Featured

Programa Portas Abertas recebe Analfe, da Colômbia, em Brasília

  • Artigo Secundário 1

Encontro destacou atuação de representação do Sistema OCB e  impacto do Ramo Crédito no Brasil

 

Em mais uma edição do Programa Portas Abertas, o Sistema OCB recebeu uma delegação da Associação Nacional de Fundos de Empregados (Analfe) da Colômbia, entre os dias 22 e 24 de outubro. A comitiva foi composta por 30 delegados, visitou Brasília e São Paulo. 

A visita à Casa do Cooperativismo, na capital federal, apresentou a atuação de representação do Sistema OCB junto aos Três Poderes, que tem como objetivo promover políticas favoráveis ao cooperativismo e ao desenvolvimento econômico do setor. 

Eduardo Queiroz, coordenador de Relações Institucionais do Sistema OCB, ressaltou a relevância dessa estrutura, que reforça a voz do movimento em nível nacional. “Buscamos garantir que o cooperativismo seja respeitado e fortalecido em todas as esferas de poder. Atuamos com clareza e estratégia junto aos Congresso Nacional, tribunais e sindicatos para assegurar que o nosso modelo de negócios seja reconhecido e possa prosperar, com impactos positivos para a sociedade e para os cooperados,” afirmou.

Por sua vez, Thiago Borba, coordenador do Ramo Crédito do Sistema OCB, explicou que o cooperativismo de crédito desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. "Esse segmento oferece acesso inclusivo a serviços financeiros, fortalece as economias locais e promove uma distribuição mais justa dos recursos. As coops desse ramo são um exemplo de como o cooperativismo pode transformar vidas e contribuir para um país mais equilibrado e sustentável,” afirmou.

Após a apresentação no Sistema OCB, a delegação visitou o Sicoob Brasília e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), onde puderam discutir temas como estrutura de proteção ao crédito cooperativo e inovação no atendimento aos cooperados.

Em São Paulo, os colombianos conheceram o panorama completo do sistema cooperativo brasileiro, com visitas a instituições como o Sicredi Vale do Piquiri, a Unimed Brasil e a Central Unicred do Brasil. Durante essas reuniões, puderam aprofundar o entendimento sobre o modelo de governança e as soluções financeiras e de saúde promovidas pelas cooperativas.

A programação foi concluída com uma visita à sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), onde foram compartilhadas estratégias para fortalecimento do cooperativismo em nível estadual e nacional.


Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados