Conselho do Ramo Crédito projeta crescimento com solidez
- Nenhum
Encontro do colegiado reuniu lideranças para debater sustentabilidade do setor, desafios e metas
O Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco) promoveu, nesta quarta-feira (09), reunião plenária, presencial, no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu lideranças do Ramo Crédito e representantes do Sistema OCB, teve como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo Ceco no último exercício e propor o plano de trabalho para os próximos 12 meses.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; do coordenador do Ceco, Remaclo Fischer; do presidente da OCB-RJ, Vinícius Mesquita; e do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não-Bancárias (Desuc) do Banco Central, Adalberto Filinto.
Em sua fala, Márcio Lopes ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ceco, com destaque para os objetivos alcançados no último ano e os desafios futuros, especialmente no que se refere ao fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito para sustentar seu crescimento contínuo.
“O segmento tem crescido de forma sólida e sustentável, mas é fundamental que continuar consolidando nossa base de patrimônios para garantir esse avanço com segurança, competitividade e impacto real nas comunidades onde atuamos”, destacou. Ele também mencionou a participação do Sistema OCB na preparação para a COP30 e celebrou o reconhecimento de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas pela ONU, afirmou.
Remaclo agradeceu o empenho dos integrantes da coordenação, dos membros do conselho consultivo e das câmaras temáticas. “Os resultados positivos foram fruto do esforço coletivo em prol do cooperativismo de crédito”, disse.
Adalberto abordou o papel do Banco Central na supervisão das cooperativas, e o apoio da autoridade reguladora ao segmento como propulsor da inclusão e educação financeira, além de seu impacto no desenvolvimento das comunidades onde atua.
Vinicius Mesquita contou, com orgulho, sobre a realização da plenária do Ceco no Rio de Janeiro. “O cooperativismo de crédito tem sido um ator importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado, com promoção de prosperidade e geração de oportunidades. O Sistema OCB tem atuado de forma firme e estratégica na defesa desse setor, com garantia de um ambiente mais favorável para que as cooperativas possam crescer e beneficiar ainda mais pessoas”.
Durante a reunião, foram apresentados o plano de trabalho e os resultados alcançados pelo Ceco, seguidos por uma palestra de Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS. Ele abordou cenários econômicos internos e externos, com destaque para os desafios e oportunidades do cooperativismo de crédito, e sugeriu formas de integração das cooperativas para aproveitar essas oportunidades.
O evento também contou com a presença do deputado Júlio Lopes (RJ), integrante da Frencoop.
Saiba Mais: