Prova para a certificação de conselheiros acontece em setembro
- Nenhum
Programa promove formação e aperfeiçoamento de dirigentes cooperativistas
O Sistema OCB lançou o Programa de Certificação de Conselheiros de Sociedades Cooperativas. O objetivo da iniciativa é certificar cooperados que desejam exercer cargos nos conselhos de administração ou fiscal, assegurando a profissionalização e o aperfeiçoamento dos dirigentes das cooperativas.
A certificação de conselheiros oferece inúmeros benefícios para as cooperativas, incluindo a garantia de que os profissionais possuem os conhecimentos técnicos essenciais para suas funções. Além disso, ela aumenta a competitividade das cooperativas, preparando-as melhor para enfrentar os desafios do mercado, e promove o aperfeiçoamento contínuo, incentivando a formação e o aprimoramento das competências de governança dos conselheiros.
A relevância do tema foi explicitada no 15o Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), por meio de definição de uma diretriz estratégica geral: Promover a formação, o aprimoramento das competências de governança e a certificação dos conselheiros, com ênfase no direcionamento estratégico.
Para o Sistema OCB, esse é um processo fundamental para fortalecer a governança das cooperativas brasileiras, e reflete o compromisso com a excelência e a sustentabilidade no setor. "Com essa iniciativa, a entidade garante que seus dirigentes estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado atual", afirma a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano.
O programa oferece exames contínuos, permitindo que os interessados busquem a qualificação a qualquer momento. A certificação é válida por quatro anos, podendo ser renovada por meio da realização de novo exame ou participando de eventos de formação específicos oferecidos pelo Sescoop.
Para auxiliar os candidatos, o Sescoop disponibiliza um curso preparatório na plataforma CapacitaCoop, em que se abordam os seguintes temas: cooperativismo, governança, negócios, gestão financeira, contabilidade e compliance, e integridade.
O Programa de Certificação de Conselheiros conta com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que atua como parceiro certificador juntamente ao Sistema OCB. As questões da prova são elaboradas pela equipe da FGV e as provas são ofertadas na plataforma da instituição, podendo ser realizadas de forma presencial nos centros de testes vinculados à FGV ou na forma remota diretamente pela plataforma.
A primeira prova oficial acontece em 27 de setembro, e a partir daí estará permanentemente disponível a todos os interessados. Para mais informações, acesse o Regulamento da Certificação de Conselheiros. Para se inscrever, clique aqui.
Saiba Mais: