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18/06/2025

Sistema OCB promove workshop sobre créditos de carbono para coops

Evento virtual capacita cooperativas para atuarem no mercado de carbono  Com foco em oportunidades reais para o cooperativismo no mercado de carbono, o Sistema OCB realizou, nesta quarta (18), a capacitação virtual Créditos de Carbono no Coop: da originação à comercialização. O evento reuniu técnicos e especialistas em meio ambiente e ESG das Organizações Estaduais (OCEs) e cooperativas, além de representantes das 18 cooperativas que participam da Solução Neutralidade de Carbono. O objetivo foi aprofundar os principais conceitos ligados à pauta da descarbonização e discutir como transformar o conhecimento técnico em estratégias aplicáveis à realidade do setor.  Na abertura do workshop, a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, destacou o momento estratégico vivido pelo movimento cooperativista, em especial com a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. “Quando falamos de sustentabilidade, estamos falando de ESG — que envolve método, comprovação e indicadores. Neste ano, com a COP no Brasil, o foco maior é o ambiental, e é ótimo ver o interesse de vocês nesse tema”, ressaltou.  Débora também chamou atenção para a importância de levar o conhecimento técnico para os dirigentes. “Nosso papel é dar suporte para que o cooperativismo siga forte e sustentável. Há cooperativas que já avançaram muito em relatórios e práticas ESG, mas nosso desafio é fazer com que essa pauta seja de todos. A urgência é hoje: cuidar do planeta, das pessoas e garantir cooperativas vivas, sustentáveis e inovadoras.”  O evento contou com a participação da Líder Global de Soluções de Carbono da Ambipar, Soraya Pires, que apresentou uma visão do mercado de carbono e os desafios para integrar essa agenda ao agro. “Embora o carbono não seja visível como a produção, ele tem um enorme potencial de agregar valor. O Brasil tem tudo para ser referência: tecnologia, território e capacidade. O desafio está em entender toda a cadeia, desde a coleta de dados até o cálculo das emissões e possíveis compensações.”  Para Soraya, a agenda construída de forma conjunta entre cooperativas, entidades de apoio e parceiros técnicos é essencial para gerar resultados concretos. “Essa agenda que construímos juntos agrega valor financeiro, reputação, qualidade e performance. A COP é um ponto de partida importante, mas essa agenda precisa continuar e crescer.”  A visão prática foi reforçada por cooperativas que já estão participando do projeto. Celso Brasil, representante da Copacol, comentou sobre os aprendizados e avanços obtidos com o inventário de emissões. “O apoio das lideranças foi fundamental para engajar todo mundo e facilitar a coleta dos dados, mesmo que muitas informações ainda não estejam organizadas nos sistemas. Agora, nosso foco é identificar oportunidades para reduzir emissões e melhorar nossos processos, sempre alinhados à estratégia da cooperativa”, relatou.  Já Maysse Oliveira, gerente de comunicação e qualidade da Unicred União, descreveu a experiência de implementação do inventário em uma cooperativa de crédito. “Esse tema é muito novo para a gente e, no começo, parecia distante da nossa realidade. Com apoio do Sistema OCB, da Ambipar e da equipe técnica, absorvemos conhecimento e enfrentamos o trabalho intenso que é coletar e organizar os dados. Hoje, nossa meta é reduzir o impacto de carbono e avançar na neutralização”, afirmou.   Maysse ainda destacou o protagonismo da Unicred na pauta ambiental. “Somos a primeira cooperativa singular com selo ouro no registro público, o que fortalece nossa posição e demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade. Estamos abertos a trocar experiências com outras cooperativas para acelerar esse movimento”, acrescentou.  Para o coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, Alex Macedo, o trabalho iniciado com a Solução Neutralidade de Carbono está ganhando escala e se consolidando como referência no setor. “Começamos esse trabalho em 2022, com um projeto-piloto envolvendo três cooperativas. Realizamos formações técnicas, visitas de campo e apoiamos a elaboração dos inventários tanto das cooperativas quanto dos produtores rurais. Esse processo nos mostrou que é viável e necessário estruturar uma solução coletiva para o cooperativismo”, explicou.  Hoje, a iniciativa reúne 18 cooperativas de oito estados, com faturamento somado superior a R$ 53 bilhões. “Estamos entregando resultados: teremos um relatório consolidado dos inventários dessas cooperativas, um guia metodológico aberto a todo o setor e uma trilha de cursos na CapacitaCoop voltada à descarbonização. Isso demonstra como o cooperativismo está se preparando para liderar esse processo, inclusive com foco na COP30”, destacou Alex.  Ele reforçou ainda que a estratégia vai além do evento global. “A COP é um marco, mas o mais importante é fazer com que a agenda ambiental chegue de fato à ponta, nas cooperativas. Queremos que todas tenham acesso às ferramentas e ao conhecimento necessários para avançar. Nosso papel é justamente esse: apoiar, orientar e criar caminhos para que nenhuma cooperativa fique de fora dessa transformação.”    Saiba Mais:  Sistema OCB lança rodada internacional de negócios para coops de café  Sistema OCB discute desafios e oportunidades para o Proagro  Chamada Pública apoia novos Centros de PD&I cooperativos 
Sistema OCB promove workshop sobre créditos de carbono para coops
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18/06/2025

Sistema OCB discute inclusão no transporte rodoviário de cargas

Divani Ferreira representou o cooperativismo em workshop internacional na UnB  O Sistema OCB participou ativamente do I Workshop Internacional de Inovação e Empreendedorismo Social no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), realizado de 16 a 18 de junho no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). O evento reuniu representantes do setor produtivo, academia, poder público e motoristas para debater soluções à escassez global de caminhoneiros, com foco em inovação, segurança no trânsito e inclusão social.  Representando o Sistema OCB, a analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, Divani Ferreira de Souza Matos, foi painelista no debate: Fomentando o Empreendedorismo Feminino no TRC. Em sua fala, destacou o papel transformador do cooperativismo na promoção da equidade de gênero e do protagonismo feminino no setor. “As mulheres enfrentam barreiras históricas nesse setor, mas também têm mostrado uma enorme capacidade de empreender e inovar. O cooperativismo oferece um ambiente inclusivo e colaborativo, ideal para promover essa transformação. Nosso papel é ampliar essas oportunidades com políticas afirmativas, qualificação e visibilidade”, afirmou.  Durante a apresentação, Divani compartilhou as principais ações do Sistema OCB voltadas à inclusão e à equidade, com destaque para o Comitê Nacional de Mulheres do Cooperativismo, o Elas pelo Coop, criado para ampliar a participação de mulheres nas cooperativas, especialmente em cargos de liderança. Ela também apresentou o Geração C, comitê que fomenta a formação de lideranças jovens, promovendo diversidade e sucessão dentro do movimento cooperativista.  Outro ponto abordado foi a conexão entre os temas do workshop e as diretrizes do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que priorizam o fortalecimento de comitês de mulheres, ações de prevenção ao assédio, capacitação de lideranças e incentivo à participação feminina em processos de governança. “Temos desafios concretos, como a superação de preconceitos, a sobrecarga de trabalho e o acesso limitado à formação. Precisamos enfrentá-los com iniciativas estruturadas, mentoria e redes de apoio entre as mulheres cooperativistas”, pontuou Divani.  Divani apresentou dados do Anuário Brasileiro do Cooperativismo com um recorte de gênero voltado ao ramo transporte, destacando o papel estratégico dos comitês Elas pelo Coop na promoção da equidade no setor. Durante sua fala, ela citou exemplos inspiradores de duas cooperativas que já implementam comitês locais voltados para o fortalecimento da presença feminina no transporte cooperativista: a CoopGNP (Grupo Novo Paraná) de Luís Eduardo Magalhães (BA), e a Coopmetro (Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Carga e Passageiros) com atuação em 15 estados brasileiros.  Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê Elas pelo Coop da CoopGNP, que faz parte do comite estadual de mulheres da OCEB, destacou que a atuação feminina na cooperativa vem se ampliando de forma consistente, ultrapassando a tradicional presença no setor administrativo. “Desde o início, estamos inseridas no negócio, mas agora passamos a atuar com mais liderança. O comitê tem sido essencial nesse processo de amadurecimento”, ressaltou. Ela também explicou que, para capacitação, o grupo tem recorrido à Plataforma CapacitaCoop. Hoje, 30% do quadro funcional da cooperativa é composto por mulheres, incluindo cargos de confiança, com garantia de equidade salarial. Esse comprometimento com a inclusão rendeu à CoopGNP a conquista do Selo Lilás, concedido pelo governo da Bahia a instituições com boas práticas de promoção da igualdade de gênero.  Já Tionília Cristina, coordenadora do Comitê de Mulheres da Coopmetro, da CNTCOOP e integrante do Comitê Estadual de mulheres da Ocemg, pontuou que, embora a presença feminina no ramo transporte ainda seja tímida nos cargos de liderança, há avanços notáveis, especialmente em nichos como o comércio eletrônico, que tem aberto portas para motoristas mulheres. “Temos, sim, mulheres conduzindo veículos de carga maiores. Mas o ponto central é que os comitês se tornaram ferramentas estratégicas para organização, formação e representatividade feminina dentro das cooperativas”, afirmou.  Segundo Tionília, os comitês deixam de ser apenas espaços de acolhimento e se tornam verdadeiros centros de capacitação e protagonismo. “Eles nos dão voz e ampliam nossas oportunidades, seja como cooperadas, motoristas, donas do próprio negócio ou líderes. O Elas pelo Coop é, para nós, um verdadeiro presente. É um veículo – usando a linguagem do transporte – que nos leva mais longe.”  O evento também fez referência ao movimento Maio Amarelo no TRC, voltado à segurança viária e à valorização da vida dos profissionais da estrada. Os painéis trataram de soluções tecnológicas, empreendedorismo social e estratégias para tornar o setor mais atrativo a jovens e mulheres.    Saiba Mais:  Tania Zanella destaca força do cooperativismo no Summit de Governança  Comissão aprova reconhecimento do coop como manifestação cultural  Workshop destaca ID&E como pilar para o cooperativismo do futuro 
Sistema OCB discute inclusão no transporte rodoviário de cargas
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18/06/2025

Cooperativas ganham destaque na Naturaltech 2025

Maior feira de alimentos naturais da América Latina reuniu 800 expositores e 1,7 mil marcas  O cooperativismo brasileiro marcou presença na 19ª edição da Naturaltech & Bio Brazil Fair, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Considerada a maior feira de alimentos naturais, orgânicos e saudáveis da América Latina, a Naturaltech reuniu mais de 800 expositores e 1,7 mil marcas, com expectativa de atrair mais de 50 mil visitantes ao longo do evento.  Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema OCB participou da Naturaltech com o estande institucional SomosCoop – Cooperativas do Brasil, reforçando o compromisso com a promoção de negócios, visibilidade de marca e acesso a mercados estratégicos. A ação foi coordenada pela área de Negócios da entidade, que busca fortalecer a presença cooperativista em segmentos promissores da economia.  “O cooperativismo tem muito a contribuir com o mercado de produtos naturais, e eventos como esse são fundamentais para mostrar a qualidade, a diversidade e o potencial comercial das nossas cooperativas. A Naturaltech é um espaço estratégico para ampliar conexões, gerar negócios e promover a marca cooperativista no cenário nacional e internacional”, destacou Jean Fernandes, analista da Coordenação de Negócios do Sistema OCB.  Participaram da feira 12 cooperativas de diferentes estados brasileiros (BA, ES, MG, PA, PR, RS, SC e SP), com produtos que vão de cafés especiais a sucos, vinhos, espumantes, doces, queijos, mel e frutas nativas. O estande recebeu grande fluxo de consumidores, distribuidores, redes varejistas e representantes de food service, com destaque para negociações com grandes players como Sam's Club, Outback e rede Zeferino.  A engenheira de alimentos Leidiane Vieira, da Cooperlad (BA), destacou a importância da participação na Naturaltech. “Foi uma oportunidade grandiosa para nós. Fizemos contatos com compradores, apresentamos amostras de polpas de frutas e projetamos a criação de um centro de distribuição em São Paulo. Isso representa mais trabalho, renda e desenvolvimento para nossos cooperados”.  Carlos Lima, presidente da CONAP (MG), celebrou os resultados obtidos durante a feira. “Tivemos a chance de dialogar com redes varejistas, exportadores e consumidores que valorizam um produto diferenciado. Essa interação direta reforça a importância de investir na apresentação, na padronização e na expansão da presença dos nossos produtos no mercado nacional e internacional”, declarou.  Para Eliane Lopes, da Cooperativa Vinícola Nova Aliança (RS), a Naturaltech foi estratégica. “Levamos nossa missão junto com nossos produtos. Estabelecemos contatos com distribuidores e exportadores, recebemos feedback positivo e saímos com importantes insights para o desenvolvimento de novos produtos”.   Já Giulia Castellani, do setor comercial da CAISP (SP), reforçou o impacto institucional da presença no evento. “Participar de uma feira dessa magnitude fortalece nossa marca e nos conecta com consumidores, varejistas e potenciais parceiros. O apoio da OCB tem sido essencial para nosso posicionamento no mercado”.  A participação também foi comemorada por Alysson Kaiper, da Sanjo (SC). “Tivemos a visita de clientes estratégicos e potenciais novos parceiros. A estrutura e o suporte da OCB nos permitiram mostrar a força da nossa cooperativa. Esperamos estar nas próximas edições”, salientou.   As cooperativas participantes foram: Cafesul, Amazoncoop, Cocamar, Witmarsum, Nova Aliança, CCGL, Vinícola Aurora, Sanjo, Coopafasb Caisp, Conap e Cooperlad.  Saiba Mais:  Sistema OCB lança rodada internacional de negócios para coops de café  Carimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente  Comissão aprova reconhecimento do coop como manifestação cultural 
Cooperativas ganham destaque na Naturaltech 2025
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18/06/2025

Sistema OCB lança rodada internacional de negócios para coops de café

Evento coordenado pela área de Negócios será realizado em Belo Horizonte no dia 4 de novembro  Com o objetivo de ampliar a presença internacional das cooperativas brasileiras e gerar novas oportunidades comerciais no mercado externo, o Sistema OCB realizará, no dia 4 de novembro de 2025, em Belo Horizonte (MG), a 1ª Rodada de Negócios Internacional para Cooperativas Produtoras de Café. A iniciativa integra o Programa NegóciosCoop – Mercado Internacional e acontecerá na véspera da abertura da Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor no país.  A rodada contará com uma estrutura completa de apoio às cooperativas selecionadas, incluindo consultoria especializada para prospecção de compradores internacionais, sessões de preparação, tradução durante as negociações e custeio de passagem aérea para um representante por cooperativa. Serão até 15 cooperativas escolhidas para participar da ação, com base nos critérios definidos no regulamento da chamada. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho, por meio de formulário.  Segundo Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, a iniciativa marca um avanço importante na estratégia de internacionalização do cooperativismo agropecuário. “Essa rodada representa uma grande oportunidade para as cooperativas que desejam exportar e se posicionar no mercado internacional. É um espaço estratégico para gerar negócios, ampliar conexões e mostrar a força e a qualidade do café cooperativista brasileiro”, destacou.  A proposta pretende conectar diretamente as cooperativas com compradores internacionais alinhados com a sua oferta de produtos, promovendo a geração de negócios e a inserção do cooperativismo no mercado global. Além disso, as cooperativas participantes terão acesso a sessões preparatórias com foco em formatação de proposta comercial, precificação para exportação e estratégias de negociação internacional.  “Queremos que nossas cooperativas estejam cada vez mais preparadas para acessar o mercado externo com segurança, qualidade e profissionalismo. Essa rodada internacional foi pensada para oferecer suporte real às cooperativas, desde a preparação até o momento da negociação”, reforçou Débora.  O Programa NegóciosCoop – Mercado Internacional é uma das frentes de atuação do Sistema OCB voltadas ao fortalecimento da competitividade das cooperativas brasileiras. Por meio de soluções como Qualificação para Exportação e Promoção Internacional, o programa oferece formação técnica, apoio logístico e oportunidades reais de negócios em feiras, missões e rodadas comerciais.  Podem participar da seleção cooperativas agropecuárias produtoras de café, regularmente registradas no Sistema OCB, que atendam aos critérios mínimos de elegibilidade — como ter material promocional em inglês, certificações de qualidade, café beneficiado (torrado, moído ou em cápsulas) e participação em programas de qualificação do Sistema OCB. A presença de mulheres em cargos de liderança e o domínio do inglês pelo representante indicado também contam pontos no processo seletivo.  As cooperativas interessadas devem estar atentas aos prazos e às responsabilidades previstas no regulamento. Após a seleção, será necessário assinar o termo de compromisso, participar das sessões preparatórias e apresentar documentação de viagem para prestação de contas.     Saiba Mais:  Cúpula global destaca protagonismo feminino e inovação no agro  Comissão aprova reconhecimento do coop como manifestação cultural  Senado: Sistema OCB defende papel do cooperativismo na COP30 
Sistema OCB lança rodada internacional de negócios para coops de café
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17/06/2025

Chamada Pública apoia novos Centros de PD&I cooperativos

Cooperativas agroindustriais podem submeter propostas até 30 de junho  O Sistema OCB divulga a chamada pública conjunta lançada pelo BNDES e pela Finep para fomentar a criação e a expansão de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) no Brasil. A iniciativa integra a Política Nova Indústria Brasil (NIB) e destina-se a empresas e cooperativas agroindustriais que queiram fortalecer sua atuação em inovação. As propostas podem ser submetidas até o dia 30 de junho de 2025, por meio do site da Finep.  Com recursos estimados em até R$ 3 bilhões, a chamada visa estimular a implantação de centros próprios de PD&I, voltados a atividades relacionadas a pelo menos uma das seis missões definidas pela NIB. Os projetos devem prever crédito superior a R$ 10 milhões para empreendimentos localizados nas regiões Norte e Nordeste e acima de R$ 20 milhões para as demais regiões do país. O prazo máximo de execução é de 36 meses.  As propostas devem contemplar, entre outros aspectos, contratação e fixação de equipes técnicas, aquisição de equipamentos, instalação de plantas piloto, e parcerias com universidades e centros de pesquisa. É necessário que os centros tenham, no mínimo, 500 m² (implantação) ou expansão de 250 m², além da contratação de pessoal técnico qualificado.   O gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa reforça a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da inovação no setor cooperativista. “Essa chamada representa uma oportunidade estratégica para as cooperativas agroindustriais ampliarem sua capacidade de gerar valor, diversificar produtos e incorporar novas tecnologias”, afirma.  Além disso, Guilherme destaca o papel da inovação como eixo transversal da agenda do Sistema OCB. “Inovar é essencial para garantir competitividade e sustentabilidade no médio e longo prazo. E iniciativas como essa contribuem para posicionar o cooperativismo no centro da transformação produtiva que o país precisa.  Segundo a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, o lançamento da chamada pública é resultado direto de um trabalho institucional articulado entre o Sistema OCB, a Finep e o BNDES. “A construção dessa agenda com os dois órgãos foi fruto de um diálogo constante, com o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas às políticas públicas de fomento à inovação”, explica.  Clara também ressalta que o alinhamento com a Nova Indústria Brasil representa uma janela de oportunidade importante para o cooperativismo. “Esse é um passo concreto no esforço de aproximar o setor cooperativo das políticas de inovação industrial que estão em curso no país.”  A avaliação das propostas será conduzida por um grupo de trabalho formado por representantes do BNDES e da Finep, que selecionará os projetos com maior aderência às diretrizes da chamada. As empresas também poderão submeter um vídeo institucional de até cinco minutos como parte do processo seletivo.  As cooperativas interessadas devem acessar o formulário eletrônico de submissão e consultar os detalhes nos sites do BNDES e da Finep.    Saiba Mais:  Cooperativas de Crédito sugerem ajustes na MP do Consignado  Sistema OCB se une ao setor produtivo contra aumento do IOF  Senado: Sistema OCB defende papel do cooperativismo na COP30 
Chamada Pública apoia novos Centros de PD&I cooperativos
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17/06/2025

Sistema OCB apoia internacionalização do empreendedorismo feminino

Evento promovido pela ApexBrasil reforça importância de impulsionar negócios liderados por mulheres  O Sistema OCB marcou presença no evento Mulheres e Negócios Internacionais – Territórios, promovido pela ApexBrasil no dia 10 de junho, em Salvador (BA). A ação teve como foco a capacitação, inspiração e conexão de mulheres empreendedoras com o mercado internacional e se insere no âmbito do Programa Mulheres e Negócios Internacionais, iniciativa que integra também a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino.  Representando o cooperativismo, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/BA, Jussiara Lessa, acompanhou a programação que contou com painéis, oficinas e apresentações de cases de sucesso protagonizados por mulheres de diferentes perfis, setores e faixas etárias. Segundo ela, o evento foi uma demonstração concreta de como a atuação em rede e o apoio institucional podem abrir portas para o empreendedorismo feminino no Brasil.  “Ficou evidente o quanto a parceria entre instituições como a ApexBrasil, Sebrae e Sistema OCB pode impulsionar mulheres empreendedoras — inclusive cooperadas — a expandirem seus negócios para o mercado internacional. Já temos cooperativas lideradas por mulheres com produtos de excelência e esse tipo de articulação fortalece caminhos para a exportação”, destacou Jussiara.  Durante o evento, foram apresentados exemplos como o da startup baiana EcoCiclo, criadora de absorventes biodegradáveis, e da empresa Latitude 13 Cafés Especiais, liderada por mulheres e responsável pela produção de cafés premiados cultivados na Chapada Diamantina. Muitos dos relatos destacaram a importância da formação empreendedora por meio de iniciativas como o curso Empretec, ofertado pelo Sebrae, e o apoio de políticas públicas que integram raça, gênero e desenvolvimento regional.  O evento também foi um espaço de escuta e acolhimento de diferentes trajetórias femininas, reforçando o valor da representatividade. Mulheres que começaram com poucos recursos, mas com muita determinação, dividiram o palco com empreendedoras consolidadas, em um ambiente de aprendizado mútuo.  O encontro contou com o apoio dos ministérios do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), das Mulheres, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Banco do Brasil, Correios e Sepromi, entre outros parceiros.  A atuação do Sistema OCB no evento também reforça uma das diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com a ApexBrasil. O ACT prevê, entre suas prioridades, o fortalecimento de iniciativas voltadas à igualdade de gênero, com foco especial no estímulo à internacionalização de negócios liderados por mulheres. Com essa diretriz, a parceria tem buscado ampliar a presença feminina nas ações de promoção comercial internacional, abrindo novas oportunidades para que cooperativas lideradas por mulheres possam alcançar mercados estrangeiros.  Por meio desse acordo, o Sistema OCB e a ApexBrasil têm somado esforços para garantir que mais cooperativas, especialmente aquelas protagonizadas por mulheres, tenham acesso às ferramentas, capacitações e ações estratégicas voltadas à exportação. A presença no evento realizado em Salvador reflete esse compromisso com a inclusão produtiva e com a promoção de um cooperativismo cada vez mais diverso e competitivo, alinhado à agenda ESG e às políticas públicas de desenvolvimento sustentável com recorte de gênero.    Saiba Mais:  Cúpula global destaca protagonismo feminino e inovação no agro  Tania Zanella é homenageada em prêmio nacional de diversidade e inclusão  Workshop destaca ID&E como pilar para o cooperativismo do futuro 
Sistema OCB apoia internacionalização do empreendedorismo feminino
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17/06/2025

Carimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente

Ações durante a Semana de Competitividade mostram a força da identidade cooperativista  Durante a Semana de Competitividade 2025, realizada pelo Sistema OCB entre os dias 9 e 11 de junho, o protagonismo da marca cooperativista esteve em destaque. Por meio de ações imersivas e interativas, os mais de 800 participantes, responsáveis pela comunicação das cooperativas e Organizações Estaduais (OCEs), puderam entender melhor a importância do carimbo SomosCoop, que identifica produtos e serviços de cooperativas comprometidas com os valores do movimento. Além disso, o evento marcou o lançamento do teaser da Campanha Nacional de Comunicação de 2026, que trará como mote um convite direto à sociedade: Escolha o Coop.  Presente em produtos do cotidiano, como os frios da AuroraCoop (SC), ou os queijos e iogurtes da Coopatos (MG), o carimbo SomosCoop vai muito além de uma identidade visual. Ele representa a força de um modelo de negócios que promove inclusão, equidade, desenvolvimento local e sustentabilidade. “O carimbo é uma forma de mostrar, com orgulho, que aquele produto ou serviço faz parte de algo maior: o cooperativismo. Ele conecta propósito, qualidade e impacto social”, resume Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.  Para apresentar o carimbo de forma lúdica e engajadora, o estande Espaço Cooperação ofereceu aos participantes da Semana de Competitividade uma experiência interativa com uma vitrine de produtos do cooperativismo. Entre os destaques estavam os cafés da Copama, Cocapec e Cafesul, entre outras; doces da Coopfam; leite e iogurtes da Cooperrita; queijos, manteiga e outros derivados do leite da Santa Clara; arroz, feijão e outros grãos da Coagro; e muitos outros produtos, todos com o carimbo  SomosCoop estampado em suas embalagens.  Já a ativação  SomosCoop testou os conhecimentos dos participantes sobre o uso do carimbo por meio de um quiz interativo. Ao mesmo tempo em que eles respondiam o quanto o carimbo é utilizado em suas cooperativas, a ativação os incentivou a levar para as suas bases a importância de mostrar à sociedade o diferencial dos produtos oferecidos por organizações com propósito, um dos princípios do cooperativismo.  Além disso, os participantes puderam produzir fotos a partir de um carimbo instagramável e postar em suas redes sociais (para garantir o selo da ativação). Estruturas representativas dos Ramos Saúde, com posto de hidratação, e Crédito, com um caixa eletrônico e um jogo de memória interativo também fizeram parte do espaço reservado ao SomosCoop. Um mercadinho expôs produtos de cooperativas que utilizam o carimbo SomosCoop e os demais ramos foram representados em displays, mobiliários e totens. Para completar, quem passou pelo local também pode levar mockups dos seus respectivos espaços de interesse para implantar na comunicação de suas cooperativas.    A websérie SomosCoop na Estrada que também divulga a marca do cooperativismo contou com uma ativação exclusiva. O veículo utilizado pela apresentadora Glenda Koslowski estacionou próximo ao plenário do evento e atraiu os participantes para acompanhar uma de suas viagens com a ajuda de óculos de realidade virtual. O primeiro episódio da quarta temporada da websérie foi lançado na abertura da Semana de Competitividade e já está disponível no canal oficial e no Youtube do SomosCoop.   A SomosCoop Pop-up Store, por sua vez, foi uma das ativações mais movimentadas. O espaço funcionou como ponto de troca para quem participou da experiência gamificada da Semana de Competitividade com ativações que garantiram selos para a escolha de brindes especiais como bonés, camisetas, chaveiros, meias, toalhas de praia, fones de ouvido e outros produtos.   Escolha o Coop  Outro ponto alto foi a exibição do teaser da nova campanha nacional de comunicação 2026, durante a plenária apresentada pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta,  que fez um apanhado geral sobre a trajetória da estratégia de comunicação do movimento SomosCoop. A nova campanha trará uma abordagem ainda mais direta ao público consumidor.   Com o mote Escolha o Coop, a ideia é incentivar a sociedade a optar, de forma consciente, pelos produtos e serviços de cooperativas. A proposta reforça o papel das coops como agentes de transformação positiva nos territórios em que atuam. “A nova campanha vai dar um passo adiante ao posicionar o cooperativismo como uma escolha viável, ética e desejável. Queremos que as pessoas saibam que, ao escolher o Coop, estão escolhendo um Brasil mais justo e colaborativo”, afirmou Fabíola.  Com essas ações, o Sistema OCB reforça seu compromisso em valorizar e dar visibilidade à identidade cooperativista, fortalecendo a marca do movimento e incentivando que cada vez mais cooperativas adotem o carimbo SomosCoop em seus produtos, embalagens, serviços e comunicações institucionais.    Saiba Mais:  Inteligência artificial e o futuro das cooperativas: o poder da inovação    SomosCoop entra em nova fase e convida cooperativas a ativar o carimbo    Glenda Kozlowski comanda painel sobre comunicação com propósito    
Carimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente
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17/06/2025

Estúdio Coop movimenta Semana de Competitividade

Espaço produziu 12 entrevistas com especialistas e representantes de cooperativas de todo o Brasil  Com o objetivo de amplificar as mensagens e promover conexões durante a Semana de Competitividade 2025, o Sistema OCB montou uma estrutura especial no coração do evento: o Estúdio Coop. Durante três dias, o espaço produziu 12 entrevistas com palestrantes, especialistas, comunicadores e representantes de cooperativas de diferentes ramos e regiões do Brasil.  Ao todo, 24 pessoas participaram dos episódios do Estúdio Coop, entre especialistas convidados e comunicadores que atuam diretamente nas cooperativas. Cada episódio contou com a presença de um especialista que também era palestrante da Semana, trazendo uma visão técnica e aprofundada sobre os temas debatidos, e um comunicador cooperativista, responsável por compartilhar a vivência prática do tema em sua realidade local. O resultado foram conversas ricas e integradas, alinhadas às trilhas do evento — Planejamento e dados, Branding, Comunicação institucional e Marketing — que aproximaram ainda mais o conteúdo da realidade do setor.  O Estúdio Coop foi pensado como uma vitrine viva da Semana, capaz de proporcionar conteúdo dinâmico e acessível ao público. Os bate-papos abordaram temas estratégicos como reputação, storytelling, inteligência artificial, identidade de marca, comunicação institucional e marketing de relacionamento — sempre com uma perspectiva cooperativista.  “O Estúdio Coop foi mais do que um espaço de entrevistas. Foi um palco de escuta ativa e compartilhamento de experiências reais. Com a publicação dos episódios no canal do Sistema OCB, a proposta é fazer o conhecimento circular e valorizar a diversidade do nosso sistema”, destacou Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.  Programação diversa e conectada  Ao longo da programação, as entrevistas promovidas pelo Estúdio Coop ampliaram os debates realizados nas trilhas da Semana de Competitividade. Os encontros abordaram desafios reais da comunicação cooperativista, sempre com foco em soluções, inovação e propósito. Confira os destaques:  Patrícia Marins (sócia-fundadora da Oficina Consultoria Oficina Consultoria) e Paulo César (Gerente de Marketing na Credisis Jicredi/RO): conversaram sobre como construir e preservar a reputação institucional de uma cooperativa, destacando a importância da confiança como ativo estratégico em tempos de alta exposição e transformação digital.  Martha Terenzzo (autora e professora) e Wayne Pellacani (gerente de comunicação e marketing na Natercoop/ES): discutiram o papel do storytelling como ferramenta para aproximar o público da identidade cooperativa. A entrevista reforçou como contar boas histórias pode gerar pertencimento, engajamento e valorização da cultura organizacional.  Gustavo Caetano (fundador da Samba Tech) e Luiz Gustavo Souza (Gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob Credicaf/MG): falaram sobre os avanços da inteligência artificial na comunicação e como as cooperativas podem incorporar tecnologias para entender melhor seu público e personalizar suas mensagens.  Tania Savaget Carneiro (especialista em branding) e Sabrina Morello (coordenadora de Marketing e Cooperativismo na Frísia/PR): abordaram o desafio de construir e manter marcas cooperativas fortes e coerentes, tratando da importância da consistência visual e narrativa para gerar valor percebido e fidelidade.  André Siqueira (cofundador da RD Station) e Gabriele Triches (Coordenadora de Comunicação da COMIGO/GO): conversaram sobre a criação de experiências integradas nos canais digitais e físicos da cooperativa. Eles destacaram como o marketing de conteúdo e o funil de relacionamento contribuem para resultados sustentáveis.  Tatiana Maia Lins (professora de Relações com o Mercado e Investidores na ESPM) e Disney de Paula (Diretor de Comunicação e Marketing da Coogavepe Cogavepe/MT): discutiram o novo papel da assessoria de imprensa no ecossistema midiático atual, e como as cooperativas podem utilizar essa ferramenta para ampliar sua visibilidade, inclusive em meios digitais e regionais.  Beatriz Guarezi (fundadora da Bits to Brands) e Raquel Lazarotto (gerente de comunicação e marketing da Coprel/RS): refletiram sobre os desafios de capturar e manter a atenção das pessoas num cenário de excesso de informações. A conversa trouxe estratégias para trabalhar comunicação criativa com foco em conteúdo relevante.  Tereza Santos (CEO da Sympla) e Kátia Dalcin (Gerente de Marketing da Santa Clara/RS): abordaram a construção de conexões duradouras com o público a partir de estratégias de marketing de relacionamento, ressaltando a importância de conhecer a jornada dos cooperados e oferecer experiências memoráveis.  Thaís Jerônimo Duarte (Doutora em Estudos da Linguagem) e Elizomar Braga (Gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Evolução/PB): compartilharam práticas sobre como mapear a jornada do cooperado e aplicar esse conhecimento na construção de campanhas mais empáticas e eficazes.  Williams Bayczar (mestrando em comunicação e práticas de consumo pela ESPM) e Carolina Oliveira (gerente de inteligência de mercado e marketing do Sicoob Central/ES): conversaram sobre o uso de métricas na comunicação e no marketing digital, com foco em resultados e aprendizado contínuo. Eles destacaram a necessidade de interpretar dados com olhar estratégico.  Fernanda Lambach (consultora estratégica na Seta Solutions) e Ingrid Assunção (coordenadora de marketing na Coopernorte/PA): abordaram como preparar lideranças para se comunicar melhor em contextos públicos, internos e institucionais, reforçando que o media training é essencial para proteger e fortalecer a imagem da cooperativa.  Samira Cardoso (co-fundadora e CEO da Layer-up) e Cristiane Sanches (gerente de comunicação corporativa na Unimed BH/MG): encerraram a série de entrevistas discutindo estratégias práticas para posicionar marcas cooperativas em um mercado competitivo. Elas enfatizaram a importância de aliar propósito e performance na comunicação.  Representatividade   O Estúdio Coop também foi palco para a diversidade das vozes do cooperativismo. Participaram cooperativas dos ramos crédito, agro, infraestrutura, trabalho e saúde, de estados como Rondônia, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pará e São Paulo. Essa representatividade demonstrou a amplitude de atuação do movimento e a riqueza das experiências locais.   Conteúdo que segue vivo  As entrevistas do Estúdio Coop foram gravadas e agora fazem parte de um acervo de vídeos que será distribuído pelos canais do Sistema OCB e da campanha SomosCoop. O conteúdo será transformado em pílulas temáticas, com foco em formação, inspiração e divulgação das boas práticas em comunicação cooperativista.   “A ideia é que o Estúdio Coop se torne um espaço permanente nas ações estratégicas do Sistema, seja em eventos, campanhas ou programas de formação. É um formato que aproxima, engaja e projeta a voz do cooperativismo para além do evento”, finalizou Samara.    Saiba Mais:  Marketing com propósito engaja e converte  CapacitaCoop lança trilha de Comunicação e Marketing no Cooperativismo  Inteligência de dados guia o futuro da comunicação cooperativista 
Estúdio Coop movimenta Semana de Competitividade
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17/06/2025

Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade

Evento promoveu ações concretas com foco ambiental e acessível  A Semana de Competitividade 2025 chegou ao fim deixando não só aprendizados técnicos e estratégicos, mas também um forte recado: o cooperativismo brasileiro está comprometido com a sustentabilidade e a inclusão em todas as suas ações. O evento foi cuidadosamente planejado para minimizar impactos ambientais e garantir acessibilidade para todos os participantes.  Logo no credenciamento, os visitantes puderam informar como se deslocaram até Brasília, calcular e compensar a pegada de carbono individual da viagem, seja por avião ou carro. A ação destacou o impacto ambiental de deslocamentos e reforçou a importância de também cuidar do impacto das cooperativas. “Ao mostrar o impacto ambiental das nossas escolhas e compensar as emissões, incentivamos as cooperativas, via Solução Neutralidade de Carbono, a inventariarem e adotarem práticas para a redução de suas emissões”, explicou Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB.  Todas as emissões de carbono geradas durante a Semana de Competitividade — aproximadamente 213 toneladas de carbono equivalente — foram totalmente neutralizadas por meio do Programa REDD+Vale do Jari, uma parceria entre a Ambipar Environment e o Grupo Jari. “Com essa ação, mostramos que o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade vai além do discurso. É uma prática concreta, conectada com a agenda global e com as futuras gerações”, reforçou Alex.  A iniciativa atua na preservação da Amazônia, com foco em conservação florestal, desenvolvimento socioeconômico e geração de renda sustentável, beneficiando diretamente 124 famílias em 13 comunidades. Também protege mais de 343 espécies de fauna, incluindo algumas ameaçadas, e contribui com a redução anual de cerca de 124 mil toneladas de carbono equivalente.    A gestão de resíduos também recebeu atenção especial. A organização garantiu a instalação de pontos de coleta seletiva e a destinação correta de recicláveis como papel, plástico e metal. Além disso, foram adotadas medidas para reduzir o uso de materiais impressos e plásticos descartáveis, priorizando alternativas digitais e reutilizáveis.    Saiba Mais:  Inteligência artificial e o futuro das cooperativas: o poder da inovação    SomosCoop entra em nova fase e convida cooperativas a ativar o carimbo    Glenda Kozlowski comanda painel sobre comunicação com propósito    
Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade
Notícias representação
16/06/2025

Tania Zanella é homenageada em prêmio nacional de diversidade e inclusão

Evento no Paraná reconheceu a liderança feminina no cooperativismo brasileiro  O compromisso do cooperativismo com a diversidade, a equidade e a inclusão ganhou mais um importante reconhecimento na última sexta-feira (13), em Curitiba (PR), durante a entrega do Prêmio Diversidade & Inclusão – Mais Admirados 2025, promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, foi uma das homenageadas da edição, em razão de sua trajetória e pioneirismo como primeira mulher à frente da superintendência do Sistema OCB.   Tania não pôde estar presente no evento, mas enviou uma mensagem em vídeo. A placa de homenagem foi recebida por Divani de Souza, analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, que também representou a organização na programação do Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão, promovido pelo Sistema Ocepar e pela ABTD. “Recebo essa homenagem com profunda gratidão, mas sobretudo com senso de responsabilidade. Ser mulher em posição de liderança dentro do cooperativismo é representar muitas outras mulheres que contribuem para o desenvolvimento do setor todos os dias. Nosso compromisso é coletivo e contínuo”, afirmou Tania em sua mensagem de agradecimento.  O evento reuniu cerca de 70 participantes de 17 cooperativas do Paraná, dos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde. A proposta teve como objetivo promover um ambiente de troca de experiências, aprendizados e boas práticas sobre diversidade e inclusão nas cooperativas.  Durante sua participação no fórum, Divani ministrou a palestra Inclusão, diversidade e equidade: entenda como tratar esses temas dentro da sua cooperativa, em que ressaltou a urgência de ações concretas e estruturadas no setor. Citando uma frase da Superintendente Tania Zanella  Divani reiterou que “É preciso ter coragem para colocar a mão na massa e promover a verdadeira mudança”. Falar sobre diversidade não é mais suficiente — é hora de transformar esse discurso em atitudes e políticas permanentes”, afirmou. Sua fala repercutiu fortemente entre os participantes.  O Fórum também contou com painéis e palestras de nomes importantes da pauta no Brasil, como Ricardo Sales, fundador da Mais Diversidade, e Rodrigo Vianna, CEO da Mappit Talenses Group. Eles abordaram a importância da governança inclusiva, da liderança diversa e dos impactos positivos de ambientes de trabalho mais equitativos e reiteraram que este é um tema de direitos humanos e também uma agenda de negócios.  A programação ainda incluiu discussões sobre cultura organizacional, inovação, e apresentação de cases de sucesso, como o da YDUQS, além de experiências compartilhadas por cooperativas como Frísia, Unimed Curitiba e Central Sicredi — referências em práticas de inclusão no cooperativismo paranaense.  A presença do Sistema OCB no evento reforçou o alinhamento da entidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os de igualdade de gênero (ODS 5), trabalho decente (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10). “O cooperativismo é, por natureza, um modelo que valoriza as pessoas. E quando ampliamos essa valorização para a equidade de gênero, de raça, de origem, estamos fortalecendo nossa identidade e preparando o setor para os desafios do futuro”, destacou Tania.  “Queremos inspirar as cooperativas a construírem seus próprios caminhos, sempre com escuta ativa, empatia e ações que deem resultado. Não há desenvolvimento sustentável sem inclusão verdadeira”, completou Divani.    Saiba Mais:  Workshop destaca ID&E como pilar para o cooperativismo do futuro  Sistema OCB inspira e empodera no Fórum Elas no Comando, em Tocantins  Workshop em Palmas promove diálogo sobre inclusão e equidade 
Tania Zanella é homenageada em prêmio nacional de diversidade e inclusão
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16/06/2025

Semana de Competitividade: experiência gamificada mobiliza participantes

Desafios interativos premiaram participantes que completaram o circuito de dez ativações  Durante a Semana de Competitividade 2025, realizada de 9 a 11 de junho em Brasília, os mais de 800 participantes do evento foram convidados a embarcar em uma jornada interativa e cheia de cooperação. A experiência gamificada promovida pelo Sistema OCB, movimentou os corredores do evento com uma proposta leve, educativa e engajadora: completar dez ativações espalhadas pelo espaço e conquistar selos em uma pulseira especial, garantindo acesso a prêmios exclusivos na SomosCoop pop-up store.  A ideia foi transformar conhecimento e troca de experiências em um desafio colaborativo, reforçando conceitos do cooperativismo e apresentando, de forma lúdica, diversas iniciativas do Sistema OCB para aprimoramento de ações e fortalecimento das cooperativas. “Nosso objetivo era engajar os comunicadores em uma jornada de descobertas, conexão e pertencimento, aproximando ainda mais cada um deles das iniciativas estratégicas do Sistema OCB. O resultado foi uma participação ativa, com troca de ideias e muita cooperação - exatamente como acreditamos que deve ser a comunicação no universo cooperativista”, explicou Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação da entidade.   As ativações da Semana abordaram temas estratégicos para o setor, como o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, a presença do cooperativismo na COP30, a CapacitaCoop, o Quiz da Central da Marca SomosCoop, o carimbo SomosCoop, o portfólio de soluções oferecidos pelo Sistema OCB e ainda ações com uma experiência de realidade virtual no carro do SomosCoop na Estrada, a Sala Sensorial, o envolvimento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) da ONU, e o papel das redes sociais na mobilização do movimento cooperativista.  Cada parada no circuito permitiu ao participante aprender algo novo, interagir com ferramentas digitais, responder a quizzes ou refletir sobre boas práticas do movimento. Ao final do trajeto, dependendo do número de selos conquistados, foi possível trocar por brindes na loja temática do evento, consolidando a ideia de que cooperação e participação ativa sempre geram bons resultados. No estande da COP30, por exemplo, foi possível medir quanto cada um emitiu, em média, de carbono em seu deslocamento até o evento. Também foi possível conferir o vídeo manifesto do cooperativismo para a conferência climática.   Já no estande do Ano Internacional das Cooperativas e da ONU, a réplica de um púlpito permitiu que os participantes simulassem discursos em defesa do cooperativismo e tirassem fotos como representantes oficiais do movimento. A divulgação do vídeo manifesto da celebração, produzido pelo Sistema OCB para abordar o papel do cooperativismo como resposta a desafios globais, como inclusão social, desenvolvimento sustentável e transformação econômica, foi outro destaque do estande.   Na Capacitacoop uma surpresa especial: o lançamento da trilha de Comunicação e Marketing no Cooperativismo, voltada especialmente para quem atua com comunicação nas cooperativas de todo o país. Na ativação, a partir de uma sequência de telas, foi possível verificar partes do conteúdo e acessar informações detalhadas sobre como se inscrever (obrigatório para garantir a ativação) e concluir as etapas para garantir a certificação final.    O espaço com soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas levou à uma jornada de novos conhecimentos que passou pelas estações do SouCoop; AvaliaCoop; CapacitaCoop, CulturaCoop; NegóciosCoop; ESGCoop; InovaCoop e RepresentaCoop. Ao final, os participantes receberam um portfólio impresso com mais detalhes sobre cada uma das soluções.   O estande do SomosCoop testou os conhecimentos dos participantes sobre o uso do carimbo SomosCoop por meio de um quiz interativo. Ao mesmo tempo em que eles respondiam o quanto sabiam sobre o uso do carimbo em suas cooperativas, a ativação os incentivou a levar para as suas bases a importância de mostrar à sociedade o diferencial dos produtos oferecidos por organizações com propósito, um dos princípios do cooperativismo.   Além disso, ainda no estande do SomoCoop, os participantes puderam produzir fotos a partir de um carimbo instagramável e postar em suas redes sociais (para garantir o selo da ativação). O espaço contou também com estruturas representativas dos Ramos Saúde, com posto de hidratação, e Crédito, com um caixa eletrônico e um jogo de memória interativo. Um mercadinho expôs produtos de cooperativas que utilizam o carimbo SomosCoop e os demais ramos foram representados em displays, mobiliários e totens. Para completar, quem passou pelo estande também pôde levar mockups dos seus respectivos espaços de interesse para implantar na comunicação de suas cooperativas.   Outra ativação de sucesso na Semana de Competitividade foi a da websérie SomosCoop na Estrada que acaba de divulgar o primeiro episódio de sua quarta temporada. O veículo utilizado pela apresentadora Glenda Koslowski estacionou próximo à plenária do evento e atraiu os participantes para acompanhar uma de suas viagens com a ajuda de óculos de realidade virtual.   A Sala Sensorial, por sua vez, foi uma das ativações mais emocionantes. Projetada para promover inclusão, equidade e diversidade, a iniciativa fomentou reflexões sobre a importância desses temas. Em um ambiente dinâmico e educativo, o espaço ofereceu estímulos visuais e auditivos com o objetivo de garantir que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas.   E para completar, independente das ativações, os presentes que se mantiveram atentos às redes sociais participaram também das buscas pelas coopivaras, uma ação desenvolvida para interagir nas redes sociais. Os bichinhos em pelúcia foram os prêmios para quem respondeu corretamente a questões relâmpagos publicadas nos stories do perfil do Sistema OCB no Instagram, por meio do Amigos do Coop (ferramenta de melhores amigos com conteúdos exclusivos publicados para os participantes do evento) e os encontraram nos locais estrategicamente escolhidos pela equipe de organizações do evento.  Ao final, as ativações da Semana de Competitividade 2025 foram um sucesso entre os comunicadores e mostraram, na prática, como experiências gamificadas podem tornar eventos mais dinâmicos e memoráveis. Ao reunir conhecimento, interação e diversão, elas reforçaram o papel do Sistema OCB como promotor de iniciativas inovadoras e inclusivas dentro do cooperativismo brasileiro.  Saiba Mais:  Semana de Competitividade convoca coops a liderarem com comunicação    Fred Gelli reforça que propósito é vantagem competitiva do coop    Semana da Competitividade: labs promovem oficinas práticas    Marketing com propósito engaja e converte   
Semana de Competitividade: experiência gamificada mobiliza participantes
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16/06/2025

Cúpula global destaca protagonismo feminino e inovação no agro

Evento na Bélgica reunirá lideranças femininas para debater sustentabilidade e tecnologia no campo  Entre os dias 17 e 19 de setembro, a cidade de Ghent, na Bélgica, será palco do Global Summit Women in Agritech & Organic Foodtech, uma das principais cúpulas internacionais dedicadas à promoção da liderança feminina e da inovação no agronegócio. O evento reunirá especialistas, pesquisadoras, empreendedoras e representantes de instituições públicas e privadas de diversos países para debater soluções tecnológicas e sustentáveis para os desafios globais da produção de alimentos.  A programação da cúpula global inclui painéis, workshops e visitas técnicas a centros de pesquisa, agroindústrias e hubs de inovação. Entre os temas em destaque estão a aplicação da inteligência artificial no campo, o uso de tecnologias limpas e regenerativas, o fomento a startups fundadas por mulheres e o fortalecimento de cadeias produtivas orgânicas. A proposta do evento é construir um ambiente de cooperação internacional voltado ao desenvolvimento de soluções escaláveis, com protagonismo feminino, para áreas como segurança alimentar, mudanças climáticas e transição ecológica no setor agroalimentar.  O encontro global também tem como objetivo gerar conexões entre diferentes países e promover o intercâmbio de boas práticas entre lideranças femininas que atuam em contextos rurais e tecnológicos. A cidade de Ghent foi escolhida como sede por ser referência em inovação agrícola na Europa, abrigando universidades, empresas de base tecnológica e centros voltados à pesquisa em agricultura sustentável.  A iniciativa conta com a organização da ConneX, com apoio institucional de entidades brasileiras como a Embrapa, a ApexBrasil e o Sistema OCB.   “É fundamental que as discussões sobre o futuro do agro incluam e fortaleçam a presença das mulheres, especialmente na liderança de iniciativas ligadas à inovação e à sustentabilidade”, afirma Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). “Eventos como este são estratégicos para ampliar a visibilidade das soluções desenvolvidas por mulheres e posicionar o Brasil como referência global em práticas cooperativas sustentáveis.”  Saiba Mais:  Senado: Sistema OCB defende Plano Safra mais robusto e sustentável  Sistema OCB e Embrapa selam aliança pelo clima e sustentabilidade  Cooperlimão estreia no mercado canadense com apoio do Sistema OCB 
Cúpula global destaca protagonismo feminino e inovação no agro
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16/06/2025

Ano Internacional ganha destaque na Semana de Competitividade 2025

Reconhecido pela ONU, cooperativismo foi tema central em estande interativo do evento  A Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB, aconteceu entre os dias 9 e 11 de junho, em Brasília, e reuniu comunicadores cooperativistas, especialistas e influenciadores para discutir a importância da comunicação estratégica no fortalecimento das cooperativas brasileiras. O evento reuniu cerca de 800 representantes do movimento em todo o Brasil.   Entre os espaços de destaque para quem participou esteve o estande dedicado ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU para 2025. A iniciativa chamou a atenção do público ao divulgar o vídeo manifesto produzido pelo Sistema OCB e abordar o papel do cooperativismo como resposta a desafios globais, como inclusão social, desenvolvimento sustentável e transformação econômica.  O vídeo destaca o cooperativismo como uma força capaz de transformar vidas e comunidades por meio de princípios como solidariedade, democracia e autogestão.  De acordo com João Penna, coordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB, o reconhecimento da ONU marca a segunda vez em que a organização destaca o protagonismo das cooperativas no enfrentamento de crises mundiais — a primeira foi em 2012, após a crise de 2008, e agora, novamente, após os impactos da pandemia. “Esse reconhecimento reforça que o cooperativismo é um modelo de negócios viável e essencial para responder aos problemas atuais da sociedade”, afirmou.  O estande também proporcionou uma experiência interativa ao público. Os visitantes receberam pulseiras temáticas e puderam tirar fotos personalizadas, impressas na hora, com as hashtags #SemanaCoop e #SomosCoop, incentivando o engajamento nas redes sociais. A réplica de um púlpito no estande permitiu que os participantes também simulassem discursos em defesa do cooperativismo e tirassem fotos como representantes oficiais do movimento.   A ativação fez parte da experiência gamificada oferecida pela Semana de Competitividade para que os participantes pudessem conhecer mais sobre as soluções e ações desenvolvidas pelo Sistema OCB para as cooperativas. A publicação das fotos no púlpito em perfis de redes sociais com as hashtags do evento também garantiu brindes especiais aos que visitaram o estande.   Um dos principais objetivos da ação foi preparar o setor para ampliar sua participação na COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA). “Estamos aproveitando o Ano Internacional das Cooperativas como ferramenta estratégica para garantir um espaço exclusivo do cooperativismo na COP30”, destacou Penna. Segundo ele, essa visibilidade internacional é uma oportunidade única de influenciar políticas públicas e marcos regulatórios em favor do movimento.    Saiba Mais:  Semana de Competitividade convoca coops a liderarem com comunicação    Semana de Competitividade convoca coops a liderarem com comunicação    Semana da Competitividade: labs promovem oficinas práticas   
Ano Internacional ganha destaque na Semana de Competitividade 2025
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16/06/2025

Semana de Competitividade inspira coops com inovação e propósito

Evento reuniu cerca de 800 comunicadores em três dias de imersão e troca estratégica  Durante três dias intensos, Brasília foi o ponto de encontro de comunicadores, lideranças, influenciadores e entusiastas do cooperativismo que participaram da Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB. O evento reuniu cerca de 800 participantes em uma jornada de conhecimento, inspiração e conexão, com foco em fortalecer a identidade, a comunicação e a inovação das cooperativas brasileiras.  A programação da Semanafoi estruturada para oferecer uma experiência imersiva, prática e estratégica. Foram 30 palestras, quatro trilhas temáticas, quatro labs e uma experiência gamificada, que mobilizaram os participantes em torno de temas centrais para o futuro do movimento cooperativista.  A abertura oficial ficou por conta do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que ressaltou a importância da comunicação como ferramenta de transformação e competitividade para o setor. “Vamos comunicar em rede, com estratégia, emoção e coragem. Juntos, vamos mostrar ao Brasil e ao mundo porque as cooperativas constroem um mundo melhor. A nossa capacidade de transformação é enorme”, declarou.   Logo após, um painel sobre comunicação com propósito, mediado por Glenda Kozlowski, reuniu influenciadores que já participaram de ações anteriores com o SomosCoop como Dani Colombo, Mari Kruger e Betto Auge. “Estamos falando de emoção, de propósito real. Comunicação com propósito não é uma tendência, é uma necessidade para que as marcas cooperativas façam sentido na vida das pessoas”, destacou Dani Colombo.  Glenda aproveitou para anunciar a estreia da 4ª temporada da websérie SomosCoop na EstradaSomosCoop na Estrada, que leva o público a uma jornada audiovisual por sete estados do Norte e Nordeste, revelando como o cooperativismo transforma vidas mesmo em contextos de escassez e desigualdade. Os episódios retratam histórias reais de inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento protagonizadas por cooperativas locais.  A programação também contou com a plenária SomosCoop: o movimento que conecta e transforma, conduzida pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta, que  apresentou os próximos passos da campanha nacional do cooperativismo e o carimbo SomosCoop — ferramenta que fortalece a identidade visual do movimento.   A gerente resumiu o sentimento que impulsionou o evento. “O Ano Internacional das Cooperativas declarado pela ONU, foi a oportunidade perfeita para a gente juntar a nossa força e falar do cooperativismo, levar o cooperativismo cada vez mais longe, mais próximo da sociedade, das pessoas que procuram escolhas conscientes”, destacou. “A gente conseguiu se reunir, trocar boas práticas, discutir, avaliar esse futuro e, o mais importante de tudo, alinhar uma comunicação conjunta e mostrar que juntos somos mais fortes.”  Fechando as plenárias do primeiro dia, o designer e especialista em branding, Fred Gelli, trouxe a provocação: qual é a vantagem competitiva que só o cooperativismo tem? Para ele, o propósito é o maior diferencial das cooperativas e deve estar no centro de toda construção de marca.  “O que move as pessoas não é o produto. É o porquê. E o cooperativismo tem isso como essência. É nisso que está o seu maior valor”, afirmou Gelli.  Conteúdo estruturado   A programação da Semana foi organizada em quatro trilhas temáticas simultâneas, que refletiram os principais desafios e oportunidades da comunicação no cooperativismo:  Planejamento e Dados: explorou inteligência estratégica, métricas, IA e tendências de mercado;  Branding: abordou identidade, storytelling e construção de marcas cooperativas fortes;  Comunicação Institucional: debateu reputação, imprensa, media training e fidelização;  Marketing: trouxe insights sobre segmentação, marketing de relacionamento e economia da atenção.  As trilhas aconteceram ao longo de todo o segundo dia e permitiram que os participantes circulassem entre temas de interesse, aprofundando conhecimentos e compartilhando experiências com especialistas e colegas de outras cooperativas.   Complementando a parte teórica, quatro labs práticos promoveram oficinas e atividades aplicadas sobre temas como comunicação digital, ativação do carimbo coop, design de campanhas e estratégias de engajamento. Os participantes vivenciaram dinâmicas de cocriação e resolveram desafios reais, com apoio de especialistas em cada tema.  No lab de Comunicação Institucional, simulações de entrevistas e atividades de gestão de crise ajudaram as cooperativas a estruturarem planos eficazes e prepararem seus porta-vozes. Já nos labs de Branding e Marketing, os grupos trabalharam o posicionamento de marca, a identificação de públicos e estratégias de engajamento com base em dados e tendências de consumo. No lab de Planejamento e Dados, por sua vez, o destaque foi o uso de indicadores reais como base para a estratégia.  Caminhos que seguem  O último dia da Semana de Competitividade foi marcado por reflexões estratégicas e anúncios importantes para o futuro da comunicação no cooperativismo. Um dos destaques foi a plenária Comunicar para cooperar: estratégias que conectam pessoas e negócios, mediada por Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. O painel marcou também o lançamento do livro Comunicação e Marketing no CooperativismoComunicação e Marketing no Cooperativismo, uma publicação inédita com artigos, orientações práticas e cases inspiradores de cooperativas. Samara provocou o público ao lembrar que, sem comunicação clara e estratégica, o cooperativismo não consegue mostrar ao mundo a sua verdadeira força transformadora.  Ao lado de especialistas como Patrícia Marins, Samira Cardoso e Renan Silvestre, o painel discutiu gestão de reputação, marketing analítico, publicidade eficaz e o uso inteligente de dados. Os convidados reforçaram que comunicar também é cooperar — e que, ao dominar a linguagem da conexão e da estratégia, as cooperativas ganham espaço no imaginário social. O recado foi claro: comunicação precisa de propósito, planejamento e dados para gerar impacto real.  Durante o encerramento, a superintendente Tania Zanella anunciou o lançamento da Rede Comunica Coop, uma iniciativa que inaugura uma nova fase de conexão entre comunicadores das cooperativas de todo o Brasil. A proposta é transformar o grupo criado durante o evento em uma comunidade ativa e permanente, dedicada ao compartilhamento de experiências, boas práticas e estratégias de comunicação. A rede será organizada pelas Organizações Estaduais (OCEs), e funcionará como um espaço de aprendizado contínuo, troca de ideias e articulação nacional das ações de comunicação cooperativista.  Outra novidade apresentada durante a Semana de Competitividade foi a trilha Comunicação e Marketing no Cooperativismo, da plataforma CapacitaCoop. Gratuita, on-line e certificada, ela reúne oito temas voltados para profissionais de comunicação e marketing das cooperativas, com foco em desafios reais do setor. Com carga horária total de 36 horas, os conteúdos abordam desde fundamentos do marketing até temas como branding, análise de mercado, comunicação de crise e definição de OKRs.  O evento contou ainda com um experiência gamificada e dinâmica que convidou os participantes a completarem dez ativações espalhadas pelo espaço para conquistar selos e trocar por brindes na loja temática. Com propostas interativas e educativas, as ativações abordaram temas como o Ano Internacional das Cooperativas, COP30, CapacitaCoop, Carimbo SomosCoop, Sala Sensorial e muito mais.    Compromisso com a sustentabilidade  Por fim, o evento se destacou por ações concretas de sustentabilidade e inclusão. Desde o credenciamento, os participantes puderam calcular a pegada de carbono individual de suas viagens, promovendo a conscientização sobre o impacto ambiental dos deslocamentos. Todas as emissões do evento — cerca de 213 toneladas de carbono equivalente — foram integralmente neutralizadas por meio do Programa REDD+Vale do Jari.   Além disso, medidas como a coleta seletiva, a redução de materiais impressos e o uso de alternativas digitais e reutilizáveis reforçaram o cuidado com os resíduos e o uso responsável dos recursos. “Com essa ação, mostramos que o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade vai além do discurso. É uma prática concreta, conectada com a agenda global e com as futuras gerações”, reforçou Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB.    Participação e impacto  A Semana de Competitividade foi marcada ainda por momentos de grande inspiração e conteúdo de alto impacto.  A Raissa Costa, do Sicoob Central Norte, resumiu a emoção de participar: “Foi uma experiência extraordinária. Três dias de imersão e eu nunca imaginei que estaria vivendo esse momento. Foi único.”  Para Vanessa Zandonade, da Coopermota (SP), o evento foi uma demonstração da força coletiva do cooperativismo: “Estamos com 800 pessoas reunidas para falar sobre comunicação e cooperativismo. A gente percebe a grandeza do que fazemos e o quanto temos potência para transformar realidades — não só das cooperativas, mas das comunidades onde estamos inseridos.”  O gestor de Comunicação da Comunicoop (RJ), Paulo Montenegro, elogiou o fato de a Semana de Competitividade ter como tema a comunicação cooperativa. “Foi muito importante vivenciar essa dimensão do nosso movimento e explorar todas as suas nuances com tanta profundidade”.   “Foi um evento muito completo. As plenárias, trilhas, ativações e estandes trouxeram aprendizados valiosos. A Sala Sensorial, por exemplo, foi uma experiência única para mim. Percebi o quanto é importante não ficarmos apenas no discurso, mas transformar essas reflexões em ações práticas. Saio daqui com uma bagagem muito positiva, com informação, conhecimento e motivação para ajudar a propagar ainda mais o cooperativismo”, completou Maria Lidiane, da Coomarca (SC).   Saiba Mais:  Sistema OCB lança livro sobre comunicação e marketing no coop  Inteligência de dados guia o futuro da comunicação cooperativista  Marketing com propósito engaja e converte 
Semana de Competitividade inspira coops com inovação e propósito
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16/06/2025

Sala Sensorial emociona participantes da Semana de Competitividade 2025

Com dados, dinâmicas e provocações, imersão trouxe à tona urgência de ambientes mais equitativos  Com uma proposta ousada e profundamente transformadora, a Sala Sensorial foi um dos grandes destaques da Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB entre os dias 9 e 11 de junho para mais de 800 comunicadores de cooperativas e Organizações Estaduais (OCEs). A iniciativa proporcionou uma vivência imersiva que abordou, de forma sensível e provocadora, temas como inclusão, diversidade e equidade no ambiente de trabalho.  Ao todo, 430 pessoas passaram pela experiência, que recebeu nota 9,77 de satisfação geral e 9,90 quanto ao atendimento da equipe. Os depoimentos coletados ao final da atividade reforçam o impacto da proposta: “Experiência absurdamente avassaladora!”, “Fiquei muito impactada e emocionada!”; “Emocionante e inesquecível”; “Iniciativa inteligente e visceral” foram algumas das reações registradas.  Inspirada nos princípios cooperativistas, a Sala contou com o apoio dos comitês Geração C e Elas pelo Coop, compostos por jovens e mulheres cooperativistas. Logo na entrada, os visitantes se depararam com dados e perguntas provocativas, como: “Você confiaria toda a responsabilidade das tecnologias de sua cooperativa nas mãos de um jovem de 19 anos?” ou “Você daria oportunidade de emprego a uma jovem refugiada?”. As respostas vinham no verso dos painéis, revelando figuras como Obama, Malala e Stephen Hawking   — exemplos reais que desafiam estereótipos e inspiram a transformação.  Outro momento marcante da experiência foi a Caminhada do Privilégio, dinâmica que evidenciou desigualdades estruturais de forma vivencial. A atividade permitiu reflexões profundas sobre o lugar de cada um na sociedade e no mercado de trabalho. “Fica cada vez mais clara a importância de estimular a reflexão sobre temas de inclusão, diversidade e equidade. Muitas vezes só falar não é suficiente, é necessário sentir, mesmo que em uma situação simulada como as apresentadas na Sala Sensorial. As pessoas têm a oportunidade de vivenciar a empatia quando representam personagens, e isso, inevitavelmente, leva a reflexão”, afirmou Cláudia Moreno, coordenadora de Desenvolvimento Social do Sistema OCB.  Ainda segundo Cláudia, após as reflexões o grupo de tutores da Sala orienta os participantes a materializarem os aprendizados em ações concretas em suas cooperativas. Ela também destacou os resultados apurados com a iniciativa na Semana de Competitividade. “São muito significativos e refletem o poder das provocações propostas para gerar conscientização”.   Para Arthur do Amaral, membro da Cooperativa de Reciclagem Crescer, a experiência na Sala Sensorial foi impactante. “Achei a imersão muito elaborada e, ao mesmo tempo, muito necessária porque traz uma reflexão importante: nem todo mundo parte do mesmo ponto. Cada pessoa tem suas próprias dificuldades, e precisamos garantir oportunidades iguais para todos. Isso me tocou bastante”, declarou.   A Sala Sensorial reafirmou o papel do cooperativismo como agente de transformação social, mostrando que, para avançar em competitividade, é essencial construir ambientes mais humanos, diversos e equitativos. Esta foi a segunda vez que a imersão foi oferecida ao público cooperativista. A primeira ocorreu durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) que reuniu mais de 3 mil pessoas em Brasília em maio de 2024.     Saiba Mais:  Inteligência artificial e o futuro das cooperativas: o poder da inovação    SomosCoop entra em nova fase e convida cooperativas a ativar o carimbo    Glenda Kozlowski comanda painel sobre comunicação com propósito    
Sala Sensorial emociona participantes da Semana de Competitividade 2025
Notícias saber cooperar
16/06/2025

Cooperativas promovem trabalho decente e desenvolvimento sustentável pelo Brasil

Em uma das paisagens mais emblemáticas do Nordeste, uma cooperativa tem navegado as águas do Rio São Francisco para apresentar as belezas naturais da região de forma sustentável a visitantes do Brasil e do mundo. Com foco em turismo regional e educação ambiental, a Cooperativa de Trabalho de Turismo de Água Branca (EntreSerras) reúne profissionais de Alagoas, Bahia e Sergipe e tem demonstrado, na prática, como o cooperativismo impacta comunidades com geração de trabalho decente e desenvolvimento local.  Criada há três anos, a cooperativa já se tornou referência no sertão alagoano. Os 20 cooperados oferecem serviços como trilhas, passeios guiados, vivências culturais, gastronomia sertaneja e atividades de educação ambiental para turistas que buscam contato com a natureza e a cultura local de forma sustentável.  “Criamos oportunidades de trabalho para cooperados que valorizam os saberes locais, geram renda e estimulam o desenvolvimento econômico sem degradar o meio ambiente. Valorizamos práticas justas, inclusão social e protagonismo comunitário, promovendo a diversificação da economia na região onde atuamos, fortalecendo o turismo nos seus mais diversos eixos”, destaca o presidente e fundador da EntreSerras, Edício José Santos. A coop tem garantido renda digna para guias e condutores locais, artesãos e profissionais das áreas de hotelaria e transporte. Um diferencial do ecoturismo praticado pela EntreSerras é a inclusão de comunidades tradicionais em seus roteiros, como quilombos e aldeias indígenas. “Ao apresentar suas histórias, culturas, saberes e modos de vida aos visitantes, essas comunidades também produzem renda, fortalecem sua identidade e ampliam as oportunidades econômicas locais”, explica  Santos.  Além de contribuir para o turismo na região, as ações e projetos desenvolvidos pela EntreSerras no sertão alagoano estão alinhadas à conservação do bioma Caatinga. Durante os passeios, os guias cooperativos orientam os visitantes sobre práticas de mínimo impacto ambiental e promovem ações de educação ambiental em parceria com escolas da região, que incluem atividades como mutirões de limpeza em trilhas e áreas naturais. A EntreSerras também utiliza materiais biodegradáveis e reutilizáveis em suas atividades, incentiva a compra e o uso de produtos da agricultura familiar local e valoriza a cultura sertaneja, quilombola e indígena em apresentações culturais, gastronomia típica e vivências comunitárias. A atuação da coop alagoana é um dos diversos exemplos de alinhamento do cooperativismo brasileiro ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, da Organização das Nações Unidas (ONU) – Trabalho decente e crescimento econômico. A meta global visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos até 2030.  “Para nós, cooperativistas, o trabalho decente significa oferecer condições justas, dignas e seguras para todos os que fazem parte da cooperativa, fortalecendo não só a geração de renda, mas também o desenvolvimento pessoal e coletivo”, destaca o presidente da Entresserras.  Mais trabalho para jovens e mulheres  No Sul do país, a Cooperativa Agroindustrial C.Vale – uma das maiores geradoras de empregos do Paraná – tem investido na qualificação e inclusão produtiva de jovens e mulheres para ampliar seu impacto para o desenvolvimento econômico e social da região.  Com mais de 60 anos no mercado, a coop reúne 29 mil produtores agropecuários do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Paraguai. Com atuação em diversas frentes – da produção de sementes à rede de supermercados – a C.Vale tem foco na agroindustrialização de insumos como soja, milho, trigo, mandioca, peixes, frango e suínos. Em 2024, esse trabalho gerou R$21,98 bilhões em resultados para a cooperativa, com impacto direto na economia local.  “A agroindustrialização que a C.Vale colocou em prática, a partir de 1997, resultou em aumento da renda e, como consequência, vem contribuindo para manter famílias no campo. A geração de tributos incrementa a arrecadação dos municípios e a circulação de renda suaviza as dificuldades que surgem quando ocorrem quebras de safra”, detalha o gerente do Departamento Jurídico da C.Vale, Joberson de Lima.  Com 15 mil funcionários, a cooperativa paranaense mantém uma universidade corporativa para capacitar seus profissionais e tem programas específicos para a qualificação de jovens e mulheres, com cursos, treinamentos, seminários e ações inclusivas.  “No caso das mulheres, já temos um trabalho consolidado de estímulo à participação feminina em todas as atividades da cooperativa, não apenas na área operacional. Queremos que elas sejam parte ativa também na gestão e liderança dos negócios”, destaca Lima. Para o público jovem, um dos focos da C.Vale é a formação para a sucessão familiar, questão diretamente ligada à continuidade dos negócios no campo. “Procuramos mostrar a importância do diálogo aberto entre pais e filhos. As famílias devem envolver os filhos nas atividades desde cedo, fazer com que eles se sintam corresponsáveis pelos destinos da propriedade”, destaca o gerente. Tradição e desenvolvimento  Apoiar pequenos produtores e fortalecer negócios em comunidades afastadas dos grandes centros também são estratégias das cooperativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável onde atuam. Esse foi o caminho escolhido pelo Sicoob Credivale, uma cooperativa de crédito de Minas Gerais, para fortalecer a economia do Vale do Jequitinhonha, no nordeste do estado.  A coop teve um papel fundamental no projeto de desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo Cabacinha, que beneficia diretamente 34 famílias e tem fortalecido um dos produtos mais tradicionais da região.  Em parceria com o Sistema Ocemg, o Sicoob Credivale ajudou os produtores do queijo a se organizarem em uma associação, o que possibilitou a realização de compras coletivas de insumos, redução de custos e o acesso a novos mercados com a participação em feiras de negócios.  De acordo com o coordenador de Cidadania e Sustentabilidade da cooperativa, Guilherme Oliveira, antes do projeto, os produtores do queijo cabacinha trabalhavam isoladamente. A maioria não possuía embalagem nem rótulo e muitos desconheciam conceitos como marca coletiva e Indicação Geográfica (IG), que aumentam o valor agregado dos queijos.  “Hoje existe conectividade entre os produtores, a maioria já utiliza as redes sociais para divulgar o queijo. O turismo começou a se desenvolver na região, com o produtor recebendo turistas e oferecendo refeições”, afirmou o gerente. Pelo impacto social e econômico no Vale do  Jequitinhonha, o projeto do Sicoob Credivale foi reconhecido com o troféu Bronze na categoria Coop Cidadã do Prêmio Somos Coop Melhores do Ano 2024. Com 30 mil cooperados, a cooperativa de crédito mineira também desenvolve outras iniciativas de desenvolvimento local com impactos que vão muito além do acesso ao crédito, como educação financeira e empreendedora, qualificação profissional, valorização do comércio local e ações sociais.  “O Sicoob Credivale procura protagonizar e participar de programas e projetos que buscam capacitar e profissionalizar pessoas, buscando sempre entender a vocação de cada região, contribuindo com a formação de mão-de-obra local e com a promoção de empreendedorismo regional. Além disso, é ator relevante em feiras, workshops, leilões e eventos de negócio em todos os seus municípios de atuação”, resume Oliveira.  Números  As cooperativas brasileiras geram 550.611 empregos diretos, número que vem crescendo continuamente ano após ano, segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2024. Em 2023, as coops brasileiras pagaram R$ 31 bilhões em salários e encargos a seus profissionais, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Além das oportunidades de trabalho diretas, a atuação das cooperativas favorece o incremento na arrecadação de impostos, a geração de outros empregos, a educação e a transformação social das comunidades.  
Cooperativas promovem trabalho decente e desenvolvimento sustentável pelo Brasil
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16/06/2025

