Sicoob Credicom aumenta engajamento de colaboradores com evento anual
Contexto e desafios
A Sicoob Credicom, focada nos profissionais, estudantes e empresários da área da saúde, é a maior cooperativa financeira da área de saúde do Brasil, com 91 mil cooperados e cerca de 435 colaboradores.
Com números positivos e que seguem crescendo, a diretoria da Sicoob Credicom percebeu a necessidade de inovar no modo de compartilhar as estratégias organizacionais, metas, planos de ação e prospecções. Pensando no conhecimento e no envolvimento dos colaboradores, foi criada, em 2011, a iniciativa Encontro Estratégico.
A ideia inicial do projeto era difundir com mais facilidade as inúmeras informações sobre o desenvolvimento da organização. Além disso, os diretores também desejavam que a equipe interagisse e fosse motivada a contribuir com o crescimento da Sicoob Credicom.
Desenvolvimento e metodologia
Destinado aos colaboradores de todos os níveis da Sicoob Credicom (estratégico, tático e operacional), o Encontro Estratégico acontece anualmente no primeiro trimestre. O objetivo principal é apresentar os resultados do ano anterior e o percentual da participação nos resultados. Além disso, novas estratégias, metas e planos de ação são compartilhados.
Junto às inúmeras apresentações e palestras, dinâmicas com todos os colaboradores também são realizadas. A ideia é incentivar a interação entre todos.
Além das dinâmicas, trabalhadores que completam 15 anos de admissão na Sicoob Credicom recebem uma homenagem especial. Eles são chamados ao palco para receber uma medalha, um broche e um diploma do presidente.
Planejamento
Para o grande evento acontecer sem nenhum problema, o setor de comunicação e marketing desenvolve, seis meses antes, a primeira proposta de possíveis datas, locais, orçamentos e temas. Ela é apresentada para duas áreas: superintendente de relacionamento e negócios, e desenvolvimento de pessoas.
Com a aprovação deles, acontece a apresentação para o núcleo integrado de decisão para a proposta ser definida. Por fim, a ideia é apresentada à diretoria da Credicom. E, ainda durante a organização do Encontro Estratégico, palestrantes e empresas especializadas em eventos corporativos são contratados.
Controle de sucesso
Para mensurar os resultados obtidos em cada evento, a cooperativa escolheu um controle de presença e uma pesquisa de satisfação. Após o Encontro Estratégico, fotos são disponibilizadas junto da pesquisa. Além disso, os colaboradores precisam ler, obrigatoriamente, o documento de Programa de Participação nos Resultados.
Nela, o colaborador pode expressar sua opinião sobre o evento, sugestões de melhoria e até uma nota: ótimo, bom, regular, ruim. A ideia é que os resultados sejam avaliados e estudados para as próximas edições fazerem ainda mais sucesso.
Resultados e aprendizados
Um dos primeiros aprendizados da Sicoob Credicom com o Encontro Estratégico anual foi a proatividade gerada. A realização do evento deixou os colaboradores mais informados sobre as estratégias da cooperativa e aumentando seus conhecimentos.
Além de contribuir para alcançar os objetivos propostos, os trabalhadores ficam ainda mais motivados e inseridos em todo o processo de crescimento da organização. Todos esses aprendizados se alinham com dois princípios cooperativistas: gestão democrática e educação, formação e informação.
Resultados quantitativos e qualitativos
No período de 2015 a 2017, o número de participantes aumentou de 244 para 259. Já o nível de satisfação foi de 68% para 75%.
Os resultados qualitativos observados estão relacionados à transparência da cooperativa com seus colaboradores. Isso porque a disponibilização dos resultados, de estratégias e de metas auxilia os trabalhadores a se esforçarem para atingir os objetivos estabelecidos.
O Encontro Estratégico também aumentou e melhorou o engajamento dos colaboradores com o trabalho e com os outros colegas. Além disso, o evento motivou ainda mais os trabalhadores a alcançarem as metas e objetivos propostos.
Confira, a seguir, alguns depoimentos de colaboradores que fizeram parte do Encontro Estratégico de 2017:
“Foi excelente e muito organizado, a qualidade das informações e a forma como foi organizado o evento revelaram a excelência da cooperativa e dos seus profissionais”.
“Adorei o Encontro Estratégico 2017, foi excelente, muito boa a dinâmica. Foi um momento de interagir e descontrair com todos os colegas de trabalho. O dia foi muito proveitoso, passou tão rápido que nem vimos o tempo passar. Parabéns a todos os organizadores. A Credicom sempre nos surpreendendo”.
CONTATO DA COOPERATIVA
Diretoria executiva - diretoria@credicom.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Programa Geração Diamante tem como premissa captar pessoas do público “melhor idade”: 55 anos ou aposentados dentro das três esferas: demográfica, cognitiva e experiencial, para promover a diversidade na agência/setor. Oferendo as mesmas oportunidades para pessoas distintas, respeitando as diferenças e promovendo recolocação no mercado de trabalho.
Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.
Após identificar que mitos associados à anestesia causam medo nas pessoas, a Coopanest-CE iniciou uma campanha de conscientização com a comunidade. No decorrer do ano, a cooperativa faz ações para divulgar informações e distribuir cartilhas sobre anestesiologia, aproximando a Coopanest-CE com a comunidade.
Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.