SomosCoop entra em nova fase e convida cooperativas a ativar o carimbo
- Artigo Secundário 3
Plenária destaca avanço do movimento e foco em conversão de consumo consciente
No primeiro dia da Semana de Competitividade 2025, a gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta, conduziu a apresentação SomosCoop: o movimento que conecta e transforma com uma proposta clara e contundente: transformar reconhecimento em ação. Segundo ela, o cooperativismo já é valorizado por grande parte da sociedade — agora, o desafio é torná-lo cada vez mais presente nas escolhas de consumo dos brasileiros.
A plenária foi uma verdadeira viagem pela trajetória do movimento SomosCoop, iniciado em 2017 com o objetivo de unificar a comunicação do cooperativismo no país. De lá para cá, a marca se consolidou em campanhas memoráveis com o tenista Guga Kuerten, com a websérie SomosCoop na Estrada, apresentada pela jornalista Glenda Kozlowski e em ações como o Bora Cooperar, que aproximaram o setor da cultura pop, das redes sociais e dos consumidores de todas as regiões.
Com apoio de dados e pesquisas, Fabíola mostrou os avanços concretos dessa estratégia. Em 2018, uma pesquisa nacional mostrou que 56% dos brasileiros não conseguiam citar o nome de nenhuma cooperativa. Em 2023, em nova edição da pesquisa, esse número caiu para 23%. E mais: 63% dos entrevistados afirmaram que o fato de um produto ou serviço ser de uma cooperativa influencia sua decisão de compra. “Agora, chegou o momento de ativar o modo vendas. As pessoas já reconhecem a importância do cooperativismo. Precisamos garantir que elas saibam também como e onde escolher o coop”, afirmou Fabíola.
Esse novo momento do movimento se alinha a uma conquista global: o reconhecimento de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. Com o tema Cooperativas constroem um mundo melhor, a celebração inspira uma agenda ambiciosa no Brasil, liderada pelo Sistema OCB. Ações como o lançamento de livros, documentários, exposições e a presença estratégica na COP30 reforçam o papel das cooperativas na construção de um futuro mais justo e sustentável.
A campanha nacional de 2026, já anunciada, terá como mote Escolha o Coop, com foco direto no estímulo ao consumo consciente de produtos e serviços cooperativistas. Para que essa virada aconteça, Fabíola lançou um chamado claro às cooperativas. “A campanha Escolha o Coop só será efetiva se cada cooperativa fizer sua parte. Aplicar o carimbo é transformar um propósito em atitude concreta no mercado. O carimbo é mais do que uma marca visual. Ele é o nosso código de identificação com a sociedade. É o símbolo que conecta o consumidor ao propósito cooperativista”, complementou.
Para garantir o sucesso dessa nova fase, o engajamento da base é fundamental. Por isso, o Sistema OCB disponibiliza na Central da Marca, o manual de identidade visual um portfólio completo com peças de comunicação, materiais prontos para redes sociais, peças promocionais e sugestões de ativação para cooperativas de todos os ramos e portes. “O que temos construído é fruto de uma estratégia sólida, baseada em dados e escuta ativa. Cada campanha, cada projeto, foi pensado para fortalecer o cooperativismo como um modelo moderno e transformador”, concluiu Fabíola.