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Viacredi promove profissionalização de colaboradores com projeto de certificação

Imagem Destaque

2013
Sul
Crédito
Não
Prêmio de Excelência de Gestão
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Viacredi
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Em 2013, a Viacredi desenvolveu o projeto Certificação em Negócios Cooperativos. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a comunicação sobre os negócios e processos da cooperativa com os colaboradores. O programa, que acontece anualmente, é dividido em encontros presenciais e módulos on-line.

Contexto e desafios

Em meados de 2013, a Viacredi sentiu a necessidade de melhorar sua comunicação com os colaboradores. A preocupação surgiu após a cooperativa perceber que, por conta de seu crescimento constante no quadro de trabalhadores, informações sobre negócios e processos poderiam se perder durante a comunicação.

Pensando em continuar crescendo e sempre mantendo os valores e princípios cooperativistas em foco, a organização decidiu implantar um novo modelo de capacitação profissional. O projeto, intitulado Certificação em Negócios Cooperativos, tem o objetivo de capacitar os analistas e operadores de negócios, além dos coordenadores.

No início da implementação da iniciativa, apenas os colaboradores indicados participaram da capacitação. No entanto, após seis turmas, a cooperativa decidiu fazer jus ao princípio cooperativista de adesão livre e voluntária, e abriu as inscrições a todos os trabalhadores.

Para que isso fosse possível, a Viacredi apostou em sua experiência com planejamento estratégico e em seu desejo de focar na evolução profissional dos colaboradores. Com essa ideia em mente, o programa começou a ser desenvolvido.

Desenvolvimento e metodologia

O formato escolhido pela cooperativa para colocar o projeto em prática foi o Blended Learning. O tipo de aprendizagem combina encontros presenciais e módulos à distância. 

A organização também focou em definir o conteúdo programático de forma organizada e didática, já que a capacitação acontece anualmente. Para isso, os assuntos abordados foram separados em quatro pilares:

Negócios: 

  • Cooperativismo de crédito e mercado financeiro
  • Vantagens em relação às demais instituições financeiras
  • Fidelização dos cooperados e marketing de relacionamento 
  • Produtos e serviços PF e PJ

Processos: 

  • De onde vem a inadimplência?
  • Rotinas internas
  • Programa 6S: sensos e a padronização dos ambientes
  • Segurança e sigilo

Resultados: 

  • O que geramos de resultados?
  • Planejamento estratégico
  • Programa de Participação de Resultados
  • Técnicas de negociação

Carreira:

  • Relacionamento interpessoal e administração de conflitos
  • Feedback
  • Tomada de decisão na carreira
  • Resiliência

Com base nos quatro pilares e nos assuntos de cada um deles, 14 módulos foram desenvolvidos. Vale pontuar que, antes do conteúdo, a Viacredi separou um momento para apresentar o projeto e falar sobre o papel do colaborador na cooperativa.

Aprendizagem virtual

Na parte on-line do projeto, os participantes podem estudar e repassar os conceitos através de pré-testes, atividades de interação, desafios e pós-testes. 

Toda a aprendizagem é feita por meio de uma plataforma de ensino. A carga horária para essa parte da iniciativa é de 40 horas.

Aprendizagem presencial

Após o estudo on-line de alguns módulos e as avaliações, acontece uma discussão em sala de aula. Nela, os participantes podem tirar dúvidas, ou pedir para que o tema seja alinhado com mais clareza.

Os encontros presenciais, chamados de debates de alto nível, são realizados por diretores, ou gerentes da Viacredi. Além de abordar o tema estudado, eles também contam com desafios práticos criados conforme a necessidade de cada grupo.

Durante todo o projeto Certificação em Negócios Cooperativos, acontecem seis encontros, sendo um deles de lançamento, e os restantes de discussões de alto nível. Ao todo, a carga horária da aprendizagem presencial do programa é de 44 horas.

Controle

Para que a iniciativa fosse monitorada com atenção, algumas ações de controle foram implementadas. Durante o encontro de lançamento, as responsabilidades dos envolvidos são relembradas e um termo de compromisso com os combinados da turma é estabelecido.

Já o desempenho dos participantes é monitorado por meio dos acessos ao conteúdo da plataforma, listas de presença e testes de conhecimento aplicados ao final de cada módulo. Para ser aprovado é necessário acertar, no mínimo, 70%.

Os participantes também são avaliados e pontuados pela execução de algumas atividades complementares, como finalizar os módulos com antecedência e realizar cursos. A pontuação acontece de forma individual e coletiva, sendo a última para incentivar o cooperativismo.

Resultados e aprendizados

Desde 2013, o projeto Certificação em Negócios Cooperativos passou por algumas mudanças que aumentaram ainda mais seu sucesso dentro da Viacredi. Além da atualização e alteração de alguns conteúdos, a iniciativa passou a cancelar a participação de colaboradores que não se comprometeram com os critérios propostos.

E, ao perceberem que a quantidade de trabalhadores indicados por seus superiores estava cada vez mais escassa, a autoinscrição foi implementada. Assim, qualquer colaborador interessado, e se enquadre nos pré-requisitos, pode fazer parte do projeto.

Já no dia a dia das aulas, seminários foram inseridos. A ideia é revisar os conteúdos e complementar a nota dos participantes. Outra adição ao conteúdo programático são as atividades em grupo valendo nota. Elas acontecem quando a turma não apresenta esforço coletivo durante os encontros presenciais.

Sucesso em números 

Não há dúvidas de que o projeto Certificação em Negócios Cooperativos fez muito sucesso dentro da Viacredi. Entre 2013 a 2017, a iniciativa contou com 11 turmas e 324 colaboradores. O índice de aprovação do período oscilou de 94% a 100%.

Com o conhecimento afiado, 27 colaboradores foram promovidos para níveis mais altos de seu cargo (Júnior, Pleno e Sênior). Já 19 trabalhadores e participantes do projeto assumiram cargos superiores nos setores de Coordenação e Gerência.

Melhorias qualitativas

A Viacredi também observou melhorias no dia a dia da cooperativa após a implantação do projeto de certificação. A mudança na postura profissional dos colaboradores que participaram da iniciativa foi evidente. Engajados, os participantes passaram a se desafiar, mudando o modo como interagem com suas equipes de trabalho. 

Além disso, o senso de cooperação entre colegas é reforçado, e gerentes e diretores se mostram engajados em passar conhecimento. Dessa forma, a Viacredi está focada em se tornar uma organização atualizada e perene. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua -  micheli@viacredi.coop.br 

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