Bora Cooperar? 27 histórias mostram como o coop muda vidas no Brasil
Segunda fase da campanha SomosCoop traz um case inédito por dia em agosto
Durante todo o mês de agosto, o Sistema OCB vai apresentar 27 histórias reais de cooperativas, uma de cada estado brasileiro, na segunda fase da Campanha SomosCoop. A ação evidencia como o modelo de negócios cooperativista gera oportunidades, fortalece comunidades e transforma a vida das pessoas, mostrando na prática o impacto da cooperação no país.
O Brasil que coopera
Os vídeos capturam histórias diversas: cooperativas que impulsionam a economia local, profissionais da saúde e da educação que se unem para oferecer serviços de qualidade, agricultores familiares que encontraram na união uma forma de crescer de forma sustentável, e empreendimentos coletivos que valorizam a cultura e geram oportunidades.
Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, o objetivo dessa fase é tornar visível o impacto real do cooperativismo na vida das pessoas.
“Queremos mostrar na prática como ele transforma realidades. Cada história apresentada é uma prova de que, quando cooperamos, todos prosperam”, destaca.
No primeiro semestre, o SomosCoop lançou a fase inicial da campanha, com forte apelo inspiracional, convidando a sociedade a refletir sobre os impactos da cooperação com o mote Bora Cooperar por um mundo melhor?.
Agora, o movimento avança para o momento de evidenciar resultados concretos. A cada episódio, o público vai conhecer pessoas que encontraram no cooperativismo soluções para desafios econômicos e sociais, reforçando que a cooperação é um modelo de negócios que coloca as pessoas no centro das decisões.
Sustentabilidade
E vem mais por aí! A terceira fase da campanha já está em preparação e vai mostrar como as cooperativas transformam seus valores em ações que impactam positivamente o planeta e as comunidades.
O foco será em práticas ligadas à sustentabilidade e ao ESG, em sintonia com a agenda global e com a proximidade da COP30, reforçando que cooperar também é um caminho para construir um futuro melhor.
Essas histórias também conectam a campanha aos números do AnuárioCoop 2025, lançado nesta quinta-feira (31) pelo Sistema OCB, que mostra a força do cooperativismo brasileiro: mais de 25,8 milhões de cooperados, presença em 64% do território nacional e atuação em oito ramos de atividade, que vão do agro à saúde, passando por crédito, transporte, infraestrutura, seguros, trabalho e consumo.
“A campanha une dados e emoção. O anuário mostra a dimensão do cooperativismo no Brasil, e as histórias traduzem isso em rostos, ações e impactos reais nas comunidades”, reforça Samara.
Interação
O público poderá acompanhar diariamente os episódios em formatos curtos e envolventes, pensados para mostrar o cotidiano das cooperativas e como elas impactam positivamente a vida de milhões de brasileiros. Além de assistir, quem acompanha o movimento poderá compartilhar as histórias e ampliar a mensagem da campanha.
“O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas. Quando mostramos histórias reais, aproximamos o público e convidamos cada brasileiro a fazer parte dessa transformação. Esse é o espírito do ‘Bora Cooperar’”, conclui Samara Araújo.