cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Sementes do Sul cria programa para certificar café carbono neutro e conectar produtor a mercados sustentáveis

Imagem Destaque

2025
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Sicredi Sementes do Sul
café, carbono neutro, Certificação, intercooperação
COP30
cop30, ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
O Sicredi Sementes do Sul desenvolveu o Programa Carbono Neutro para apoiar seus cooperados cafeicultores na obtenção da certificação de carbono neutro. A iniciativa conecta os produtores a certificadoras especializadas e oferece financiamento para a transição, agregando valor ao café e abrindo portas para mercados que exigem produtos mais sustentáveis. O projeto piloto já certificou a produção de 2025 de dez associados.

Contexto e desafios

O Sicredi Sementes do Sul, que atende mais de 45 mil associados no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, identificou uma demanda crescente por produtos sustentáveis no mercado de café. A cooperativa agropecuária Costas 5588, especializada na produção de cafés especiais e associada ao Sicredi Sementes do Sul, relatou que seus clientes tinham interesse em adquirir um café com a garantia de que sua produção fosse neutra em emissões de carbono.

Apesar de muitos produtores já adotarem um manejo sustentável, a Sicredi Sementes do Sul percebeu que poderia ajudar criando um caminho claro para certificar sua produção e, consequentemente, rentabilizar melhor seus esforços. Faltava uma oportunidade que conectasse os cafeicultores a parceiros certificadores e ao mercado que valoriza e remunera produtos com pegada de carbono neutra.

Objetivos

O Programa Carbono Neutro Sicredi nasceu com o objetivo principal de apoiar o associado na monetização indireta do carbono em sua produção agropecuária. A meta é conectar os produtores de café a parceiros e certificadoras que atribuem a certificação de carbono neutro na produção dos associados, agregando valor ao produto e abrindo novos mercados.

Trata-se de uma solução não financeira que busca promover a transição para uma economia de baixo carbono, alinhada ao pilar estratégico do Sicredi Sementes do Sul de "Financiar transição do produtor rural para sistemas sustentáveis". O programa visa incentivar a adoção de produções responsáveis que tragam retorno financeiro para os produtores e demonstrem a relevância de uma produção mais limpa.

Desenvolvimento

A estratégia começou com uma etapa piloto, que contou com a participação da cooperativa Sicredi Sementes do Sul e da cooperativa Costas 5588. A primeira fase do Programa Carbono Neutro teve a participação de dez associados, com o Sicredi Sementes do Sul estabelecendo a conexão entre os cafeicultores e os parceiros necessários para viabilizar a certificação e a transição para uma agricultura mais sustentável.

Para garantir a credibilidade e o rigor técnico do processo, a cooperativa homologou consultorias e certificadoras especializadas. Esses parceiros são responsáveis por aplicar metodologias reconhecidas internacionalmente, como o GHG Protocol e os fatores do IPCC, e realizar a medição das áreas dos associados do Sicredi Sementes do Sul.

Com isso, aqueles que já têm um manejo sustentável e neutro em carbono recebem a indicação para contratar uma consultoria especializada e realizar a mensuração e, consequentemente, a certificação carbono neutro da sua produção.

A cooperativa também estruturou um forte pilar de suporte técnico e financeiro para os cooperados. Para aqueles que precisam de recursos para custear o processo, a cooperativa oferece linhas de investimento com essa finalidade.

Caso o produtor precise fazer ajustes em seu manejo para reduzir as emissões e se adequar aos padrões, ele pode buscar outras linhas de custeio e investimento para implementar as melhorias necessárias. Assim sendo, essas linhas garantem que todos tenham a oportunidade de participar do programa e tentar a certificação.

Resultados e impacto

Ainda em sua fase inicial, o programa já colhe os primeiros resultados. A etapa piloto contou com a participação de dez associados, que já tiveram toda a sua produção do ano de 2025 certificada como carbono neutro. Com base em estudos de mercado, a cooperativa sabe que a certificação agrega um valor financeiro significativo ao produto, o que vem incentivando o engajamento de mais produtores na transição para uma economia de baixo carbono.

O sucesso do programa tende a demonstrar a relevância e a viabilidade econômica de uma produção mais responsável e limpa. Ao indicar o caminho da certificação, o Sicredi Sementes do Sul viabiliza a monetização indireta do carbono e também fortalece a competitividade dos pequenos e médios produtores.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.

ESGCOOP

A Lar Cooperativa Agroindustrial implementou o Sistema de Manejo de Solos (SMS) para oferecer aos seus cooperados um diagnóstico detalhado das propriedades rurais. Com base em análises de solo, a iniciativa promove o uso racional de insumos, a redução de impactos ambientais e o aumento da produtividade, aliando ganhos econômicos e sustentabilidade na produção de grãos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.