Portas Abertas recebe representantes do setor de Geração Distribuída

  • Artigo Secundário 3

Evento destacou a importância do diálogo para o desenvolvimento das cooperativas de energia 

O programa Portas Abertas recebeu, na terça-feira (3), representantes de cooperativas de Geração Distribuída (GD) de diversas regiões do Brasil e do mundo na Casa do Cooperativismo, em Brasília. O evento teve como objetivo estreitar o diálogo com o setor que cresce de forma rápida, mas ainda é relativamente novo no Brasil. 

Fabíola Nader Motta fala sobre a importância da troca de experiênciasFabíola Nader Motta fala sobre a importância da troca de experiênciasFabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, deu às boas vindas ao visitantes e ressaltou a importância da troca de experiências. "Esse encontro nos permite uma conversa mais próxima com as cooperativas desse setor que, embora estejam crescendo, ainda são recentes. Seguimos aprendendo juntos, dando suporte e oferecendo soluções e serviços que apoiem o desenvolvimento do coop brasileiro. Nosso papel é colaborar para que as cooperativas possam entregar o melhor serviço aos seus cooperados e clientes", afirmou.

A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, destacou o trabalho de escuta e atuação no Congresso Nacional, especialmente para setores estratégicos como telecomunicações e infraestrutura. "Nossa estrutura de conselhos consultivos e câmaras no Ramo Infraestrutura é o espaço onde ouvimos as demandas do segmento. A partir desse diálogo, montamos nossa agenda de atuação e definimos como vamos lutar no Parlamento por políticas públicas que beneficiem o cooperativismo", explicou.

Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, destacou a longevidade e o papel do Sistema OCB no apoio às cooperativas. "O Sistema OCB existe há 55 anos e oferece um ecossistema de suporte que está sempre pronto para ouvir, conversar e solucionar desafios. Estamos aqui para ajudar as cooperativas a se fortalecerem, principalmente as de geração de energia", disse.

Portas Abertas recebeu cooperativistas do Ramo InfraestruturaPortas Abertas recebeu cooperativistas do Ramo InfraestruturaDurante o evento, Thayná Côrtes, analista técnico institucional do Sistema OCB, destacou uma novidade que será lançada em breve, voltada para a geração de energia no cooperativismo. "Vamos lançar uma seção no Anuário do Cooperativismo 2024 intitulada 'Energia Cooperativa', onde serão apresentados os dados das cooperativas que geram sua própria energia, segmentados por ramos de atuação e estados", anunciou. Ela também mencionou o desenvolvimento do Manual de Organização de Cooperativa de Geração Distribuída. "Este manual será uma ferramenta essencial para ajudar as cooperativas e as Organizações Estaduais (OCEs) a entenderem o funcionamento do modelo de geração distribuída. Com isso, poderemos estruturar uma estratégia de atuação mais direcionada e eficiente", explicou.

Por sua vez, o coordenador de Meio Ambiente, Alex Macedo, falou sobre as soluções oferecidas pelo sistema com foco em eficiência energética e ESG, além dos desafios enfrentados pelo setor de GD. "Estamos desenvolvendo projetos pilotos em parceria com a DGRV, com foco em eficiência energética e sustentabilidade. No entanto, a Geração Distribuída ainda enfrenta desafios como a fidelização do quadro social, a viabilidade econômica e a conformidade jurídica. Nosso objetivo é apoiar as cooperativas para que superem esses obstáculos e cresçam de forma sustentável," completou.

Representantes de diversas regiões do Brasil, como Rondônia, Amazonas, São Paulo, Paraná, Goiás, Piauí, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e Sergipe, além de países como Alemanha, Portugal e México, participaram do evento. Entre as cooperativas, estiveram presentes a Coopsolar, Cooperativa de Infraestrutura Sustentável Ambiental (Cisa), Central EDC,  Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, Sol InvictusSinergi Cooperativa.

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados