Donas do Negócio: empoderamento e transformação feminina
- Artigo Secundário 2
Programa reconhecido no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024 coloca mulheres no centro do empreendedorismo
Oferecer suporte integral para fortalecer capacidades empresariais e financeiras de mulheres líderes em micro e pequenas empresas. Essa é a principal premissa do Programa Donas do Negócio, desenvolvido pelo Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e premiado com o troféu ouro na categoria Comunicação Coop do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024. Mais do que um projeto de empoderamento feminino, o objetivo da iniciativa é ser uma ferramenta de transformação social e econômica que as coloca no centro do empreendedorismo. O programa já ajudou milhares de mulheres a romper barreiras, impulsionar negócios e transformar comunidades.
Desde seu lançamento, em julho de 2022, o Donas do Negócio expandiu sua atuação de 4 para mais de 20 agências e impactou diretamente 3 mil mulheres que lideram micro e pequenas empresas ou atuam como microempreendedoras individuais. A iniciativa combina capacitação, informação, inspiração e conexão para garantir que elas superem desafios e prosperem no mercado, a partir de um ecossistema de desenvolvimento pessoal, comunitário e econômico. Realizado em parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, o Donas do Negócio é sustentado por cinco pilares essenciais.
O primeiro, Informar, busca manter as empreendedoras atualizadas por meio da curadoria de conteúdos sobre tendências de mercado, liderança, inovação, saúde e bem-estar. Já o pilar Capacitar oferece cursos e workshops exclusivos para associadas, com foco no desenvolvimento de competências empresariais e financeiras, acessíveis em uma plataforma digital segura. O pilar Conectar promove eventos, feiras e rodadas de negócios, fortalecendo o networking e gerando oportunidades de parcerias. O Inspirar, por sua vez, utiliza histórias de superação das participantes como uma forma de motivação e exemplo para outras empreendedoras. Por fim, o Fomentar, introduzido em 2024, reforça o impacto econômico do programa, com mais de R$ 16,5 milhões em créditos liberados e R$ 1,2 milhão em negócios gerados em feiras e eventos.
Ao todo, o Donas do Negócio realizou 45 rodadas de negócios, com a participação de 375 empreendedoras e 570 visitas técnicas a empresas, além de seis feiras voltadas ao empreendedorismo, que estimularam a troca de experiências e a visibilidade de produtos e serviços das participantes. O portal do programa, que já registrou mais de 130 mil acessos, oferece uma rica fonte de aprendizado com conteúdos sobre liderança, tendências de mercado, saúde, bem-estar e inovação. Entre as ferramentas disponíveis, destaca-se o game Donas do Jogo, que utiliza uma abordagem lúdica para desenvolver habilidades financeiras e já beneficiou centenas de empreendedoras.
Impactos
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos, destaca o impacto do projeto na inclusão e no desenvolvimento comunitário. “Ele se chama Donas do Negócio, justamente para incluir a mulher, a empreendedora, no mundo dos negócios. E a nossa cooperativa, que trabalha no Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia, fez um trabalho extraordinário de desenvolvimento local das comunidades, com resultados econômicos diretos para essas empreendedoras”. O presidente do
Para Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi União, o programa vai além do empoderamento. “Ter uma cooperativa que leva soluções que vão ao encontro das necessidades dessas mulheres empreendedoras, para que sustentem seus negócios e alcancem novos patamares, é algo transformador. A comunidade agradece, porque dessa forma temos uma rede que gera mais empregos e fomenta a economia local”, afirmou.
Além de oferecer suporte técnico e financeiro, o Donas do Negócio inspira por meio de histórias que reforçam a confiança e a motivação das participantes. Essas narrativas mostram como, com as ferramentas certas, é possível vencer desafios como desigualdade salarial e a conciliação entre a gestão de um negócio e responsabilidades familiares. Assim, o diferencial do projeto está no apoio integral às empreendedoras. As mulheres atendidas relatam crescimento em seus negócios, mas também e, principalmente, maior confiança e independência.
O Donas do Negócio está alinhado aos valores do cooperativismo, como solidariedade, intercooperação, responsabilidade social e fortalecimento das comunidades onde atua, bem como com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que busca a igualdade de gênero. A parceria com a IFC também é uma peça-chave para a ampliação do alcance do programa e garante acesso a ferramentas globais e estratégias inovadoras.
Confira o vídeo com o depoimento de Jô Castro sobre o Donas do Negócio:
Saiba Mais:
- Revelados os vencedores do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024
- Sistema OCB participa do encontra nacional de mulheres cooperativistas
- Diversidade, inclusão e equidade: Rio recebe último workshop de 2024