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Estadão entrevista presidente da ACI

Brasília (7/5/19) – As cooperativas devem ser protagonistas no processo de transformação da economia e ter mais diálogo com os parlamentares, não devendo apenas reagir em momentos de incerteza, afirmou nesta terça-feira, 7, o argentino Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que reúne 315 organizações cooperativas de 110 países.

"A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel", disse em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Guarco está no Brasil para participar da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que começa na quarta-feira, 8, em Brasília, e vai até sexta-feira, 10. O evento vai tratar de desafios do cooperativismo no mundo, como governança e gestão, inovação, comunicação e representação política, e deve receber até 1.300 pessoas.

Guarco afirmou, ainda, que é preciso que as cooperativas dialoguem com todas as forças políticas. "Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis de desenvolvimento do setor", diz ele.

Abaixo, trechos da entrevista:

 

Como enxerga neste momento a representação política do cooperativismo?

Ariel Guarco - É fundamental haver representantes nos sistemas políticos de cada país que entendam e possam defender o cooperativismo. Seguramente é louvável que dirigentes do nosso setor queiram assumir pessoalmente este desafio, mas também é necessário aumentar as redes de parlamentares cooperativistas.

O Brasil é um bom exemplo disso e, na Argentina, buscamos criar algo similar. Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis ao desenvolvimento do setor, entendendo que ele favorece o desenvolvimento das comunidades.

 

Hoje há mais de 1 bilhão de pessoas ligadas ao cooperativismo. Como vê o alinhamento das lideranças da América do Sul ao cooperativismo?

Guarco - Nosso setor deve ser capaz de dialogar com todos os setores democráticos que atuam nos cenários políticos de cada país. Quanto mais os líderes nos conhecem e quanto mais capacidade de diálogo, melhor. É claro que pode haver mudanças abruptas nas linhas de governo, mas elas não deveriam alterar as alianças estratégicas que, como setor, temos de ter com o Estado em seus diferentes níveis.

Sem dúvida há líderes que nos reconhecem e nos dão mais participação que outros, mas em todos os países da América do Sul existem organizações setoriais potentes que podem e devem incidir para melhorar as condições políticas e normativas em favor das cooperativas. Temos que assegurar que os governos, mais do que as lideranças, nos levem em conta para trabalhar em grandes eixos como o desenvolvimento sustentável, a paz, os direitos humanos e os programas econômicos que coloquem no centro o ser humano.

 

O Brasil tem mais de 300 startups voltadas para o agronegócio. Algumas são apoiadas por cooperativas. Esse movimento é algo que deve ser incentivado no futuro?

Guarco - Sem dúvida. A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel que temos como empresas democráticas a serviço da comunidade.

Muitos jovens estão investindo impulsionados por essas correntes da economia colaborativa. É preciso trabalhar para distribuir as oportunidades e incorporar a maior parte possível de pessoas para uma lógica cooperativista.

 

Falando em jovens, um dos principais problemas da agropecuária no planeta é a sucessão rural. Muitos querem deixar a atividade agrícola. Como o cooperativismo pode ajudar a resolver esse problema?

Guarco - É preciso mostrar às novas gerações as vantagens do cooperativismo no agronegócio. As cooperativas podem inovar na produção agrícola sem deixar de lado seus princípios e valores, e atuar de maneira independente. Os jovens são os mais indicados para levar a cabo a incorporação de novas tecnologias no âmbito agropecuário.

Há grandes cooperativas que demonstram sua eficácia no agronegócio e também existem as pequenas fomentando o associativismo em ciclos de produção e consumo mais curtos, próprios da agricultura familiar. Na 5ª Conferência Cooperativa das Américas, realizada em Buenos Aires em outubro do ano passado, um dos três consenso foi a "defesa do planeta".

Observamos que no mundo cresce o número de pessoas que padecem de fome e que, em muitos países, particularmente do Sul, continua havendo muita desigualdade de acesso a alimentos. As cooperativas são as mais adequadas para promover a democratização do sistema agroalimentar promovendo nas áreas rurais um trabalho decente, a igualdade de gênero e o cuidado com recursos naturais. O cooperativismo também está do outro lado da cadeia, dos consumidores. A articulação entre esses dois elementos - produção e consumo - pode manter o equilíbrio em termos territoriais e demográficos.

 

Como avalia o papel do cooperativismo em um contexto de avanço da economia colaborativa?

Guarco - É um desafio enorme que estamos assumindo. As novas gerações estão e estarão cada vez mais com o espírito empreendedor dessa nova etapa do capitalismo mundial. Mas uma coisa é fazê-lo de modo individual e outra de forma coletiva. Hoje, de um modo um tanto quanto confuso se denomina de economia colaborativa essas plataformas que dominam a economia global.

No entanto, o controle da maioria das plataformas, assim como dos lucros e os dados gerados por elas, estão concentrados em poucas mãos. As cooperativas são chave para democratizar esse sistema de economias digitais onde tanto produtores como consumidores podem ter o controle.

 

Qual o papel do cooperativismo no fomento do desenvolvimento sustentável, conforme sugere a Organização das Nações Unidas?

Guarco - Desde a criação da primeira cooperativa da era moderna, em 1844, nossas organizações sempre serviram ao que agora é definido como desenvolvimento sustentável. Trabalho decente, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, cuidado com o meio ambiente e compromisso com a paz, para citar apenas algumas das metas estabelecidas pelas Nações Unidas, são sempre pilares do empreendimento cooperativo.

Temos a capacidade de atuar em diferentes setores, na produção rural e industrial, no consumo, na saúde e educação, no habitat e muitos mais. Tudo isso nos torna um movimento muito poderoso quando se trata de abordar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17), que pede a criação de alianças globais na busca do desenvolvimento sustentável.

 

FONTE: ESTADÃO

AILOS: Iniciativas de educação financeira são certificadas

Brasília (29/1/19) – O Sistema Ailos atua fortemente em seu propósito de gerar valor e cidadania financeira às pessoas, de forma sustentável. Investe em educação porque acredita que, desta forma, consegue transformar vidas. Todos os anos, as 13 cooperativas que compõem o Sistema oferecem aos seus cooperados e comunidades diversas ações de incentivo à educação financeira. Teatros, atividades em escolas, palestras, cursos de gestão financeira pessoal e consultoria a empreendedores são algumas delas.

São mais de 50 inciativas, que recentemente receberam o Selo Enef - Estratégia Nacional de Educação Financeira, criado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) que reconhece e incentiva as entidades no fomento de atividades de educação financeira no país.

Para Elaine Aparecida Rodrigues, gestora da equipe de Organização do Quadro Social da Central Ailos, o objetivo é auxiliar a população a entender e controlar melhor suas finanças. “Queremos que cada cooperado tenha consciência na hora de consumir e possa ter autonomia ao tomar suas decisões financeiras. Assim, ele conseguirá viver com mais qualidade de vida.”

Segundo o diretor executivo da Central Ailos, Ivo José Bracht, a conquista é um grande salto para expandir as estratégias de educação financeira. “O Selo Enef é o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos com todos os públicos. Transformamos a vida não somente de nossos cooperados, mas também de todos os que nos rodeiam. Crianças, jovens, adultos, empreendedores são beneficiados com orientações financeiras de qualidade e que vão ao encontro de suas necessidades diárias”, destaca.

Conquistaram o Selo os cursos presenciais, vídeos da plataforma do Progrid EAD, palestras, peças teatrais, jogos e o Programa Coopera Educa. A certificação tem validade de dois anos. Para saber mais sobre todas as ações disponíveis basta acessar o site http://www.ailos.coop.br.

Sobre o Sistema Ailos - Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 700 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 190 postos de atendimento e R$ 7,1 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Sistema Ailos são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credcrea, Credelesc, Transpocred, Credifoz, Credicomin, Crevisc, SCRcred, Evolua e Viacredi Alto Vale.

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SomosCoop é apresentado no HSM Expo 2018

Brasília (7/11/18) – O movimento SomosCoop foi apresentado a lideranças empresariais brasileiras e de fora do país como um dos exemplos de como é possível gerar emprego, trabalho e resultado financeiro de forma ética e responsável, valorizando o que as pessoas têm de melhor e cuidado dos recursos naturais. A apresentação foi feita nesta quarta-feira (7/11) pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, durante a programação do HSM Expo 2018, em São Paulo. O evento começou na segunda-feira, dia 5. 

Desde sua fundação, em 1987, a HSM acompanha o que há de mais inovador em gestão, trabalhando ao lado das lideranças de negócios para alcançar sua missão de transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. Hoje, a HSM é uma plataforma de conhecimento, que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira, construindo redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes, e colocando as vozes mais importantes do mundo atual dos negócios em contato com executivos e gestores nacionais.

Durante sua participação no evento, Renato Nobile discorreu sobre o cooperativismo do futuro e, ainda, sobre os grandes marcos históricos que mudaram, em escala global, o jeito de pensar, planejar, produzir e consumir. Segundo ele, somos convidados, todos os dias, a inovar.

Desde a revolução industrial, passando pelo surgimento do cooperativismo há cerca de 200 anos, até o período atual, quando se vive a era da robótica, da automação e da inteligência artificial a palavra que move a humanidade é, sem dúvida, inovação. Não podemos mais continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. O consumidor quer ter a certeza de levar para casa opções que impactam positivamente tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Eles não querem mais um produto ou serviço, simplesmente. Querem fazer parte de um ciclo de consumo responsável e ético, especialmente onde todo mundo ganha. E isso é o que o cooperativismo faz.

De acordo com o superintendente, o movimento SomosCoop surgiu há um ano com dois objetivos muito bem definidos: promover o orgulho de ser cooperativista naqueles que já vivenciam a cooperação todos os dias e mostrar para a sociedade que o cooperativismo é um movimento capaz de transformar realidades, por meio da geração de trabalho, emprego e renda.

Um ano depois de apresentamos o movimento SomosCoop às nossas quase 7 mil cooperativas e de promovermos ações que se vinculam ao primeiro objetivo, lançamos, há poucos dias, o carimbo do movimento. A intenção é tornar mais fácil a identificação dos produtos e serviços com DNA cooperativista para que, assim, a sociedade possa reconhecer o valor de escolher o que vai consumir, de forma consciente e sabendo que, por traz de um rótulo, há os rostos de famílias que trabalham todos os dias em prol do desenvolvimento do Brasil”, conclui Nobile.

 

Clique aqui para conhecer o Movimento SomosCoop.

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Ramo Transporte desembarca nos EUA

Brasília (24/9/18) – Representantes das cooperativas aqui do Brasil iniciaram nesta segunda-feira (24/9), em Winsconsin, nos Estados Unidos, a programação da Missão de estudos do Ramo Transporte nos EUA, organizada pelo Sistema OCB. A ideia de visitar a maior economia do mundo, onde empresas e cooperativas têm assumido a dianteira da melhoria em processos e produtos, é estimular a inovação no cooperativismo. Por isso, hoje e amanhã, os brasileiros participam de um curso de formação de dirigentes na Universidade de Wisconsin, focado em novas técnicas de gestão.

A Universidade de Wisconsin (UW) é uma instituição de pesquisa. Fundada em 1848, foi a primeira universidade pública criada na região e está organizada em 20 escolas e faculdades, que contam com 29,3 mil alunos de graduação, 9,5 mil de pós-graduação e 2,4 mil estudantes profissionais, além de empregar cerca de 21 mil professores e funcionários. O seu programa acadêmico abrange 136 cursos de graduação, juntamente com 148 programas de mestrado e 120 programas de doutorado.

No campo do cooperativismo, por meio do Centro de Cooperativismo da Universidade de Wisconsin, a UW é considerada uma referência internacional. Ao lado da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, e da Universidade de Bolonha, na Itália, a instituição figura entre as três principais linhas de pesquisa em cooperativismo no mundo.

A partir de quarta-feira, a Missão de estudos do Ramo Transporte desembarca no Vale do Silício, onde participa de uma palestra com o professor da The New School, de Nova Iorque, considerada uma das melhores universidades privadas dos Estados Unidos, sendo referência em inovação.

Trebor foi um dos fundadores do movimento “Cooperativismo de Plataforma”, iniciativa que começou em 2015 a estimular o cooperativismo como forma alternativa à “uberização” das profissões. O movimento tem crescido rapidamente, com presença em 47 países atualmente. O acadêmico também dirige uma incubadora de cooperativas de plataforma que busca capacitar trabalhadores cooperados para a comercialização de seus serviços por plataformas digitais.

Trata-se de uma das referências internacionais na temática do cooperativismo de plataforma. O Professor Trebor estará em São Francisco especialmente para se encontrar com nossa delegação. Ele fará uma palestra sobre o movimento cooperativismo de plataforma e os desafios modernos das cooperativas de serviços e trabalhadores.

A passagem dos brasileiros pelos Estados Unidos inclui, ainda, visitas e reuniões, conforme programa a seguir:

 

Plug and Play: Uma das maiores incubadoras e aceleradoras de empresas do mundo, a P&P já apoiou centenas de empresas de sucesso. Sua atuação está estruturada em três segmentos: aceleração de startups, inovação corporativa e capitais de risco. Também atua como ponte entre organizações e startups de base tecnológica em diversos setores, incluindo mobilidade. A área de mobilidade da empresa desenvolve programas nos campos de transporte autônomo, conectividade, economia compartilhada, sistemas elétricos, indústria 4.0, cidades inteligentes e softwares.

A empresa possui um programa de filiação que possibilita que organizações se associem para interagir com startups inovadoras de setores variados. Em 2017, a empresa geriu mais de 400 novas empresas e captou US$ 7 bilhões para investimentos. A Plug and Play também possui mais de 200 outras empresas parceiras em investimentos conjuntos. Existem diferentes níveis de associação que permitem acesso diferenciados aos programas oferecidos pela aceleradora.

 

Zendrive: A Zendrive é uma startup que desenvolveu uma solução para monitoramento de condições de veículos e de comportamento dos motoristas, por meio de uma tecnologia que utiliza apenas smartphones. Utilizando um de um banco de dados com armazenamento de diversos cenários e casos, a empresa consegue detectar facilmente padrões de comportamento com alta precisão.

 

PINC Solutions: A empresa é fornecedora número 1 em gerenciamento avançado de pátios, logística de veículos e soluções de robótica. Fornece software, hardware e serviços que permitem às empresas transportar mercadorias através da cadeia de fornecimento de forma mais rápida, rentável, consistente e mais eficiente. Além disso, a empresa está desenvolvendo soluções baseadas em drones para a gestão de estoques internos.

 

Federação de Cooperativas da Califórnia: O Ramo Transporte nos Estados Unidos é contemplado como parte do ramo de serviços. Assim, a Federação das Cooperativas de Trabalhadores dos Estados Unidos (USFWC) é a organização nacional de representação do cooperativismo de trabalho. Representa aproximadamente 200 membros que congregam 6.000 trabalhadores em todo o país.

A USFWC foi fundada em 2004, quando um núcleo de trabalhadores cooperados se reuniu com dirigentes cooperativistas, acadêmicos, organizadores comunitários e apoiadores do setor para fortalecer as cooperativas de trabalhadores por meio de uma organização setorial nacional específica.

 

Velodyne LiDAR: A empresa projeta sistemas de automação de veículos, sendo responsável por desenvolver o programa de LiDAR – tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância ou outra informação sobre objetos fixos ou móveis em tempo real. Trata-se de uma tecnologia de sensores de grande eficiência para o desenvolvimento de softwares de prevenção de acidentes e condução autônoma.

 

Centro de Inovação da Ford: Subsidiária da montadora norte-americana Ford, focada apenas em carros elétricos, modelos autônomos e Internet das Coisas no Vale do Silício. A companhia pesquisa soluções para integração dos smartphones com os carros e também para o desenvolvimento de um trânsito mais sustentável, incluindo veículos autônomos.

 

COOPERATIVISMO NOS EUA

O cooperativismo nos Estados Unidos é forte e crescente. Durante sua missão de estudos, você perceberá que as cooperativas atuam em diversos ramos da economia. Não há, no entanto, uma confederação ou instituição que represente todo o movimento no país. O que existe são cinco grandes federações que representam cooperativas de acordo com seus ramos.

A National Cooperative Business Association (NCBA) - Associação Nacional de Negócios Cooperativos - representa as chamadas cooperativas urbanas, ligadas, principalmente ao setor de serviços. A NCBA foi criada em 1916, como Liga de Cooperativas da América e, mais tarde, Liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América (CLUSA). Foi a primeira organização de cooperativas dos Estados Unidos e atualmente representa mais de 29 mil cooperativas do país. Por meio do trabalho de lobby da NCBA, na década de 1970, foi criado pelo Congresso Americano o Banco Nacional Cooperativo, que tem como missão fomentar o desenvolvimento das cooperativas no país.

Hoje a instituição financeira possui 1800 cooperativas associadas e mais de 1 bilhão de dólares em ativos. Ainda, a NCBA oferece cursos presenciais e à distância para seus membros, além de contar com uma forte atuação no Congresso americano.

A National Council of Famers Cooperatives (NCFC) - Conselho Nacional das Cooperativas Agropecuárias - foi criada em 1923 e representa as cooperativas agropecuárias dos Estados Unidos. A entidade agrega 3 mil cooperativas, que contam com 2 milhões de cooperados e geram 250 mil empregos diretos, movimentando US$ 8 bilhões anualmente. Compõem também os membros da NCFC, 26 estados e conselhos regionais de cooperativas.

Por sua vez, a Credit Union National Association - Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), representa o cooperativismo de crédito no país. Já a National Regional Electric Cooperative Association - Associação Nacional das Cooperativas Regionais de Eletrificação (NRECA), representa o setor de energia. E por fim, a Federation of Worker Cooperatives - Federação de Cooperativas de Trabalho (FWC), compreende o cooperativismo de trabalho, transporte, educação, turismo e outros serviços.

Os integrantes da Missão de estudos do Ramo Transporte chegam ao Brasil no dia 1º de outubro.

Lideranças participam do 4º Pense Sicoob

Brasília (21/9/18) – A quarta edição do Pense Sicoob, evento destinado às lideranças das cooperativas singulares e centrais de todo o Brasil, teve como destaque neste primeiro dia, 20/9, a palestra de Ram Charan, guru internacional de gestão empresarial. O evento ocorreu em Brasília, com o tema O propósito nos une. A colaboração nos move. Além de integrantes do sistema Sicoob, o evento também contou com a participação de representantes do Sistema OCB.

Durante sua palestra, o mestre indiano das áreas de liderança e gerenciamento afirmou à plateia de líderes do Sicoob que “é preciso ter uma visão diferenciada, concreta e vislumbrável, e esse exercício deve ser feito a cada dia”. Para Ram Charan é necessário que se verifique, ainda, diariamente a satisfação dos clientes, no caso do sistema, de seus cooperados. O palestrante indiano chamou atenção para o uso da tecnologia para alcançar excelência de atendimento e serviço prestado. “Existem muitas coisas boas acontecendo, mas usando a tecnologia outras coisas boas virão, pois vocês já conhecem o comportamento do consumidor”.

 

LIDERANÇA

Charan disse ainda que a única razão para garantir alta fatia de mercado é a capacidade de se diferenciar daqueles que são maiores, como um processo contínuo. E lembrou: “Não podemos ser amedrontados pelos gigantes. Observem as coisas. É preciso entrar em contato com a inovação e se alfabetizar tecnologicamente. Prestem atenção nas startups. Pensem nisso”.

 

CELEBRAÇÃO

O primeiro dia de Pense Sicoob também contou com a presença do presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares, que abriu a programação em tom de comemoração ao ressaltar números recentemente alcançados pela instituição como a marca de R$ 100 bilhões em ativos, 100 mil consórcios ativos, tornando-se a 15ª maior empresa de consórcios do Brasil, e a marca de 100 mil vidas atendidas pelo Sicoob Previ.

 

ESTRATÉGIA E MARCA

A programação da quarta edição do Pense Sicoob contou ainda com o historiador Leandro Karnal, que falou sobre “Valor e Estratégia”. Ela abordou aspectos de como o protagonismo e a confiança completam-se dentro de uma estratégia que foque no detalhe sem perder de vista o resultado.

O cantor Léo Chaves, mais conhecido por sua participação na dupla sertaneja com o irmão Victor, falou sobre a importância do comprometimento com o presente, com a ousadia, audácia e originalidade para fortalecer a marca e, assim, “marcar” a vida das pessoas. (Com informações do Sicoob)

Futuro do agro depende de economia sustentável na produção

Curitiba (27/8/18) – O rendimento da produção nacional passa diretamente pelos investimentos públicos e privados, que atualmente correspondem a 70% do crédito rural, segundo dados do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Por isso é importante que o agronegócio nacional adote uma economia sustentável para com os produtores, seguindo o modelo cooperativista, que atualmente alcança 6,5% da população brasileira e gera 376 mil empregos diretos, analisaram os especialistas presentes no 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado nos dias 23 e 24 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR).

Conectar as pessoas às tecnologias em prol do desenvolvimento econômico e social precisa ser foco para o setor, segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. “É importante estarmos conectados a essas inovações e ir para esse caminho da inovação. Nosso grande patrimônio não são nossas propriedades, e sim, as pessoas”, contextualizou Nobile durante o painel de cooperativismo.

Segundo o economista Pedro Loyola, presente no painel sobre crédito sustentável, o produtor rural tem 68% de gastos voltados para a tecnologia e precisa de políticas públicas que o auxiliem contra o endividamento. “Crédito precisa ser sustentável economicamente para o produtor, para que ele não inicie um ciclo vicioso que se inicia com o atraso nos pagamentos e termina com a perda de produção”.

O líder do Programa de Infraestrutura do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee, também destacou esse ponto. “O Brasil ainda está no berço do investimento tecnológico e precisa aumentar essa busca. Temos que criar mecanismos para criar linhas de financiamento para alinhar as políticas dentro da União”.

 

MEIO AMBIENTE

A utilização dos recursos naturais é um desafio do setor produtivo, mas conceitos como a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) aparecem como alternativa eficiente. “É importante a busca dessa integração, sendo que a floresta ainda é um setor pouco difundido. Ela traz benefícios como a melhora do solo pela diversificação, minimiza o uso de agroquímicos, além de aumentar o valor agregado dos produtos”, explicou a coordenadora de sustentabilidade da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG), Juliana Monti.

Atualmente, a ILPF ocupa 11,5 milhões de hectares em todo Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentados no painel de agrofloresta pelo pesquisador Erich Schaitza.

Outro desafio ao produtor é conciliar a demanda pelo crescimento na produção de alimentos com as áreas de preservação ambiental, que correspondem a mais de 60% do território nacional. Para comparação, essa faixa equivale aos 28 países que compõem a União Europeia.

“Alguns estados do Norte brasileiro como Amapá, Roraima e Acre tem dificuldade em conseguir estabelecer uma cultura do agronegócio, devido a essas demarcações”, avaliou o Chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, que, junto do ex-Ministro da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, compôs o painel de meio ambiente.

 

TECNOLOGIA

Preocupado com a importância de investimentos em tecnologia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criou o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT). “Para conectar o Brasil é necessário priorizar investimentos em tecnologia para a conectividade do agronegócio, utilizando fundos setoriais para ampliação da cobertura rural”, declarou o diretor da Telebrasil, Sergio Kern. Somente no agronegócio a expectativa do MCTIC é que a IoT gere um impacto de 21 bilhões de dólares.

O painel também contou com a participação do José Marcos Brito,  professor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O especialista defendeu que as soluções tecnológicas atuais limitam a conectividade no campo. “Novas tecnologias são necessárias para atender os cenários brasileiros”, ressaltou. Brito destacou a utilização do 5G como oportunidade para atender ao desafio constante de aumentar a produtividade e manter a competitividade. O painel teve a mediação de Mariana Balan, uma das coordenadoras da Furukawa Electric.

 

DISCUSSÕES

E essa preocupação com o futuro do setor norteou os debates durante os dois dias de evento, promovendo a conexão entre diversos elos da cadeia produtiva para encontrar soluções para esses desafios. “Conseguimos reunir mais de 600 pessoas de 17 países acompanharam os 14 painéis temáticos, com 45 palestrantes. O agronegócio é parte vital da economia brasileira e cada vez mais todos os setores estão voltando sua visão para ele”, analisou o coordenador do Fórum, Giovani Ferreira.

A análise do mercado é a pauta central do 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, que será realizado nos dias 5 e 6 de setembro de 2019 em Curitiba (PR), tendo como tema “Da produção ao mercado – global e sustentável”. As discussões irão analisar oferta, demanda, produção interna, segurança alimentar, entre outros temas comerciais, os relacionando com variáveis na produção como tecnologia, inovação, logística e sustentabilidade.

 

SOBRE O FÓRUM

O 6º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America 2018) é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), com sede em Curitiba, no Paraná. O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013 e levou para Foz do Iguaçu (PR) mais de 500 inscritos para discutir os desafios e oportunidades do agronegócio global a partir da realidade sul-americana. Desde então, o evento reúne anualmente especialistas e participantes de todo o mundo, trazendo à pauta assuntos como inovação e sustentabilidade, desenvolvimento urbano pela economia rural e sucessão no campo. Em 2018, o evento tem como tema “O campo conectado e digital: o grande desafio do Século XXI”.

Festival de música no RS celebra inovação

Brasília (13/8/18) – Cooperação é música... e da boa! Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) realiza a 11ª edição do Festival O Rio Grande Canta, cujas inscrições encontram-se abertas até o próximo dia 31/8. A iniciativa faz parte do Programa de Educação e Cultura Cooperativista e será realizada em duas etapas (classificatória e final), no dia 24 de novembro, na cidade de Pedro Osório, na região sul do estado.

Os artistas interessados podem inscrever suas obras musicais, por meio de uma ficha que deve ser encaminhada à sede da entidade, localizada à rua Félix da Cunha, n° 12, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS, CEP: 90570-000. O tema deste ano é Cooperativismo é Inovação.
 

SELEÇÃO

A comissão avaliadora selecionará 20 obras para a etapa classificatória e que serão divulgadas no site www.sescooprs.coop.br, até o dia 5/10. Dentre essas, ao menos uma obra musical deverá ser de autor ou autores associados numa cooperativa, ou empregados de cooperativa, estabelecida na cidade sede do evento (Pedro Osório), com o objetivo de estimular a participação da comunidade.
 

PREMIAÇÃO

Ao todo, serão escolhidas 10 músicas finalistas e, além de troféu, os compositores receberão prêmios em dinheiro que variam entre R$ 4 mil e R$ 8 mil, dependendo da colocação. A melhor canção, na opinião do público levará, ainda, outros R$ 2 mil e receberá o título de “Música mais popular do festival”.
 

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Competição torna mercado de crédito mais justo



Brasília (21/3/18) – Como diminuir o spread bancário brasileiro? A resposta para esta pergunta pode estar no cooperativismo de crédito. Ontem (20/3), os números, a realidade das cooperativas e os benefícios de se associar à uma das instituições do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) foram apresentados numa audiência pública ocorrida no Senado. (Leia +)

Atualmente, o Brasil possui um spread de 39%. Esse percentual é calculado considerando a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador e o quanto a instituição cobra para emprestar o mesmo dinheiro. E as cooperativas de crédito possuem elementos basilares que mostram o quanto o segmento é sólido e beneficia os brasileiros.

Quem fala sobre o assunto é o representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ênio Meinen, que participou da audiência pública, ontem, no Senado. Segundo ele, “a única solução sustentável para tornar mais justa a relação econômica entre a indústria bancária e os usuários é competição”. Confira!


- Qual sua percepção a respeito das impressões dos parlamentares ao ouvirem as informações sobre o SNCC?

A melhor possível. Percebi que ficaram bastante atentos à apresentação dos diferenciais do cooperativismo financeiro. Penso, também, que, de certa maneira, os parlamentares e demais convidados ficaram surpresos ao saberem da dimensão que o movimento assume no Brasil e no mundo, e dos seus impactos positivos na precificação de produtos e serviços e no processo de concorrência.

- Como as cooperativas podem contribuir com a redução do spread bancário aqui no Brasil?

Penso que em boa medida elas já vêm dando a sua contribuição. Os cooperados que elegeram as cooperativas como seus agentes financeiros e são tomadores de crédito percebem, nitidamente, os impactos do spread diferenciado. Nas praças em que as cooperativas têm uma presença mais expressiva, os bancos começam a rever as suas margens até com estratégia para estancar o processo cada vez mais intenso de migração de seus clientes para o sistema cooperativo. Com isso, mais e mais brasileiros estão tendo a oportunidade de se beneficiar das vantagens apresentadas pelas cooperativas de crédito, em relação aos demais entes do Sistema Financeiro Nacional. 

Com um quadro institucional bastante favorável e com o aumento da visibilidade, as cooperativas seguramente acentuarão a sua presença no mercado, incrementando o volume de operações e ampliando o seu protagonismo na regulação das taxas de juros e da precificação de outros produtos e serviços do mercado. Em síntese, quanto maior a escala – número de cooperados e volume de operações -, maior a contribuição do cooperativismo financeiro para a redução das margens de intermediação bancária.

A única solução sustentável para tornar mais justa a relação econômica entre a indústria bancária e os usuários é competição!

- É possível afirmar qual a diferença média entre as taxas praticadas pelas cooperativas de crédito e as demais instituições do SFN?

Na audiência pública convocada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, nesta terça-feira (20/3), eu apresentei esse número. Pelas informações que colhi, e tomando por base o volume de negócios (crédito e demais operações/serviços) realizados em 2017, posso afirmar que a economia anual (ou agregação de renda) para os cerca de 10 milhões de cooperados, pelo fato de escolherem as cooperativas como seus agentes financeiros, se aproxima de R$ 25 bilhões!

- Em relação às fintechs quais as principais vantagens em se fazer parte de uma cooperativa de crédito?  

As cooperativas e as fintechs (startups do mundo financeiro) têm semelhanças e diferenças. As principais convergências são:

•       Propósito, já que as cooperativas se dedicam a promover a Justiça financeira;
•       Protagonismo dos usuários, considerando que os cooperados são clientes e acionistas ao mesmo tempo;
•       Confiança diferenciada;
•       Descentralização dos serviços financeiros;
•       Redução (eliminação) da intermediação;
•       Flexibilidade/adaptabilidade;
•       Precificação justa;
•       Intensidade em tecnologia, já que as cooperativas também se preocupam em melhorar cada vez mais o atendimento aos seus cooperados, com agilidade, disponibilidade e comodidade.

Já as diferenças residem nos seguintes aspectos:

•       Nas cooperativas o usuário (cliente) é também proprietário (e são muitos…). Ou seja, são empreendimentos coletivos em essência;
•       As cooperativas são iniciativas locais/regionais e geram benefícios coletivos;
•       As cooperativas têm amplo portfólio comercial;
•       As cooperativas atuam em um ambiente mais formal/supervisionado (BCB), oferecendo baixo risco;
•       Por outro lado, diante da informalidade, as fintechs tendem a ser mais ágeis/fluidas.

A propósito, ainda, desse tema, e para uma melhor compreensão da relevância do cooperativismo no campo da economia compartilhada, sugiro a leitura do artigo A hora e a vez do cooperativismo financeiro, disponível aqui.

- Como o SNCC promove a justiça financeira no mercado nacional?

As cooperativas contribuem com a justiça financeira, todos os dias, agindo de acordo com quatro vertentes:

- Proporcionando a inclusão (cidadania) e a educação financeiras;
- Impulsionando o desenvolvimento socioeconômico local e regional (para evitar a evasão de riquezas);
- Oferecendo aos cooperados todos os produtos e serviços financeiros em condições de preço diferenciadas e com um atendimento respeitoso e qualificado;
- mudando para melhor a relação entre bancos e clientes (este último, para mim, é o corolário do protagonismo do cooperativismo de crédito).

Aurora é uma das empresas mais amadas pelos funcionários

Brasília (15/1/18) – A Aurora – uma empresa cooperativista – é uma das gigantes brasileiras mais bem sucedidas dentro e fora do país. E um dos segredos desse sucesso é a valorização do colaborador. Itens como plano de benefícios, salário, cuidado individual com as pessoas e possibilidade de crescimento estão entre as principais justificativas para que a cooperativa viesse a ocupar a sexta posição no ranking das empresas mais amadas pelos funcionários, no Brasil.

A pesquisa é feita pela equipe do Love Mondays e o resultado foi publicado nesta segunda-feira (15/1), no site Exame. O ranking de satisfação profissional é o único que leva em consideração avaliações espontâneas e anônimas de usuários da plataforma sobre seus empregadores.

E são muitas. No mês de dezembro, o site recebeu 2,3 milhões de acessos. Na plataforma, além de informações sobre salário e avaliações, é calculado o índice de satisfação geral, que vai até 5, com base em notas também até 5 para os itens: remuneração e benefícios, oportunidade de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida. No Caso da Aurora, a nota obtida foi 4,3.

A lista tem como base as opiniões publicadas pelos usuários da plataforma sobre empregadores que tenham recebido ao menos 50 avaliações em 12 meses. Já são 115 mil empresas e para essa edição foram consideradas 107 mil avaliações.

Confira a avaliação da Aurora e o ranking completo.

(Com informações do Site Exame)

Embrapa aposta na tecnologia digital para desenvolver setor lácteo

Brasília (5/12/17) – Presente em 99% dos municípios brasileiros, a produção de leite movimentou R$ 67 bilhões em 2016. Como quarto maior produtor do mundo, o Brasil tem vivenciado nos últimos cinco anos uma expansão de mercado de 78% no setor leiteiro, foram 35 bilhões de litros só em 2016. Os números já demonstram a dimensão que a atividade alcançou em território brasileiro. E este é apenas o começo de uma nova era, aponta o economista Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

“A tecnologia vem revolucionando o agro como um todo, e também o leite. Como estamos falando de uma atividade intensiva em administração, o produtor precisa tomar muitas decisões ao longo do dia, e sua chance de errar é muito grande. Além disso, ele está inserido em um mercado que exige cada vez mais profissionalização e produção em escala, o que o leva, obrigatoriamente, a investir em pecuária de precisão”, descreve.

Antenados na imensidão de oportunidades que empresas da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina já enxergaram no potencial de consumo que o país ainda tem, os empreendedores brasileiros se movimentam para oferecer ideias inovadoras baseadas em softwares web, aplicativos mobile e soluções em hardware, incluindo internet das coisas, para os diversos setores produtivos da cadeia do leite.

Depois de enfrentarem mais de 80 concorrentes em uma disputa acirrada, dez startups de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul terão a oportunidade de apresentar suas propostas a especialistas e investidores na final da segunda edição do Ideas for Milk, no dia 9 de dezembro, em Juiz de Fora (MG).

A programação da final será aberta ao público interessado em network e inovação digital. A inscrição prévia pode ser feita pelo site do evento: http://www.ideasformilk.com.br/conteudo/participe-das-finais-do-ideas-milk. Também serão aceitas inscrições na chegada.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Se, para os empreendedores, o desafio é uma oportunidade para entrar no mercado com o pé direito, para os investidores é a possibilidade de transformar, em pouco tempo, alguns milhares de reais em milhões.

“Um evento como este é um campo fértil para quem quer acompanhar as novas tendências, e está em busca de startups em fase bem inicial, que ainda valem pouco diante do potencial que têm. Por exemplo, um investidor pode fechar negócio com uma empresa que hoje vale R$ 100 mil e em questão de um ano ver este valor passar para R$ 2 milhões”, observa Maikel Schiessl, diretor do comitê de AgTech da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Ainda não existem muitos dados sobre a realidade das empresas brasileiras de tecnologia aplicada ao agronegócio. A informação oficial, do censo realizado em 2016 pela Esalq/USP e pela AgTech Garage, dá conta de que existam em torno de 100 startups neste segmento, mas Schiessl estima que este número já deve ter ultrapassado 500. Também não se sabe o faturamento, tampouco a quantidade de empregos gerados.

Por outro lado, considerando a significativa participação do agronegócio no PIB - no ano passado, o setor respondeu por 23% desta fatia -, a certeza que se tem, afirma o investidor e um dos parceiros do Ideas for Milk Cezar Taurion, é que “investir no agro é um negócio altamente rentável.”

“Quando olhamos o PIB do país, vemos que o setor agropecuário é extremamente importante. Mas quando vamos à Associação Brasileira de Startups, observamos que o percentual de empresas que estão apostando neste segmento é muito pequeno. Fazendo esta conta, chegamos a um cenário bastante promissor. A pecuária leiteira, por exemplo, é uma atividade extremamente complexa, longa e que demanda soluções inovadoras”, pontua o sócio e líder da prática de corporate ventures da Kick Ventures.

CONSUMO

O consumo de leite no Brasil cresce, em média, 4% ao ano. E, segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, os grandes produtores, atentos a esta curva de ascensão, estão fazendo uma revolução silenciosa, aumentando a produtividade com foco no potencial de consumo da população.

“Enquanto consumimos em torno de 170 litros por habitante/ano, nos países desenvolvidos o consumo médio chega a 270 litros de leite por habitante/ano. Para estimular um aumento de demanda, a atividade leiteira está caminhando rapidamente para um mundo digital, o 4.0. E com um detalhe: tudo o que ouvimos sobre automação, internet das coisas, máquinas conversando entre si e gerando um problema ao tirar os empregos de pessoas no setor urbano-industrial, no caso do leite, enxergamos como solução. Há um vazio muito grande gerado pela escassez de mão de obra, uma vez que os jovens estão optando pelas grandes cidades, e a máquina está chegando para ocupar este espaço, não para roubar vagas como tem acontecido na indústria”, contextualiza Martins.

PROPOSTAS E FINALISTAS

As propostas deste ano que concorrem ao prêmio de R$ 20 mil vão desde soluções para o conforto animal a projetos de gestão de precisão, como um que desenvolveu um colar para as vacas onde ficam registradas todas as suas informações, e permite que seja feita uma rastreabilidade completa da sua vida, passando por sistemas de proteção que impedem fraudes no leite depois que ele sai da fazenda, e produtos que mostram quando o queijo está impróprio para o consumo.

“Com o apoio de iniciativas como esta, o leite está deixando de ser o ‘patinho feio’, que tem baixa produtividade, não tem competitividade e não exporta, para fazer parte do padrão Brasil Agroexportador”, sinaliza o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

IDEAS FOR MILK

O Ideas for Milk busca desenvolver soluções digitais para os diversos setores produtivos da cadeia do leite - a mais extensa do agronegócio, presente em 99% dos municípios brasileiros e que emprega 4 milhões de pessoas, movimentando um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

É uma competição nacional entre empreendedores que visa estimular ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo internet das coisas (IoT). As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo.

O sucesso da primeira edição, em 2016, chamou a atenção de investidores do Sillicon Valley (EUA) e do governo da Índia – maior produtor mundial de leite –, interessados em acompanhar o processo brasileiro de inclusão do agronegócio do leite na indústria 4.0.

Proposto pela Embrapa, o Ideas for Milk está sendo realizado conjuntamente com a Carrusca Innovation, o Agripoint, o Qranio e a Kick Ventures. A correalização é feita pelo Sebrae e pela BovControl. Entre os patrocinadores, estão organizações de peso ligadas ao agronegócio, como Nestlé, Tetra Pak, CNA/Senar, Sistema OCB, Tortuga/DSM e Laticínios Porto Alegre. Empresas de tecnologia da informação também participam da iniciativa, como Tim, Inove, Cisco, IBM e Microsoft.

Também integra o programa do Ideas for Milk o Vacathon, um inédito hackathon rural que será disputado na sede e na fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG), com a participação de 16 universidades brasileiras. A lista das equipes participantes está disponível aqui. A final do Vacathon será no dia 10 de dezembro. (Fonte: Embrapa)

Inovar não é mais uma opção

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Brasília (22/11/17) – Inovação é o mesmo que encontrar uma solução para um problema real. Isso todo mundo sabe. O que é difícil nesse processo que envolve a descentralização do poder é garantir que todos os indivíduos de uma empresa, cooperativa ou organização, estejam motivados para buscar as respostas mais criativas, econômicas e possíveis de execução.

Esse é o pensamento do especialista em inovação, Gustavo Caetano, eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da internet pela Revista GQ e bicampeão do prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web).

O mineiro discorreu sobre inovação dentro e fora do Brasil durante sua palestra, ministrada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na noite desta terça-feira (22/11), em Brasília.

Sua startup, a Samba Tech, foi eleita três vezes nos Estados Unidos como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou como uma das 10 Startups para se observar na América Latina. A Samba entrou para a lista da revista Fast Company como uma das 10 mais inovadoras da América Latina e Caetano foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do país.

A empresa de Caetano é a segunda melhor para se trabalhar em Minas Gerais, e a quarta no ranking Brasil, segundo o Great Place to Work. Confira!

O que é inovação? Cite exemplos.

As pessoas tendem a confundir inovação com invenção e não é bem isso. Inovação é encontrar soluções para resolver os problemas reais das pessoas. Pra mim, as empresas extremamente inovadoras são aquelas que encontram soluções para questões que já existem há muito tempo, de maneira diferente. Por exemplo: o Waze, é um excelente caso de inovação. Quando ele entrou no mercado de GPS, cheio de players gigantescos como a Tomtom e a Garmin, líderes da época, decidiu focar em um único problema que nenhum deles estava resolvendo: o trânsito. E isso foi feito. O problema do trânsito foi resolvido e agora o Waze é a maior empresa de GPS do mundo. Tanto que, recentemente, foi vendida por US$ 1 bilhão para o Google.

Muitas pessoas não aderem à cultura da inovação na sua empresa porque acham que precisam ser muito criativos para inventar algo que não existe. E o Waze é um exemplo clássico do que já existia, mas que focou em um problema que ninguém tinha focado antes.

Porque inovar é tão importante?

Inovar, hoje em dia, não é mais uma opção. Veja bem, se listássemos as grandes empresas americanas da década de 50, veríamos que 90% delas não existem mais. Vale pensar o seguinte: naquela época, uma nova tecnologia poderia demorar até 50 anos para entrar no mercado e isso não ocorre atualmente. A cada seis meses temos uma nova tecnologia disponível.

Então, inove ou morra tentando! Não tem opção. Todo mundo tem de aderir à inovação, agora, como uma estratégia de sobrevivência. Ou a inovação ocorre, ou o seu negócio tende a terminar em alguns anos, porque possivelmente será substituído por alguém que faz isso melhor, de uma maneira diferente e com um custo mais barato.

Quando inovar e o que é necessário?

A inovação depende da cultura da empresa, do DNA das organizações. Se não existe, é necessário traze-la ao ambiente de trabalho. Eu tive a oportunidade de estudar na universidade da Disney, uma empresa de 100 anos, e ela consegue se reinventar constantemente. Eu descobri que isso não tem nada a ver com criatividade, como muita gente imagina. Não é necessário ser super criativo para ser inovador.

Na verdade, inovação tem a ver com processos e com a necessidade de estar atento às oportunidades de melhoria. Por isso a inovação não depende de uma área específica, mas de pessoas. Todas elas. E isso pode ser obtido com algumas coisas básicas.

A primeira delas é a identificação de problemas; a segunda é a revisão de propósito, já que a razão de ser de uma empresa, há 10 anos, é diferente da de hoje; e, por último, é importante trazer pessoas boas para dentro da organização, dando a oportunidade para os erros.

Todo processo de inovação depende do erro. Nenhuma empresa inovadora que conhecemos nasceu de uma ideia genial e sempre teve tudo a seu favor. Todas elas experimentaram, erraram! E isso ocorre desde os tempos de Leonardo da Vinci ou Thomas Edson. Todas essas figuras foram grandes experimentadores. Eles testavam várias coisas o tempo inteiro e, vale dizer que, hoje, é barato testar.

Então, é urgente e vital trazer essa cultura do teste, da execução e tirar da cabeça a ideia de que inovação vem de alguma especialidade ou habilidade, afinal não adianta ter ideias brilhantes e não conseguir colocá-las em prática. Essa é a chave das grandes empresas inovadoras que têm conseguido transformar suas visões em resultados.

Você acha que o Brasil é um país inovador?

Sim. Porque as pessoas sempre dão um jeito de resolver problemas que parecem irresolvíveis. Infelizmente, essa característica do brasileiro é usada para o mal. Eu vejo vários golpes tão bem bolados e penso que se o autor deles usasse essa energia para o bem, poderia ter montado uma startup ou criado algo inovador para resolver os problemas das pessoas e não prejudica-las.

O brasileiro é um povo que sempre pensa em formas diferentes de resolver um problema. Mesmo sem o dinheiro que o americano tem ou o processo que o alemão possui, a gente consegue fazer muita coisa boa por aqui! O que falta, muitas vezes, é metodologia. Nós ainda dependemos muito de um líder que pense e execute, mas não temos isso na base das pessoas, ou seja, os liderados não pensam em como resolver os problemas que está diante deles. Muitas vezes eles esperam que o chefe resolva.

Outra coisa que falta é uma educação proativa de transformar a inovação em algo acessível para todos. As pessoas que lidam com os processos é que sabem como melhorá-los. Não se pode esperando que um presidente pare e resolva tudo dentro da empresa, mas isso depende muito da descentralização do poder dentro das organizações. O modelo tradicional de empresa brasileira é muito concentrado. O poder fica na mão de poucos. Geralmente, tudo passa pelo presidente ou pela diretoria e esse é um modelo antigo. O modelo novo dá poder às pessoas.

Então, independente do cargo, dê poder às pessoas. Dê a oportunidade de elas proporem soluções e aí será possível ver ideias extraordinárias nascendo. O problema do modelo tradicional é que ele é muito “eu mando e você obedece” e não dá voz para quem está na ponta, executando a tarefa. E é ele que lida com o mercado e com os clientes. Muitas vezes os executivos estão confinados nos escritórios sem ideia do que está acontecendo lá fora.

Sescoop premia cooperativas com melhor gestão

Brasília (13/11/17) – Uma gestão eficiente é, certamente, sinônimo de resultados socioeconômicos de grande importância. É pensando assim que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realiza no próximo dia 21/11, em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

A Cerimônia contará com a participação de representantes das 41 cooperativas reconhecidas nesta edição do prêmio, bem como das organizações estaduais do Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte.

A premiação, realizada sempre nos anos ímpares, é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do prêmio. “Ele foi criado para valorizar o trabalho sério e comprometido das cooperativas brasileiras, que fortalecem a economia local por meio da geração de emprego, renda e da preservação dos recursos naturais”, explica.

INOVAÇÃO

Os participantes terão a oportunidade de assistir à uma palestra sobre inovação, a ser ministrada por Gustavo Caetano, eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da internet pela Revista GQ e bicampeão do prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web).

Sua startup, a Samba Tech, foi eleita por três vezes nos Estados Unidos como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou como uma das 10 Startups para se observar na América Latina. A Samba entrou para a lista da revista Fast Company como uma das 10 mais inovadoras da América Latina e Caetano foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do país. Recentemente o Linkedin nomeou Gustavo Caetano como um dos 10 mais influenciadores da internet ao lado de Ricardo Amorim, Luiza Helena, Viviane Senna entre outros. 

Suas palestras mostram como empresas de qualquer setor podem inovar usando as mesmas técnicas de Startups de sucesso, e já foram vistas pelos CEOs e lideranças das maiores empresas do país. Gustavo também foi indicado como “Mark Zuckerberg brasileiro” pelo site americano Business Insider.

Sescoop/SP reunirá comunicadores para debaterem inovação

São Paulo (9/11/17) – Como preparar as cooperativas paulistas para o futuro? Em busca de respostas para esta questão, o Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paulista 2017 abordará o tema Criatividade e Inovação na Comunicação. Realizado pelo Sescoop/SP, o evento ocorrerá no dia 21 de novembro, na Casa do Cooperativismo Paulista, em São Paulo, capital.

Para conectar os participantes às principais tendências do mundo digital, o evento contará com a participação da consultora, palestrante internacional e autora de best-seller, Martha Gabriel. A expectativa é de reunir mais de 100 profissionais que atuam nas diferentes frentes de divulgação e comunicação das cooperativas paulistas.

O objetivo é promover o debate sobre as mudanças que estão transformando a forma como as organizações se comunicam e se relacionam com seus públicos. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do site do Sistema Ocesp.

Para o coordenador do núcleo de Comunicação do Sescoop/SP, Luciano Alves Fontes, essa mudança vai além das questões tecnológicas e abrange outros aspectos do negócio. “A inovação pode estar ligada ao uso intensivo de tecnologia, mas não necessariamente. Muitas vezes, mudanças em processos e métodos de trabalho podem gerar projetos inovadores”, avalia.

A programação conta com palestras, apresentações e painel de tendências. Além disso, haverá exposição de casos de cooperativas que desenvolvem projetos com potencial de inovação, seja na divulgação institucional ou no relacionamento com públicos estratégicos. (Sistema Ocesp)

Comunicadores de Mato Grosso debatem sobre criatividade e inovação

Brasília (30/10/17) – Potencializar os resultados do negócio cooperativo, por meio de ações de comunicação eficazes e alinhadas. Este foi o objetivo da nona edição do Encontro de Comunicadores do Sistema OCB/MT, realizado nesta segunda-feira, na capital Cuiabá, e que contou com a participação de representantes da unidade nacional do Sistema OCB.

O reuniu comunicadores que atuam em diversas cooperativas mato-grossenses que assistiram a palestras sobre o cenário do cooperativismo brasileiro e participaram de oficinas de criatividade e inovação aplicadas ao negócio cooperativo e desenvolvidas por profissionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Sescoop/PR reúne 800 educadores para debater inovação na escola

Brasília (23/10/17) – Nesta terça e quarta-feira (24 e 25/10), será realizado, no auditório Mario de Mari, no Cietep, em Curitiba, o Encontro Interestadual dos Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida. São esperadas mais de 800 pessoas para o evento, que reúne diversos agentes da área da educação, como assessores, professores, coordenadores pedagógicos, presidentes de cooperativas e representantes de Secretarias de Educação.

O Cooperjovem e o A União Faz a Vida são as principais iniciativas de responsabilidade social das cooperativas do Estado do Paraná, desenvolvidos por meio do Sicredi e do Sescoop/PR, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

O evento busca promover a integração entre os profissionais que trabalham com os dois programas. Nesta edição, o objetivo é debater como a inovação e a criatividade podem contribuir para uma nova fórmula de aprendizado e, para isso, contará com a participação de nomes de peso no cenário da educação nacional, como Zeca de Mello, Fernanda Furia, Marcos Meier e Jean Sigel.

O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressalta a importância de discutir o tema, em especial na educação brasileira: “a sociedade se reinventa a todo momento, cada vez que surge uma novidade tecnológica - e é preciso que a educação siga esse caminho, a fim de proporcionar uma experiência escolar mais rica para os estudantes da era digital. Estamos celebrando 10 anos do Programa A União Faz a Vida no Paraná e a atualização constante, em conjunto com os valores cooperativistas, podem ajudar nesse processo”, afirma.

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Vem aí o World Coop Management

Brasília (26/9/17) – Ainda dá tempo de os dirigentes cooperativistas de Minas Gerais e de todo o país se inscreverem no World Coop Management, congresso elaborado para profissionais que buscam manter-se atualizados sobre os conceitos e estratégias de atuação nos negócios do setor. O encontro está entre os mais importantes do segmento cooperativista do país, e vai ocorrer nos dias 2 e 3 de outubro, no Espaço de Eventos Unimed-BH, em Belo Horizonte.

A confirmação de participação no congresso deve ser feita no site do evento, clicando aqui. Na página estão disponíveis também informações referentes a programação, palestrantes e depoimentos de outros participantes.

O Espaço de Eventos da Unimed-BH sediará, pelo terceiro ano consecutivo, o World Coop Management, que terá como tema "Competitividade, Inovação e Tecnologia", base para um futuro global e de sucesso. Os assuntos serão debatidos por palestrantes conhecidos no cenário nacional e internacional.

Com foco em atualizar os cooperativistas mineiros sobre as novas tendências em liderança e estratégia, o Sistema Ocemg é um dos patrocinadores do evento. A organização busca ainda aproximar as cooperativas mineiras de eventos internacionais de grande porte. (Fonte: Sistema Ocemg)

Agricultor brasileiro terá aplicativo sobre uso da terra

Brasília (8/9/17) – Um aplicativo chamado Agrotag permitirá que agricultores de qualquer lugar do Brasil acessem e atualizem pelo celular um banco de dados colaborativo sobre o uso do solo. Por meio da ferramenta, será possível acessar e carregar informações tais como área da propriedade ocupada por sistemas integrados de produção, pastagens degradadas, áreas de preservação, tipos de lavoura existentes e outras, sempre com apoio de mapas e imagens de satélite. O sistema, que está em fase de alimentação do banco de dados e de validação, vai estar à disposição dos agricultores a partir de outubro.

O aplicativo é a primeira ferramenta desenvolvida sob a ótica de geotecnologias de última geração e que integra ações colaborativas de usuários e dados geoespaciais exclusivos e de alto nível, como o Rapideye, fornecidos pela Embrapa e instituições governamentais.

O Agrotag é um aplicativo multitarefa, capaz de agregar dados geoespaciais multifonte, de campo, bases institucionais e de diferentes sensores remotos à facilidade de sistemas mobile. Essas características o tornam passível de apoiar diversos projetos de pesquisa científica em rede, além de ser útil para inúmeras atividades como análise de crédito rural, apoio a políticas públicas, auxílio a cooperativas e monitoramento ambiental, por exemplo.

O banco de dados está sendo construído de maneira colaborativa por meio de técnicos credenciados e, posteriormente, com a participação dos produtores rurais. Nesta primeira etapa, o aplicativo está sendo utilizado por parceiros da Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Rede ILPF).

O software, que deve revolucionar a forma de coleta, armazenamento e disponibilização de dados e informações agropecuárias no País, foi desenvolvido pela Embrapa com apoio da Rede ILPF, Instituto de Pesquisas Eldorado e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Plataforma ABC). (Fonte: Embrapa)

Brasil e Argentina implantam Certificado de Origem Digital em definitivo

Buenos Aires (5/4/17) – Terá início no dia 10 de maio a vigência definitiva dos Certificados de Origem Digital (COD) para o comércio entre Brasil e Argentina. A data foi divulgada nesta quarta-feira, durante o encerramento da quarta Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, em Buenos Aires, com a presença dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Pereira, e da Produção da Argentina, Francisco Cabrera.

O Certificado de Origem Digital (COD) vai representar uma economia custos de pelo menos 35% na emissão do documento, e uma redução de prazos de até três dias para cerca de 30 minutos.

No encerramento dos trabalhos da Comissão Bilateral, que reuniu técnicos dos dois ministérios durante dois dias, o ministro Marcos Pereira felicitou ambas as equipes pela conclusão da fase piloto e pela assinatura do Plano de Implementação do COD.

"A iniciativa já coloca a Argentina como principal parceira no esforço de modernização de nossos processos de comércio exterior", destacou. A ata de implementação do COD foi assinada pelos secretários de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto, e de Comércio da Argentina, Miguel Braun, além dos secretários da Receita Federal do Brasil, Ronaldo Medina, e o Administrador Federal de Ingressos Públicos da Argentina, Alberto Abad.

De acordo com relatos das equipes técnicas, houve avanços em relação à cooperação em termos de janelas únicas de comércio exterior. Por meio da cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Argentina poderá ser o primeiro país com o qual o Brasil deverá alcançar a interoperabilidade do Portal Único de Comércio Exterior.

O ministro Marcos Pereira citou, ainda, a iniciativa de envolver o setor privado no mecanismo de diálogo bilateral, especialmente o Conselho Empresarial Brasil-Argentina (CEMBRAR), e assinalou que, nos dois primeiros meses do ano já houve um incremento de aproximadamente 20% na corrente de comércio bilateral, principalmente em produtos do setor automotivo.

"Brasil e Argentina coincidem em momento histórico de revisão de rumos e de reformas importantes para o saneamento de contas e a retomada no crescimento de nossas economias. Temos desafios parecidos e mecanismos como o que temos com a Argentina contribuem para que possamos trilhar novos caminhos de forma ainda mais consistente, colaborando e reforçando o momento positivo pelo qual ambos os países estão passando", destacou.

"Recebemos uma determinação clara do presidente Macri: dar um salto qualitativo para alcançar uma maior integração e fortalecer o Mercosul. Nosso objetivo é criar mais empregos de qualidade e atingir uma maior integração com nosso principal sócio comercial e aliado estratégico", disse o ministro Francisco Cabrera.


Pequenas e Médias Empresas e Inovação

Os ministros Marcos Pereira e Francisco Cabrera também assinaram uma Declaração Conjunta nas áreas de Pequenas e Médias Empresas e Inovação. O ministro ressaltou a iniciativa de harmonização e simplificação de regimes de importação e exportação, buscando facilitar a inserção dessas empresas no comércio exterior, e aproveitou para mencionar que, recentemente, a Secretaria de Pequenas e Médias Empresas voltou a integrar a estrutura do MDIC.

Na área de inovação, Marcos Pereira assinalou a relevância do Acordo de Cooperação que terá início entre Brasil e Argentina para a internacionalização de startups. "O projeto de intercâmbio de 20 startups de cada lado, capacitando-as a se lançarem no mercado internacional, reveste-se de grande relevância, já que é o primeiro projeto desse tipo que fazemos com outro país", afirmou.


Setor Automotivo

No caso do setor automotivo, o ministro declarou que, depois de anos de debates e, apesar de ainda haver questões importantes a resolver, os dois países estão conseguindo avançar numa agenda de longo prazo para setor. "Enfatizo, ademais, a participação do setor privado nas discussões desta semana, interação bastante comemorada pelos relatos que recebi", finalizou.

"Parabenizo, por fim, os avanços obtidos em todos os grupos que se reuniram durante o dia de ontem e na plenária de hoje reitero a importância de continuarmos com a frequência de três meses entre nossos encontros". A próxima reunião da Comissão Bilateral de Comercio será em julho, no Brasil.

(Fonte: MDIC)

Taxistas de Maceió investem em inovação e capacitação

Maceió (10/2/17) – A evolução tecnológica e os novos hábitos têm alterado continuamente as formas de relacionamento com clientes e de prestação de serviços. No mercado de transporte por taxistas, a mudança é sentida principalmente nas áreas de atendimento ao cliente e de gestão do negócio.

Para alcançar novas competências, reposicionar o negócio e inovar na prestação do serviço, a TeleTaxi* estabeleceu duas ações para o início de 2017: implantar a solicitação do serviço via aplicativos e capacitar todos os membros da empresa cooperativa que há 28 anos atua no mercado maceioense.

O presidente da TeleTaxi, Cícero dos Santos, explica que a primeira medida já implantada foi o atendimento via whatsapp. “Capacitamos a central para receber as solicitações dos clientes na plataforma digital e o pedido é passado via rádio para o taxista cooperado”, disse.

Agora, a empresa cooperativa concentra os esforços na provável adesão ao projeto “Bandeira Única”, uma plataforma nacional integrada e inclusiva que disponibilizará recursos tecnológicos competitivos para as cooperativas de táxi e usuários do serviço. O projeto tem o apoio do Sistema OCB** conforme sua esfera de atuação e influência nacional e regional.

Bandeira Única

A plataforma tem como pilar fundamental a adequação tecnológica com a implantação de um sistema de gestão de corridas que contemple aplicativo para usuário, aplicativo para taxista e plataforma de gestão para as cooperativas.

Para Cícero dos Santos, a modernização é necessária frente à praticidade da prestação do serviço para ambos os lados, tanto os taxistas quanto os usuários serão beneficiados.

Atendimento ao cliente

Na manhã de 18 de fevereiro, sábado, iniciam as capacitações com os taxistas e empregados da TeleTaxi. A atividade é promovida pela diretoria da empresa cooperativa em parceria com o Sistema OCB/AL*** com o objetivo de preparar a equipe para o relacionamento com os clientes e aumentar a competitividade da TeleTaxi no mercado.

Serviço

Atendimento TeleTaxi via whatsapp: (82) 99963.9067

Atendimento TeleTaxi convencional: (82) 3320.8900

SAIBA MAIS

*TeleTaxiCooperativa Mista Rádio TeleTaxi de Maceió.

** Sistema OCBFormado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional dos Sindicatos de Cooperativas (CNCoop).

***Sistema OCB/ALFormado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL). 

ENTREVISTA DA SEMANA: Marcelo Salim

Brasília (2/2/17) – Inovação e Conhecimento. Estas são áreas que têm demandado cada vez mais atenção dos executivos das grandes corporações. Por isso, o Sistema OCB, recentemente, promoveu o Encontro Nacional de Representantes de Ramos, em Brasília, e trouxe o professor Marcelo Salin, para discorrer sobre estas duas áreas.

Marcelo Salin é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado em engenharia de sistemas, pela mesma instituição. É professor da Fundação Dom Cabral, da PUC Rio de Janeiro e da FGV. Foi professor do Ibmec, onde criou e coordenou o centro de empreendedorismo e, atualmente, é diretor do Programa Educacional Startup Rio, além de sócio e fundador de diversas empresas no Brasil e nos estados unidos.

Salin palestrou para mais de 100 participantes dos Conselhos Consultivos Nacionais de Ramos e dos Fóruns do Poder Executivo, oriundas de todos os estados brasileiros participam do evento. O grupo esteve em Brasília buscando encontrar ferramentas que tornem mais efetiva a atuação dos representantes do cooperativismo.

E, para isso, nada melhor do que ampliar o conhecimento sobre os cenários que envolvem o movimento cooperativista e, também, sobre o assunto: inovação. Para Marcelo Salin, ideias incomuns, ou loucas, como ele diz, são fundamentais para se encontrar as soluções mais geniais e inovadoras. Segundo ele, a mesma regra vale para ‘problemas’. Confira!

Porque grandes ideias não acontecem por acaso?

Marcelo Salin - Criatividade, geração de ideias não acontecem por dons divinos, mas com disciplina e trabalho duro. Grandes ideias, insights ou “sacadas” vêm da conexão de ideias que nunca antes haviam se conectado. Vêm da junção de universos que estavam separados na mente. Isso quer dizer que, quanto maior a diversidade de informações absorvidas, maior a possibilidade de conexões neuronais que nunca antes aconteceram.

Em sua palestra, você comentou sobre os padrões e ruídos que ocorrem no nosso cérebro. Poderia comentar?

Marcelo Salin - O cérebro é uma máquina maravilhosa de reconhecimento, armazenamento e comparação de padrões. Quando uma ideia nova surge, ele reage como que reconhecendo um novo padrão, que passa então a também estar armazenado e passível de ser comparado com novos padrões dali por diante. É por isso que uma ideia interpretada pela primeira vez sempre causa uma reação diferente do que quando é vista novamente a partir desta primeira vez.

Como o cérebro armazena e compara padrões, quanto maior a quantidade de informações úteis disponíveis, tanto maior sua capacidade de comparação e geração de novas ideias potencialmente grandes. Como a quantidade e a qualidade de informação – a que temos sido submetidos no nosso dia-a-dia – aumentou consideravelmente, o cérebro tem trabalhado mais e com muito mais desafios.

Aprofundando um pouco mais sobre isso, porque somos escravos de nossos modelos mentais?

Marcelo Salin - Como o cérebro armazena padrões e os utiliza em seu processo de tomada de decisão, quanto mais habituado com determinado modo de proceder, mais e mais repetitivo neste modo de proceder o cérebro se torna. 

Somos criaturas de hábitos. Esta é a razão pela qual muitas vezes você entra no carro para ir a determinado lugar e, quando se dá conta, está no caminho do trabalho, de casa ou outro a que está mais habituado.

Uma vez inserido um novo padrão no cérebro, este novo padrão passa a fazer parte de todo o processo de análise e tomada de decisão. O cérebro usa os padrões a que tem acesso “sem consultar nosso lado consciente”, opera como se estivesse em piloto-automático. É por isso que nossa cultura, preconceitos e conhecimentos influenciam diretamente na forma como reagimos à toda sorte de situações. Não temos muitas chances de agir diferente se deixarmos o piloto automático assumir.

Você comentou sobre a importância de se ter ideias incomuns, ou como disse, loucas. Como elas podem nos ajudar?

Marcelo Salin - Ideias loucas são assim consideradas porque estão fora do imaginário comum. Uma ideia louca é possivelmente a conexão inédita de universos diferentes na mente. É muito importante considerar que boa parte das ideias loucas são simplesmente isso: loucas. Uma pequena parte delas pode levar a grandes inovações. Como saber qual é louca e qual é genial é que depende de muito trabalho e testes.

Qual o papel do “problema” na nossa vida de inovação?       

Marcelo Salin - Ninguém vai te pagar para resolver um “não-problema”.  Problemas são a razão da existência de empresas. Dilemas são o ponto de partida para inovação e diferenciação no mercado. Ao observarmos melhor o cliente, entendemos como ele usa determinada solução e como o problema é ou não resolvido por esta solução. Isso abre possibilidades de diferenciação. 

Qual a diferença entre inovação e inovação disruptiva?

Marcelo Salin - Inovação é o aproveitamento de uma ideia de modo a gerar valor.  Há inovações incrementais. Há inovações que mudam completamente a forma como o problema é encarado e resolvido. Este último tipo são as inovações disruptivas, que criam novas funções, novas empresas, novos mercados.