Diversidade, inclusão e equidade: Rio recebe último workshop de 2024
- Nenhum
Evento promoveu reflexões e ações para um setor cada vez mais integrado e respeitoso
Nesta quarta-feira (11), o Sistema OCB realizou o último workshop Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E) de 2024. O evento aconteceu no Sistema OCB/RJ e reuniu cerca de 40 participantes entre cooperados, empregados e dirigentes de cooperativas, além de integrantes dos comitês de jovens Geração C, mulheres Elas pelo Coop, público interno da organização carioca e membros da comunidade local.
O evento foi o 9º oferecido pelo Sistema OCB durante o 2° semestre de 2024. A edição consolidou o compromisso da Casa do Cooperativismo em estimular a inclusão e a valorização de pessoas, em busca da promoção de um ambiente cooperativista plural e respeitoso. A condução ficou a cargo da consultora Gisele Gomes, CEO da Parônima, consultoria especializada em Culturas Inclusivas, Equidade e Diversidade nas Organizações, que explorou conceitos fundamentais, estudos de caso, práticas atualizadas e estratégias voltadas à governança e ESG.
Rosa Maria de Souza, presidente da Coopidade e do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, além de integrante do Elas pelo Coop participou da abertura do workshop ao lado de Vinícius Mesquita, presidente do Sistema OCB/RJ. Em sua fala inspiradora, ela destacou a importância da iniciativa. “É compromisso nosso, cooperativistas, promover a equidade de gênero e incluir e valorizar pessoas”, enfatizou. Já Vinícius reforçou o papel inclusivo do cooperativismo. “Somos um modelo de negócios para todas as pessoas, independente do gênero, orientação sexual, classe social, raça ou escolha religiosa”, declarou.
A analista da Gerência de Desenvolvimento do Sistema OCB, Divani Ferreira, incitou reflexões relevantes, que alinharam o tema às Diretrizes Estratégicas do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). Para ela, o acolhimento da diversidade requer uma escuta ativa. “Quando estivermos pensando em ações para públicos diversos, precisamos refletir sobre o que podemos fazer para que essas pessoas estejam lá inteiras”, ressaltou.
No decorrer do workshop, Gisele convidou as pessoas participantes a refletirem sobre seus papeis na pauta de ID&E por meio de perguntas poderosas como: “o que nos motiva a ser pessoas aliadas” e “conheça seus vieses inconscientes”. As reflexões conjuntas suscitaram debates e alinhamentos de questões práticas que podem ser implementadas em curto, médio e longo prazo.
O encerramento do evento foi marcado por um compromisso coletivo com a pauta da ID&E no cooperativismo e reforçou o papel essencial de cada indivíduo na construção de um ambiente mais diverso, inclusivo e equitativo.
Saiba Mais:
- Workshop inclusão, diversidade e equidade chega ao Espírito Santo
- MS recebe workshop inclusão, diversidade e equidade
- Cooperativas cearenses debatem inclusão, diversidade e equidade