cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Com inúmeras ações, Unimed Vitória aumenta envolvimento de colaboradores no Planejamento Estratégico

Imagem Destaque

2012
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2595
2749
Colaboradores, LIderanças, Plano Estratégico, Unimed Vitória
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com os resultados e metas do Planejamento Estratégico, a Unimed Vitória desenvolveu iniciativa com várias ações de comunicação e relacionamento com seus funcionários e líderes.

Contexto e desafios

Criada em 1979 por 26 médicos, a Unimed Vitória foca em ser referência no cooperativismo e em soluções de saúde. A cooperativa realiza, desde 2003, o Ciclo de Revisão do Planejamento Estratégico. Esse modelo gerencial aciona todas as lideranças da organização para uma conversa detalhada. Além da estruturação de objetivos estratégicos e metas, há a definição de projetos que têm o papel de potencializar resultados.

Após a revisão da estratégia dos próximos quatro anos, um evento para dar o pontapé inicial nos novos desafios é realizado. Nele, as lideranças são instruídas a disseminar o que foi combinado e definido aos colaboradores. E, para isso acontecer de forma casual, a Unimed Vitória foca na criação de materiais e canais de comunicação mais lúdicos.

No entanto, em 2012, a cooperativa percebeu, por meio de uma pesquisa interna, que os colaboradores se mostravam envolvidos apenas durante o lançamento do Planejamento Estratégico. Por isso e para aumentar o engajamento dos trabalhadores mensalmente, a organização implementou a iniciativa: Boas Práticas na Disseminação do Planejamento Estratégico da Unimed Vitória.

Em um primeiro momento, a ideia tinha como objetivo difundir mensalmente os resultados estratégicos da cooperativa. Para isso, as lideranças contam materiais customizados que evidenciam a contribuição e o impacto de cada equipe nos números positivos da organização.

Desenvolvimento e metodologia

Para que o processo de disseminação mensal dos resultados fosse efetivo, a Unimed Vitória focou em desenvolver uma metodologia clara e completa dividida em dois níveis. São eles: o Acompanhamento do Planejamento Estratégico (APE) Tático e o Estratégico.

O APE Tático consiste em um fórum com todos os superintendentes e gestores. Lá, eles analisam indicadores e projetos diretamente relacionados aos objetivos estratégicos definidos. Já o APE Estratégico analisa a causa e efeito dos resultados estratégicos com o conselho de administração, a diretoria executiva e os superintendentes.

Após a apresentação dos resultados estratégicos, a gerência de estratégia, projetos e processos envia uma apresentação customizada para cada uma das lideranças. A ideia é mostrar como a contribuição de cada equipe foi impactante.

Com o relatório em mãos, as lideranças conversam com os colaboradores e os incentivam a engajarem na busca por soluções para os desafios estabelecidos. Vale ressaltar que a disseminação das informações é registrada junto a uma lista de presença e enviada à coordenação de estratégia e projetos.

Além disso, pesquisas internas e ligações aleatórias também fazem parte do controle da iniciativa. As ligações verificam se o conteúdo foi realmente compartilhado e se o colaborador compreendeu as informações. Assim, é possível identificar fraquezas, ou áreas que precisam de mais atenção.

Materiais e canais de comunicação

A Unimed Vitória também pensou em maneiras de aumentar ainda mais a comunicação entre as lideranças e os colaboradores. O objetivo é deixar os comunicados sobre os resultados estratégicos e as metas ainda mais acessíveis.

  • Gestão à vista: quadro disponível para facilitar a disseminação dos resultados estratégicos para as áreas.
  • Jornal falado: pessoa vestida de jornal com a função de compartilhar as informações do Planejamento Estratégico com a equipe assistencial.
  • Intranet: portal de comunicação interna dos colaboradores. Lá, eles podem conferir o mapa estratégico.
  • Unifatos: revista com pauta mensal sobre o Planejamento Estratégico.
  • Portal de Gestão & Governança: software de transparência para a gestão das lideranças.
  • Unimed Integra: encontros mensais com as lideranças e colaboradores importantes para a disseminação de informações.
  • Tema lúdico: frases que envolvem a cooperativa no alinhamento estratégico e no cumprimento das metas e objetivos. São usadas banners, descanso de tela dos computadores e quadros de gestão à vista.
  • Kick-off do Planejamento Estratégico: evento onde a diretoria executiva compartilha com as lideranças as responsabilidades pelo compartilhamento das metas e desafios, e a importância do envolvimento dos colaboradores.

Resultados e aprendizados

Desde sua criação, em 2012, a iniciativa já passou por diversas mudanças. Com o objetivo principal de disseminar resultados e metas para todos da cooperativa, a organização sempre foca em melhorias.

Alinhada com o quinto princípio cooperativista, a Unimed Vitória promoveu, até 2017, dez mudanças significativas.

Em 2012:

  • Resultados do balanço estratégico e de desafios a serem alcançados são disponibilizados para toda a equipe;
  • Jogos interativos e lúdicos sobre o Planejamento Estratégico são criados e disponibilizados;
  • Pesquisa de disseminação do planejamento é implantada dentro da intranet.

Em 2014:

  • Envio mensal de material customizado às lideranças;
  • Avaliação do nível de compreensão dos colaboradores sobre seus papéis na organização.

Em 2015:

  • Envio do registro da disseminação do Planejamento Estratégico se tornou obrigatório;
  • A ferramenta de pesquisa sobre a compreensão dos colaboradores foi aprimorada para identificar fraquezas.

Em 2016:

  • Implantação do Jornal Falado;
  • Coordenação de estratégia e projetos aumentou sua atuação junto às lideranças.

Em 2017:

  • Implantação da rotina mensal de ligar para os colaboradores e os questionar sobre sua compreensão do Planejamento Estratégico.

Resultados quantitativos e qualitativos

A iniciativa Boas Práticas na Disseminação do Planejamento Estratégico da Unimed Vitória foi um sucesso desde seu início. De 2012 a 2016, a amostra de colaboradores entrevistados aumentou de 77 para 632. Já o grau de conhecimento dos entrevistados sobre o Planejamento Estratégico foi de 64% para 79%.

Além disso, em 2016, 88% dos colaboradores revelaram que as lideranças reúnem a equipe para apresentar os resultados do Plano Estratégico. Já 82% afirmaram que conhecem as metas estratégicas de suas áreas. 

Mas não é só nos números que a ação está fazendo sucesso. A iniciativa venceu dois prêmios: o Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy e o Prêmio Sescoop Excelência em Gestão. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação - fcaldas@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo
ESGCOOP

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo

Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.

Com ecoponto, Castrolanda contribui para sustentabilidade na comunidade
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com ecoponto, Castrolanda contribui para sustentabilidade na comunidade

Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
ESGCOOP

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável

Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas
ESGCOOP

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados:  Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios  Conservação do solo

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.