CREDICOMLab. Recebe: Uma intercooperação não tradicional que gera resultados em torno de ações de inovação.

Contexto e desafios
O caso "Intercooperação não tradicional do CREDICOMLab." emerge do sexto princípio do cooperativismo, cujo foco está na promoção da colaboração entre diversas cooperativas para atingir objetivos comuns.
Essa iniciativa ganhou vida por meio do setor de inovação do Sicoob Credicom, como resposta à necessidade de compartilhar e adquirir conhecimentos, expertise e boas práticas em inovação, de forma rápida e dinâmica. O intuito é estabelecer uma troca contínua com outras cooperativas, sistemas, startups, universidades e empresas dentro do ecossistema cooperativista e de inovação. Esse esforço busca não apenas agilidade, mas também uma organização mais eficiente no compartilhamento de ideias e na execução de ações de inovação.
Além disso, a inovação agrega valor às instituições. E as empresas que investem em projetos de inovação obtêm melhores resultados ao longo do tempo, e esse é um dos objetivos e desafios da Sicoob Credicom.
Ao longo da construção desse projeto, a Credicom também foi buscar informações com empresas que já estão inovando, afinal, os aprendizados e a inspiração obtidos por elas podem ser de grande valia. Em 2021, a área de Inovação da Credicom foi conhecer experiências de sucesso, como a da Unimed BH, Fundação Dom Cabral, MRV, FIEMG Lab e Órbi Conecta.
Desenvolvimento e metodologia
O "CREDICOMLab. recebe" é uma iniciativa voltada para fomentar conexões entre diversas entidades, incluindo cooperativas, empresas, startups, universidades e entidades, com o propósito de facilitar a troca de conhecimentos relacionados à inovação.
Uma das maneiras que a Credicom está promovendo a inovação é investindo numa mudança de mindset e de cultura, com foco em processos de inovação que funcionem bem para ela. Em 2021 foram realizadas entrevistas com todos os gestores para diagnosticar a maturidade da empresa neste tema, diversos encontros para definição das diretrizes estratégicas do programa e mais de 60% dos colaboradores impactados em workshops, cursos, sessões de design thinking ou lives. Em 2022, como ponto de partida, o objetivo era acelerar ao menos 05 iniciativas de inovação, construindo protótipos no conceito de MVP (produto mínimo viável). Ao todo a Cooperativa investiu mais de R$ 2 milhões para colocar em prática esse projeto e inaugurou o CREDICOMLab. no segundo semestre de 2022.
Esses encontros ocorrem de forma recorrente e mensal no laboratório de Inovação do Sicoob Credicom, denominado CREDICOMLab., sempre na primeira quarta-feira de cada mês, com uma média de duração de 4 horas. As empresas interessadas em participar podem agendar suas visitas diretamente com a equipe de inovação por meio do e-mail inovacao@credicom.com.br.
Durante esses encontros, são compartilhadas informações diversas sobre o setor, desde o processo de estruturação da área de inovação até a implementação de ações para fortalecer a cultura de inovação. Dentre os pontos discutidos, destaca-se a importância da realização do “Diagnóstico de maturidade em inovação”, criação das “Diretrizes Estratégicas de Inovação” e “Estruturação e Governança dos Comitês de Inovação”.
Um momento importante do encontro é a interação entre os participantes, na qual os convidados são encorajados a compartilhar suas experiências, conhecimentos, estratégias de engajamento e lições aprendidas proporcionando assim um ambiente de aprendizado mútuo. Ademais, são identificados os primeiros passos para potenciais propostas de parcerias, com o objetivo de aprofundá-las em momentos subsequentes.
Alguns exemplos de trocas de informações vieram das conversas com o Sicredi, referente ao Programa de Ideias, a Biominas, com relação a educação financeira para a comunidade e a Sicoob AC Credi, sobre como criar um espaço de inovação.
É importante salientar que foi criado um manual para gestão dessas parceiras e o principal objetivo desse material é padronizar a condução dos trabalhos, com foco na geração de negócios e por fim resultados.
Resultados e aprendizados
Desde 2022, a cooperativa já recebeu a visita de 24 empresas, englobando não apenas cooperativas singulares do Sicoob, mas também aquelas de outros sistemas renomados, como Sicredi e Ailos. Além disso, startups, empresas e sistemas também se juntaram a esses encontros. Essas interações não apenas proporcionaram um valioso intercâmbio de conhecimento e experiência, mas também abriram portas para uma série de benefícios significativos.
Entre esses benefícios, destacam-se a expansão dos mercados de atuação, permitindo que a cooperativa alcance novos públicos e explore oportunidades de negócios promissores. A colaboração com outras empresas e entidades fortaleceu a resiliência das cooperativas envolvidas, tornando-as mais aptas a enfrentar desafios e adversidades. Acesso a recursos compartilhados e oportunidades de networking também foram facilitados, proporcionando um ambiente propício para o crescimento mútuo.
Em 2022, por exemplo, o Sicoob Credicom e Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) se aproximaram para realizar um projeto que beneficiaria ambas as instituições. A Feluma é uma organização criada para promover a educação e a saúde e contribuir com a redução das desigualdades. Essa aproximação começou com a cooperativa capacitando os estudantes médicos em como abrir e gerir uma empresa. Inclusive a Sicoob Credicom adaptou seu produto para atender esses estudantes de medicina para se tornarem cooperados. Essa iniciativa deu tão certo, que 2 anos após esse trabalho, a Fundação levou sua folha de pagamento para a cooperativa, agregando cerca de 3.000 novos cooperados.
Outro resultado obtido com esse projeto foi o 3º lugar na categoria Cooperativa do Prêmio Empresa Inovadora que é assinado pela Viasoft, com o incentivo do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Inovação/SGI e da Casa Civil e realizado pela Haze Shift Consultoria. O Projeto oferece às organizações um Diagnóstico de Inovação e as melhores colocadas recebem o Prêmio. Por fim, todas as interações realizadas culminaram na consolidação de parcerias estratégicas.
Depoimento:
João Augusto Fernandes – Presidente do Conselho
“Inovar é uma estratégia para perenidade das cooperativas: É essencial conciliar a dinâmica das cooperativas ao ritmo intenso de transformações do mercado”.
MeetUp Sicoob Credicom, Sicredi e Ailos
LP CREDICOMLab. Recebe | Vem inovar com a gente!
Contato da Cooperativa
arthur.menegale@credicom.com.br
Contato Inovação Sicoob Credicom:
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Região: Brasil Categoria: Produção Sustentável / Finanças Verdes Ação: Fortalecimento dos agricultores familiares brasileiros por meio da ampliação de crédito para plantio, manutenção de lavouras, investimentos em máquinas, implementos, benfeitorias rurais, infraestrutura para energia solar, entre outros. ODS: 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável 7 - Energia Limpa e Acessível 12 - Consumo e Produção Sustentáveis Resultados: Mais de R$ 10 bilhões disponibilizados à agricultura familiar por meio do Pronaf. Cerca de 600 mil famílias beneficiadas. Mais de R$ 125 milhões em crédito para transição energética.
Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.