Featured

Sistema OCB celebra Dia da Inovação

  • Artigo Secundário 1

Ferramentas e capacitação promovem desenvolvimento contínuo das cooperativas

 

O Sistema OCB celebra, neste sábado (19), o Dia da Inovação, que destaca a importância de impulsionar a criatividade e o desenvolvimento no cooperativismo. A entidade acredita que inovar é essencial para o crescimento das cooperativas, além de fortalecer a competitividade e a relevância do modelo de negócios no mercado, ao mesmo tempo em que traz benefícios diretos aos seus membros e à comunidade.

Para Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, fazer diferente, buscar por algo novo e se adaptar às mudanças são práticas fundamentais, mas nem sempre fáceis. "Muitas vezes, parece um desafio inovar com os recursos já disponíveis. Por isso, o Sistema OCB desenvolveu o InovaCoop, dedicado a fomentar a inovação dentro do ecossistema coop. Assim, as cooperativas de todo o Brasil encontram informações, análises e ferramentas úteis para levar a inovação ao cotidiano das suas operações", disse. 

Além de inspirar práticas diversas, a plataforma oferece cursos online e cases de inovação, que funcionam também como oportunidades de benchmarking e demonstram como o coop já desenvolve inúmeras ações e é, por essência, uma modelo de negócios antenado com as novas tecnologias e tendências do mercado. Ou seja, já é inovador e pode ser muito mais. Guilherme explica que um dos grandes desafios enfrentados pelas cooperativas nesse quesito é o financiamento das iniciativas de inovação. "Atualmente, mais de 70% dos investimentos no Brasil vêm de recursos próprios”. 

Para auxiliar as cooperativas na captação de recursos externos, o InovaCoop disponibiliza o Radar de Financiamento. Esse painel orienta as cooperativas sobre as principais fontes de fomento disponíveis, como foi o caso da Optar Orgânicos, primeira cooperativa a participar do Mix de Fomento, um projeto do Sistema OCB, desenvolvido em parceria com a ABGI Brasil e sorteada para integrar o lançamento da segunda Pesquisa de Inovação no Cooperativismo Brasileiro, durante o Cooptech Summit de 2023. A Coprel também participou do programa e teve três projetos selecionados para apresentação. Os destaques do Radar são atualizados a cada três meses, para garantir que as cooperativas tenham acesso as oportunidades de financiamento disponíveis. 

A Pesquisa de Inovação no Cooperativismo Brasileiro 2024, conduzida pelo Sistema OCB em parceria com a Checon Pesquisa, buscou compreender as tendências e a evolução da inovação no setor cooperativista em todo o Brasil. Com uma abrangente avaliação quantitativa, o estudo contou com mais de mil respostas de cooperados dos sete ramos de atividades e de todos os 27 estados. 

Os resultados revelaram que 80% das cooperativas introduziram inovações em seus processos, com uma média de 3,6 projetos por cooperativa, sendo os Ramos Crédito e Saúde os que mais se destacaram, com 5,8 e 3,9 projetos, respectivamente. Além disso, cerca de 70% das cooperativas informaram que participaram de cursos e programas de capacitação voltados para a inovação, com destaque para a relevância do desenvolvimento contínuo e adaptativo no cooperativismo.

O Sistema OCB também acredita que a inovação tem a ver com a experiência do usuário e uma gestão baseada em dados e, por isso, oferece o JornadaCoop, um programa que entrega aos cooperados uma experiência interativa e imersiva para reforçar a importância das soluções oferecidas pela entidade de maneira inovadora. A partir dele, os participantes podem acessar de forma lúdica e informativa os principais indicadores de qualidade de suas cooperativas. “A experiência reforça ainda mais o comprometimento do Sistema OCB em promover a inovação e apoiar o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de soluções práticas e acessíveis”, completa o gerente.

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados