Notícias inovação

 

Convênio entre Sescoop e Cresol terá fomento de R$ 9,6 milhões

Novo convênio firmado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Sistema Cresol tem como foco a Formação e Qualificação de Práticas em Gestão ESG. Os desafios e oportunidades da gestão e da governança estão construídos a partir da Matriz de Impacto Social do Sistema Cresol, que está alinhada ao conceito de Environmental, Social and Governance (ESG), no português Ambiental, Social e Governança (ASG), e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto será lançado oficialmente no dia 24 de junho, data em que a Cresol completa 27 anos. A iniciativa terá o prazo de 36 meses para conclusão e contará com um investimento de R$ 9,6 milhões aplicados em formação e capacitação. O público-alvo será composto por 4.485 colaboradores, 150 conselheiros e 2.120 cooperados jovens. As ações beneficiarão as 72 cooperativas e as 654 agências da Cresol inseridas em 17 estados do país, além de disponibilizar 30 novos cursos na plataforma EAD da Cresol.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a formação e a qualificação contínua dos cooperados promovem a prosperidade para toda comunidade, logo, para todo o país. “Estamos felizes pela continuidade de iniciativas que geram resultados para nossos cooperados e para as comunidades em que estão inseridos. Desejamos, que as cooperativas sejam cada vez mais fortes, que gerem resultados econômicos para seus cooperados e valorizem o trabalho em equipe, criando oportunidades para que todos se sintam realizados. E o fomento a essas iniciativas é o primeiro passo para essa evolução. Projetos como este, sem dúvidas, são um sinal claro da criatividade, do empreendedorismo e da inteligência dos cooperados e colaboradores”, destacou.

Para o gerente do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen, a parceria vem gerando excelentes resultados. “Essa conexão na gestão do cooperativismo tem ampliado o alcance da Cresol, que cresceu 40% nos últimos anos, e pode ser acelerado com esse novo convênio. Esse projeto para os próximos três anos é uma estratégia contínua da parceira, que foca no avanço de governança e gestão baseado nos princípios de ESG. Pretendemos com isso avançar com os métodos em voga no mercado financeiro que é o desafio do momento. Essa é nossa expectativa, fortalecer cada vez mais a capacidade dos profissionais em cargos de liderança e que integram nossas equipes, revertendo isso para a comunidade”.


O início

A parceria entre o Sescoop e a Cresol para desenvolvimento de ações de formação de funcionários e dirigentes foi firmada, por meio de convênio, em 2017. Os processos de qualificação de governança e gestão nas cooperativas singulares foram fomentados com R$ 3,4 milhões para realização de atividades de capacitação que beneficiaram as centrais Cresol Baser, Cresol Sicoper e Ascoob. O projeto teve duração de 24 meses e foram ofertados encontros técnicos para gerentes e diretores executivos, cursos para novos colaboradores e aula de capacitação e Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (Gercoop).

De acordo com Vandresen, a experiência fortalece e fomenta os princípios do cooperativismo. “É imprescindível que nossas lideranças participem de momentos de formação focados na administração das cooperativas, cumprindo as exigências deste novo cenário que vivemos. Temos unidades que têm crescido exponencialmente e, assim, precisamos que nossos dirigentes potencializem sua atuação na gestão e na governança para acompanhar essa evolução”.

O Sistema Cresol é composto pela Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito e Economia Familiar Solidária (Cresol Confederação) e pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Cresol Instituto).

 

imagem site coop

Realidade aumentada é destaque em livro sobre inovação no coop

“Este livro é fruto de um trabalho intenso focado em mostrar caminhos para que nossas atividades estejam sempre um passo à frente na missão de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com as melhores oportunidades para todos. Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Desejo que esta publicação seja não só em uma fonte de consulta e de referência, mas num convite a assumirmos atitudes ousadas e inovadoras em nosso dia a dia.” 

A afirmação do presidente Márcio Lopes de Freitas faz referência ao livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop lançado pelo Sistema OCB esta semana. A obra busca promover inovações dentro do universo das cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas ou em andamento. 

“Inovar não significa criar sistemas totalmente novos, mas descobrir um jeito diferente de fazer as coisas, de forma mais simples e eficaz, com redução de custos e ganho de produtividade. As transformações não acontecem somente com métodos e ferramentas, mas também por meio das nossas atitudes diante dos desafios da atualidade”, destaca o presidente.  

O livro conta com seis capítulos que introduzem o tema, passam por metodologias e estratégias e finaliza com tendências para o futuro próximo.  Segundo dados da publicação, oito em cada dez cooperativas brasileiras (84%) consideram a inovação fundamental e já incluíram o tema no planejamento estratégico de suas organizações.  

Um dos destaques da publicação é o uso de realidade aumentada para oferecer uma experiência única: a personagem Eliza se projeta nas páginas e fala com o leitor por meio de QR Code. Eliza, por sinal, é uma homenagem à única mulher entre os pioneiros de Rochdale, Eliza Brierley. 

Em cada capítulo há ainda o exemplo de um case de sucesso, além de artigos de especialistas que são referências no ecossistema de inovação brasileiro: Martha Gabriel, Arthur Igreja, Jacson Fressatto, Samyra Ribeiro, Eduardo Damião e Mário De Conto. Para complementar, a publicação encerra com um dicionário completo, com os principais verbetes e conceitos relacionados ao universo cooperativo. 

Impressos, os livros estão sendo distribuídos para todas as coops regulares no Sistema OCB e parceiros institucionais.  

Concurso Cultural 

Para outros interessados em adquirir uma cópia do livro, o Sistema OCB promove a partir desta sexta-feira (1º), um concurso cultural nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Para participar, basta completar a frase: "Inovação está no DNA coop porque...”. Os autores das 15 melhores frases serão contemplados com um exemplar.

CapacitaCoop atinge mais de 25 mil alunos

A consolidação do sucesso da CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, que está prestes a comemorar dois anos de existência, é atribuída à profundidade dos conteúdos ofertados e ao método aplicado. Lançada em abril de 2020, inicialmente a ferramenta de ensino à distância disponibilizava seis cursos. Atualmente, a plataforma idealizada pelo Sistema OCB já conta com mais de 60 diferentes opções de aprendizagem oferecidas aos mais de 25 mil alunos cadastrados. 

"Já utilizamos alguns dos cursos disponíveis na plataforma para compor o programa de aprendizagem dos nossos profissionais. Eles contam com linguagem acessível e contemporânea, com instrutores competentes e ainda são gratuitos. Esta plataforma complementa nossas ações. Desejo que mais gestores possam utilizá-la”, afirma Sandra Helena Rosa Kwak, superintendente de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob Espírito Santo (Confira vídeo).   

A CapacitaCoop materializa o quinto princípio do cooperativismo, que foca na educação e formação de seus cooperados. “Essa ferramenta foi criada em meio a um momento de muitas incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, mas seu sucesso já está mais que consolidado. Os números são expressivos e temos que destacar também a efetividade do conteúdo oferecido e que contempla as mais diversas temáticas voltadas para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.  

E os benefícios não se limitam apenas às cooperativas e cooperados. A plataforma vai além ao permitir que qualquer pessoa interessada possa se cadastrar e cursar módulos específicos como os de gestão, comunicação, governança, vendas, agricultura familiar, entre outros. Além dos cursos, os cadastrados também contam com uma vasta biblioteca com material complementar em texto, vídeo e webinários. A plataforma possui ainda um glossário completo, caso o aluno tenha dúvidas sobre conceitos ou palavras. 

Outro detalhe importante é que a CapacitaCoop também está disponível para cooperados de outros oito países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os cursos estão segmentados por área de atuação e divididos em módulos. Veja a abrangência da CapacitaCoop: 

  • Cursos Internos:  Desenvolvimento de Competências e Plano Estratégico; 
  • Cursos Caminho para Excelência: Importância da Gestão; Atendimento às Partes Interessadas; Avaliação da Gestão; Avaliação da Governança; Cadeia de Valor; Gestão de Pessoa; Gestão de Resultados; Planejamento Estratégico; Gestão do Conhecimento e Informação; e Modelo de Negócio; 
  • Cursos Banco Central: Eu e Meu Dinheiro; Gestão de Finanças Pessoais; 
  • Cursos Universitário Cooperativo: Comunicação e Pensamento Crítico; Cooperativismo, Criatividade e Inovação, Design de Carreira; Gerenciamento de Projetos; Governança Cooperativa; Inteligência Socioemocional; Liderança e Práticas de Negociação; 
  • Cursos Sescoop/PNUD: Cooperativismo e Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável; Elaboração e Gestão de Projetos; Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo de Crédito; 
  • Cursos ConexãoCoop: Agricultura Familiar nas Compras Públicas; Primeira Exportação; Venda Mais; Vender, Comprar, Ganhar; 
  • Cursos InovaCoop: Apresentações Poderosas; Cooperativismo de Plataforma; Gestão da Mudança; Inovação: Primeiros Passos; Introdução ao Design Thinking; Mentalidade Ágil; Métodos Ágeis (Scrum); Neurociência do Consumo; Pesquisador de Tendências; Pitch; Resolução de Problemas Complexos; e Transformação Digital; 
  • Cursos Nacionais: Assembleia Geral na Prática;  Assembleias Semipresenciais e Digitais; Contabilidade de Cooperativas para Contadores; Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes; Cooperativismo: Primeiras Lições; Direito e Legislação; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão; Formação de Conselheiros Fiscais para a Sociedades Cooperativas; Gestão de RH para Cooperativas; Gestão Estratégica de Cooperativas; Gestão Orientada para Resultados; Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas; Governança Cooperativa: Conselheiros Administrativos; Núcleos e Comitês: Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social; O Jeito Coop de Ser Feliz; Tributação de Cooperativas para Contadores; e Tributação de Cooperativas para Dirigente. 

Conexão com Startups

Nesta segunda-feira (11), o Programa Conexão com Startups, promovido pela InovaCoop, finalizou a primeira edição do programa que teve como tema a Intercooperação. Foram apresentados os resultados dos projetos pilotos, que solucionaram os desafios propostos pelo Sistema OCB, FetransCoop, e Sicoob Paulista (e coops integradas), Uniodonto, Central Ailos e Central Sicoob ES. As startups trabalharam para otimizar plataformas, aprimorar aplicativos e criar novo sistema.

Clique aqui e confira os resultados.

INTERCOOPERAÇÃO

O Programa - O Conexão com Startups busca conectar as cooperativas com as desenvolvedoras por meio de resolução de problemas com soluções inovadoras. Na primeira etapa as empresas conhecem os desafios das coops e podem se inscrever para resolvê-los, em seguida é feita a triagem das startups. As selecionadas se apresentam, em evento online, e as melhores soluções são escolhidas para seguir para a fase de parceria com as coops. Concluído o processo seletivo inicia-se a execução do projeto-piloto que conta com a imersão entre startup e cooperativa, nesta fase é firmado contrato. Por fim, é realizada reunião de avaliação de resultados do piloto e possível parceria comercial. A próxima edição do projeto será voltada às soluções para o Agro.

Sistema OCB participa de fórum sobre biogás e biometano

O Sistema OCB participou, nesta terça-feira (12), de painel do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano realizado na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O encontro acontece até o dia 14 de abril e tem como objetivo discutir tendências, inovação, projetos e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, térmica e biometano.  

O analista de Energia e Meio Ambiente do Sistema, Marco Olívio Morato de Oliveira, falou sobre as perspectivas das cooperativas de energia elétrica com o uso do biogás no painel Energia Elétrica com biogás: inovação para o desenvolvimento do mercado. Segundo ele, o Brasil tem potencial para ser protagonista na construção de uma economia de baixo carbono e as cooperativas de energia representam um caminho importante nesse sentido. “O cooperativismo brasileiro já é um exemplo em sustentabilidade. Nosso objetivo é continuar trabalhando para que a produção de energia limpa e renovável seja uma realidade cada vez mais efetiva no Brasil”, afirmou.  

Nesse sentido, ele destacou que as principais oportunidades para as cooperativas passam pela promoção da produção de energia renovável, a partir de passivos ambientais, e o uso dessa energia em prol da comunidade. “Dessa forma, conseguiremos impulsionar a bioeconomia, gerar diversificação e renda para o cooperado, mitigar passivos ambientais, bem como aproximar as cadeias locais e a economia brasileira da neutralidade de carbono”.  

Para Morato, um dos principais desafios desse processo é justamente o uso da energia limpa em prol da própria comunidade, a fim de que os benefícios sejam cada vez mais potencializados. “O aprofundamento e aproveitamento do conceito de microrredes é fundamental para o sucesso das iniciativas, assim como a inserção eficiente dessa fonte no dia a dia da cooperativa, e a valoração adequada dos custos e ganhos”.   

O analista lembrou que as cooperativas de distribuição exerceram papel fundamental no fornecimento de energia elétrica e, consequentemente, no desenvolvimento socioeconômico de áreas rurais do país. “Essa prestação de serviços beneficia mais de 4 milhões de pessoas distribuídas em 812 municípios brasileiros”. De acordo com ele, atualmente, existem 52 cooperativas de energia permissionárias, 1 concessionária e 14 autorizadas. “As permissionárias e concessionária têm permissão para atender além dos cooperados e, por isso, levam energia de qualidade para as comunidades onde atuam”, acrescentou.  

Morato também elogiou a promoção do fórum. “Esse evento veio no momento certo. Trata-se de um tema importante que precisa ser debatido, ainda mais depois que o Brasil assinou o acordo do metano na COP26. A tecnologia empregada no biogás e na biomassa pode ser a chave para várias cadeias produtivas alcançarem a neutralidade de carbono, transformando passivos ambientais em ativos ambientais. Além disso, uma externalidade positiva que esse processo gera são os bioinsumos. A partir dos biofertilizantes, por exemplo, podemos alcançar uma autonomia maior em relação a esses insumos tão relevantes para a produtividade brasileira”.  

O evento

O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização é Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).  

Nesta edição de 2022, quando o evento voltou a ser presencial, estão programados oito painéis temáticos, visitas técnicas, entrega do “Prêmio Melhores do Biogás Brasil”, apresentação de startups e exposição de empresas do setor no Espaço de Negócios. O Fórum abre, também, agenda para o encontro Mulheres do Biogás, reunião de extensionistas da área rural, 2º Encontro de produtores do biogás e reunião da Rede de Laboratórios de Biodigestão.  

A abertura do fórum foi marcada por palestra do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que falou sobre o Programa Nacional Metano Zero e a estratégia federal de incentivo ao uso sustentável de biogás e biometano. 

Programa InovaCoop Conexão com Startups divulga cooperativas selecionadas

Brasília (26/11/2021) - As cinco cooperativas selecionadas para participar da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups foram divulgadas nessa quinta-feira (25) em evento virtual realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O evento contou com a participação de representantes das cooperativas selecionadas e das equipes do Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) e apresentou também as etapas do processo de busca das soluções para os desafios inscritos.

Para conferir as cooperativas selecionadas e as próximas etapas do programa, confira a matéria completa no site do Inovacoop: https://in.coop.br/coopsselecionadasconexao

Dairy Vision 2021

Desde sua primeira edição, em 2015, o Dairy Vision se consolidou como o ponto de encontro da cadeia láctea, que tem no cooperativismo um importante pilar. Com grandes nomes nacionais e internacionais, o evento aborda tendências de mercado, consumo, inovação, mundo 4.0, novas tecnologias, sustentabilidade e estratégias competitivas.

Serão 32 palestras ministradas por representantes 11 países: Brasil, Suíça, Suécia, Portugal, França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Dinamarca e Itália. As palestras estão distribuídas em cinco painéis temáticos, todos com um debate ao vivo. Confira: 

  • O que temos à frente nas tendências de mercado? (17/11) 
  • Por que e como inovar em um mundo de mudanças? (18/11) 
  • Novos negócios da cadeia do leite (18/11) 
  • Um olhar sobre o Brasil (23/11) 
  • Explorando diferentes visões (novos modelos de negócio; mercados concorrentes; comunicação; sustentabilidade) (24/11) 

Todas as palestras terão tradução e ficarão disponíveis na plataforma por 60 dias após o evento, sendo possível rever quantas vezes quiser, e voltar aos conteúdos e discussões para finalizar os planos estratégicos. Além disso, a plataforma de transmissão é interativa e dinâmica, garantindo o networking. Além do programa do evento, será oferecido conteúdo exclusivo dos palestrantes e apoiadores do evento e certificado. 

Ficou interessado? As coops tem 20% de desconto na inscrição. Acesse: https://bit.ly/3C6NW6d  

Inovação é receita infalível para futuro dos negócios

Brasília (25/11/2021) - A adoção de plataformas digitais nos mais diversos ramos de negócios tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estudo da consultoria McKinsey, por exemplo, prevê um aumento de 28% da receita global desse modelo de negócios até 2025. Atualmente, elas detêm um economy share de 2%.

A tendência também vem sendo adotada pelas cooperativas que aproveitam a oportunidade para se posicionarem na economia digital, principalmente nesse momento de pandemia vivenciado em todo o mundo.

E foi para falar sobre soluções digitais adotadas pelas cooperativas e que contribuem parar transformar o agronegócio brasileiro que a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, participou nessa quarta-feira (24) de live promovida pelo Canal Rural como parte do projeto Agronomia Sustentável.

“Investir em inovação, aliada a intercooperação e a sustentabilidade, é uma receita infalível para o futuro dos negócios. Esse tem sido o caminho cada vez mais adotado por quem quer se destacar no mercado e será ainda mais recorrente nos próximos meses”, afirmou a coordenadora.

De acordo com ela, a cultura da inovação precisar estar “constantemente pulsando” e ser vista como parte das premissas básicas de qualquer empreendimento. “Seguir na busca por melhorias é fundamental. É preciso destacar que inovação não é necessariamente disruptiva. A inovação incremental, aquela do dia a dia, também é essencial para se manter relevante”.

Ainda segundo Samara, a agilidade é outra característica importante da atualidade. “Muitas vezes você tem uma boa proposta, mas a burocracia acaba atrapalhando o desenvolvimento e quando percebe, seu concorrente já fez melhor. Por isso, agilidade, jogo de cintura e flexibilidade são aliados imprescindíveis da inovação”.

O head comercial e marketing da paranaense Supercampo, Diego Zardo, também participou da live. Ele detalhou a ferramenta de marketplace voltada para o agronegócio desenvolvida pela cooperativa para aproximar cooperados e lojistas, com soluções de produtos e serviços, um case de sucesso em inovação. “As plataformas digitais transformam ações, deixam tudo mais ágil. E é justamente esse o nosso objetivo: facilitar a vida dos mais de 80 mil cooperados que atendemos atualmente”, afirmou.

Para Diego, o modelo de negócios cooperativista é o único capaz de proporcionar um ecossistema completo de inovação, sustentabilidade e governança para atender o campo, principalmente no que diz respeito ao pequeno produtor. “O Brasil produz cerca de 200 milhões de toneladas de alimentos por ano. Pelo menos 50% disso vem das cooperativas. O pequeno produtor não estaria onde se encontra atualmente, sem o suporte desse modelo que já nasce sustentável e oferece capacitação, assistência e todos as demais assessorias necessárias para se desenvolver e se manter no mercado”.

A live promovida pelo Canal Rural encerrou a segunda temporada do projeto Agronomia Sustentável que reúne também documentários e reportagens para aprofundar os rumos do agronegócio no Brasil.

Para conferir a live na íntegra, clique aqui

E para saber mais sobre como funcionam as plataformas de negócios digitais no cooperativismo, confira a matéria no InovaCoop.

OCB participa de live sobre inovação no cooperativismo agro

Brasília (24/11/2021) - A coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, participa nesta quarta-feira (24) de live promovida pelo Canal Rural para falar sobre inovação e capacitação no cooperativismo. Sob o tema A força do cooperativismo, o encontro contará também com a presença de Diego Zardo, head de marketing da cooperativa paranaense Supercampo e será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube.

A live faz parte do projeto Agronomia Sustentável que está em sua segunda temporada e reúne também documentários e reportagens para aprofundar os rumos da agronomia sustentável no Brasil.

Entre os temas a serem abordados nesta quarta-feira, estão algumas plataformas digitais desenvolvidas para beneficiar os cooperados e todo o sistema do cooperativismo, bem como programas de inovação, educação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo Sistema OCB.

 

Link Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/live_videos/

Link Youtube: https://youtu.be/2jB1m8T7SGY

imagem site coop

Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Brasília (08/11/2021) - Os últimos meses do ano iniciam a contagem regressiva para a chegada de uma nova temporada de planos e trabalhos a serem executados. Esse é o momento ideal para começar a avaliar tudo o que foi feito, como seguir com o que deu certo e o que mudar para melhorar no próximo ano.

Na hora de construir o planejamento, as organizações precisam pensar de forma estratégica em como investir bem os recursos. E os processos de inovação, que podem ocorrer em uma ou em várias áreas da sua coop, necessitam de muita atenção.

E é sobre isso que trata o mais novo e-book InovaCoop: Inovação no planejamento estratégico da cooperativa. O material traz tudo o que as cooperativas precisam considerar durante a criação de seus planejamentos estratégicos, como otimizar os recursos pensando bem em cada uma das ações e na inovação como parte desse processo.

Como inovar virou sinônimo de sobrevivência para os negócios, as cooperativas precisam estar sempre atentas. E no InovaCoop elas encontram, em um mesmo lugar, tudo que precisam para dar todos os passos rumo à inovação.

Clique aqui e baixe agora o novo e-book.

 

Instituto Fenasbac lança Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021

Brasília (12/11/2021) - O Instituto Fenasbac acaba de lançar o “Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021”. O relatório contém informações sobre o Sistema Cooperativista Nacional,  com dados coletados durante pesquisa, informações cruzadas com dados atualizados do mercado e dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil, alinhados aos princípios de ESG (Environmental, Social e Corporate Governance) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O material contém informações atualizadas, funcionando como referência para o mapeamento da gestão de inovação e evolução do Cooperativismo Financeiro no mercado nacional.

Cooperativas Financeiras Singulares do Brasil, que responderam à pesquisa, colaboraram com o fornecimento de dados e o entendimento sobre a capacidade de inovação e de impacto social do setor. Além do material, a lista de cooperativas que participaram do RECIP e são elegíveis para as menções honrosas do Reconhecimento Inovação com Propósito também está disponível no site.

 

Sobre o Reconhecimento Inovação com Propósito

O RECIP foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.

O RECIP visa contribuir efetivamente com o desenvolvimento do Cooperativismo Financeiro (respondendo à competição e à necessidade de expansão), além de comunicar o seu valor para a sociedade. Nesse sentido, o relatório lançado traz as seguintes contribuições: Modelo de Gestão para a Inovação com Propósito; Modelo de Maturidade para Inovar com Propósito; Avaliação da Maturidade das Cooperativas Financeiras Singulares para Inovar com Propósito; Recomendações para o desenvolvimento da Cooperativa para o nível seguinte da maturidade e Oito princípios norteadores para inovar com propósito.

A iniciativa reúne os grandes 7 sistemas de crédito do país, sendo eles, Ailos, CrediSIS, Cresol, Sicredi, Sicoob, Unicred e Uniprime, patrocínio do Bureau Veritas, Sistema OCB e FGCOOP; parceria da MundoCoop e apoio formal do Banco Central do Brasil.

