cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vale do Aço inova com o projeto de estação móvel para atendimento de seus clientes e cooperados

Imagem Destaque

2020
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vale do Aço Cooperativa de Trabalho Médico – Unimed Vale do Aço
262
153
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Contexto e desafios

Conforme a necessidade de nossos clientes, foi desenvolvido uma solução que reduzisse o custo da cooperativa ao longo do tempo e pudesse ser adaptável. Criando um ponto de atendimento móvel. Com a chegada da pandemia (2021) e o alto volume de atendimento, o contêiner foi convertido em ponto de coleta de exames com pequenas adequações que permitissem que se adequasse às regras necessárias para a prática.

Desenvolvimento e metodologia

A equipe de comunicação e marketing desenvolveu um projeto que pudesse traduzir os objetivos estratégicos da empresa e atender as necessidades dos clientes. Foi montado um projeto, com um croqui para apresentação, levantados os custos e apresentado à diretoria. Após aprovação, foi contratada uma empresa especializada para fazer a montagem do espaço. A partir do contêiner montado, foi o momento de buscar fornecedores que pudessem locomover a estação para os diferentes locais, por meio de um caminhão munk.

A primeira necessidade imediata da cooperativa foi uma central de vendas, sendo assim, o contêiner foi deslocado para uma área pertencente à cooperativa e funcionou como loja. Com a chegada da pandemia (2021) e o alto volume de atendimento, o contêiner foi convertido em ponto de coleta de exames com pequenas adequações que permitissem se adequar às regras necessárias para a prática. Após a pandemia, o contêiner se transformou em estande para feiras de negócio, evitando assim a necessidade de montagem em estruturas descartáveis como placas de PVC ou adesivos, além de garantir um visual que traduzia o valor da cooperativa. O contêiner serviu ainda de tenda em corridas, sala de reuniões e espaço para descanso de colaboradores sem a necessidade de grandes investimentos.

Todo projeto foi coordenado e supervisionado pela equipe de marketing da cooperativa.

Resultados e aprendizados

A utilização do contêiner sustentável trouxe de imediato à cooperativa agilidade e praticidade em seus processos, valorização da imagem e uma economia de cerca de R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais) em despesas apenas nos 3 primeiros anos. Além disso, a praticidade em período de pandemia possibilitou um aumento no atendimento de casos suspeitos e consequente diagnóstico de exames salvando vidas indiretamente.

O projeto atende ainda as ODSs 9 (Inovação e infraestrutura) e 12 (Consumo e produção responsáveis) contribuindo com o pacto global de desenvolvimento sustentável.

Contato da Cooperativa

indiara@unimedvaledoaco.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

A Castrolanda define novo modelo de gestão para integrar seus diferentes programas e projetos, alinhando os diferentes níveis de gestão e direcionando os esforços para o que é mais importante.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Castrolanda define novo modelo de gestão para integrar seus diferentes programas e projetos, alinhando os diferentes níveis de gestão e direcionando os esforços para o que é mais importante.

Definição de um modelo de gestão, denominado MGC - Modelo de Gestão Castrolanda, simples e padronizado, que busca integrar os diferentes programas e projetos, alinhar continuamente os diferentes níveis de gestão (estratégico, tático e operacional) e direcionar esforços para o que é mais importante.

Energia para todos
ESGCOOP

Energia para todos

Projeto: MinasCoop Energia Objetivo: Incentivo às cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde dos municípios em que estão presentes Resultados: Número total de cooperativas participantes até setembro/2021: 12 (doze) cooperativas Número de municípios atendidos até setembro/2021: 17 (dezessete) Número de Instituições de saúde atendidas até setembro/2021: 4 (quatro) Público beneficiado diretamente – mês - até setembro/2021: 8.373 (oito mil, trezentos e setenta e três pessoas) entre empregados diretos das cooperativas e pacientes das instituições de saúde

Coocafé lança novo programa de relacionamento e suporte técnico para cafeicultores.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé lança novo programa de relacionamento e suporte técnico para cafeicultores.

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e promover uma integração mais significativa com os nossos produtores cooperados ao longo de todas as etapas do ciclo produtivo do café, a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha lançou o "Conexão Coocafé". Esta iniciativa foi inaugurada com quatro dias de encontros envolvendo os produtores e seus familiares, realizados no auditório da cooperativa, localizado no Córrego do Areado, em Lajinha/MG. Além de estabelecer uma relação mais próxima, a iniciativa visa oferecer assistência técnica abrangente aos cafeicultores associados, desde o período da florada até a fase de armazenamento do café. Essa iniciativa também representa uma oportunidade para os cooperados e o Conselho de Administração fortalecerem seus laços e se integrarem de forma mais efetiva.

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
ESGCOOP

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais

Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.