aplicativo, a cooperativa oferece os serviços de faxina de suas cooperadas. A plataforma permite que as cooperadas recebam 95% do valor pago pelos clientes, eliminando as comissões antes pagas pelas trabalhadoras a intermediadores. (Leia)
STOCKSY: Cansados de serem desvalorizados e de receberem um percentual muito baixo por seu trabalho, fotógrafos ligados, até então, por grandes bancos de imagens, decidiram criar a Stocksy United, uma cooperativa de plataforma em que os artistas recebem entre 50% e 75% dos royalties pagos por suas produções. Com isso, recebeu candidaturas de 10 mil fotógrafos interessados em se associar, o que fez sua receita atingir US$ 10,3 milhões, em 2016. (Leia)
FAIRBNB: A Fairbnb se apresenta como um portal de reservas com alma. A cooperativa de plataforma foi fundada em 2016 com a meta de ser o Airbnb no modelo cooperativista. A proposta é garantir tanto condições mais acessíveis aos viajantes como melhor remuneração aos proprietários, com um propósito especial: desenvolver as comunidades locais. (Leia)
SAVVY: A Savvy Cooperative une e empodera pacientes cooperados para organizar a influência sobre a indústria de saúde, incluindo os segmentos hospitalar e de medicamentos. Para isso, coleta dados sobre pacientes e grupos de interesse da indústria farmacêutica e os disponibiliza mediante remuneração aos cooperados, buscando direcionar produtos e serviços de saúde sob medida e, também, considerando a opinião do público-alvo. (Leia)
INOVACOOP
Para conhecer mais sobre inovação e os outros materiais do Inovacoop, clique aqui.
Brasília (30/7/20) – O isolamento social trouxe impactos significativos para o varejo e, com a ajuda da internet e de aplicativos como WhatsApp, é possível realizar compras on-line e ter a entrega na comodidade de casa. A Cooperja sempre buscando inovar e ser a melhor opção de negócio para seus clientes decidiu investir em uma aplicação dentro do WhatsApp para facilitar as suas compras nos Supermercados Cooperja.
Basta enviar uma mensagem para o número abaixo destinado para cada Supermercado: Jacinto Machado: (48) 98821-3776, Praia Grande: (48) 98829-9709, Santa Rosa do Sul: (48) 98817-6743 e Balneário Gaivota: (48) 98818-5406.Logo após, o cliente receberá um link com a lista de produtos disponíveis para fazer as compras com o valor mínimo de R$ 100,00.
Segundo a gerente dos Supermercados, Jusley Carboni quando o pedido estiver pronto e liberado, será enviado um aviso para o cliente. “O cliente poderá retirar suas compras no Supermercado em que fez o pedido, ou se desejar pode optar por receber as suas compras no conforto de sua casa. Para melhor atendê-los seguiremos um cronograma de entregas para cada município, sendo que estas são realizadas de segunda a sexta-feira, obedecendo as rotas e dias para cada comunidade de interior”, explica a gerente.
Ela lembra ainda que se os pedidos forem feitos na parte da manhã a separação e entrega acontece no mesmo dia. Se for no período da tarde o pedido será entregue no próximo dia em que houver rota que passe pela sua residência.
Essa modalidade de venda não é uma novidade na Cooperja, visto que já conta há alguns meses com o canal de vendas via WhatsApp para o comércio na modalidade atacado com foco na venda para mercearias, restaurantes, padarias, ou seja, clientes que compram em grandes quantidades.
Basta enviar uma mensagem para o número (48) 98808-1034. Logo após, receberá um link com a lista de produtos disponíveis para fazer suas compras. O valor mínimo da compra é de R$ 300,00. A Cooperja realiza a entrega no local desejado, mas para aqueles que preferirem retirar os produtos direto do atacado em Jacinto Machado, estes receberão mais 3% de desconto. (Fonte: Cooperja)
São Paulo (20/7/20) – Na sexta-feira (17/7), mais de 150 profissionais de cooperativas da região Sudeste participaram do seminário online Perspectivas e fortalecimento do Ramo Transporte, realizado pelo Sistema Ocesp em parceria com o Sudeste +Coop - organizações de cooperativas dos estados da região.
O evento teve como foco a intercooperação, com apresentação de cases de inovação e parceria, principalmente durante a crise da Covid-19. “Nossos estados têm muitas semelhanças, como a grande quantidade de cooperativas de transporte de passageiros e de carga, assim como os múltiplos problemas enfrentados”, destacou o superintendente técnico executivo do Sistema Ocesp, Flavio Bersani.
Neste momento, segundo ele, o setor tem que se reinventar para diminuir custos e abraçar novos tipos de serviços. A coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Ocesp, Lajyárea Barros, concorda. “A pandemia impactou muito o setor e o seminário foi uma oportunidade de juntar cooperativas para troca de experiências, visando buscar alternativas e novas oportunidades”, explica.
O seminário contou com palestra sobre o cenário econômico do Transporte atualmente, ministrada pelo coordenador de Desempenho do Sistema Ocepar, João Gogola. “Foi uma grande apresentação, que abordou índices que influenciam nosso setor, como valores em safra transportada, combustíveis, inflação, Selic e outros índices”, ressalta o diretor do ramo Transporte da Ocesp, Murilo Karapetcov.
Posteriormente, foram apresentados cases de cooperativas que estão conseguindo inovar por meio da intercooperação. Foi o caso das cooperativas de Belo Horizonte que, por meio da Federação das Cooperativas de Transporte (Fetranscoop-MG), foram responsáveis pela entrega de camisetas dos atletas na 9ª edição da Corrida da Cooperação da Ocemg, realizada no último dia 4 de julho, nas casas dos próprios atletas: foram 300 camisetas entregues em dois dias, graças ao trabalho conjunto de 30 cooperados de três cooperativas da cidade.
Também foram apresentados os cases da Coopmetro e seu novo sistema de e-commerce; da Cooperativa Grafite, que vem investindo em capacitações para seus cooperados e em marketing digital; e da Coopertaxi BH, que desenvolveu um aplicativo próprio e conseguiu expandir suas atividades.
“Foi uma experiência de muito aprendizado. Sabemos que é possível inovar, basta sairmos de nossas ‘caixinhas’ e termos contato com o novo. Há ainda muito o que aprender e inovar e estamos neste caminho”, concluiu Karapetcov. (Fonte: Sistema Ocesp)
Brasília (02/07/2020) - A inovação no cooperativismo está a todo o vapor e o Sistema OCB, com o InovaCoop, trouxe um estímulo a mais para esse processo se tornar parte indissociável do dia a dia das cooperativas.
O site é atualizado constantemente, então sempre tem alguma novidade por lá que pode acender a luz de ideias aí na sua cabeça. Nesta semana, inclusive, foi lançado um novo curso na plataforma: Mentalidade Ágil, com métodos para dar mais agilidade aos processos nas cooperativas.
O curso traz uma série de dicas e ferramentas importantes para otimizar os processos organizacionais. Outro aspecto fundamental abordado é a necessidade de adaptação de um modelo mental que, somado às ferramentas corretas, faz com que o trabalho na sua cooperativa flua com muito mais agilidade.
Na plataforma de inovação feita sob medida para as cooperativas é possível encontrar notícias, artigos, cases de sucesso, cursos e ferramentas que vão facilitar a vida de quem quer buscar novas soluções para antigos problemas ou construir caminhos diferentes para obter os melhores resultados em seus negócios.
Acesse agora inova.coop.br e veja como inovar na sua cooperativa é muito mais fácil do que se imagina!
Brasília (29/6/20) - O cooperativismo está em plena transformação para acompanhar o mundo e, especialmente agora, esse modelo de organização por meio da cooperação tem se aliado à tecnologia e formado redes que estão rompendo fronteiras. Entender esses novos formatos e adaptá-los à realidade de cada coop é um desafio, por isso o Sistema OCB desenvolveu 10 e-books com o tema inovação.
É a série Inovando na Crise, disponível no site www.inova.coop.br, na sessão inovação na prática, onde é possível encontrar materiais e dicas criativas para fazer e acontecer. Confira os títulos dos livros digitais.
- Marketing Digital em Momentos de Crise
- Como Criar Aulas On-line
- Como vender pela internet
- Telessaúde: saiba como fazer!
- Delivery: como implantar
- Como inovar na crise
- Como Ser um Líder Inovador,
- Mapear tendências: dicas para planejar o futuro de sua cooperativa
- Home Office: Dicas para uma adaptação positiva
- Como Realizar Assembleias Digitais
INOVACOOP
Alinhado às diretrizes definidas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o Sistema OCB tem investido cada vez mais em processos transformadores para as cooperativas. Dentre as ações propostas está o InovaCoop, a plataforma de inovação do cooperativismo brasileiro. O site reúne novidades sobre inovação no Brasil e no mundo - dentro e fora do nosso setor - cursos, ferramentas, informação e conhecimento, tudo para ajudar as cooperativas a inovarem na prática.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a pandemia e as crises política e econômica aceleraram as motivações para trabalhar com o cooperativismo na era das inovações. “Inovação é fundamental para se conviver nesse mundo atualizado, para você criar e recriar, e nesses últimos 90 dias de isolamento social a gente tem descoberto que tem muito a fazer e inovar”, destacou Freitas.
A plataforma InovaCoop é o ambiente criado pelo Sistema OCB para fomentar a inovação nas cooperativas. “Está na hora da gente inovar, da gente ousar e ter coragem de fazer diferente, de fazer o novo. E nós precisamos criar um ambiente para isso”, reforçou o presidente do Sistema OCB celebrando o lançamento do site que já está disponível com conteúdo aberto, para qualquer visitante, e também com materiais exclusivos para cooperativas registradas e regularizadas. Para ver o site, acesse: www.inova.coop.br.
Brasília (23/6/20) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que o PIX, plataforma de pagamentos instantâneos do BC, permitirá serviço de saque por meio da rede varejista, com os detalhes sendo divulgados em fórum que acontecerá em agosto. Com isso, os clientes conseguirão fazer saques no comércio, diretamente em lojas, numa alternativa aos bancos e caixas eletrônicos.
O PIX entrará em operação a partir de novembro, quando viabilizará serviços de pagamento a qualquer hora ou dia. "O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque", afirmou Campos Neto na abertura do Fórum PIX, realizado por videoconferência.
"Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do PIX novas possibilidades."
Campos Neto destacou que o BC está em vias de divulgar as definições relacionadas à tarifação do PIX. Também presente no evento, o diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, destacou que a operação do sistema de pagamentos instantâneos pelo BC não objetiva lucro e que a cobrança de tarifas mira apenas o "ressarcimento dos custos necessários para a operação do sistema".
"Nesse formato, a expectativa é de que a tarifa fique em torno de um centavo (de real) para cada 10 mensagens de pagamentos instantâneos liquidadas, contribuindo para uma estrutura de custos enxuta, na prestação do serviço aos usuários finais" disse.
Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução da autarquia, João Manoel Pinho de Mello, o BC trabalha na construção de uma estrutura de custos do ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil para possibilitar serviços competitivos aos usuários finais. Para os usuários pagadores pessoas físicas, haverá gratuidade total para garantir igualdade de condições a outros instrumentos de pagamentos existentes atualmente.
COOPERATIVAS
De acordo com Mello, um número expressivo de entidades solicitou adesão ao PIX. Integram o grupo bancos, instituições de pagamentos, fintechs, financeiras, cooperativas, entre outras, acrescentou ele. Campos Neto, por sua vez, destacou que 980 instituições irão oferecer o serviço à população de novembro em diante. Serão 120 participantes diretos e 860 participantes indiretos, incluindo 622 cooperativas.
No mês que vem, o BC irá divulgar o regulamento definitivo do PIX, após ter iniciado em junho o processo homologatório para funcionamento da plataforma, verificando as plataformas tecnológicas e simulando transações. (Fonte: Terra)
Brasília (15/6/20) – Inovar nos negócios é, para alguns, algo natural, mas para a maioria ainda é um desafio. Por isso, o Sistema OCB disponibiliza, nesta semana, o Inovacoop, um site temático, totalmente voltado para o ambiente cooperativista. A plataforma traz exemplos de inovação em processos, produtos, serviços e no modelo de negócios. Traz, também, cursos e conteúdos com foco em estimular a cultura da inovação no cooperativismo.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o InovaCoop surge num momento em que a reinvenção do negócio pede agilidade. “Desde que surgiram, há quase 200 anos, as cooperativas mostram o quanto são inovadoras por natureza. São empresas, mas diferentes dos tipos mercantis, graças à essência do nosso negócio que é o cuidado com as pessoas e, também, aos seus sete princípios e seus valores universais”, explica o líder cooperativista.
Dividido em cinco áreas, o site apresenta dois tipos de conteúdo: parte público e parte exclusivo para cooperativas registradas na OCB, como é o caso de ferramentas e dos cinco cursos a serem oferecidos. Vale destacar que o site oferece um radar da inovação, com boas práticas segmentadas por ramo, tipo de inovação e por região. Também é possível salvar e até compartilhar os cases nas redes sociais. Mais de 20 experiências de coops inovadoras, nacionais e internacionais, já fazem parte da plataforma e novos cases serão inseridos constantemente.
“Nossa expectativa é de que as cooperativas que inovam se sintam estimuladas a nos enviarem suas boas práticas. Assim, poderemos disponibilizar esse material às demais, fortalecendo ainda mais o cooperativismo brasileiro”, informa a coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo. Segundo ela, quanto mais, melhor. “Quem acessar os cases vai encontrar, também, os contatos das pessoas responsáveis pela condução daquela inovação na cooperativa. Isso favorece a intercooperação, que também é um dos nossos objetivos”, declara.
WEBINÁRIO
O InovaCoop está disponível a partir desta terça (16/6), mas o lançamento oficial está marcado para o dia 18/6, com um evento on-line (webinário) que contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e de Vinícius David, executivo em tecnologia no Vale do Silício, com mais de 10 anos de vivência no mercado americano e vasta experiência em liderança de negócios e de times executivos ao redor do mundo. O tema é Cooperativas Inovadoras, Negócios Transformadores. Começa às 15h e é necessária inscrição pelo link: https://materiais.somoscooperativismo.coop.br/webinario_inovacoop
MENTORIA
Durante a live, os participantes concorrerão a uma mentoria exclusiva a ser dada por Vinícius David, com foco no desenvolvimento do negócio.
Brasília (29/5/20) – O novo e-book da série Inovando na Crise, elaborado pelo Sistema OCB, mostra o quanto as cooperativas são negócios inovadores, desde que surgiram há quase 200 anos. Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa, criada no interior da Inglaterra por um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher), apresentou ao mundo um novo jeito de fazer negócios. Mais justo e pautado em valores e princípios morais, o cooperativismo deu tão certo que rompeu as barreiras inglesas e, atualmente, é praticado em mais de 100 países.
No e-book Como inovar na crise, você vai conhecer um pouco mais sobre o que essa palavra significa para as cooperativas hoje em dia, sobretudo neste momento de pandemia. O material também destaca que, para que continuem inovadoras, as cooperativas precisam oferecer soluções para os desafios de seu contexto.
“É importante flexibilizar e se adaptar ao novo, criar alternativas para que o fluxo decisório interno não seja um entrave à inovação, que tende a ganhar força em organizações ágeis e com estruturas flexíveis. Ter uma liderança que fomente a inovação é imprescindível”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.
Além disso, o e-book também explica que é fundamental empenhar esforços para promover a mudança de mindset e de cultura. O benchmarking - ou seja, a busca de informações e exemplos de empresas mercantis ou cooperativas que já estejam inovando - é muito benéfico nesse sentido.
É por isso que esse livro digital traz, ainda, alguns exemplos de inovação que podem inspirar as cooperativas. Clique aqui para conhecer.
CONHEÇA A SÉRIE TODA
Ainda não conhece todos os volumes da série Inovando na Crise? Acesse aqui e saiba mais.
Brasília (2/6/20) – Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha Eu Coopero com a Economia Local.
Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902.
A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento.
Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.
A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição.
Para o diretor executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, cooperativa que atua em Campinas (SP) e região, o movimento reforça a missão da instituição que atua para promover o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Nossas soluções são voltadas aos associados, donos do negócio e estão conectadas com a geração de renda e desenvolvimento local. A cooperativa gera o que chamamos de ciclo virtuoso, que é a permanência e o reinvestimento dos recursos nas comunidades de atuação. Com essas premissas, faz todo o sentido o reforço sobre a importância da compra em empresas locais”, analisa Eleutério Benin. (Fonte: Sicredi)
São dezenas de opções de treinamento a distância para a formação técnica, comportamental e aprimoramento de habilidades e competências fundamentais para o futuro das cooperativas.
StartSe
A maior startup de educação executiva do Brasil oferece descontos de até 50% em 40 cursos online e outros programas educacionais e eventos voltados a profissionais que atuam nas cooperativas paulistas. A StartSe desenvolve programas úteis e práticos para uma aprendizagem rápida, contínua e conveniente, por meio da combinação de diferentes modais de aprendizagem.
-------
HT One
Na plataforma online Já Entendi, as cooperativas terão desconto de 25% em mais de 80 de cursos nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Gestão e Negócios, Operacionais e Qualidade de Vida. Por meio de convênio com a empresa HT one, que mantém a plataforma, o público das cooperativas também poderá ter acesso a programas sob medida, de acordo com seu interesse e necessidades.
Saiba mais sobre esta parceria aqui
-------
Academia do Bancário
Por meio da parceria, colaboradores de cooperativas de crédito terão acesso a um desconto de 20%, além do desconto já oferecido no site da instituição, em cursos de referência para quem atua ou deseja ingressar no mercado de trabalho financeiro. Estão disponíveis os cursos CPA-10, CPA-20 e Certificação CEA ANBIMA.
Gestão OPME
Por meio da Gestão OPME, os cooperados e os colaboradores das cooperativas médicas poderão se capacitar em 10 temas específicos, relacionados à área da saúde com 30% de desconto.
-------
Webinars
O Sescoop/SP também está realizando uma série de webinars com o objetivo de preparar os profissionais das cooperativas paulistas para enfrentar alguns dos principais desafios deste momento de pandemia.
Os encontros virtuais contam com a participação de convidados que são referência nos temas a serem abordados. Os eventos são transmitidos ao vivo pelo canal do Sistema Ocesp no Youtube. Os webinars que já foram realizados também estão disponíveis por lá. https://www.youtube.com/sistemaocesp
São Paulo (28/5/20) - Apresentar as perspectivas da transformação digital na área da saúde, tendo em vista a coordenação do cuidado com o paciente e a sustentabilidade das cooperativas após a pandemia. Este é o objetivo do próximo webinar do Sistema Ocesp, que será realizado na terça-feira, 2 de junho, com a participação de Nathália Nunes, head de produto e conteúdo da Informa Markets, Maurício Cerri, superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed Fesp, e Christian Morato de Castilho, coordenador médico do programa de Atenção Primária à Saúde da Unimed Fesp. A mediação será da coordenadora do núcleo de Inteligência de Mercado do Sescoop/SP, Lajyarea Barros Duarte.
O evento online será transmitido no canal do Sistema Ocesp no Youtube, onde também é possível ter acesso aos outros quatro webinars já realizados até aqui. Embora o foco seja na área da saúde, Lajyarea acredita que gestores e dirigentes de outros ramos do cooperativismo poderão obter insights durante o evento. “Como a transformação digital é um assunto transversal, que impacta diversos setores da sociedade, creio que as reflexões possam fazer sentido para outros segmentos também”, avalia.
A coordenadora explica que a expectativa é apresentar os impactos da transformação digital em diversos aspectos da vida dos pacientes e das pessoas de forma geral. “Vamos avaliar o que está sendo acelerado pela pandemia e a conexão das transformações com a atenção primária à saúde”, explica. "O tema ganhou mais destaque neste momento, mas já estava em desenvolvimento pelas cooperativas paulistas anteriormente. A pandemia só tornou mais urgente a aplicação de iniciativas inovadoras”, completa.
Lajyarea lembra que o Sescoop/SP já apoia iniciativas transformadoras das cooperativas há alguns anos, tanto na implantação da APS quanto em outros projetos. Ela também ressalta a experiência dos convidados para debater e trocar experiências. "A Nathália é uma profissional que tem estudado muito sobre transformação digital em saúde; o Christian é uma referência em APS no Sistema Unimed e o Maurício está à frente dos projetos de inovação da Unimed Fesp. Nossa expectativa é super positiva”, salienta a coordenadora do Sescoop/SP.
BREVE CURRÍCULO
Nathália Nunes é fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na Unifesp e imersão em tecnologia de saúde pela Harvard T.H. Chan School of Public Health. Ela estuda especialmente a aplicação de novas tecnologias na área de saúde. Atua há mais de 5 anos em estudos de mercado e tendências em diferentes perspectivas do setor de saúde. Hoje, é head de produto e conteúdo na empresa Informa Markets.
Mauricio Cerri é superintendente de tecnologia da informação na Unimed Fesp, responsável pela área de TI, inovação e pelo centro de serviços compartilhados. Tem mais de 15 anos de experiência no segmento de saúde. Formado em Ciência da Computação, mestre em Engenharia de Software pela UFSCar e com MBA em Administração na Miami University.
Christian Morato de Castilho é médico de família e comunidade, com residência pela FM-UFMG e titulado pela AMB. Médico cooperado da Unimed-BH, possui MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Foi preceptor da residência de MFC da UFMG e professor do curso de medicina na Unifenas. Foi colaborador da Unimed-BH em diversos cargos de gestão, dentre eles o de superintendente de assistência ambulatorial. Atualmente, atua como consultor, professor e palestrante ajudando empresas de saúde a construir modelos sustentáveis e eficientes de cuidado.
Acesse o canal do Sistema Ocesp no Youtube e clique no sininho para adicionar um lembrete do webinar. (Fonte: Sistema Ocesp)
Brasília (22/5/20) - A tecnologia tem sido o meio de sobrevivência para muitos serviços durante a pandemia. E para a área da saúde, ela se tornou fundamental para ajudar a salvar vidas. Com a regulamentação do uso da telessaúde neste período de pandemia, os profissionais de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros - terão maiores insumos para realizar seu trabalho, que mais do que nunca se faz necessário, mas que neste momento precisa ser feito também a distância para evitar aglomerações em hospitais e centros de saúde.
Centenas de cooperativas de saúde pelo país estão se adaptando a essa nova possibilidade de cuidado com o próximo e para auxiliá-las nesse processo, o novo e-book da série Inovando na Crise traz os aspectos legais e informações sobre como colocar em prática o atendimento on-line.
Clique aqui e baixe agora o e-book Telessaúde: saiba como fazer!
CONHEÇA A SÉRIE TODA
Ainda não conhece todos os volumes da série Inovando na Crise? Acesse aqui e saiba mais: https://somoscooperativismo.coop.br/publicacoes
São Paulo (27/5/20) – Como forma de contribuir ainda mais com a comunidade onde está inserida, principalmente neste momento de pandemia e distanciamento social, a Coop - Cooperativa de Consumo está aceitando o cartão do Auxílio Emergencial como forma de pagamento das compras. O benefício pode ser usado nas 32 lojas de supermercados e 56 drogarias da rede.
De acordo com a coordenadora de Tesouraria, Valéria Marquiotti, essa modalidade de pagamento é fruto de uma parceria com a Cielo.
Para fazer uso do benefício, o cooperado ou cliente deve informar o meio de pagamento para o operador de caixa. Esta solução facilita muito para os beneficiários, evitando que enfrentem longas filas para sacar o recurso nos bancos e o risco de contaminação, explica Valéria Marquiotti. (Fonte: Coop)
Brasília (15/5/20) - As cooperativas estão passando por vários processos de adaptação que vieram com as exigências de isolamento social. Um deles é sobre a realização das suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), que a partir deste ano poderão acontecer no formato semipresencial e em ambiente virtual. E esse é o tema do quarto e-book da série Inovando na Crise.
Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. Este ano, devido à pandemia, as assembleias poderão ser realizadas até o final do mês de julho. Além disso, também foi regulamentada recentemente a possibilidade de promover esse tipo de reunião on-line, por meio de aplicativo próprio para isso.
Com o título Como realizar assembleias digitais, o nosso novo guia traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização.
Para baixar o e-book, clique aqui.
Nossa série – “Inovação na Crise”
A série com 10 mini-guias vai ajudar a sua cooperativa a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise. Clique aqui e acesse os e-books que já estão disponíveis!