Eleições Municipais 2024
Nos últimos anos, a legislação eleitoral brasileira passou por mudanças importantes que impactam diretamente o cenário das eleições municipais de 2024. Essas alterações, muitas delas já testadas nas eleições gerais de 2022, serão aplicadas pela primeira vez no âmbito municipal, trazendo novidades como limites mais restritos para candidaturas proporcionais, novas regras para distribuição das sobras eleitorais e a possibilidade de federações partidárias.
Download
Veja mais
A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.
MPV 1058/21: A recriação do Ministério do Trabalho e Previdência
Você já ouviu falar em finanças sustentáveis? No nosso novo boletim econômico, exploramos como a alocação de recursos pode ir além do retorno financeiro, promovendo também impactos ambientais e sociais positivos. As chamadas Finanças Verdes estão no centro de uma transformação global rumo a uma economia mais inclusiva, resiliente e comprometida com o meio ambiente. A análise traz um panorama do cenário nacional e internacional, além de destacar como o Sistema Nacional de Cooperativas de Crédito (SNCC) tem atuado nesse campo. Com regulamentações mais exigentes e pressão crescente de investidores e consumidores, o financiamento sustentável ganha espaço nas decisões estratégicas de empresas e governos. Boa leitura!
A análise econômica de setembro apresenta como analisar tendências é um diferencial para que as organizações possam lidar com as mudanças e dinâmicas do amanhã. Novas tecnologias, mudança no comportamento dos consumidores e diferentes experiências de compras. Pensando nisso, o Sistema OCB desenvolveu, em parceria com o ISAE, o estudoCooperativismo de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo.O material foi elaborado de forma customizada para o cooperativismo e estruturado em três partes. Veja nesta edição os principais pontos do estudo que tratam das tendências específicas dossetores agropecuário, financeiro, saúde e transporte.Confira também como investigar o futuro pode ajudar a subsidiar decisões e a diferenciar sua cooperativa no mercado!