Seminário sobre Cooperativismo
No dia 10 de abril, Sistema OCB e o BNDES promoveram o seminário "O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES", na sede do Banco, no Rio de Janeiro.
O evento reuniu autoridades e especialistas para debater como o cooperativismo impulsiona a inclusão social, o desenvolvimento econômico sustentável e a democratização do crédito no país.
Estiveram presentes o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Frencoop, deputado Arnaldo Jardim; e o diretor do Banco Central, Ailton de Aquino.
Além disso, foi celebrado a renovação do acordo de cooperação técnica entre o Sistema OCB e o BNDES pelo período de cinco anos.
O seminário faz parte do rol de iniciativas que buscam promover o impacto do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social do Brasil, no âmbito do Ano Internacional das Cooperativas, com o objetivo de fomentar políticas públicas e fontes de recursos voltadas ao desenvolvimento do segmento.
Download
Veja mais
Confira nosso mais recente boletim econômico "Além do Descarte: Explorando a Economia dos Resíduos", onde mergulhamos nas dinâmicas globais e locais da gestão de resíduos e reciclagem. Destacamos a mineração urbana como oportunidade para cooperativas de reciclagem transformarem resíduos eletroeletrônicos em riquezas sustentáveis. Não perca insights valiosos e análises sobre como transformar desafios ambientais em oportunidades econômicas. Leia agora para mais detalhes!
Registro Sindical e eSocial
Hoje é oDia Internacional das Cooperativas de Créditoe celebramos a data com uma edição especial doPanorama do Coop que destaca a transformação digital no sistema financeiro e osimpactos doOpen Finance no mercado. Analisamos as mudanças no Brasil e no mundo, os avanços das criptomoedas e as oportunidades de mercado.
Em abril, foi apresentado plano de trabalho do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024 no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do Senado Federal. O PLP nº 108/2024 objetiva criar o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), cuja gestão será compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.