CHINA - CONHECENDO MELHOR NOSSO PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
Download
Veja mais
Para além da Reforma I A vez dos marcos regulatórios na agenda de recondução do país 17ª Edição - Os desafios da agenda ambiental e seus impactos políticos e econômicos
O Boletim Político desta semana apresenta novos avanços na representação do cooperativismo no Brasil. Nesta quarta-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou, em sua última comissão de mérito, o PL 357/2025, que reconhece o Cooperativismo como Manifestação da Cultura Nacional. Acompanhe, neste boletim, os avanços alcançados em políticos públicas de promoção, valorização e incentivo ao nosso movimento no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em todo o país. Boa leitura!
Análise política:A nova composição das comissões da Câmara e os impactos para o coop
A análise econômica de setembro apresenta como analisar tendências é um diferencial para que as organizações possam lidar com as mudanças e dinâmicas do amanhã. Novas tecnologias, mudança no comportamento dos consumidores e diferentes experiências de compras. Pensando nisso, o Sistema OCB desenvolveu, em parceria com o ISAE, o estudoCooperativismo de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo.O material foi elaborado de forma customizada para o cooperativismo e estruturado em três partes. Veja nesta edição os principais pontos do estudo que tratam das tendências específicas dossetores agropecuário, financeiro, saúde e transporte.Confira também como investigar o futuro pode ajudar a subsidiar decisões e a diferenciar sua cooperativa no mercado!