Sistema OCB tem atuação expressiva na 113ª Conferência da OIT

Cooperativismo integra debates sobre segurança e saúde no trabalho
Sistema OCB tem atuação expressiva na 113ª Conferência da OIT
Notícias representação
13/06/2025

Portaria libera acesso ao crédito do trabalhador via cooperativas de crédito

Medida atende demanda do Sistema OCB e viabiliza habilitação sem necessidade do código CBC  Foi publicada, nesta quarta-feira (11), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria MTE nº 1.039, que altera as regras para habilitação de instituições financeiras na Plataforma Crédito do Trabalhador. A principal mudança é a retirada da exigência do código CBC para o credenciamento de cooperativas de crédito — uma vitória importante conquistada pelo Sistema OCB junto ao governo federal, especialmente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  A alteração foi formalizada por meio da modificação da Portaria MTE nº 434, de 20 de março de 2025, e representa um avanço significativo para garantir a inclusão plena das cooperativas de crédito, principalmente aquelas independentes, no programa que regulamenta a oferta de crédito consignado para trabalhadores celetistas.  O Programa Crédito do Trabalhador, instituído pela Medida Provisória (MP) 1.292/2025, estabelece um novo modelo de oferta de crédito com consignação em folha para empregados do setor privado. A proposta central do programa é permitir que o trabalhador tenha acesso a uma plataforma digital onde possa comparar diferentes ofertas de crédito das instituições financeiras habilitadas, promovendo mais transparência, concorrência e melhores condições ao consumidor.  Entretanto, a exigência do código CBC, que era inicialmente obrigatória para o credenciamento, impedia a participação de diversas cooperativas de crédito, especialmente as que não operam sob a estruturas sistêmicas verticalizadas. Com a exclusão desse requisito, o acesso dessas cooperativas ao programa foi destravado, ampliando a competitividade e o alcance do cooperativismo financeiro.  Segundo Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, a mudança é resultado de um esforço técnico e político liderado pela organização nos últimos meses: “A exclusão do código CBC da lista de exigências foi uma demanda direta do Sistema OCB, construída com diálogo técnico e institucional junto ao MTE. Essa conquista permite que mais cooperativas atuem no programa e reforça o compromisso do cooperativismo de crédito com a inclusão financeira dos trabalhadores brasileiros”, declarou.   Com a nova regra, todas as cooperativas de crédito interessadas poderão solicitar habilitação na Plataforma Crédito do Trabalhador, passando a oferecer a linha de consignado aos seus cooperados de forma segura, competitiva e alinhada aos princípios cooperativistas.    Saiba Mais:  Sistema OCB defende inclusão de coops no novo crédito consignado  Cooperativas de Crédito sugerem ajustes na MP do Consignado  Sistema OCB discute impactos da MP sobre crédito consignado  
Portaria libera acesso ao crédito do trabalhador via cooperativas de crédito
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12/06/2025

Sistema OCB e CT de Comunicação do Crédito alinham ações estratégicas

Reunião debate campanhas conjuntas, COP30, DICC e uso do carimbo SomosCoop  O Sistema OCB se reuniu com a Câmara Temática de Comunicação e Marketing do Ramo Crédito (CT de Comunicação), nesta quarta-feira (11), em Brasília, para alinhar os próximos passos de comunicação e atuação conjunta com o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). A agenda do encontro contemplou temas estratégicos como a participação das cooperativas na COP30, as ações para o Dia Internacional do Cooperativismo (Coops Day), a campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) e a continuidade do trabalho em torno do carimbo SomosCoop.  Um dos destaques foi o debate sobre a presença do cooperativismo na COP30, que ocorre em novembro em Belém (PA). Com base nas estratégias definidas pelo Sistema OCB, a CT alinhou a possibilidade das cooperativas de crédito utilizarem o material disponibilizado pelo Sitema OCB para que a identidade visual esteja integrada em todos os sistemas. Um pacote de peças personalizáveis que será disponibilizado nos próximos dias.  Na pauta do Coops Day, comemorado em julho, o grupo discutiu alternativas criativas e viáveis para ações de visibilidade, junto da ação coordenada proposta pelo Sistema OCB. Já em relação ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado em 16 de outubro (sempre na terceira quinta-feira do mês), a reunião detalhou a campanha institucional coordenada pelo Sistema OCB, com base no conceito global definido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) — Cooperação por um mundo próspero. O grupo avaliou a proposta de campanha que contará com filme institucional, influenciadores, creators, reels, intervenção urbana e um pacote digital com peças padronizadas. “Essa campanha tem o poder de transformar a percepção sobre as cooperativas de crédito. É sobre mostrar que uma simples escolha pode ter um impacto positivo imenso”, explicou Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, durante sua apresentação ao CT.    Saiba Mais:  Prepare-se para o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2025  Coops Day 2025: coops promovem soluções inclusivas e sustentáveis  CapacitaCoop lança trilha de Comunicação e Marketing no Cooperativismo 
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12/06/2025

Sistema OCB discute desafios e oportunidades para o Proagro

Entidade reforçou a importância de políticas públicas robustas e inclusivas de gestão de riscos para o fortalecimento da produção rural  O Sistema OCB participou nesta semana da audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a situação atual e os desafios do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e da política de subvenção ao seguro rural. Representando a entidade, o coordenador do Ramo Agro, João José Prieto, reforçou a importância de políticas públicas robustas e inclusivas de gestão de riscos para o fortalecimento da produção rural, especialmente dos agricultores familiares cooperados.  Promovido pela comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CAPADR) da Câmara, em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, o debate reuniu parlamentares, representantes do governo, da iniciativa privada e de organizações do setor produtivo. Em sua fala, João Prieto ressaltou que o Proagro e o seguro rural são pilares da política agrícola brasileira, ao lado do crédito e da política de garantia de preços mínimos, sendo determinantes para o desempenho do setor nas últimas décadas.  “Hoje, o Brasil conta com 1.180 cooperativas agropecuárias, que reúnem mais de 1 milhão de produtores cooperados. Desses, 71,2% são agricultores familiares, de acordo com dados do Censo Agropecuário. O cooperativismo é essencial para garantir competitividade e permanência desse pequeno produtor no campo”, afirmou Prieto.  Além disso, ele ressaltou à necessidade de garantia de que as políticas de gestão de risco, como o Proagro e o seguro rural, sejam abrangentes e sustentáveis. Principalmente, no que diz respeito à previsibilidade orçamentária destes instrumentos essenciais aos elos da cadeia agropecuária brasileira. Ao final, João Prieto ressaltou aos presentes a necessidade de que o tema seja tratado com prioridade durante as discussões orçamentárias. “Esses instrumentos são vitais para a estabilidade da produção agropecuária. Precisamos de governança, modernização e orçamento adequado para garantir à presença desses instrumentos no dia a dia do setor agropecuário brasileiro.”, concluiu.     Saiba Mais:  Senado: Sistema OCB defende Plano Safra mais robusto e sustentável  Cooperativismo se manifesta contra aumento do IOF e seus impactos  Senado: Sistema OCB defende papel do cooperativismo na COP30 
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