Sistema OCB se reúne com comitiva da IFFCO

Cooperativa indiana está lançando fertilizante produzido com base em nanotecnologia

O Sistema OCB se reuniu nesta semana com uma comitiva da IFFCO, maior cooperativa da Índia e maior produtora de fertilizantes do país. A delegação veio ao Brasil dar um novo passo na cooperação com o cooperativismo brasileiro e anunciar uma parceria para produção da nano ureia, tecnologia inovadora desenvolvida pela cooperativa. O grupo esteve em São Paulo e manfiestou o interesse de trabalhar com cooperativas agropecuárias brasileiras para a comercialização do produto no Brasil.

A nano ureia é uma nanotecnologia verde e limpa, desenvolvida com base em insumos agrícolas que fornece azoto às plantas e funciona como uma opção sustentável para os agricultores no combate as alterações climáticas. Ela cumpre com os requisitos nutricionais da planta enquanto fertilizante, além de aumentar a biodisponibilidade da cultura em mais de 80%, resultando em maior eficiência na utilização dos nutrientes. O produto patenteado pela cooperativa indiana, é o único disponível no mercado mundial e disponibilizado em formato líquido, facilitando o manejo e transporte.  

Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited, ou Cooperativa de Fertilizantes dos Agricultores Indianos é a maior cooperativa de insumos agrícolas do mundo. A organização conta com aproximadamente 36 mil cooperativas primárias, estabelecidas nas comarcas indianas. Também está listada entre as 50 maiores empresas indianas, com faturamento de US$ 32 bilhões em 2019. A comercialização da nano ureia no Brasil será feita pela Nanoventions Private Limited (NVPL), subsidiária da IFFCO.

Durante o encontro, o coordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB, João Marcos Silva Martins, apresentou os números atuais do cooperativismo brasileiro e a estratégia internacional da entidade. A delegação agradeceu o apoio e a cooperação  brasileira e reforçou o interesse em avançar nas parceiras comerciais.

A cooperação entre o Sistema OCB e a cooperativa indiana foi firmada em 2021, por meio de um memorando de entendimento para facilitar o comércio de fertilizantes para as coops brasileiras. À época, uma comitiva da IFFCO visitou o Brasil e conheceu iniciativas agro no ano seguinte. Já em 2023, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Sistema OCB organizou uma comitiva de lideranças cooperativistas do Mercosul que visitou a Índia e a sede da IFFCO.

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados