Cenário político de 2024 para o cooperativismo brasileiro
Download
Veja mais
O comércio exterior se destaca como uma área fundamental para cooperativas que buscam não apenas diversificar suas fontes de receita, mas também fortalecer sua posição no mercado global. Nesta edição da Análise Econômica, você encontrará um detalhamento do perfil global das cooperativas exportadoras e do mercado do comércio exterior, além de insights sustentados por estudos atualizados. Além disso, abordamos as estratégias e iniciativas que estão sendo adotadas para posicionar as cooperativas brasileiras como competidores eficazes no palco global, o papel crescente e a busca por igualdade das mulheres no comércio exterior, bem como diretrizes iniciais para quem está considerando dar os primeiros passos nessa área. Boa leitura!
Novo Arcabouço Fiscal prospera na Câmara dos Deputados
Em nossa primeira análise econômica do ano, mergulhamos nas projeções e tendências para 2024, abordando como o cenário econômico global e brasileiro está se configurando. Discutimos aspectos chave como as expectativas para as diferentes políticas monetárias adotadas ao redor do mundo, perspectivas para a inflação e tendências de mercado. Especial atenção é dada à economia brasileira, explorando como ela se insere e reage a este contexto. O objetivo é fornecer um panorama sobre os principais desafios e potenciais oportunidades do ano que se inicia, visando apoiar a tomada de decisão e análise estratégica de sua cooperativa em um cenário econômico de constante evolução. Boa leitura!
Em sua edição nº 64 a análise econômica tem como foco o Custo Brasil e seus impactos nos negócios. O país enfrenta o desafio de avançar no ranking de competitividade, onde ocupa a 57ª posição entre 64 nações. Analisamos os fatores mais críticos para a competitividade dos negócios brasileiros e a importância da redução do Custo Brasil para a estabilização de preços, geração de empregos e atração de investimentos. E o cooperativismo também é impactado por esse cenário! Confira nesta edição, medidas em pauta para para mitigar esses custos e como o Sistema OCB vem atuando junto às coops para torná-las cada vez mais competitivas. Boa leitura!