Tokenização da Economia Global e o Cooperativismo
Neste boletim, exploramos a tokenização da economia global e seu impacto revolucionário. Destacamos a inovação tecnológica impulsionando transações mais seguras e acessíveis, além de investigar a crescente importância das Moedas Digitais e o envolvimento pioneiro das Cooperativas. Descubra como estas transformações promovem a inclusão financeira e a eficiência, em harmonia com os princípios cooperativistas. Uma leitura indispensável para compreender as tendências que moldam o futuro financeiro.
Download
Veja mais
O Boletim Econômico deste mês explora como dados e inteligência artificial estão moldando uma nova era na gestão e na comunicação das organizações, com foco especial no cooperativismo. A publicação apresenta conceitos fundamentais da cultura data-driven, detalha os tipos e usos de dados, e mostra como a IA pode transformar decisões estratégicas.
A última edição de 2022 do Panorama do Coop trata de um tema que envolve decisões que precisamos tomar todos os dias: a administração das finanças pessoais. O grande destaque é o protagonismo das coops de crédito na educação financeira. A assessoria que elas prestam é fundamental para ajudar as pessoas a terem uma vida financeira saudável e equilibrada. A maioria dos brasileiros ainda associa o tema ao contexto de dificuldade financeira. As coops atuam para mudar essa mentalidade, abordando conceitos como proteção, segurança e compreensão das informações relacionadas com o dinheiro. Diversas ações educativas desenvolvidas pelas coops de crédito são apresentadas na Semana Nacional de Educação Financeira - ENEF, que este ano acontece de 12 a 18 de dezembro. Vale a pena conhecer!
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal instrumento federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil, alcançou arrecadação recorde de R$ 16,7 bilhões em 2024 e tem previsão de R$ 22 bilhões para 2025. Fruto da articulação do Sistema OCB, a Lei 15.184/2025 incluiu as cooperativas entre os beneficiários do fundo, abrindo acesso direto a recursos para projetos de inovação em áreas estratégicas como energia renovável, economia circular, biotecnologia e tratamento de resíduos. Esta edição do boletim apresenta a trajetória histórica do FNDCT, os números mais recentes e o potencial transformador dessa conquista para o cooperativismo brasileiro. Leia a análise completa e descubra como aproveitar essa oportunidade.