 

Método de pesquisa é validado pelo Congresso da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica y de la Innovación

A validação internacional demonstra que o trabalho possui qualidade e rigor científico. O método de pesquisa e as discussões realizadas com cientistas no Congresso da ALTEC geram projeção internacional para o material produzido.

Ao longo do último ano, o RECIP foi dividido em etapas: elaboração do instrumento de medida; coleta, verificação e análise dos dados; e atualmente está na terceira e última fase: a divulgação do Panorama Nacional a distribuição das menções honrosas para as cooperativas elegíveis.

 

Sobre o Instituto Fenasbac

O Instituto Fenasbac é uma extensão da FENASBAC (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), que multiplica e compartilha conhecimento especializado, oferecendo soluções de consultoria que promovem a transformação inovativa e a cultura evolutiva das organizações com um só foco: materializar propósitos.

(Com informações da assessoria de imprensa da Fenasbac)

 

imagem site coop

Chegou a vez das coops agro no Conexão com Startups

Brasília (27/10/21) – Cooperativas Agro de todo o Brasil têm até hoje (27/10) para inscreverem seus desafios na segunda rodada do programa InovaCoop: Conexão com Startups. A ideia é descobrir quais os principais desafios que essas coops enfrentam para crescer e, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução. Vamos conectar as duas pontas em uma mesma rede.

As cooperativas devem inscrever desafios que precisam de soluções inovadoras. Em seguida, será feita a seleção dos que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas.

Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops e, juntas, começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC).

“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que a primeira edição do programa foi um sucesso e isso nos motivou a iniciar, imediatamente, a segunda edição”, comenta a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

 

COMO O PROGRAMA FUNCIONA?

Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:

- Regularidade da cooperativa junto à OCB

- Relevância da solução do desafio para o ramo

- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em outras cooperativas (escalabilidade da solução)

- Capacidade da cooperativa de investimento na POC, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto. A OCB irá apoiar com os outros 70%

- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup

- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups

- Desafios que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizados

 

PARCERIA DO PROGRAMA

O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios junto às coops. Vale destacar que o programa é desenvolvido junto ao Silo, que é uma parceria da Embrapa com a Neoventures.

 

INSCREVA SUA COOP

Para participar, é fácil. Basta que as coops sigam os seguintes passos:

1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;

2. Cadastre o desafio de sua cooperativa;

2. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!

Clique aqui e faça a inscrição!

Curso sobre felicidade está no ar

Brasília (1º/10/21) – Para estimular a busca constante do bem-estar, as práticas de responsabilidade socioambiental e da qualidade de vida dos colaboradores das cooperativas, o Sescoop criou o programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), realizado por pessoas chamadas Felicitadores – um trocadilho entre com as palavras felicidade e facilitador.

E, para que o trabalho dessas pessoas seja cada vez mais eficiente, o Sescoop também acaba de formatar e disponibilizar o curso O jeito coop de ser feliz. A ideia é capacitar os interessados para que sejam multiplicadores do conceito de felicidade, colocando-o em prática no dia a dia, visando a um melhor desempenho e uma melhor aplicação das diretrizes do FIC.

 

SOBRE O CURSO

O curso é totalmente gratuito, tem 8 horas, ocorre na modalidade EAD e é realizado por meio da maior plataforma de desenvolvimento profissional do cooperativismo brasileiro: a Capacitacoop. Vale destacar que é direcionado aos Felicitadores do Programa FIC, mas pode ser feito por quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Logo no primeiro módulo você vai conhecer como os filósofos e pesquisadores da neurociência abordam o conceito de felicidade ao longo do tempo. Além disso, compreenderá como cultivar uma mentalidade mais feliz, desenvolvendo habilidades específicas.

Já no módulo 2, o constructo da felicidade será aprofundado. Por meio da compreensão do surgimento da psicologia positiva, será possível entender os seus cinco pilares e como colocá-los em prática. Você poderá aprofundar seu autoconhecimento através do Teste Via e compreender as forças de caráter necessárias para a aplicação do bem-estar.

Por último, serão exploradas as principais diferenças entre o conceito do PIB e do FIB e seus paradoxos com a felicidade, além de compreendermos os nove domínios do FIB relacionados a um novo modelo do desenvolvimento sustentável possível.

 

INSCREVA-SE

Você se identificou? Então participe do curso: O jeito coop de ser feliz. Ele foi criado para tornar essa experiência mais potente e ainda contagiar outras pessoas!

Acesse CapacitaCoop e faça sua inscrição.

imagem site coop

THE SHIFT: uma conversa sobre inovação disruptiva

Brasília (23/9/21) – As cooperativas, por sua trajetória de estímulo ao empreendedorismo coletivo e por estarem ligadas à economia digital e fortalecimento da competitividade, são sempre fontes de inspiração para pesquisas acadêmicas e matérias de jornais e revistas. Para se ter uma ideia, existem atualmente 4.868 coops no país e, juntas, movimentaram R$ 414,9 bilhões, só em 2020. E, nesta quinta-feira, elas, as coops são o foco do podcast The Shift desta semana.

A coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, e o diretor da Escoop, Mario De Conto, comentam estes e outros assuntos num bate-papo com as apresentadoras Cristina De Luca e Silvia Bassi. Para os cooperativistas, um dos muitos pontos em comum da rotina e história das coops é que elas têm muito a ver com a economia digital e estão encontrando, nas novas tecnologias, formas de operação colaborativas e bastante competitivas.

Ficou curioso? Clique aqui para ouvir.

Formação de conselheiros fiscais na Capacitacoop

Brasília (20/9/21) – A maior plataforma de formação profissional do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop – tem uma novidade a partir de hoje: o curso de formação de Conselheiros Fiscais para Sociedades Cooperativas. O curso é gratuito e tem por objetivos: aprimorar a atuação dos conselheiros fiscais e preparar novos conselheiros para os desafios do cargo. O curso está organizado em cinco módulos:

Direito e Legislação: explora o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas no Direito brasileiro e comparado. Estuda a estrutura jurídica dos estatutos sociais, associados, assembleias gerais, órgãos de administração e fiscalização, bem como os aspectos legais da governança corporativa, as responsabilidades e competências do Conselho Fiscal.

Governança, Riscos e Compliance (GRC): Explora a estrutura de governança cooperativa: papéis e relacionamento entre os diversos órgãos (associados, conselho fiscal, gestão executiva, comitês/núcleos/conselhos consultivos, auditorias). Detalha e compara as responsabilidades e atribuições da auditoria interna e externa, bem como as competências do Conselho Fiscal e introduz aspectos da gestão de risco e compliance.

Contabilidade e Análise de Resultados: oferece uma visão ampla sobre os reflexos da Lei nº 5.764/71 na contabilidade das coops, bem como da ITG 2004. Possibilita um ambiente para análise e compreensão das principais peça contábeis que integram a contabilidade societária. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e fiscal. Explora a tomada de decisão com base em indicador operacionais, indicadores de rentabilidade, indicadores de estrutura e liquidez.

Conduta do Conselheiro Fiscal: explora o processo de comunicação com diferentes partes interessadas. Oferece uma discussão sobre as dificuldades e dilemas no exercício da função, com uma reflexão sobre aos aspectos éticos do conselho fiscal.

Instrumentos Práticos do Conselho Fiscal: discute o regimento do conselho fiscal e a documentação para fins de comprovação da atuação. Explora o plano de trabalho e a elaboração dos pareceres.

 

PRÉ-REQUISITOS

É recomendável que o aluno tenha conhecimento básico sobre cooperativismo e sobre a Lei nº 5.764/71 (Lei do Cooperativismo). O aluno precisa de conexão à internet, para acessar as aulas por meio de computadores, celulares ou tablets.

 

CERTIFICADO

Os alunos que concluírem o curso terão direito ao Certificado de participação emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

ACESSE

Para participar do curso, inscreva-se aqui

imagem site coop

Semana Inovacoop instiga coops a construir futuros

Brasília (17/9/21) – A Semana Inovacoop, realizada entre os dias 13 e 17 pelo Sistema OCB, chegou ao fim e trouxe a sensação de dever cumprido. A avaliação foi feita pela superintendente Tânia Zanella, nesta sexta-feira. Segundo ela, todos os feedbacks já recebidos foram muito positivos.

“Para nós, é um divisor de águas. É por isso que estamos com esse sentimento de tarefa concluída com sucesso. Afinal, o tema de inovação foi uma demanda das cooperativas ao final do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019. Todas as diretrizes, em especial as prioritárias, foram cumpridas. Estamos entregando tudo o que foi estabelecido e, por isso, também queremos agradecer às unidades estaduais do Sistema OCB, sempre tão parceiras e incansáveis ao nosso lado”, comentou a superintendente.

E seguida, a gerente geral da OCB, Fabíola Nader, fez um resumo de como foi a programação da Semana e sobre tudo o que está disponível para as cooperativas inovarem, começando pelo site www.inova.coop.br, onde é possível encontrar o que tem de melhor a respeito da inovação disponível no mercado, além de cursos, e-books, posts com novidades, mais de 80 cases de coops inovadoras do Brasil e do mundo e muito mais.

Na sequência, Tiago Mattos, investigador de futuros e membro da Singularity University nos EUA, ministrou a palestra Construir Futuros, na qual explicou sobre o que, na opinião dele, deve ser a prioridade para as cooperativas que querem manter e conquistar novos espaços no mercado: conhecer as quatro forças dominantes do mundo digital.

Segundo o Mattos, existem 4 forças dominantes, a digitalização, a automação, a personalização e a distribuição ditam e ditarão as tendências do mundo. Além de explicar cada uma das forças e como elas nos afetam diretamente, o futurista trouxe exemplos de como o mundo digital já está muito mais presente na nossa vida do que podemos imaginar, entre os exemplos estão: comida impressa sob medida, relógio que em contato com a pele confere a quantidade de calorias a cada refeição e roupas que crescem junto com os bebês.

Outros dois destaques da participação de Mattos dizem respeito ao planejamento estratégico que, para ele, já está em desuso, considerando que é uma ferramenta feita ao contrário, sem levar em consideração os impactos do futuro no presente; e à segurança psicológica no ambiente de trabalho, além de o quanto esse aspecto pode impactar positivamente no resultado das organizações.  

 

CONEXÃO COM STARTUPS

Também foram abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Inovacoop Conexão com Startups, que está focada na solução dos desafios das coops do Ramo Agro, com inovação e intercooperação. Confira aqui todos os detalhes.

 

INOVACOOP PLAY

O encerramento da Semana InovaCoop teve, ainda, o pré-lançamento do canal InovaCoop Play, onde serão disponibilizados, às cooperativas, conteúdos como dicas, entrevistas e ferramentas para ajudar no desenvolvimento da cultura de inovação. Em breve, o Sistema OCB vai divulgar todas as informações sobre essa nova opção de imersão em inovação.

 
ASSISTA

E se você quer rever ou não viu a palestra do investigador de futuros Tiago Mattos, clique aqui.

imagem site coop

Começa Semana Inovacoop

Brasília (13/9/21) – Cooperativistas de todo o país participam a partir desta segunda-feira da Semana Inovacoop, realizada pelo Sistema OCB, e que vai até sexta-feira (17/9). O evento começou em grande estilo com a palestra Competitividade e inovação, ministrada pelo escritor, empreendedor, mentor, palestrante Maurício Benvenutti.

Ele foi sócio da XP Investimentos e, atualmente, é sócio do StartSe e autor do livro Incansáveis, best-seller de negócios que está na 5ª edição. Há 3 anos no Vale do Silício, se tornou referência brasileira em inovação, sendo reconhecido no Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017.

Segundo ele, inovar não precisa, necessariamente, envolver uma tecnologia inacessível. “A inovação está nas pequenas coisas. Uma pesquisa mostra que 95% das inovações que usamos no nosso dia-a-dia, não têm nenhuma tecnologia de foguete envolvida, mas verificam a jornada do consumidor, bem como os ruídos dentro desse processo e, por fim, entregam um serviço ou produto que agregam valor ao usuário de alguma forma”, comenta.

O especialista também falou sobre o futuro das relações de trabalho, destacando dois pontos essenciais de uma grande onda de tendência de mercado: a valorização cada vez maior das habilidades humanas e exigência de habilidades tecnológicas.

Além disso, ressaltou a necessidade de se compreender como o online potencializa o analógico, especialmente num mundo onde as pessoas são muito mais abertas para o novo. “A gente aceita muito e, por isso, demanda muito mais”.

Outros destaques da palestra de Maurício Benvenutti dizem respeito à transformação digital, à transição de ciclos, à revisão do modelo de negócios e à requalificação profissional constante.

 

TRÊS PILARES

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, desde 2019, quando foi o realizado o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, a instituição vem atuando com base em três pilares, indicados pelos participantes do evento e que fazem parte do Planejamento Estratégico do Sistema OCB.

“Desde o nosso congresso, temos tentado acelerar esse impulso digital em todas as cooperativas, trazendo a inovação como parte do processo de gestão estratégica. De lá para cá, temos falado sobre integridade, que tem que fazer parte do DNA de todas as instituições e empresas e cooperativas. Falamos também sobre a sustentabilidade, que tem que ser integral, passando pelo meio ambiente, pela saúda das empresas e, claro, da saúde das pessoas; e, por fim, a inovação”, lembrou o líder cooperativista.

Além disso, o presidente do Sistema OCB também discorreu sobre o objetivo da Semana Inovacoop. “Tudo que vamos apresentar ao longo desta semana é um pouco de como nós imaginamos que pode ajudar a despertar esse ambiente de cultura de inovação no cooperativismo brasileiro. Não temos a pretensão de ensinar ninguém a inovar, mas de despertar para essa nova realidade e possibilidade que já bate à nossa porta”, conclui.

 

PRÉ-LANÇAMENTO

Nesta segunda-feira também foi feito o pré-lançamento do livro Inovação No Cooperativismo, um material que dará visibilidade para tudo aquilo que as coops têm feito de inovador, inclusive sobre como começar a criar a cultura de inovação na sua cooperativa. O livro será lançado, oficialmente, no fim deste ano do ano.

 

STARTUPS

O que também começou nesta segunda-feira foram os encontros entre cooperativas e startups selecionadas no programa Inovacoop Conexão com Startups. O resultado sai a partir da semana que vem. Confira a programação, aqui.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Se você não viu ou quer ver de novo a palestra de abertura da nossa Semana Inovacoop, que vai até sexta-feira, 13/9, clique aqui. E para conferir a programação, acesse por aqui.

imagem site coop

Coops escolhem startups nesta semana

Brasília (10/9/21) – O encontro entre o problema e a solução. É essa a expectativa da série de encontros entre as cooperativas e as empresas de soluções tecnológicas que fazem parte do programa Inovacoop Conexão com Startups, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro, durante a Semana InovaCoop.

Ao longo dos últimos meses, o Sistema OCB, que realiza o programa, e a empresa de consultoria parceira Innoscience, selecionaram os desafios propostos por cooperativas. Com a divulgação dos desafios do programa, em seguida as startups fizeram suas inscrições.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, na última etapa do programa as cooperativas concluíram a avaliação das startups indicadas, chegando ao número de três opções para cada desafio. “E, na semana que vem, elas vão definir qual das startups poderá seguir no programa, desenvolvendo a solução de seu interesse”, explica Samara.

O objetivo do programa é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam solucionar seus desafios, aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.

 

AGENDA

Confira abaixo o dia de cada um dos desafios e as startups que foram selecionadas:

 

SEGUNDA 13/9

9h30 às 11h
Desafio:
Comunicação interna e rastreabilidade de informações
Startups: Colaborativa, Screencorp e WorkSphere

11h às 12h30
Desafio:
Gestão de ações sociais
Startups: Apporte, Prosas e Bússola Social.

 

TERÇA 14/9

9h30 às 11h
Desafio:
App de oferta de serviços (marketplace)
Startups: Cazco, Coopersystem e Ideia no Ar

11h às 12h30
Desafio
: App para solução em transporte de cargas
Startups: Frete Rápido, GoFlux e Vuxx

 

QUARTA 15/9

9h30 às 11h
Desafio:
Gestão e rastreabilidade da produção de café
Startups: E agro, PariPassu e SafeTrace Café

11h às 12h30
Desafio:
Gestão de dados
Startups: Dados Legais, Pulses e Software Lucca

 

QUINTA 16/9

9h30 às 11h
Desafio
: Pesquisa de satisfação e relacionamento
Startups: Amplifique-me, Binds.co e Solucx

11h às 12h30
Desafio
: Agenda eletrônica unificada e informações em tempo real
Startups: Adm&Med, Prontlife e Magma Digital

 

SEXTA 17/9

14h às 16h
Desafio
: Prontuário eletrônico e informações em tempo real
Startup: Amplimed, Magma Digital, Prontlife e Prontmed

16h às 17h30
Desafio
: Gestão de acessos a áreas restritas no hospital
Startup: Instituto SENAI, Pmetric System Ltda e Sensorweb

 

PARTICIPE

A Semana Inovacoop é um evento aberto a todas as coops e a programação conta com palestras, debates, lançamentos de produtos e serviços, apresentações de cases e pitches das startups, interação e muito conteúdo de valor tanto para você quanto para sua coop.

 “A nossa ideia é proporcionar o acesso a ideias inovadoras e soluções criativas em vários momentos, por isso a nossa programação é tão intensa e diversificada”, explica a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.

Vale destacar que toda a programação ocorre de maneira virtual, acesse o site do evento: https://semanainova.coop.br.

imagem site coop

Semana Inovacoop está chegando


Brasília (8/9/21) - Entre os dias 13 e 17/9, durante a Semana Inovacoop, promovida pelo Sistema OCB, um time de especialistas vai estar a postos para despertar atitudes que façam a sua coop ir cada vez mais longe, já que o objetivo é aumentar o nível de competitividade das cooperativas por meio da inovação.

O evento é aberto a todas as coops e a programação conta com palestras, debates, lançamentos de produtos e serviços, apresentações de cases e pitches das startups, interação e muito conteúdo de valor tanto para você, quanto para sua cooperativa.

“A nossa ideia é proporcionar o acesso a ideias inovadoras e soluções criativas em vários momentos, por isso a nossa programação é tão intensa e diversificada”, explica a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Vale destacar que toda a programação ocorre de maneira virtual, por meio do site do evento - https://semanainova.coop.br.

 

DESTAQUES

competitividade e Inovação - Esse é um ponto que não poderia faltar na nossa pauta. Afinal, não tem como continuar atuando no mercado e se destacar sem investir em inovação, não é mesmo? Por isso, o Sistema OCB vai te mostrar o que fazer para não se tornar obsoleto e quais são as habilidades e competências para desenvolver atitudes empreendedoras. Não perca!

Transformação Digital e Novos Canais para o Cooperativismo - O mundo muda muito rápido e a gente tem mesmo é que ficar atento a todas as transformações. Você tem acompanhado as novas soluções tecnológicas, como a smart farm, que trouxe um novo conceito de gestão? E as facilidades dos marketplaces? Fique atento, pois falaremos sobre isso na semana que vem.

Construir Futuros - Se a sua cooperativa tem planos para crescer e ampliar os negócios, não perca esse debate! Você está convidado a refletir sobre os impactos das ações hoje na construção de um futuro desejado. E a importância de envolver lideranças e o time na projeção de situações futuras.

 

PROGRAMAÇÃO

13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h

Palestra: Competitividade e inovação

Convidado: Maurício Benvenutti

Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.

 

14/9 TERÇA - 16h30 às 18h

Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil

Convidado: Mario de Conto

Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.

 

15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30

Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário

Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro

Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV

Murilo Boccia - Diretor da Natura

Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.

 

16/09 QUINTA - 16h às 18h

Workshop: Comunicação e engajamento

Convidado: Mario Rosa

Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.

 

17/9 SEXTA - 10h30 às 12h

Palestra: Construir Futuros

Convidado: Tiago Mattos

O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.

 

CONEXÃO COM STARTUPS

Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops.

Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!

Seguros Unimed é líder nacional no segmento de saúde

Brasília (8/9/21) – A Seguros Unimed foi reconhecida com a primeira posição na categoria Seguro Saúde do “Estadão Finanças Mais”, premiação conduzida pelo jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast em parceria com a consultoria Austin Rating. Fiel ao propósito de cuidar de pessoas, que orienta sua atuação junto ao mercado há 31 anos, a companhia esteve entre as três principais empresas do segmento, nas últimas quatro edições do ranking.

“É uma grande satisfação representar o Sistema Unimed em uma premiação isenta e qualificada do mercado financeiro. O reconhecimento reflete a dedicação de um time de 1,4 mil colaboradores que investe em inovação digital para cuidar de maneira integral e efetiva dos seus clientes, em todo o país”, avalia o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas.

A companhia acaba de atingir 1,2 mil vidas em sua carteira de saúde, que contempla as operações do seguro saúde e dos planos odontológicos comercializados pela Unimed Odonto, empresa de odontologia do grupo. O marco chega junto com uma série de ações que visam à eficiência assistencial e a excelência no atendimento ao cliente.

Entre os destaques estão o núcleo dedicado à segurança do paciente, novos modelos de remuneração aos parceiros, iniciativas de coordenação do cuidado como a Linha de Cuidados Oncológicos, ações de estímulo ao parto adequado e o programa de atenção primária à saúde – que contempla colaboradores e clientes. Além disso, há um programa dedicado à eficiência assistencial, que utiliza ferramentas de business analytics para identificar oportunidades de aprimoramento na gestão e o investimento em aplicativos e chatbots para engajar grupos de pacientes no manejo de situações específicas, como a gravidez, o controle do peso e de condições crônicas.

 

INOVAÇÃO A SERVIÇO DO CUIDADO

Nos últimos anos, a Seguros Unimed tem focado seus investimentos na inovação digital. De 2018 a 2020 foram mais de R$ 94 milhões destinados à renovação do seu parque tecnológico, sendo R$ 38,6 milhões somente no ano passado.

Um dos destaques de 2020 foi implantação da plataforma de Teleorientação Médica 24h, disponível via aplicativo e com índice de resolutividade superior a 98,8%. Foram mais de 225 mil atendimentos realizados até o momento. Além disso, a empresa disponibilizou em seu Super App consultas online com especialistas em diversas especialidades, além de uma plataforma de saúde emocional.

E, como o foco no cliente é uma das diretrizes estratégicas da companhia, há um projeto robusto de ominichannel em andamento, com o objetivo de agregar uma visão unificada da jornada do cliente junto à organização.

 

CONHEÇA O PRÊMIO

O Finanças Mais é uma parceria do Estadão e do Broadcast com a Austin Rating, consultoria reconhecida pela tradição e competência na análise do setor financeiro nacional. O ranking apresenta uma radiografia das empresas líderes do mercado financeiro no país, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas por essas instituições. Ao todo, são analisados 15 segmentos, entre os quais bancos, financeiras, corretoras, empresas de leasing e de seguros.

 

SOBRE A SEGUROS UNIMED

A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 84% do território nacional. Com uma trajetória de 31 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoopAsset Management. O grupo conta com mais de 1,4 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 22 escritórios regionais pelo país. (Fonte: Unimed Seguros)