Sistema OCB oferece capacitação em diagnóstico de inovação

  • Nenhum

Participantes conheceram estratégias que fortalecem o desenvolvimento contínuo das coops

Na última sexta-feira (04), o Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB promoveu a capacitação para aplicação do instrumento do Diagnóstico de Inovação, com a participação de representantes de 14 Organizações das Cooperativas Estaduais (OCEs) de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Goiás, Espírito Santo, Rondônia, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

O objetivo foi aplicar o piloto da solução, a partir de uma ferramenta que avalia o nível de maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI) em cooperativas, independente do ramo, porte ou localização. Durante o evento, os participantes aprenderam mais sobre as estratégias por trás da criação do modelo de avaliação e puderam explorar os instrumentos de diagnóstico por meio de três atividades práticas, que se aprofundaram no uso e aplicabilidade desse novo recurso.

Para Eduardo Sampaio, analista do Núcleo, a capacitação é mais um passo no compromisso do Sistema OCB em fortalecer a cultura de inovação nas cooperativas, com o intuito de promover um desenvolvimento estratégico e contínuo. "Estamos confiantes de que essa ferramenta irá permitir que as cooperativas tenham uma compreensão mais clara de seus processos inovadores, com a possibilidade de implementação de melhorias que podem fazer a diferença no crescimento do setor", explicou. 

O instrumento do Diagnóstico de Inovação se divide em duas macro dimensões principais. A primeira, é focada nas Boas Práticas de Sistema de Gestão da Inovação  (BPSGI), composta por 60 perguntas organizadas em dez seções. Já a segunda, aborda o Desempenho proporcionado pela Inovação (DPPI), com 20 perguntas distribuídas em cinco seções para avaliar como a inovação impacta os resultados das cooperativas.  Há, ainda, uma seção inicial para identificar o perfil do entrevistado e a caracterização da cooperativa.

Hélio Gomes de Carvalho consultor da empresa ISAE e um dos responsáveis por conduzir a capacitação em parceria com o Sistema OCB, explicou que, para a inovação ser contínua e sistemática, é necessário que haja um Sistema de Gestão que integre todas as iniciativas e projetos e que este sistema possa ser avaliado. “A capacitação esteve voltada a preparar colaboradores das unidades para aplicar um instrumento de avaliação para verificar se as cooperativas da sua região possuem iniciativas e projetos dentro de um Sistema de Gestão da Inovação. Esse instrumento, baseado na norma IS0 56002, é bastante completo e aprofundado, e poderá ser bastante útil para aumentar a competitividade das cooperativas”.

O analista contábil tributário do Sistema OCB/ES, Rafael França, acredita que as ações e iniciativas que o Sistema OCB tem desenvolvido para ampliar cada vez mais a sua atuação e proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo, são uma grande oportunidade de aprendizado. "O Espírito Santo tem aderido e participado de todas as iniciativas, pilotos e novos projetos. Entendemos que uma atuação alinhada é fator primordial para o sucesso da nossa OCE. Na capacitação, tivemos a oportunidade de aprimorar os conhecimentos acerca da inovação e participar ativamente na construção desse novo projeto”, declarou. 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados