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Goiânia (14/7) - Pelo 11º ano consecutivo, a Unimed Goiânia participa, de 15 a 19 de julho, de mais uma edição da Caminhada Ecológica em um trajeto de 310 km entre Trindade e Aruanã. O Trailer Médico da Cooperativa vai acompanhar os 29 atletas, uma ambulância do SOS Unimed e fará a cobertura de Goiânia a Inhumas no dia 14 de julho.
Caravana da Saúde - Seguindo os moldes dos anos anteriores, serão distribuídos brindes personalizados nos acampamentos para ativação da Caravana da Saúde. A previsão é que sejam percorridos cerca de 80 acampamentos, durante três dias (3, 4 e 5 de julho).
A Caravana da Saúde será realizada durante três finais de semana, a partir de 11 de julho. As atividades (alongamento, aferimento de pressão e teste de glicemia, e o sorteio Roleta da Sorte) serão desenvolvidas em uma tenda dentro dos acampamentos.
Ecomóvel Unimed - Nesse ano, a novidade é o Ecomóvel Unimed, que vai realizar diversas atividades nas cidades da Caminhada Ecológica (Itauçu, Goiás, Faina e Araguapaz), de 15 a 18 de julho.
O Ecomóvel é uma carreta customizada com as cores e a logomarca da Unimed Goiânia, que possui uma estrutura completa de atendimento, com monitores treinados para desenvolver oficinas de Reciclagem e Culinária de Reaproveitamento; exposição de fotografias e animais (entalhados) do Cerrado, em parceria com o Instituto Trópico (PUC/GO); Cineminha Verde; jogo interativo: “Lixo Legal” e medições preventivas de saúde como pesagem e altura, aferição de pressão e de glicemia.
Consad – “O Ecomóvel Unimed é uma forma criativa e atraente de promover a educação pela preservação ambiental e da saúde voltada para as comunidades por meio de atividades de interação", afirmam os integrantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia. (Assimp Unimed Goiânia)
Pindorama (10/7) - Em se tratando das festividades juninas, a comida, que já tem papel importante nas comemorações, ganha destaque ainda mais especial. Pensando nisso, a Cooperativa Pindorama, a partir de seu Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), promoveu uma atividade diferente com os alunos que fazem parte do projeto O Amanhã de Pindorama.
Ao longo do último dia 25, os estudantes puderam aprender e vivenciar as raízes culturais nordestinas, a partir da elaboração de vários pratos típicos que compõem a mesa dos alagoanos nesta época do ano, caracterizada por variedade e fartura.
Acompanhados por técnicos de culinária e agrícola de Pindorama, os alunos puderam realizar a colheita dos alimentos na horta cultivada na Cooperativa, e aprender a preparar comidas típicas como bolos de milho, coco e macaxeira, além de canjica, mugunzá e arroz doce.
De acordo com a coordenadora do projeto, Janieide Pereira, a atividade é uma importante aliada para que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina, além de possibilitar aprendizagem sobre nutrição.
“Ao aprender como se prepara comida típica, o aluno descobre mais sobre a cultura popular da nossa região. Além disso, aprende sobre o valor nutricional dos ingredientes utilizados, como o milho, que é fonte de saúde e energia”, destacou.
Aluna do projeto O Amanhã, Verônica Araújo se interessa pela atividade. “Gosto muito de estar aqui e participar das aulas, tenho aprendido muito”. A colega de turma, Claudênia Silva, completa: “O projeto vai ajudar a decidir nosso futuro”.
O gosto por passar o conhecimento também é compartilhado pelas instrutoras da atividade de culinária. Suely Palmeira ressalta a valorização cultural: “É muito importante transmitir informação sobre cultura para os jovens desde cedo, tem grande contribuição para a formação deles”.
Também auxiliando os alunos na atividade, Dilma da Silva fala sobre o Projeto de Pindorama. “Aprendo e me divirto junto com os alunos. É importante para todos nós. Como o nome do projeto já diz, é o amanhã. No futuro, serão eles os instrutores dos estudantes”, declarou. (Assessoria de Imprensa da Cooperativa Pindorama)
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Se você ainda não respondeu ao questionário do Diagnóstico do Ramo Consumo, é bom se apressar, pois o prazo termina na próxima segunda-feira, dia 7/7. As informações de sua cooperativa são extremamente relevantes para nós. Acesse o questionário CLICANDO AQUI.
