cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Imagem Destaque

2017
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Poupança e Crédito de Livre Admissão da Região de Maringá
180000
850
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Contexto e desafios

Em 2017, o Sicoob Metropolitano começou a se preocupar com a idade de seus cooperados e, consequentemente, com a longevidade da cooperativa. Apesar de 79% dos colaboradores da organização pertencerem às gerações Y e Z, a média de idade dos associados era de 41 anos.

A resposta para o problema do envelhecimento dos cooperados parece fácil, já que diversos jovens da geração Y e Z estão se integrando ao mercado de trabalho e se interessando pelo mundo financeiro. No entanto, o Sicoob Metropolitano percebeu que precisaria tornar o ambiente cooperativo mais acolhedor para essa faixa etária. 

Foi assim que, em maio de 2017, surgiu o Espaço Jovem Sicoob#Goals. Pensando em atrair os jovens, a cooperativa o construiu em um shopping de Maringá (PR). Usando uma estrutura lúdica, o espaço é interativo e conta com jogos, Wi-Fi gratuito, filmes e local para carregar o celular.

A proposta inicial da organização era oferecer um ambiente descontraído e moderno, que tivesse o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o início da vida financeira de maneira leve. Além de orientar inúmeros jovens em suas decisões financeiras, a cooperativa também estava focada em aumentar sua base de cooperados. 

Desenvolvimento e metodologia

Para que os jovens das gerações Y e Z fossem atraídos e cativados pela iniciativa, o Sicoob Metropolitano focou em um desenvolvimento detalhado. A cooperativa contou com a ajuda de pesquisas e uma série de etapas.

A organização se baseou em uma pesquisa feita pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) sobre o comportamento financeiro de três gerações: X, Y e Z. O estudo mostrou que mais da metade dos jovens precisam de auxílio para administrar o dinheiro para o futuro, mas, são bons em administrar o orçamento e não gostam de dívidas.

Além de analisar as preferências e conhecimentos financeiros das gerações, a RPC também apurou que o lazer preferido dos jovens em questão é o shopping. A partir destas informações, o Sicoob Metropolitano desenvolveu todos os detalhes do Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Etapa pré-inauguração

Junto aos estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z, o projeto passou pela aprovação do Sicoob Unicoob e por um levantamento de público-alvo. Com esses passos aprovados e definidos, respectivamente, a cooperativa procurou parceiros e começou a pensar no espaço físico.

Com a definição, apresentação e aprovação da direção sobre o modelo de funcionamento do Espaço Jovem Sicoob#Goals, definiu-se o local onde o espaço seria construído, o Shopping Maringá Park, e criou-se o site. Por fim, aconteceu a seleção e capacitação da equipe de trabalho - da mesma faixa etária do público do espaço.

A customização do espaço também foi importante para atrair o interesse dos jovens. Além de conversarem de igual para igual, o público se sentia acolhido. 

Desenvolvimento das atividades

Para que o Espaço Jovem Sicoob#Goals continue sendo um sucesso, a ideia é manter o quiosque disponível para todos os interessados. Com jogos de videogame, local para carregar o celular, Wi-Fi e pufes, a abordagem é feita de maneira descontraída, como um bate-papo. Mas vale pontuar que, para os não cooperados, o tempo no quiosque é limitado.

Outra forma que o Sicoob Metropolitano encontrou para abordar os jovens e conscientizá-los sobre o mercado financeiro foi através de visitas às faculdades, campeonatos de videogame e até discussões sobre lançamentos de filmes. A própria cooperativa ou seus associados podem organizar esses eventos.

Pós-inauguração

Já a etapa pós-inauguração é focada nas possíveis melhorias e nas avaliações que identificam o sucesso, ou não, da iniciativa. Segundo a cooperativa, alguns pontos abordados após a inauguração do quiosque são:

  • Reforço da marca e prospecção de negócios com potenciais cooperados;
  • Acompanhamento dos custos, avaliações periódicas e plano de viabilidade.

Resultados e aprendizados

Foi pensando no 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação - que o Sicoob Metropolitano fez diversos ajustes e melhorias na iniciativa Espaço Jovem Sicoob#Goals. Uma das primeiras mudanças identificadas foi a necessidade de adequar a mobília para o público universitário e desenvolver mais produtos para o público jovem.

Um hackathon, evento competitivo para compilar ideias e aumentar a criatividade da equipe, foi realizado e apresentou alguns resultados satisfatórios. São eles:

  • Visitas em faculdades com veículo customizado para ofertar produtos e serviços;
  • Migrar o Espaço Jovem para uma área externa;
  • Disponibilizar atendimento 100% on-line com bate-papo.

Resultados quantitativos e qualitativos

Com apenas nove meses de funcionamento, o Espaço Jovem Sicoob#Goals aumentou a visibilidade do Sicoob Metropolitano. Os resultados quantitativos mostram que o fluxo de pessoas que se interessaram pela proposta do quiosque foi alta: cerca de 9 mil cadastros para contato e mais de 13 mil acessos à rede Wi-Fi.

O sucesso não parou no primeiro evento da cooperativa e atingiu até os colaboradores. Em fevereiro de 2018, mais de 80% dos participantes trabalhavam no Sicoob Metropolitano.

Já os resultados qualitativos observados são:

  • Sucesso no evento de inauguração;
  • Parceria com escolas e faculdades;
  • Convites para apresentar o case em eventos cooperativistas;
  • Incentivo à cultura da inovação;
  • Perenidade da cooperativa;
  • Fortalecimento da marca.

CONTATO DA COOPERATIVA 

Kelly Cristina Tiago, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento - planejamento@sicoobmetropolitano.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

A Cresol articulou um projeto que está transformando a realidade da comunidade quilombola Vargem do Sal (BA). A iniciativa valorizou o artesanato da palha de licuri, uma palmeira nativa da Caatinga, garantindo compra a preço justo, criando uma marca com identidade e gerando renda estável para 60 artesãos. O projeto fortalece a cultura local, promove o manejo sustentável da floresta e reduz a dependência de programas assistenciais.

ESGCOOP

Nascida em 2005 para combater a exploração predatória na Floresta Nacional do Tapajós (PA), a Coomflona se tornou um modelo de conservação liderado por comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas. Através do manejo florestal 100% comunitário, a cooperativa gera renda estável para 310 famílias e protege 1.500 hectares de floresta, provando que é possível aliar desenvolvimento econômico, justiça social e a manutenção da floresta em pé.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A prática teve como objetivo trabalhar o engajamento e senso de pertencimento dos colaboradores na construção do Plano Estratégico, buscando identificar as necessidades e expectativas em relação com as práticas de gestão de pessoas, tendo como foco “A melhor Empresa para se trabalhar”. A prática foi crucial para garantir o alinhamento, pertencimento e engajar toda a equipe na busca dos objetivos estratégicos.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Periodicamente, o Sicoob Sul reúne delegados de suas agências para aproximar a cooperativa de seus cooperados. Nos encontros, os representantes de cada unidade apresentam resultados e discutem ideias sobre a gestão da coop.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.