Destinação correta de embalagens de agrotóxicos evita danos à saúde e ambientais
Pedro Afonso (4/6) – Manter o campo limpo é um benefício para o meio ambiente e para o homem do campo. O produtor rural pode contribuir devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos. Em Pedro Afonso é possível entregar na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, uma das 112 centrais brasileiras, localizada na Rodovia TO-010, km 5, margem esquerda, na zona rural do município.
Desde o último dia 1º de junho, a entrega é feita mediante agendamento. Para isso, o produtor deve ligar nos telefones (63) 8447-4005 ou 8109-2118. Outra novidade é que a triagem das embalagens agora é feita no próprio caminhão transportador.
Segundo o responsável pela unidade, Elias Riguetti, a intenção é melhorar a qualidade a qualidade dos serviços prestados, dar mais segurança aos procedimentos e atender as normas legais.
Riguetti explicou que os produtores, em sua maioria, fazem a devolução corretas das embalagens. Em 2013 a unidade recebeu 85.234 toneladas. Neste ano, até o dia 3 de junho, foram recepcionadas 52.139 toneladas.
Fiscalização – Nesta região, a equipe da Supervisão Vegetal da Agência da Agência de Defesa Agropecuária da Regional de Pedro Afonso é quem fiscaliza a devolução correta e se está sendo feita a tríplice lavagem.
“Nossa intenção não punir, mas sim orientar o produtor rural que é nosso parceiro”, explica o responsável pelo setor, Lenyhawre de Almeida Lima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3466-2131.
A destinação incorreta das embalagens pode resultar em notificações e multas por parte dos órgãos ambientais. Além disso, pode configurar crime ambiental e o infrator responder criminalmente. (Assimp Coapa)