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Maceió (27/6) - A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) recebe, na próxima quarta-feira, dia 3/7, alunos dos cursos de agronomia e zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A visita dos estudantes tem como objetivo apresentar na prática e o funcionamento de uma Cooperativa.
Recepcionados pelo coordenador técnico da CPLA, Gustavo Ramos, a partir de parceria com a Coordenação de Extensão Rural do Ceca, cerca de 46 universitários poderão conhecer a história da criação da Cooperativa, bem como os trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos, além da relação com associados, cooperados, e seu funcionamento administrativo.
“Os estudantes virão conhecer a Cooperativa, e, na oportunidade, conversaremos a respeito do surgimento da CPLA, sua atuação, e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos”, explicou o coordenador.
Para Douglas Menezes, professor da disciplina de cooperativismo do Ceca, da Ufal, a visita dos alunos a Cooperativa representa uma contribuição na formação dos estudantes, que já adquiriram conhecimentos sobre o tema em sala de aula.
“Será importante para que eles tenham contato com a Cooperativa, vejam como é o dia a dia, conheçam a história da CPLA e sua colaboração para o setor leiteiro de Alagoas. É interessante, pois o que discutimos em sala de aula, os alunos terão oportunidade de ver na prática”, declarou.
O encontro acontece a partir das 9h30m, no prédio sede da CPLA, que fica localizado no Parque José da Silva Nogueira, o Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche. (Assimp CPLA)
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Brasília (27/6) – A partir da próxima terça-feira, dia 1º/7, entra em vigor a Portaria nº 789/14 do Ministério do Trabalho e Emprego, alterando o prazo de contrato de trabalho temporário. O texto foi publicado no último dia 3/6, no Diário Oficial da União. O alerta é da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
Segundo a portaria, os contratos de trabalho temporário poderão durar até nove meses, além dos três habituais conforme prevê a Lei nº 6.019/89, desde que ocorram circunstâncias e motivos que justifiquem a prorrogação e vale exclusivamente na hipótese de substituição de pessoal regular e permanente.
A autorização deverá se dar por meio de empresa de trabalho temporário, solicitando a autorização por meio da página eletrônica do MTE, conforme instruções previstas no Sistema de Registro de Empresa de Trabalho Temporário (SIRETT), disponível no site do MTE, com antecedência mínima de cinco dias do início do contrato (para contratação nova com prazo superior a três meses e de até nove meses) ou até cinco dias antes do termo final inicialmente previsto (no caso de prorrogação, observado o prazo máximo de nove meses).
A concessão da autorização se dará com base na análise formal e objetiva da documentação e das declarações prestadas.
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Pedro Afonso (24/6) - Depois de quase dois meses de intenso trabalho foi concluída a elaboração do Planejamento Estratégico da Coapa – 2014/2020. A segunda e última oficina ocorreu na sede da cooperativa em Pedro Afonso (TO), no dia 14 de junho, e teve a participação de 15 pessoas, incluindo membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, superintendente, cooperados, gerentes e responsáveis por todos os setores.
A primeira oficina foi realizada no dia 30 de abril. Todas as atividades foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Cordioli, consultor contratado pelo Sescoop/TO. O objetivo principal foi a estruturação do plano de ações e a definição das metas mais relevantes para a Coapa no período de 2014 a 2020.
Com ampla participação de colaboradores e conselheiros da cooperativa nas discussões, foram propostas diretrizes e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos a fim de tornar ainda mais eficientes as atividades executadas pela cooperativa, que no próximo dia 26 de junho completa 16 anos de atuação.
Ainda foram definidos os responsáveis para cumprir cada medida proposta, com o compromisso de apresentar resultados por meio de relatórios e explanações verbais quando necessário.
Também foi deliberado que de abril a junho de 2015 o plano será reavaliado e, se necessário, passará por adequações.
Satisfeito com os resultados dos trabalhos, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, agradeceu a participação de colaboradores e cooperados, além de salientar a responsabilidade que cada um tem para o sucesso das ações a serem implementadas. “Esse processo de reflexão e de planejamento é fundamental para a orientação do caminho a ser seguido pela Coapa nos próximos anos”, avaliou Khouri.
O próximo passo é fazer uma ampla divulgação do Planejamento Estratégico da Coapa 2014-2020 para todos os associados e colaboradores da cooperativa. (Assimp Coapa)
Brasília (18/6) – Cooperativas e empresas brasileiras deverão informar, a partir do dia 2 de agosto, todas as novas contratações de funcionários ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A obrigatoriedade consta da portaria ministerial nº 768/14, publicada no dia 29/5. A intenção, segundo o Cagede, é impedir o recebimento indevido do auxílio do Seguro-Desemprego, pelos novos empregados.
Além disso, o empregador precisa informar no Caged a data do registro do empregado, quando o mesmo decorrer de ação fiscal conduzida por Auditor-Fiscal do Trabalho. O empregador que não atender às exigências da Portaria, omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata, fica sujeito às multas previstas nas Leis nº 4.923/1965 e 7.998/1990.
Para a realização de consulta a situação de trabalhadores que estão requerendo ou em percepção do benefício Seguro-Desemprego os empregadores deverão acessar o sítio “maisemprego.mte.gov.br”, consulta “menu – Trabalhador”, na aba “Seguro-Desemprego”, utilizando o aplicativo do Caged Informatizado - ACI para gerar e ou analisar o arquivo que, após gerado, deve ser enviado ao MTE via Internet.
A cópia do arquivo, o recibo de entrega e o Extrato da Movimentação Processada, devem ser mantidos no estabelecimento a que se referem, pelo prazo de 5 anos a contar da data do envio, para fins de comprovação perante a fiscalização do trabalho.
O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizará, em seu sítio na Internet, a situação do trabalhador relativa ao Seguro-Desemprego, para consulta pelo empregador e pelo responsável designado por este.
Além das penalidades administrativas, os responsáveis por meios fraudulentos na habilitação ou na percepção do Seguro-Desemprego serão punidos civil e criminalmente, nos termos da lei. (Assessoria de Imprensa/MTE)
Florianópolis (17/6) - Multiplicadores do Programa Cooperjovem das regiões oeste e sul catarinenses receberam capacitação do Sescoop/SC, entidade da vinculada à Ocesc, sobre Elaboração de Projetos Educacionais Cooperativos (PEC) – 2ª etapa. O objetivo desses encontros foi facilitar a identificação de necessidades e dos indicadores qualitativos para a avaliação dos projetos.
Foram oito horas dedicadas à ideia da possibilidade de desenvolver atividades cujos resultados extrapolem o ambiente escolar por meio do PEC que foi inserido na metodologia nacional do Cooperjovem em 2014. O treinamento foi conduzido pela instrutora Maria Denise Crespo Nunes que orientou sobre maneiras de eleger a situação-problema que precisa e merece dedicação da comunidade escolar.
“A partir disso, todas as ações do grupo serão focadas nesse projeto”, ressaltou. No encontro, os participantes esboçaram a pesquisa de contexto que consiste em aplicar perguntas aos pais, professores e alunos.
No oeste, o curso foi ministrado no dia 14 de maio para professores e coordenadores das cooperativas Cooper A1, Copercampos, Sicoob São Miguel, Auriverde, Cooperitaipu e Copérdia.
No dia 19 de maio foi a vez das cooperativas Cerbranorte, Coopera, Coopersulca receberem o treinamento em Forquilhinha. Em Brusque, no dia 22 de maio, aconteceu a capacitação para as cooperativas Cooper, Cooperjuriti, Cravil e Viacredi.
COOPERJOVEM – O Programa Cooperjovem promove a cultura da cooperação por meio da criação de práticas educacionais cooperativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.
Em Santa Catarina, o Cooperjovem é coordenado pelo Sescoop/SC e implementado com a parceria de 23 cooperativas, com o apoio das secretarias municipais e gerências regionais de educação de 42 municípios de todas as regiões do Estado.
Em 2013, o programa atendeu a 75 escolas da rede de ensino público, envolvendo 476 professores e 16.201 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. (Assimp Ocesc)
Brasília (13/6) – Na manhã de quarta-feira (11/06) a Cooperativa de Trabalho e Ensino Coopquerubim (Querubim Saúde) levou alegria e solidariedade ao Lar de Velhinhos - Associação São Vicente de Paulo, em Taguatinga-DF. A ação é continuidade de um projeto já existente da cooperativa chamado Querubim Alegria, que a partir de agora passa a integrar as ações do Dia C.
Um abraço, um sorriso, um carinho e muita atenção marcaram o início das ações do Dia de Cooperar da Cooperativa, e é este sentimento de solidariedade e doação que beneficiou 52 pessoas do Lar de Velhinhos.
Segundo a Presidente da Querubim Saúde, Shirley Rodrigues, as ações de solidariedade já contagiaram todos os cooperados e colaboradores da cooperativa “A reflexão que nos coube foi a importância de valorizarmos cada fase de nossas vidas e, principalmente, as pessoas idosas que dela fazem parte”, ressaltou.
Dirigentes, cooperados, funcionários e voluntários da Querubim Saúde participaram da ação, que contou brincadeiras, músicas e muita animação. De acordo com cooperado Wellington Costa Rezende, o resultado da ação é positivo e traz boas vibrações a todos que estão envolvidos. “Poder levar um instante de felicidade a estas pessoas é um sentimento singular, nos faz pensar o quão importante é a vida”, destacou Rezende.
O projeto Querubim Alegria tem como missão ajudar as pessoas a transformar suas vidas, levando alegria para todos. “O Dia C, agora faz parte do calendário da Cooperativa, a nossa intenção é realizar ações voluntárias uma vez por mês”, projetou a Presidente Shirley Rodrigues.
O Sistema OCDF-Sescoop/DF parabeniza a iniciativa da Querubim Saúde e sua adesão na campanha de voluntariado que está contagiando todo país, o Dia de Cooperar, carinhosamente chamado de Dia C.
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Maceió (13/6) – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realiza, este sábado, 14, às 9h30, uma palestra com produtores do município de Piaçabuçu. A atividade ocorre na Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP), e tem o objetivo de orientar os produtores sobre como preparar o rebanho para participar de torneio leiteiro.
Ministrada pelo consultor pecuário da Cooperativa, Otto Portela, a palestra abordará dois temas: “Preparação de vacas e novilhas para o torneio leiteiro”, e “Riscos da brucelose e tuberculose”. Ambas pretendem informar ao produtor a respeito dos cuidados necessários para preservar a saúde dos animais.
De acordo com Portela, serão discutidos com os produtores assuntos como a morfologia animal, síntese do leite, além da atenção imprescindível com os bovinos em competições. “É preciso entender a morfologia do animal, compreender como ele funciona, para que sua saúde não seja colocada em risco, em torneios, por exemplo, é preciso saber como conduzir para não sacrificar a sanidade dos bovinos”, afirmou.
Na oportunidade, o veterinário também apresentará aos produtores de Piaçabuçu a importância de prevenir doenças bovinas, como a brucelose e a tuberculose. “Irei falar sobreoPrograma Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, explicar o que são as doenças, seus riscos, além da vacinação”, disse Otto.
A atividade em Piaçabuçu ocorre em parceria com a prefeitura do município, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, Cooperativa Pindorama e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Brasília (12/6) - A Copa do Mundo está mexendo com a vida de agricultores de todo o país. No Acre, a castanha coletada na Floresta Amazônica faz parte de um kit de alimentação que será distribuído aos voluntários que vão trabalhar nas cidades onde serão disputadas as partidas do Mundial. A notícia foi um dos destaques do jornal Globo Rural de hoje. Assista
Milhares de brasileiros vivem da coleta da castanha na Amazônia. Da floresta, a castanha vai para uma indústria de beneficiamento para ser descascada. Em seguida, a amêndoa é levada para a Cooperacre, Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre, em Rio Branco, onde é embalada a vácuo.
As castanhas que mais de 2 mil famílias cataram, produziram e trataram serão consumidas por várias pessoas em todas as regiões do país. A cooperativa vendeu 2 toneladas do produto, que será distribuído entre os voluntários da Copa do Mundo.
Cada um deles vai receber um kit de lanche com produtos da agricultura familiar. Cooperativas de todo o Brasil se inscreveram para fornecer os alimentos. A CooperAcre mandou as castanhas para avaliação e depois de aprovadas foi preciso correr para dar conta de tudo. Ao todo, 20 mil pacotes com 100 gramas cada foram produzidos. (Globo Rural)
Salvador (10/6) - O Sistema Oceb alcançou, no último dia 3 de junho, uma grande vitória para o cooperativismo baiano. O pedido de redução dos preços cobrados pela Junta Comercial do Estado da Bahia para arquivamento de atos de cooperativas foi deferido, por unanimidade, em Plenária da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
A decisão corrige um erro histórico, tendo em vista que as cooperativas pagavam mais que as sociedades limitadas comerciais e, uma vez que são obrigadas a registrar muitos atos em um mesmo ano, sofriam com os altos custos. Além disso, a aprovação é uma vitória das instituições que lutam pelo cumprimento da Lei Estadual do Cooperativismo, que preconiza o tratamento que deve ser dado às organizações cooperativas do estado baiano.
A proposta de redução dos preços foi formulada pela Oceb no início em 2012, por meio de ofício ao Secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado encaminhado pelo presidente do Sistema Cooperativista Baiano, Cergio Tecchio.
No mesmo ano, o Conselho Estadual do Cooperativismo do Estado da Bahia (Cecoop/BA) endossou o pleito solicitando à Juceb a apreciação do pedido elaborado pela Oceb. A decisão entra em vigor a partir de 1º de julho e abrange todas as cooperativas do estado da Bahia. (Assimp Oceb)
Brasília (9/6) – O Ministério do Trabalho e Emprego publicou em 29 de maio último no Diário Oficial da União a portaria nº 768 que trás novas regras para a prestação de informações do empregador ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com a Portaria, a partir de 2 de agosto sempre que houver admissão de novo empregado é obrigatória a imediata informação ao Ministério, por meio do Caged, da admissão na data de contratação, quando o trabalhador estiver requerendo ou em percepção do benefício Seguro-Desemprego, além disso, o empregador precisa informar no Caged a data do registro do empregado, quando o mesmo decorrer de ação fiscal conduzida por Auditor-Fiscal do Trabalho.
O empregador que não atender às exigências da Portaria, omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata, fica sujeito às multas previstas nas Leis nº 4.923/1965 e 7.998/1990.
Para a realização de consulta a situação de trabalhadores que estão requerendo ou em percepção do benefício Seguro-Desemprego os empregadores deverão acessar o sítio “maisemprego.mte.gov.br”, consulta “menu – Trabalhador”, na aba “Seguro-Desemprego”, utilizando o aplicativo do Caged Informatizado - ACI para gerar e ou analisar o arquivo que após gerado deve ser enviado ao MTE via Internet.
A cópia do arquivo, o recibo de entrega e o Extrato da Movimentação Processada, devem ser mantidos no estabelecimento a que se referem, pelo prazo de 5 anos a contar da data do envio, para fins de comprovação perante a fiscalização do trabalho.
O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizará, em seu sítio na Internet, a situação do trabalhador relativa ao Seguro-Desemprego, para consulta pelo empregador e pelo responsável designado por este.
Além das penalidades administrativas, os responsáveis por meios fraudulentos na habilitação ou na percepção do Seguro-Desemprego serão punidos civil e criminalmente, nos termos da lei. (Assessoria de Imprensa/MTE)
Pedro Afonso (4/6) – Manter o campo limpo é um benefício para o meio ambiente e para o homem do campo. O produtor rural pode contribuir devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos. Em Pedro Afonso é possível entregar na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, uma das 112 centrais brasileiras, localizada na Rodovia TO-010, km 5, margem esquerda, na zona rural do município.
Desde o último dia 1º de junho, a entrega é feita mediante agendamento. Para isso, o produtor deve ligar nos telefones (63) 8447-4005 ou 8109-2118. Outra novidade é que a triagem das embalagens agora é feita no próprio caminhão transportador.
Segundo o responsável pela unidade, Elias Riguetti, a intenção é melhorar a qualidade a qualidade dos serviços prestados, dar mais segurança aos procedimentos e atender as normas legais.
Riguetti explicou que os produtores, em sua maioria, fazem a devolução corretas das embalagens. Em 2013 a unidade recebeu 85.234 toneladas. Neste ano, até o dia 3 de junho, foram recepcionadas 52.139 toneladas.
Fiscalização – Nesta região, a equipe da Supervisão Vegetal da Agência da Agência de Defesa Agropecuária da Regional de Pedro Afonso é quem fiscaliza a devolução correta e se está sendo feita a tríplice lavagem.
“Nossa intenção não punir, mas sim orientar o produtor rural que é nosso parceiro”, explica o responsável pelo setor, Lenyhawre de Almeida Lima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3466-2131.
A destinação incorreta das embalagens pode resultar em notificações e multas por parte dos órgãos ambientais. Além disso, pode configurar crime ambiental e o infrator responder criminalmente. (Assimp Coapa)
Brasília (3/6) – De Norte a Sul do país, a campanha de voluntariado cooperativista – Dia de Cooperar (Dia C) – ganha mais e mais parceiros. Hoje, representantes da unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram em Sergipe e em Roraima, apresentando a ação a cooperativas e parceiros das unidades estaduais.
A ideia é criar entre as cooperativas brasileiras a cultura do voluntariado cooperativista, de modo que as ações de promoção social sejam desenvolvidas ao longo de todo o ano. Com essa intenção, o presidente do Sistema OCB/SE, José Francisco do Nascimento, concedeu uma entrevista hoje cedo ao jornal Bom dia Sergipe, da Rede Globo local. Assista
Neste ano, a intenção é beneficiar a mais de um milhão de pessoas no dia 6 de setembro, quando ocorre o dia-marco da campanha do Dia C. Em 2013, o Sistema OCB realizou um projeto piloto, do qual oito estados participaram. Neste ano, além do Distrito Federal, outras 24 unidades federativas já anunciaram sua adesão.
ORIGEM - O Dia C é uma campanha nacional de voluntariado cooperativista, realizada pelo Sistema OCB e idealizado pelo Sistema Ocemg. É um marco das atividades de promoção social do cooperativismo em todo o país e trata-se de um projeto que encontra no princípio da intercooperação sua força para promover o voluntariado.
Belém (20/05) – Com cerca de 400 alunos e 28 cooperados, a Cooperativa de Educadores Autônomos de Castanhal (Ceac) possui um sistema pedagógico diferenciado, incluindo na grade curricular das crianças o tema “cooperativismo”, desde 1999. A cultura da cooperação também é trabalhada no Programa Cooperjovem, aplicado pela Ceac. Atualmente ela é a única cooperativa paraense a aplicá-lo.
O Cooperjovem é um programa educacional voltada para as crianças do ensino fundamental em que são realizadas atividades lúdicas com o viés da cooperação, solidariedade e união. As crianças aprendem que ao estarem unidas, podem vencer e superar obstáculos com mais facilidade.
“Atualmente, temos uma cultura da competição e do individualismo. Aqui, valorizamos os talentos próprios dos nossos alunos e incentivamos que eles aprendam que unidos, em equipe e já com o pensamento de cooperação podem seguir mais facilmente do que sozinhos”, explica a presidente da Ceac, Kátia Santos.
Em outra perspectiva, a cooperativa está trabalhando num projeto de voluntariada que pretende colocar em prática em julho. A presidente adiantou que o projeto será voltado para educação e lazer e será cadastrado na programação do “Dia de Cooperar”, que ocorrerá no dia 6 de setembro em 21 estados ao mesmo tempo. (Assimp Sistema OCB/PA)
Curitiba (20/05) – As duas toneladas de produtos enviados pelas cooperativas paranaenses e que foram expostos no supermercado “Paraná Cooperativo”, estande montado pelo Sistema Ocepar durante a Expocoop 2014 – Feira Mundial do Cooperativismo, realizada em Curitiba (PR), na semana passada, foram doados, ontem, à Obra Social Santo Aníbal (OSSA).
A entidade assistencial atende crianças de seis a 14 anos, em regime de contraturno, na Vila Jardim União Ferroviária, bairro da periferia da capital. “Recebemos uma benção de Deus, porque são quase 2 toneladas de alimentos e que vão ajudar a alimentar 150 crianças por um semestre e meio”, ressaltou o coordenador da OSSA, Padre Sinval Soares.
A entrega oficial das doações ocorreu ontem e foi feita por colaboradores do Sistema Ocepar: assessora de cooperativismo, Sigrid Ritzmann e representante técnica do Coep/PR, o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Zanello Milléo Filho, a assessora de imprensa Marli Vieira, e pelos auxiliares de serviço Antônio Edson Alves e Benedito Silveira Coelho. Esta doação foi intermediada pela secretaria executiva do Coep/PR, Conceição Contin.
COOPERATIVAS – O Sistema Ocepar foi anfitrião da Expocoop 2014 e apoiador oficial junto com o Sistema OCB. Diante da oportunidade de divulgar os produtos das cooperativas do Paraná para representantes de cooperativas de 15 países e também para o mercado interno, já que a Expocoop atraiu um grande público de outros estados, o Sistema Ocepar montou na feira uma espécie de estande mercado.
Nas prateleiras produtos industrializados que conquistam o consumidor pela qualidade e que foram cedidos pelas cooperativas Agrária, Cooperaliança, Bom Jesus, Batavo, Camp, Castrolanda, Cocamar, Coamo, Coagru, Capal, Cotriguaçu, Coonagro, Coasul, Confepar, Copagril, Cocari, C.Vale, Copacol, Frimesa, Lar, Integrada, Maria Macia, Primato e Wittmarsun.
DOAÇÃO – Ao fim da feira, era unânime a decisão do que fazer com os alimentos expostos, e que tanto ajudaram a divulgar o nome do Paraná: destinar à OSSA, entidade apoiada pelo Coep Paraná (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida que tem o Sistema Ocepar como um dos seus parceiros).
“Só tenho que agradecer ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao superintendente José Roberto Ricken, às cooperativas do Paraná e a todos que colaboraram com essa doação. Vocês não imaginam a importância dessa doação para uma entidade como a OSSA, que oferece café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. Até o fim deste ano e início de 2015 não precisaremos nos preocupar em comprar alimentos para abastecer a OSSA”, ressaltou Conceição Contin, que acompanhou a entrega dos alimentos.
MISTURA NUTRITIVA – Além dos produtos de cooperativas do Paraná, foi repassada à OSSA uma mistura nutritiva produzida pela A Cooperativa de Trabalho Alternativo de Produtores e Trabalhadores (Coop_Proalt), com sede em Volta Redonda, Rio de Janeiro, ligada a Pastoral da Criança e que participou da Expocoop no estande da Organização das Cooperativas do Rio de Janeiro (OCB/RJ).
A OBRA – Desenvolvida pela Comunidade Religiosa Rogacionaista, a Obra Social Santo Aníbal tem por objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, seja por problemas oriundos da família ou de origem social, como a fome e a pobreza extrema, buscando a transformação social, por meio de ações socioeducativas e da evangelização.
“Faço o convite às cooperativas do interior, sejam cooperados que produzem alimentos, colaboradores e dirigentes, ou até mesmo o público em geral que mora em Curitiba, para que venham conhecer o nosso trabalho, pois, como diz uma frase de Santo Agostinho, "ninguém ama aquilo que não conhece".
E a medida que conhecemos o belo trabalho que a OSSA desenvolve, ajudando a mudar a realidade de crianças e jovens da Vila União, passamos a amar, não apenas a instituição assistencial, mas o olhar, a acolhida e o abraço de agradecimento de cada criança que aqui vem para se alimentar, brincar e para desenvolver a sua cidadania”, disse o Padre Sinval.
COOPERAÇÃO - Segundo ele, a cooperação é o principal valor que move as pessoas, e a doação de alimentos que foi realizada, é um testemunho dessa cooperação. “A boa ação que foi feita, não se restringe a questão dos alimentos, porque demostra o compromisso solidário que o cooperativismo tem e que contribui com um mundo melhor”, frisou. (Assimp Ocepar)
Brasília (15/05) – O município de Abelardo Luz, localizado no estado de Santa Catarina é a “Capital Nacional da Semente de Soja”. A lei que decreta o título foi publicada na sexta-feira, dia 9, pela Casa Civil. A cidade tem 56 anos e sua população é estimada em 20 mil habitantes.
Abelardo Luz é um dos maiores produtores de grãos do estado e, em seus mais de 950 km quadrados de extensão, é um dos maiores produtores de soja e milho de Santa Catarina. O município Luz já era reconhecido como capital catarinense da semente de soja, pelas suas sementes com alto índice de germinação.
A força do cooperativismo está presente na região, por meio de quatro cooperativas montadas em Abelardo Luz. São elas: Cooperativa Agropecuária e de Alimentos Boa Ventura (Cooper Boa Ventura), Cooperativa de Alimentos e Agropecuária Terra Viva (COPTAR), Cooperdaluz Cooperativa Agropecuária (Cooperdaluz) e Cooperfértil Cooperativa Agrícola (Cooperfértil);
Além disso, as cooperativas Coamo e C.Vale possuem estruturas e campos de produção de sementes na região.
“Essa distinção é um orgulho para todos os abelardenses. A qualidade de nossas sementes sempre foi motivo de destaque e reconhecimento no estado e no país, mas agora oficialmente o título de capital nacional é nosso”, comemora o Prefeito Dilmar Fantinelli.
Belo Horizonte (15/05) – Para divulgar as informações econômicas e sociais do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg promove um levantamento anual de informações. Por meio do preenchimento do questionário, que este ano está mais enxuto, as cooperativas contribuem para atualização de dados cadastrais, fomentando a divulgação do setor além de participarem do Ranking das Cooperativas de Minas. O prazo de preenchimento e envio do documento vai até 15 de maio.
Para compor a edição 2014 do Anuário, a cooperativa poderá preencher o formulário através do endereço www.minasgerais.coop.br/sig. A matrícula que será solicitada para continuidade do preenchimento é o número do registro da cooperativa no Sistema Ocemg e a senha será enviada por carta. Ao entrar no Sistema, basta clicar em "Preenchimento de Informações Anuais" - no menu "Cooperativa" para o preenchimento do questionário.
"Este material já é reconhecido em âmbito estadual e nacional e seus benefícios são revertidos para as próprias cooperativas, por isso a importância de colaborar no envio dos dados. Essas informações servirão como base para o planejamento de algumas ações do Sistema ao longo do ano", explica o gerente técnico da organização, Marco Túlio Borgatti.
As cooperativas também deverão fazer o download da Carta de Autorização, que se encontra no final do questionário, preenchê-la e colher a assinatura do presidente ou responsável legal, digitalizá-la e anexá-la ao questionário ou enviá-la pelos Correios para a sede do Sistema (Rua Ceará, nº 771, Bairro Funcionários, BH/MG - CEP: 30150-311, aos cuidados da Gerência Técnica). Esse é o procedimento de autorização para participar do Ranking das Cooperativas Mineiras, publicado no Anuário.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (31) 3025-7089 - 3025-7088 - 3025-7087. (Assimp Ocemg)
Porto Alegre (14/05) – Na manhã desta terça-feira (13), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) promoveu uma entrevista coletiva de imprensa para divulgar a estimativa do custo de produção da lavoura de trigo safra 2014. Na ocasião, o presidente da FecoAgro/RS e diretor secretário do Sistema Ocergs, Paulo Pires, e o economista e superintendente da FecoAgro/RS, Tarcisio Minetto, apresentaram o estudo técnico e falaram sobre temas como a armazenagem e segregação do trigo, bem como sobre a busca dos moinhos gaúcho pela padronização do trigo.
O levantamento realizado pela entidade tomou como base os preços dos insumos praticados até a primeira semana do mês maio deste ano e considerou a produtividade média de 45 sacas por hectare (2.700Kg/ha).
A estimativa realizada pela Federação tem o propósito de apurar e avaliar a possibilidade de rentabilidade dos produtores associados às cooperativas singulares, sendo que também visa servir de base para discussão das políticas públicas, como definição de preços mínimos, mecanismos e instrumentos de apoio à comercialização do trigo.
Nesta safra a estimativa é de um aumento de área no Rio Grande do Sul em torno de 5% acima dos 1,03 milhão de hectares cultivados no Estado na safra passada, com potencial de produção de um volume superior a 3,2 milhões de toneladas.
No Brasil as projeções são de uma área de 2,5 milhões de hectares, com um crescimento de 15,2% em relação à safra anterior, com capacidade produtiva na ordem de 7 milhões de toneladas, conforme dados da Conab, contra uma demanda de 11,5 milhões de toneladas.
O Sistema Ocergs esteve representado também pelo analista técnico Guilherme Schaedler de Almeida. Dentro de 90 dias, a FecoAgro/RS irá divulgar os custos de produção das culturas de verão e revisão do trigo. (Assimp Sistema Ocergs)