Água: um bem precioso
A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem-estar de todos. Para garantir que tenhamos esse recurso no futuro, é preciso começar a cuidar agora das nascentes e rios que abastecem as cidades. Ciente da importância de garantir a qualidade de vida das futuras gerações, a Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) decidiu recuperar e proteger — através do cercamento e do replantio de mudas — as nascentes da microbacia do Córrego Canavial. Além do trabalho de replantio de mudas, a cooperativa também atuou na conscientização ambiental de produtores e buscou parcerias com a prefeitura e órgãos ambientais. Todos os investimentos financeiros foram custeados pela Cemil, contando com o apoio do Instituto Estadual de Florestas, que cedeu as mudas.
O COMEÇO
O ano é 2015. Durante um período de forte estiagem no interior de Minas, as margens de 30 nascentes da região começaram a perder a força por conta do acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica. Esse assoreamento pode levar as nascentes a não mais contribuir com o curso d´água, diminuindo sua vazão e deixando de ser perene. Na área de atuação da cooperativas, existiam 83 nascentes, divididas entre 23 propriedades. Desse total, 24 estavam devidamente cercadas e conservadas; as outras 59 estavam comprometidas. Localizadas em Área de Preservação Permanente (APP), essas nascentes estavam “abandonadas”, permitindo que animais pisoteassem e assoreassem o local. A cooperativa deu início, então, ao mapeamento da área e levantamento do diagnóstico da situação das nascentes do córrego Canavial. Após essa análise, selecionou as nascentes de acordo com a importância de sua contribuição para a microbacia. O primeiro passo do projeto foi conscientizar os produtores sobre a importância de preservação das nascentes localizadas em suas propriedades, o que foi feito em parceria com órgãos ambientais. Em seguida, a cooperativa adquiriu 58.000 metros de arame, 3.583 estacas, 236 mourões e 1.000 catracas para fazer o correto cercamento das áreas de proteção. Todos os trabalhos foram executados em conjunto com a prefeitura de Patos de Minas e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). No total, 30 nascentes receberam a cerca e o replantio de mudas nativas, preservando uma área total aproximada de 11 mil metros quadrados. Com a preservação das nascentes, cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas diretamente na microbacia do Córrego Canavial, com mais disponibilidade na vazão da água. Ao longo do projeto, 22 produtores contribuíram com a iniciativa participando de ações como cercamento, conservação, replantio e preservação das APPs. Já os funcionários da Cemil foram convidados a participar dos dias de campo, levando seus familiares e recebendo orientações de conscientização.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A prática teve como objetivo trabalhar o engajamento e senso de pertencimento dos colaboradores na construção do Plano Estratégico, buscando identificar as necessidades e expectativas em relação com as práticas de gestão de pessoas, tendo como foco “A melhor Empresa para se trabalhar”. A prática foi crucial para garantir o alinhamento, pertencimento e engajar toda a equipe na busca dos objetivos estratégicos.
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.
A Ouvidoria Cocatrel é um canal de comunicação seguro e transparente para os cooperados, colaboradores e clientes que podem fazer reclamações, sugestões e elogios. Todas são registradas e tratadas pela gestão interna, gerando melhoria contínua.
Cooperativa de crédito centraliza área jurídica e cria fluxos de trabalho claros tanto para lidar com o contencioso como para prestar consultoria aos demais departamentos. Jurídico também produz indicadores que auxiliam na elaboração de treinamentos específicos para as necessidades da cooperativa.