Featured

Melhores do Ano são exaltados por parlamentares da Frencoop 

  • Artigo Principal

Cerimônia homenageou cooperativas e profissionais da imprensa por contribuições ao movimento 

 

Os deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) Pedro Lupion (PR), Evair de Melo (ES), Zé Vitor (MG), Sérgio Souza (PR) e Marussa Boldrin (GO) estiveram presentes na cerimônia do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024, realizada na última terça-feira (03), em Brasília. Durante o evento, eles destacaram a importância da iniciativa, que celebra as boas práticas das cooperativas e o impacto positivo que geram nas comunidades onde atuam, além de exaltar os cases e cooperativas premiados. 

Pedro Lupion enfatizou a relevância global do cooperativismo brasileiro, assim como suas boas práticas e inovações. “O cooperativismo é extremamente importante. Sempre se destaca por suas boas práticas, iniciativas inovadoras e pela transformação no cultivo e na condução da produção. O cooperativismo brasileiro é um verdadeiro case de sucesso para o mundo, e o Sistema OCB tem um papel fundamental nesse processo, apoiando aqueles que fazem bem, com excelência e inovação. Por isso, iniciativas como essa merecem sempre ser reconhecidas e premiadas”, disse. 

Evair de Melo destacou o orgulho que sente pelo cooperativismo brasileiro, especialmente pelo capixaba, e o trabalho de excelência realizado pelo Sistema OCB no Espírito Santo. “O trabalho que o Sistema OCB/ES realiza com as suas cooperativas permite uma boa imagem e apresentação. É uma honra muito grande ver o resultado desse  trabalho das nossas cooperativas sendo reconhecido em nível nacional. Isso mostra a organização do movimento e  também um engajamento muito forte dos nossos cooperados e, naturalmente, um carinho especial da nossa imprensa”, afirmou.

Para Zé Vitor, o cooperativismo vai além de suas atividades internas, sendo uma força transformadora para a sociedade. “Faz parte da essência do cooperativismo incentivar não apenas as ações dentro da cooperativa, mas também iniciativas e programas que transformam a sociedade como um todo. O cooperativismo deve ser visto como uma mola propulsora, um espaço de incentivo e estímulo. A celebração de hoje reflete exatamente isso: não se trata apenas do Prêmio Melhores do Ano, mas dos resultados concretos que essas cooperativas geram em suas comunidades”. 

Já Sérgio Souza salientou que considera o cooperativismo um movimento fundamental e que o prêmio é uma forma de externalizar seus benefícios. “Essa comunicação com o Parlamento brasileiro, com a imprensa e com a sociedade é essencial para mostrar as práticas realizadas pelas cooperativas, explicando por que elas dão certo e crescem tanto. As cooperativas no meu estado são algo extraordinário. E esse Prêmio Melhores do Ano é uma forma de reconhecimento, mas também de incentivo para que se promova e se divulgue cada vez mais esse  trabalho extraordinário”, declarou. 

Marussa Boldrin, por sua vez, falou sobre o impacto das premiações. “Elas são sempre especiais, não apenas para as pessoas contempladas, mas também para o município, as entidades e as cooperativas envolvidas. Quero parabenizar o Sistema OCB e dizer que, como alguém que nasceu em um sistema cooperativista, reafirmo o compromisso da Frencoop em  trabalhar para promover o engajamento de mais pessoas, associações e municípios nesse movimento”.

Durante a cerimônia do Melhores do Ano, 18 cases foram premiados nas categorias Comunicação Coop, Coop Cidadã, Cultura Cooperativista, Desenvolvimento Ambiental, Inovação e Intercooperação. A categoria Imprensa, novidade dessa edição, homenageou 12 jornalistas e veículos de comunicação que se destacaram nas subcategorias Jornalismo Impresso/Digital, Radiojornalismo, Telejornalismo e Mídia Cooperativa

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados