TRANSPORTE: seminário debate intercooperação e inovação
São Paulo (20/7/20) – Na sexta-feira (17/7), mais de 150 profissionais de cooperativas da região Sudeste participaram do seminário online Perspectivas e fortalecimento do Ramo Transporte, realizado pelo Sistema Ocesp em parceria com o Sudeste +Coop - organizações de cooperativas dos estados da região.
O evento teve como foco a intercooperação, com apresentação de cases de inovação e parceria, principalmente durante a crise da Covid-19. “Nossos estados têm muitas semelhanças, como a grande quantidade de cooperativas de transporte de passageiros e de carga, assim como os múltiplos problemas enfrentados”, destacou o superintendente técnico executivo do Sistema Ocesp, Flavio Bersani.
Neste momento, segundo ele, o setor tem que se reinventar para diminuir custos e abraçar novos tipos de serviços. A coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Ocesp, Lajyárea Barros, concorda. “A pandemia impactou muito o setor e o seminário foi uma oportunidade de juntar cooperativas para troca de experiências, visando buscar alternativas e novas oportunidades”, explica.
O seminário contou com palestra sobre o cenário econômico do Transporte atualmente, ministrada pelo coordenador de Desempenho do Sistema Ocepar, João Gogola. “Foi uma grande apresentação, que abordou índices que influenciam nosso setor, como valores em safra transportada, combustíveis, inflação, Selic e outros índices”, ressalta o diretor do ramo Transporte da Ocesp, Murilo Karapetcov.
Posteriormente, foram apresentados cases de cooperativas que estão conseguindo inovar por meio da intercooperação. Foi o caso das cooperativas de Belo Horizonte que, por meio da Federação das Cooperativas de Transporte (Fetranscoop-MG), foram responsáveis pela entrega de camisetas dos atletas na 9ª edição da Corrida da Cooperação da Ocemg, realizada no último dia 4 de julho, nas casas dos próprios atletas: foram 300 camisetas entregues em dois dias, graças ao trabalho conjunto de 30 cooperados de três cooperativas da cidade.
Também foram apresentados os cases da Coopmetro e seu novo sistema de e-commerce; da Cooperativa Grafite, que vem investindo em capacitações para seus cooperados e em marketing digital; e da Coopertaxi BH, que desenvolveu um aplicativo próprio e conseguiu expandir suas atividades.
“Foi uma experiência de muito aprendizado. Sabemos que é possível inovar, basta sairmos de nossas ‘caixinhas’ e termos contato com o novo. Há ainda muito o que aprender e inovar e estamos neste caminho”, concluiu Karapetcov. (Fonte: Sistema Ocesp)