Davos 2024: panorama e assuntos-chave
O Fórum Econômico Mundial de Davos 2024 destacou a importância de temas como segurança, sustentabilidade, inteligência artificial e estratégias inovadoras para o crescimento econômico e a geração de empregos. Com o mundo enfrentando desafios e oportunidades únicas, a adaptabilidade e a inovação emergem como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade econômica. Neste boletim, apresentamos um panorama das discussões conduzidas no evento, a fim de informar estrategicamente as decisões do cooperativismo brasileiro frente às tendências globais. Boa leitura!
Download
Veja mais
É preciso inovar para acelerar o crescimento dos negócios! Esse é o tema da análise econômica nº 66. Apresentamos o conceito coopetir, que representa a união da cooperação entre concorrentes, e as vantagens de aplicá-la na sua coop. Você também vai saber como desenvolver uma habilidade inovadora, a importância das startups na inovação aberta e de que forma o coop está se conectando com elas. Boa leitura!
Tramita no Congresso Nacional o PL 2.159/2021, que estabelece o marco regulatório do licenciamento ambiental. A matéria está sendo analisada simultaneamente nas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA) do Senado, sob a relatoria dos senadores Confúcio Moura (RO) e Tereza Cristina (MS).
Em nossa primeira análise econômica do ano, mergulhamos nas projeções e tendências para 2024, abordando como o cenário econômico global e brasileiro está se configurando. Discutimos aspectos chave como as expectativas para as diferentes políticas monetárias adotadas ao redor do mundo, perspectivas para a inflação e tendências de mercado. Especial atenção é dada à economia brasileira, explorando como ela se insere e reage a este contexto. O objetivo é fornecer um panorama sobre os principais desafios e potenciais oportunidades do ano que se inicia, visando apoiar a tomada de decisão e análise estratégica de sua cooperativa em um cenário econômico de constante evolução. Boa leitura!
A análise econômica especial do mês de julho é fruto da parceria firmada entre OCB e APEX-Brasil. Construída de forma conjunta, a edição ilustra o desempenho do comércio exterior brasileiro e traz como nossas cooperativas estão se posicionando frente ao mercado internacional. No acumulado do primeiro semestre 2021, as exportações brasileiras cresceram 35% e somaram US$ 135,9 bilhões, enquanto as importações subiram 26,5% e totalizaram US$ 99,2 bilhões. E o cooperativismo também faz parte desses números: em 2020, nossas cooperativas foram responsáveis por 100% das exportações de 74 municípios brasileiros. Confira, nessa edição, as informações mais atualizadas para estimular a inserção do modelo de negócio cooperativista nos mercados exteriores.