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Notícias inovação

 

Acenpp (PR) e Minasul (MG) se associam à BSCA

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Um mês após abrir o processo de filiação a entidades, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) conta com a inclusão de duas novas instituições em seu quadro de associados: a Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (MINASUL) e a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP).

O presidente da BSCA, Luiz Paulo Dias Pereira Filho, anota que a tendência é que mais instituições se filiem à Associação, principalmente devido ao aumento do cultivo de cafés especiais no Brasil. “Essa união com cooperativas e associações é importante para o crescimento do setor e vem ao encontro do nosso desejo de formar um grupo que trabalhe, além da comercialização do produto, em função dos cafés especiais, com o objetivo principal de ampliar sua produção. E essa é uma meta a ser alcançada, pois o País tem um potencial incrível para o crescimento nesse nicho de mercado”, diz.

Sobre a ACENPP — É uma associação sem finalidades lucrativas com o objetivo básico de produzir e comercializar cafés especiais, com marca própria, para o mercado interno e externo, de forma organizada e sustentável, gerando renda e promovendo o desenvolvimento do Norte Pioneiro do Paraná. Seus associados se beneficiam pela estruturação de uma plataforma de organização visando à produção e à comercialização de cafés de qualidade superior, de forma que se obtenham melhores preços pelo produto. Inicialmente, os associados devem se comprometer a cultivar, no mínimo, 1% de suas áreas com café especial; no ano seguinte, esse número sobe para 2% até que se chegue aos 5% da produção com cafés especiais na propriedade nos próximos cinco anos. Mais informações: www.acenpp.com.br.

Sobre a MINASUL — Fundada em 1958, a Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (MG) se estruturou ao longo desses 53 anos e expandiu seus horizontes para outros municípios. Atualmente, conta com mais de 4 mil cooperados, infraestrutura que inclui armazéns próprios para o estoque das safras dos associados e movimenta aproximadamente 1 milhão de sacas de café por ano. Em 2011, com o objetivo de garimpar a qualidade e agregar valor ao produto, a Minasul criou o Departamento de Cafés Especiais, o qual, segundo a entidade, tem potencial para trabalhar, no longo prazo, com 200 a 300 mil sacas anualmente. Mais informações: www.minasul.com.br

Como se tornar associado — As cooperativas e associações de produtores que tiverem interesse em fazer parte do quadro de sócios da BSCA devem ter atividades direcionadas ao trabalho com cafés especiais, serem indicadas por algum dos sócios da entidade e, por fim, passar pela aprovação do Conselho Diretor da Associação.

Ao se tornarem associadas, as cooperativas ou associações terão acesso aos seguintes benefícios e direitos:

- Eleger um representante para acompanhar regularmente as ações da Associação;
- Votar e ser votado;
- Enviar amostras de café especial de produtores, que tenham propriedades certificadas, para qualquer evento que a BSCA desenvolver para seus associados, conforme volume definido pela entidade;
- Direito a visitas técnicas dos representantes da Associação;
- Acesso aos links dos associados da BSCA, com instituições vinculadas ao mercado de cafés especiais;
- Envio de representantes para os eventos organizados pela BSCA, na mesma proporção definida para os demais associados;
- Submissão de material de divulgação das cooperativas/cooperados e associações/associados nas feiras e eventos organizados pela BSCA;
- Isenção temporária de mensalidades para cooperados e associados que se associarem diretamente à BSCA.

O fato de cooperativas ou associações de produtores de cafés especiais serem associadas à BSCA não impede que seus cooperados e associados sejam sócios diretamente da entidade. Já a certificação dos lotes pela Associação Brasileira de Cafés Especiais continua valendo somente para os associados produtores ou para as cooperativas produtoras que possuam sua propriedade certificada.

Mais informações: (35) 3295-7622 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

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Comunicação cooperativista em debate na Ocesc

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 Discutir e aperfeiçoar a comunicação entre as cooperativas e seus diversos públicos é o objetivo do Encontro de Assessores de Comunicação que a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoverão no dia 28 de março, das 8 às 18 horas, no Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis.

No período da manhã (8h30 às 12h30), a professora doutora em comunicação  Maria José Baldessar conduzirá o workshop "O uso das mídias digitais em assessorias de comunicação segmentadas: tendências e desafios”.

O workshop oportunizará uma visão do jornalismo desenvolvido para a web e suas consequências nas assessorias de comunicação. Os desafios profissionais; diferenças e vantagens comparativas com a mídia convencional; utilização de vídeos, audiovisuais e infografias para o desenvolvimento de conteúdos jornalísticos em ambientes corporativos; aplicação de hipertexto em matérias especialmente pautadas e editadas para Internet; redes sociais e mídias locativas.

O objetivo será conhecer os processos para o desenvolvimento de um conteúdo jornalístico para ambiente web; habilitar os participantes a identificar os métodos para a criação de matérias para Internet; exercitar elementos de webdesign, edição, navegação, hipertexto e finalização de produtos especiais para sítios jornalísticos. Desenvolver a crítica em relação aos diversos modelos de produção jornalística desenvolvidos para a web.

As aulas serão expositivas e práticas. Na primeira parte da aula serão propostos temas para discussão e, em seguida, a aplicação dos conceitos na prática. As aulas expositivas terão como base a leitura orientada.
Maria José Baldessar é professora do programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica e do departamento de Jornalismo da UFSC. Doutora em Ciências de Comunicação pela escola de Comunicações e Artes/ECA da USP.

No período da tarde (14 às 18 horas), a professora BÁRBARA MAISONNAVE ARISI apresentará o curso “Criação e planejamento em comunicação preventiva". O objetivo é estimular  a criatividade e pensamento sistêmico de ações em comunicação; estimular criação de respostas a cenários desfavoráveis em comunicação; planejar e organizar execução de ações eficientes em comunicação preventiva. Nosso foco será voltado para gerenciamento de crise e treinamento para mídia.

A partir do compartilhamento de experiências dos participantes do curso será trabalhada a simulação de experiências profissionais em projetos de comunicação institucional, especialmente na criação e planejamento de respostas eficientes em comunicação institucional preventiva.

Bárbara Maisonnave Arisi é doutoranda e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou estágio sandwich (PDEE) no Institute of Social and Cultural Anthropology na University of Oxford, Reino Unido. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ocesc.org.br ou com o coordenador de treinamento do Sescoop/SC, Ramiro Hensel (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), telefones (48) 3878-8800. O encontro será coordenado pelo assessor de comunicação da Ocesc/Sescoop, Marcos A.Bedin. (Fonte: Ocesc/MB Comunivação)

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Comitiva alemã confirma presença na 12ª Expodireto

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Uma comitiva composta por sete empresas alemãs confirmou presença para a edição de 2011 da Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque (RS), de 14 a 18 de março. O Ministério da Agricultura da Alemanha estará junto com esses visitantes e também participará do evento. Para a instalação dessas empresas a comissão organizadora, aprovou a construção da casa da Alemanha na área central, num terreno com 225 metros quadrados, ao lado do Pavilhão Internacional.

O Coordenador da área internacional da feira, José Inácio Diel, explica que a confirmação desses expositores para a feira deste ano faz parte de uma sequencia de ações que iniciaram em 2009 com a missão Cotrijal On the way, que se fez presente na China, Polonia e Alemanha e culmina com o sucesso das rodadas de negócios das edições anteriores. "Mantivemos contato com as Câmaras setoriais de diversos Países e também com o Ministério da Agricultura Alemã e da Polonia, quando os visitamos em 2009, sendo que alguns deles, já haviam participado de algumas edições anteriores da Expodireto Cotrijal.

Outro país que confirmou presença é a Argentina através da empresa Ombu. Ela terá uma área externa específica dentro do parque, onde buscará expor  os seus produtos para agricultura.
Mas são os holandeses que prometem marcar presença na 12ª edição da feira, já que está marcado para iniciar junto com a Expodireto Cotrijal 2011 o calendário do ano do centenário da Holanda no Brasil, com a realização de diversas atividades.
Fórum tecnológico acontecerá junto ao Pavilhão Internacional

A grande inovação da área internacional da feira, está na tecnologia com a utilização da internet. Estará acontecendo durante os dias da feira, a primeira edição do Fórum Virtual Internacional de Inovação no Agronegócio.

Esse evento, que fará parte da programação oficial da feira está sendo promovido pela Cotrijal, Embrapa trigo, Fundacep e Coodetec, com o debate dos seguintes temas: plantio direto, tecnologia em sementes, leite e agricultura de precisão. As atividades serão desenvolvidas de forma virtual com a duração de duas horas diárias.

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Mais de 30 empresas brasileiras vão para Gulfood

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A maior feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, vai contar mais uma vez com a participação brasileira. Nesta edição, que vai de 27 de fevereiro a 02 de março, em Dubai, vão participar mais de 30 empresas brasileiras. São sete associações setoriais que vão levar fabricantes de carnes, frango, chocolates, biscoitos, balas, café, leite, frutas, sucos e massas.

A Gulfood terá no total 3,8 mil expositores de 80 países. A organização espera receber 55 mil visitantes de mais de 100 países. As associações brasileiras que vão participar da feira têm parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef), por exemplo, vai levar cinco empresas: Unifrango, Diplomata, Copacol, Globo Aves e Superfrango. Os países árabes são o maior mercado das exportações brasileiras de carne de frango. No ano passado, as vendas externas para os árabes somaram US$ 2,23 bilhões, um aumento de 13% em relação a 2009. Foram embarcadas 1,365 milhão de toneladas.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) vai para feira de Dubai pela segunda vez. A entidade vai levar quatro empresas: Aurora, Catafesta, Galiotto e Irmãos Molon. As empresas fazem parte do projeto “Grape Juice of Brazil”, que tem como objetivo promover o suco de uva 100% natural brasileiro. Com exceção da Aurora, as demais empresas vão participar da Gulfood pela primeira vez.

De acordo com informações divulgadas pelo Ibravin, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional está patrocinando a participação das empresas na Gulfood. O estande do Ibravin vai ficar no mesmo espaço do Instituto Brasileiro de Frutas.

Além da carne de frango, o Brasil também vai promover a carne bovina, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que realiza a cada edição um churrasco brasileiro na feira.

As empresas de balas, chocolates, biscoitos e café vão estar junto com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB).

Na edição da Gulfood do ano passado, as empresas brasileiras fecharam negócios no valor de R$ 30 milhões. (Fonte Oportunidade de negócios-Marina Sarruf)
 

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Unimed Chapecó comemora 19 anos

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Consolidada por oferecer um dos melhores e mais estruturados sistemas de atendimento médico/hospitalar do sul do país, a Cooperativa de Trabalho Médico de Chapecó (Unimed) comemora, neste mês, 19 anos.

Inúmeras conquistas marcaram a trajetória da singular ao longo deste período, dentre elas, a inauguração do hospital próprio em 1998, o centro de diagnóstico por imagem, o programa de medicina preventiva, a fisioterapia, a Unimed multiprofissional, centro de oncologia, saúde ocupacional, laboratório de análises clínicas e programa de responsabilidade social.

A cooperativa foi constituída em 20 de fevereiro de 1992. O sistema de saúde do oeste se fortaleceu com a vinda de profissionais com novas especialidades e a constante inovação tecnológica, marcando o pioneirismo em diversos procedimentos de saúde. Atualmente, a Unimed Chapecó reúne 223 médicos cooperados, mais de 500 colaboradores e atende 26.000 beneficiários do planos de saúde e 7000 beneficiários de Saúde Ocupacional. Está presente em 25 municípios do grande oeste.

Os planos de saúde Unimed atendem as mais diversas necessidades de seus clientes e oferecem a maior rede credenciada do país em hospitais, clínicas, laboratórios e serviços para diagnóstico e terapêutica. A cooperativa médica também conta com o setor de autorizações de serviços dos planos de saúde, instalado junto à Central de Atendimento Unimed (CAU). A estrutura fica a disposição dos clientes para autorizações de procedimentos e exames.

O presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Antunes Córdova, ressalta que a cooperativa médica também é referência em atendimento ao cliente. Um exemplo prático é o sistema SC card - importante ferramenta que possibilita a imediata autorização de serviços com o simples passar do cartão - possibilitando ao cliente agilidade e segurança nos serviços solicitados.

Outro exemplo é o serviço de relacionamento com os diferentes públicos atendidos pela cooperativa (cooperados, clientes e rede credenciada) - o Univocê - considerado estratégico para garantir atendimento de excelência. O programa conquistou, no fim de 2010, o primeiro lugar no 3o  Prêmio - Melhores Práticas de Atendimento, promovido pela Unimed Central Nacional.

Investimentos
Entre os investimentos mais recentes da cooperativa está a ampliação da capacidade de atendimento do laboratório de análises clínicas que inaugurou no ano passado um posto de coletas, nas dependências da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Considerado histórico, o investimento mais ousado foi a implantação do hospital próprio em 1998 - o primeiro do sistema Unimed no sul do país. Mais moderno do oeste e reconhecido pela excelência na assistência à saúde, o Hospital Unimed Chapecó valoriza investimentos em tecnologias de alta complexidade e atendimento humanizado. Em dezembro de 2009, conquistou a Acreditação Hospitalar - a principal ferramenta de gestão da qualidade adotada pelo Ministério da Saúde e aplicada nas instituições mais renomadas do País.

A conquista comprova a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Hospital Unimed Chapecó. No último dia 21 de janeiro, o Hospital recebeu os inspetores do Instituto Qualisa de Gestão - IQG (empresa certificadora) e novamente permaneceu com o título.

 O diretor hospitalar, Dr. Rovani José Rinaldi Camargo, explica que a estrutura do hospital é formada por um dos mais equipados centros cirúrgicos do Estado, centro obstétrico (dedicado exclusivamente para atendimento a gestantes) que é um ambiente preparado para dar o máximo de conforto, segurança e tranquilidade as futuras mães, centro cardiovascular, serviço de eletrofisiologia, centro de diagnóstico e distúrbios do sono, pronto atendimento e centro de diagnóstico por imagem (Unimagem). Nos serviços de apoio, oferece serviços de nutrição enteral e parenteral, ambulatório de curativos, transporte e central de material esterilizado.

Outro destaque é a hotelaria hospitalar, que proporciona atendimento de qualidade comprovada, conforto e segurança ao paciente e familiares. O hospital também dispõe de serviços de psicologia clínica (pacientes e familiares), serviço de assistência social, biblioteca móvel, entre outros. Além disso, é referência pelo baixo índice de infecção hospitalar.
(Fonte: MB Comunicação)

 

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10/02/2011 - Próxima safra brasileira de grãos pode ser a maior da história

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Serão 153 milhões de toneladas, quase quatro milhões a mais que no ano passado, que já tinha sido recorde. Isso é resultado do aumento das áreas plantadas e do clima: a chuva veio na quantidade certa para as lavouras.

Uma boa notícia vem do campo. A próxima safra brasileira de grãos pode ser a maior da história. No Paraná, alguns dos maiores responsáveis por este resultado festejaram a previsão.

Nem a chuva que caiu durante uma das maiores feiras agrícolas do país é capaz de tirar a alegria dos agricultores. Serão 153 milhões de toneladas, quase quatro milhões a mais que no ano passado, que já tinha sido recorde. Isso é resultado do aumento das áreas plantadas de soja, arroz, feijão e algodão, e do clima: a chuva veio na quantidade certa para as lavouras.

“Nós já somos hoje um importante exportador de produto agrícola e nós temos muito mais oportunidade no futuro de aumentar a produção agrícola, aumentar as nossas exportações”, acredita o produtor rural Dilvo Grolli.

Para melhorar, o preço dos produtos subiu tanto no Brasil como no mercado internacional. Quem recebia R$ 32 em média pela saca de soja no ano passado, este ano está ganhando R$ 47.

“Vou pagar um pouco das dívidas e o resto, devagarzinho, vou aplicando. Comprei mais uma máquina hoje já pensando em investir, melhorar, tocar o carro para frente”, conta o agricultor Alécio Felicetti.

Preços em alta, aumento na produção. Se o momento é favorável, o agricultor vai às compras. A máquina usada na colheita da soja custa quase R$ 1 milhão. E acredite: em dois dias, seis foram vendidas.

As concessionárias preveem um aumento de 15% nas vendas de máquinas. O agricultor Ney Pioto é só sorrisos: “Soja boa, milhos bons e preços bom. Tudo bom. Nota dez mesmo”, comemora.

Veículo: TV Globo/Jornal Nacional
Publicado em: 09/02/2011 - 13:43


 

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Curso de gestantes inicia nesta segunda-feira

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O Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida) promove, a partir desta segunda-feira (7/2), das 19 às 22 horas, no auditório Dr. Valmor Lunardi, a primeira edição do Curso para Gestantes de 2011.

A programação envolve palestras nas áreas de pediatria, psicologia, enfermagem, psicopedagogia, anestesiologia, fisioterapia, ginecologia/obstetrícia e nutrição. O evento prossegue nos dias 9,10 e 11 de fevereiro.

São oferecidas vagas para 25 casais e a inscrição é gratuita para clientes da Unimed.

A coordenadora do Programa Univida, Simone Abello Garcia, explica que a programação aborda concepção, nascimento e desenvolvimento do bebê, alterações físicas e psicológicas da mulher durante a gestação, dieta saudável e equilibrada, distúrbios comuns na gestação, atividade física na gravidez, pré-natal, tipos de parto, tipos de anestesia, sala de parto, nascimento, vacinas, aleitamento materno, benefícios da amamentação para a saúde da mulher, estímulos do olfato, tato, audição, visão e gustação.

As aulas são práticas e teóricas, com utilização de bonecas e banheiras para demonstração de banhos e cuidados de higiene. As palestras são ministradas de maneira didática, dinâmica e participativa.

“Os profissionais procuram esclarecer dúvidas, minimizando angústias sobre a maternidade, paternidade e fortalecendo o vínculo entre pais e bebê”, salienta a coordenadora do curso, Simone Izcak.

Inscrições podem ser feitas através do telefone (49) 3361 1812 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
(Fonte: MB Comunicação)

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Unimed Campo Grande promove curso para gestantes

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A gestação é um período cercado de mudanças, dúvidas e claro, de grande amor. Desde o início, a mãe é a maior responsável pela vida e bem-estar do bebê que cresce a cada dia em seu ventre.

Porém, independente da idade ou experiência da mulher, cada gravidez vem de uma maneira diferente, seja nas transformações físicas da mãe, ou no desenvolvimento e a expectativa quando a chegada do bebê.

Como o período também é cercado de dúvidas, principalmente quanto aos primeiros meses de vida do tão esperado filho, é imprescindível orientar às futuras mamães, sejam elas experientes ou aquelas que estão descobrindo pela primeira vez as sensações da maternidade.

É por este motivo que, a Unimed Campo Grande, através do Serviço de Medicina Preventiva e da Campanha Viver de Verdade, realiza nos dias 07, 09,11 e 14 de fevereiro de 2011, às 19 horas, a 32° edição do Curso de Gestantes.

Assim como a proposta da Unimed Campo Grande para 2011 é a saúde e qualidade de vida, a ação visa oportunizar orientação e suporte para as gestantes e bebês, através das palestras oferecidas.

Profissionais da área de pediatria, anestesiologia, enfermagem, nutrição, odontologia e fisioterapia, abordam temas importantes, como: Imunização na Infância; Saúde Bucal para Gestantes e Bebês; Aleitamento Materno; Analgesia no Parto; Cuidados com o Bebê; Nutrição na gestação e no Período de Amamentação; Testes de Triagem em Recém-Nascidos; Técnicas Fisioterapêuticas para Gestantes e Recém-Nascidos.

A cada edição, mais mamães participam e recomendam o Curso para Gestantes, como a professora Mara Josefa de Souza. Mãe de primeira viagem, ela garante que o curso ajudou a esclarecer dúvidas sobre o parto e apresentou informações importantes sobre os cuidados essenciais com a saúde dela e do bebê.

“Todos os temas abordados são muito interessantes e os profissionais que ministram as palestras demonstram conhecimento e transmitem as informações de maneira completa. Eu tinha receio quanto à anestesia no parto e perdi o medo com a palestra bastante esclarecedora sobre o tema. As palestras sobre nutrição e vacinas também foram muito importantes. Eu recomendo o curso a outras gestantes”, afirma.

A professora ressalta ainda a preocupação da Unimed em oferecer estrutura adequada às gestantes.

“Além dos temas tão importantes, o curso foi realizado em local aconchegante e os profissionais nos atendem com total atenção. Nesse período, é mais complicado andar muito ou subir escadas e a Unimed realiza o curso em ambiente confortável, com toda acessibilidade necessária para a grávida”, finaliza.

O 32° Curso para Gestantes acontece na sede da Cooperativa, localizada na Rua Goiás, 695. A entrada é gratuita e o curso é aberto a toda comunidade.Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3389-2854 e 3389-2616.

Para mais informações sobre saúde e qualidade de vida, inclusive durante a gestação, acesse o www.viverdeverdade.com.br.
(Fonte: Unimed)

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Embrapa e APTA participam de publicação sobre agroenergia

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Pesquisadores da Embrapa e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/IAC) são autores do capítulo sobre cana-de-açúcar da publicação internacional “Energy Crops”, lançada no final de dezembro, que aborda as principais culturas agroenergéticas do planeta.

O livro é uma publicação da Sociedade Real de Química do Reino Unido (Royal Society of Chemistry – RSC, em inglês) e tem como editores os pesquisadores Angela Karp e Nigel Halford, do tradicional Instituto de Pesquisas Rothamsted, vinculado ao Conselho Britânico de Pesquisa em Biotecnologia e Biologia (BBSRC, sigla em inglês).

Antonio Santiago e Walane de Mello Ivo, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Segundo Urquiaga, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), e Raffaella Rossetto, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vinculado à APTA, escreveram o capítulo sobre a cana, com base na larga experiência brasileira com a cultura – o Brasil é o maior produtor mundial desde os anos 1970.

Segundo Walane, o convite foi feito à Embrapa como resultado de sua tradição em pesquisa com agricultura tropical, e também pelos recentes investimentos em pesquisa com bioenergia, como a rede de pesquisas com cana-de-açúcar liderada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, que integra diversas Unidades da Embrapa e outros institutos de pesquisa.

Cultura
O capítulo escrito pelos pesquisadores brasileiros faz um histórico e contextualiza o desenvolvimento da cultura da cana no mundo. São apresentados os aspectos técnicos relacionados à demanda por nutrientes, irrigação, colheita e utilização de resíduos, além de pragas e doenças e melhoramento genético.

Os cientistas brasileiros discutem, também, o importante papel e o potencial da fixação biológica do nitrogênio para a cultura, a evolução no uso racional da água no campo e na indústria, além da eficiência energética brasileira com a produção de etanol.

Com base em estudos recentes, como o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, elaborado pela Embrapa, os autores fazem uma análise do processo de mudanças de uso do solo para a produção da cultura no Brasil e da disponibilidade de terras para a sua expansão.

O texto reforça a importância econômica da cana na produção de etanol e os desafios para o máximo aproveitamento de toda a planta e seus resíduos, além da redução dos impactos ambientais da atividade.

A publicação está disponível para compra no site da RSC e custa £139,99 – cerca de R$ 373. Apenas uma parte do conteúdo pode ser vista no site sem custos, mas é possível se associar à RSC para ter acesso aos livros online. “Energy Crops” tem, ainda, capítulos sobre outras importantes ou promissoras culturas agroenergéticas, como soja, milho, sorgo, palmáceas, girassol e algas.
(Fonte: Jornal Paraná)

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Copacol realiza 20º Dia de Campo

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A Copacol, através da sua Estação Experimental, promoverá nos dias 25 e  26 de janeiro, a 20° edição do Dia de Campo Copacol, em Cafelândia. O objetivo do evento é manter o produtor atualizado com a difusão das mais recentes tecnologias aplicadas nas culturas da soja e do milho.

A abertura terá início às 8h30, com a realização da recepção e inscrições dos participantes e, às 8h45, o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, fará um pronunciamento.

O Dia de Campo Copacol é um dos eventos mais importantes e esperados pelos mais de 4,7 mil associados das 11 Unidades de Recebimento da cooperativa.

Novidades
Durante a manhã dos dois dias, os engenheiros agrônomos da Copacol estarão demonstrando as novidades de híbridos de milho e cultivares da soja, além das palestras sobre inoculação e tratamento de sementes, controle de doenças e tecnologia de aplicação, biotecnologia e manejo de pragas.

Profissionalização
O evento faz parte do programa PPPR (Programa de Profissionalização do Produtor Rural), que visa capacitar o produtor através de reuniões e encontros realizados pela equipe técnica  da cooperativa.

Dessa forma, eles repassam a atualização necessária para que o produtor possa obter excelentes resultados no campo, tendo a Estação Experimental da Copacol papel fundamental na confirmação, validação e adaptação das novas tecnologias para todos os municípios da área de atuação da Copacol.
(Fonte: Copacol)

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Campeões da Stock Car participam do Dia de Campo C.Vale

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Além de muita inovação e tecnologia nas mais de 450 parcelas demonstrativas de soja, milho, mandioca e forrageiras, uma das novidades do Dia de Campo da C.Vale é a exposição do carro campeão da Stock Car 2010, nos três dias do evento – 18, 19 e 20 de janeiro.

Os pilotos Max Wilson, campeão da temporada 2010 e Ricardo Maurício, 3º lugar na competição atenderão o público em um estande especial, no dia 20 de janeiro, no Campo Experimental da C.Vale, em Palotina.

Com 38 anos, o piloto Wilson está no automobilismo desde 1994, quando foi segundo colocado na Formula Chevrolet. Ele ainda passou pela F-3 alemã, pela F-3000 e disputou sete temporadas do torneio de turismo da Austrália, antes de desembarcar na Stock Car em 2009. Max Wilson conquistou o título da temporada 2010 da Stock Car, seu primeiro na categoria.

A parte lúdica do evento, também envolve atividades voltadas para toda a família, como palestras sobre plantas medicinais e exposição e comercialização de produtos artesanais e coloniais no estande da Organização Feminina da C.Vale.

Os produtores também vão poder conferir as novidades das mais de cem empresas de sementes, agroquimicos e dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas.

Todos os dias haverá exposições estática e dinâmica de máquinas e implementos agrícolas.

Durante o dia de Campo acontecerá a 11ª Mostra de Bezerras e Novilhas, com animais dos produtores do sistema de integração C.Vale/Frimesa. As tendências da avicultura e o manejo de suínos e leite também são temas que fazem parte da programação.
(Fonte: C.Vale)















O carro da competição ficará em exposição os três dias do evento

 













Os pilotos campeões da Stock Car 2010 Max Wilson (acima) e Ricardo Maurício (abaixo) participarão do Dia de Campo C.Vale

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Leilão do Cup of Excellence 2010 será dia 18

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Os 31 lotes vencedores do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil serão comercializados no próximo dia 18 de janeiro, no disputado leilão internacional, via internet, do Cup of Excellence.

“Neste pregão é onde se registra a maior premiação concedida aos cafés de excelência do mundo”, indica Tulio Junqueira, da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade organizadora do certame em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Agricoffee Consultoria em Café e Alliance for Coffee Excellence (ACE).

De acordo com a BSCA, o leilão é aberto a torrefadoras e casas de café nacionais e internacionais, assim como a importadores e exportadores interessados nos melhores cafés produzidos no Brasil durante a safra 2010. As instruções para cadastramento estão disponíveis no site www.cupofexcellence.org.

Aos interessados, ainda há tempo para se inscrever. Todos que se cadastram recebem kits com material promocional sobre os lotes a serem leiloados, os quais vão acompanhados de amostras dos cafés vencedores do Cup of Excellence que serão postos a venda.

Caso o participante tenha interesse na compra parcial do lote, deverá, após efetuar seu registro, entrar em contato com Susie Spindler (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), diretora executiva da ACE, que está organizando os consórcios de compradores.

Considerando que o leilão é realizado em plataforma online via internet, a partir da próxima semana será realizado um teste, antecedendo o pregão oficial, para que os usuários registrados possam experimentar o sistema e garantir que entenderam o processo e estão familiarizados com a sua tecnologia. Apenas compradores já cadastrados poderão utilizar o ambiente de testes.

A relação completa dos 31 lotes finalistas, com características sobre o café, a propriedade e o sistema de processamento, além da preocupação do cafeicultor com qualidade e sustentabilidades ambiental e social, pode ser acessada no site da BSCA, através do link http://bit.ly/fQse6I. Neste mesmo endereço estão disponíveis informações sobre todas as etapas do concurso, incluindo as seleções feitas pelos júris nacional e internacional.

O 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil teve como juiz principal Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) – considerada uma das instituições de mais alto nível em organização sobre cafés especiais –, e coordenação técnica do classificador e presidente da Agricoffee, Sílvio Leite. A auditoria de todas as etapas foi feita pela BCS ÖKo-Garantie-Brasil.

Qualidade excepcional – Os cinco primeiros colocados no 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil obtiveram notas superiores a 90 pontos (escala de 0 a 100 na tabela de classificação do Cup of Excellence) e foram considerados cafés presidenciais, o que demonstra a excelência dos grãos cultivados no Brasil.

O campeão do certame foi o lote do produtor Cláudio Carneiro Pinto, da Grota São Pedro, localizada no município de Carmo de Minas, no sul de Minas Gerais, com nota de 93,91 pontos do Júri Internacional. Em 2º lugar, com a nota 90,68 pontos, veio o lote de Carlos Sérgio Sanglard, da Fazenda Serra do Boné, situada na cidade de Araponga, também em Minas. Uma particularidade comum a ambos é o fato de produzirem cafés orgânicos.

“Em relação a preços, é difícil prever o que acontecerá no leilão deste ano, pois não sabemos de fato quais impactos a crise econômica mundial teve sobre o setor. A expectativa é completamente alta, pois temos dois cafés orgânicos, os quais são muito bem avaliados e aceitos em qualquer canto do planeta. Assim, creio que encerro meu mandato de presidente da BSCA com chave de ouro”, projeta Junqueira, que replaceou seu ciclo como principal dirigente da Associação. O atual vice, Luiz Paulo Pereira Dias Filho, será seu sucessor.

Mais informações: http://www.bsca.com.br e http://www.cupofexcellence.org
(Fonte: BSCA)
 

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Uniforja entra para rol de sucessos do cooperativismo

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Em 1998, época marcada pela fuga de empresas e falências, aquela que foi a maior forjaria da América Latina estava prestes a encerrar suas atividades e deixar na mão 600 trabalhadores. No entanto, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, uma parte deles arrendou a fábrica e, no ano seguinte, lutou até o fim para que as instalações da então Conforja, em Diadema (SP), não fossem lacradas pela Justiça.

Nascia assim a Uniforja, central composta por três cooperativas que atuam no tratamento térmico com laboratório próprio para ensaios metalúrgicos, mecânicos e de impactos; outra para a fabricação de anéis forjados sem costura e uma terceira para fabricar forjados automotivos. Passados pouco mais de 11 anos, não há, no Brasil, experiência mais bem-sucedida de trabalhadores que assumiram uma fábrica às portas da falência.

Recentemente, a Uniforja honrou todos os direitos trabalhistas aos 600 empregados da então Conforja, fato raro no país em caso de empresa que faliu. “Estamos fazendo história. A legislação não consegue fazer as empresas pagarem os trabalhadores”, ressaltou o engenheiro João Luis Trofino, presidente da central.

Além dessa conquista, a cooperativa é a maior produtora de anéis, flanges e conexões de aço forjado. Seus trabalhadores recebem, em média, 30% a mais que os de outras empresas na região. E dentro do segmento de metalurgia primária, é o que mais recolhe ICMS no município, segundo a prefeitura.

Não é à toa que, recentemente, durante uma plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária, a iniciativa tenha sido mencionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como exemplo de cooperativismo.

“Em 10 anos, o faturamento saltou de pouco mais de R$ 1 milhão para R$ 250 milhões. E desenvolvemos tecnologia que nos permite produzir peças com o mesmo tamanho, qualidade e performance usando metade da quantidade de matéria prima”, afirmou Trofino, admitido em 1995 pela Conforja já em pleno declínio. “Não peguei o tempo de auge da empresa, quando empregava mais que o dobro de trabalhadores que tem hoje. Mas comparando ao que vivenciei, garanto que a Uniforja dá de 10 a 0”, comentou.

Com 300 cooperados e 170 empregados com carteira assinada, a Uniforja fornece peças para a indústria petrolífera, petroquímica, aeroespacial, naval, sucroalcooleira, mineração, siderúrgica, ferroviária, agrícola, energia e automóveis.

A história recente da forjaria pode ser comparada a um carro que deu solavancos. Só não morreu graças à ação dos cooperados – que não foi fácil, como lembra João Luis: “Embora não faltassem criatividade e força de vontade, começamos com uma mão na frente e outra atrás. Tivemos que convencer a Justiça, clientes e fornecedores, mas fizemos a lição de casa direitinho.”
(Fonte: Site Rede Brasil Atual)

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Hospital Unimed Chapecó recebe Acreditação Hospitalar

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Referência em assistência à saúde, a Unimed Chapecó consolidou um dos melhores e mais estruturados atendimentos médicos e hospitalares do sul do país. A cooperativa foi constituída fevereiro de 1992 e, desde dezembro de 1998, mantém hospital próprio, o primeiro do sistema em Santa Catarina e o terceiro a receber a certificação da Acreditação Hospitalar - uma das principais ferramentas de gestão da qualidade adotada pelo sistema de gestão de saúde.

Os planos de saúde Unimed atendem as mais diversas necessidades dos clientes, oferecendo a maior rede credenciada de hospitais, clínicas, laboratórios e serviços para diagnósticos e terapias. Além disso, disponibiliza serviços próprios como o Laboratório de Análises Clínicas, que inclui unidade móvel de coleta laboratorial; Centro de Oncologia; Fisioterapia Unimed Chapecó, o Programa de Medicina Preventiva (Univida) e o hospital mais moderno da região.  Desde a inauguração do hospital em 1998, somam 20 milhões de reais os investimentos em todas as áreas.

Hospital Unimed Chapecó
Com posição de destaque no sistema Unimed catarinense, o Hospital Unimed Chapecó ostenta entre os diferenciais, o atendimento humanizado e de alta complexidade. A estrutura é formada por um dos mais equipados centros cirúrgicos do Estado, centro cardiovascular, centro de diagnóstico e distúrbios do sono, central de material esterilizado de acordo com as normas da vigilância sanitária, prontoatendimento, serviços de nutrição enteral e parenteral, eletrofisiologia, ambulatório de curativos, transporte, centro de diagnóstico por imagem (Unimagem), entre outros.

O hospital também se destaca por oferecer a hotelaria hospitalar, que proporciona atendimento de psicologia clínica, com atenção ao paciente hospitalizado e seus familiares, biblioteca móvel e serviço de assistência social, entre outros. O hospital é referência pelo baixo índice de infecção hospitalar. 

“Todas essas conquistas são resultados de um trabalho intenso focado na qualidade e humanização do atendimento, responsabilidade social e investimentos nas melhores tecnologias médico-hospitalares. A Acreditação Hospitalar é o reconhecimento de todo esse trabalho”, salienta o presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Antunes Córdova.

Acreditação Hospitalar
A Acreditação foi conferida no dia 23 de dezembro de 2009 e a placa de certificado de mérito foi recebida no mês de fevereiro de 2010. O certificado atestou que o Hospital Unimed Chapecó foi avaliado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e apresentou conformidade com os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação.

O diretor hospitalar, Rovani José Rinaldi Camargo, explica que a conquista, considerada histórica, comprova a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Hospital Unimed Chapecó. A Acreditação constitui-se no processo de avaliação de serviços e representa uma revolução na área da saúde, com mudança substancial nas instituições acreditadas.  Qualidade em Saúde significa segurança, gerenciamento de risco, de rotinas e de resultados.

Em meados de 2010 foi feita a primeira avaliação da Acreditação, durante visita periódica pela equipe do IQG, o que confirmou os padrões de qualidade do Hospital Unimed Chapecó. Como pontos fortes foram apontados aspectos como o trabalho desenvolvido pela responsabilidade social, a Comissão de Inclusão, a Comissão de Ergonomia, a cartilha materno infantil, entre outros. A Acreditação é composta por três níveis: segurança; processos e resultados.
(Fonte: Ocesc)

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Conheça o sucesso do "Peso Leve"

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A meia tonelada eliminada na 15ª edição do programa de reeducação alimentar "Peso Leve" foi comemorada na noite de terça-feira, dia 14. A festa de encerramento ocorreu no ginásio da Associação Atlética Certel, em Teutônia, e contou com a presença de expressivo público.

O professor de educação física, Leandro Tiggemann, e a nutricionista, Helena Conrad dos Santos, salientaram que o grupo, dividido neste segundo semestre entre os municípios de Teutônia, Estrela e Lajeado (Centro e Conventos), emagreceu um total de 561 quilos. No entanto, desde o segundo semestre de 2003, o Peso Leve já auxiliou 2.823 pessoas a emagrecerem 11.163 quilos.

A equipe multidisciplinar do Peso Leve é composta também pelas professoras de educação física Indianara Gonçalves e Greice Lopes, psicóloga Sandra Wink, assistente social Ana Lúcia Brandt e fisioterapeutas Claudia Helena Hilgemann e Paula Musskopf.

Bonitas e saudáveis
Antes de ingressar no programa, a teutoniense Solange Ferrari, campeã desta edição, pesava 93 quilos. Agora, está com 69. “Estou muito feliz, plenamente realizada. Achei que seria difícil, mas consegui o que queria. Antes, ficava logo cansada ao caminhar e minhas roupas não serviam direito. Agora, estou disposta, motivada, mais bonita e saudável. Por tabela, meu marido conseguiu eliminar sete quilos com os novos cardápios que ofereço nas refeições em casa”, ressalta.

A lajeadense Zilá de Fátima Marmitt e a teutoniense Adélia Hollmann, que  também já participaram de outras edições do programa, emagreceram 50,5 e 52 quilos, respectivamente. “Sempre tive dificuldade em emagrecer, pois preciso de alguém que me vigie. O grupo é importante porque todos se apoiam e isso eleva a nossa perseverança para continuar. Com o Peso Leve, a Certel Energia preenche uma lacuna que existia em minha vida”, afirma Zilá, que participou pela segunda vez.

“Minhas três filhas começaram a se controlar e também estão emagrecendo. A que vive em Pelotas de vez em quando telefona para dizer que eliminou mais um quilo. Fico feliz por servir de exemplo. O sedentarismo era um grande vilão e, agora, se não me exercito, parece que o sangue não circula mais”, confessa Adélia, que participa pela terceira vez e que, antes disso, era anêmica.

Em sua saudação, o presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, destacou o compromisso social do programa de reeducação alimentar. “Com menos peso temos mais saúde e autoestima para viver com felicidade”.

Próxima edição
A 16ª edição do Peso Leve iniciará no dia 28 de fevereiro e contemplará os municípios de Lajeado (Centro e Conventos), Arroio do Meio, Teutônia, e estão sendo finalizadas as tratativas para incluir também Pouso Novo. As inscrições podem ser feitas a partir de janeiro nas Lojas Certel dos respectivos municípios, sendo necessários grupos de, no mínimo, 50 pessoas para cada local.
(Fonte: Certel)

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Lançado livro sobre trajetória da Unimed Maringá

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Foi lançado, nesta quarta-feira (15/12), em Maringá, o livro "O Caminho do Tempo", escrito pelo jornalista Rogério Recco, que conta a história dos 30 anos da Unimed Maringá. De acordo com o autor, seria um desperdício narrá-la sem fazer referência à trajetória da atividade médica na cidade, que teve início em 1946, quando chegou à "boca de sertão" (como eram chamados os povoados implantados em meio à floresta pela Companhia Melhoramentos) um médico baiano chamado Lafayette da Costa Tourinho.

"Depois dele, vários outros médicos foram aparecendo, atraídos pela oportunidade de ganhar a vida no novo eldorado paranaense. Maringá, cujo nome foi emprestado da famosa música de Joubert de Carvalho - ele também um profissional da saúde - ganhou seus primeiros hospitais, todos pequenos, construídos com a madeira extraída da mata ao redor, conta Recco.

Enredo
Com suas 180 páginas, o livro "O Caminho do Tempo" vai, assim, atravessando décadas e contando histórias como a do médico Leandro Lobão Luz, hoje com 89 anos e ainda em atividade. Ele chegou em 1951, convidado por um dos gerentes da Companhia, para a qual passou a prestar serviços, examinando trabalhadores que se apresentavam para a derrubada do sertão. Exemplares do livro também serão distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do município.

Unimed Maringá

A Unimed foi fundada em 1982, por 40 profissionais, como reação ao avanço da chamada "medicina mercantil". Do amadorismo de seus primeiros tempos, a Unimed cresceu e, atualmente, conta com 150 mil clientes, 750 cooperados, 430 colaboradores e é a terceira maior do Estado.
(Fonte: Ocepar)

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Biblioteca móvel da Itapemirim está na Aurora

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Incentivar crianças e adultos ao hábito da leitura é a missão da Biblioteca Móvel Itapemirim, que está no pátio do frigorífico FACH 2 da Coopercentral Aurora (antigo Saic), em Chapecó.

A iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese também será estendida a toda comunidade já que no período de 11 a 19 de dezembro, a Biblioteca Móvel estará na praça Coronel Bertaso. Durante esta semana, centenas de pessoas visitarão a Biblioteca Móvel.

Um calendário de visitas foi organizado para proporcionar aos colaboradores da Aurora, alunos de escolas locais, alunos de Apaes, atletas de escolinhas esportivas e toda a comunidade um momento de descontração. Além de fantoches, livros mágicos, revistas, coleções de enciclopédias, e muitas opções de leitura estão disponíveis. 

A biblioteca itinerante, estruturada em um ônibus adaptado, foi fundada em 21 de setembro de 2005 no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE) e, nesse período, percorreu 120 mil quilômetros em 18 estados do país. Foram atendidas mais de 265 mil pessoas, além de 660 escolas e 112 instituições.

A Fundação Aury Luiz Bodanese disponibilizou na Biblioteca Móvel seis mil unidades do livro A Turminha da Reciclagem, quatro DVD’s, quatro CD’s de música e quatro banners, além de capacitação dos monitores.

Para a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado, essa parceria reforça o interesse da FALB em estimular a cultura e as práticas que possam influenciar positivamente na vida das pessoas. “O incentivo a leitura é um dos principais legados que se pode deixar para uma criança”, explica Isabel.
(Fonte: Fecoagro)

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Embrapa Café avalia produção de mudas por clonagem

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O pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique S. Carvalho está coordenando um estudo inédito na cafeicultura brasileira: o projeto produção de mudas clonais em larga escala de café arábica com resistência ao bicho-mineiro do cafeeiro (Leucoptera coffeella) e à ferrugem (Hemileia vastatrix), boa qualidade de bebida e alta produtividade. O objetivo é avaliar a viabilidade econômica da tecnologia medindo os custos de produção industrial em todo o processo de produção. A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Procafé.

“A previsão é que, no final de 2011, se inicie a distribuição de mudas clonadas aos produtores e cooperativas de Minas Gerais e de outras regiões produtoras, que têm dado grande apoio aos estudos. Após o plantio, a pesquisa entra em outra etapa: a avaliação da adaptação e do comportamento agronômico das plantas selecionadas. A nossa expectativa é de que a produção em larga escala seja vantajosa economicamente para todos os envolvidos na cadeia produtiva, agregando ainda mais valor ao produto”, explica o pesquisador.

Clonagem e suas vantagens
As mudas clonadas de plantas de café são produzidas por meio do uso de biorreatores semelhantes ao equipamento desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), instituição participante do Consórcio Pesquisa Café. O biorreator participa de uma etapa importante no processo de produção de mudas clonais reduzindo o custo de produção e otimizando o processo.

“Um dos grandes benefícios dessa pesquisa é a garantia de produção de mudas de alto valor agronômico, conferindo mais competitividade para o café brasileiro no mercado nacional e internacional. Ao se produzir cafeeiros resistentes a pragas e doenças, o uso de agroquímicos diminui expressivamente, o que tem implicações positivas no equilíbrio do meio ambiente e na saúde do consumidor. Em um contexto de valorização dos preços da commodity e de aumento do consumo no Brasil e no exterior do produto, a produção industrial de mudas de forma sustentável - econômico social e ambientalmente - é promissora. Pode-se dizer que a produção de clones representa uma ferramenta muito valiosa para o processo de melhoramento genético do café e mantém o Brasil na vanguarda das pesquisas cafeeiras”, completa Carlos Henrique.

Segundo o pesquisador, outra vantagem da tecnologia de seleção de plantas matrizes de grande importância agronômica e produção de mudas clonadas é a redução para um terço do tempo convencional no processo de desenvolvimento de cultivares de café arábica, que por outras técnicas chega a atingir cerca de 30 anos para chegar ao campo. “A técnica de reprodução por clonagem é considerada a mais adequada alternativa para a multiplicação de plantas híbridas em larga escala.

Em breve, com a validação em larga escala, a multiplicação do material poderá ser feita em biofábricas ou em cooperativas”. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por demanda do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), é uma das instituições que apóiam financeiramente o projeto, além da Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (Fundação Procafé), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), CIRAD e do Consórcio Pesquisa Café. A pesquisa também conta com o apoio imprescindível de cooperativas e de produtores de regiões produtoras.
(Fonte: CNC)

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Sescoop/SP define vencedores do 2º Prêmio Comunicação Cooperativa

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O Sescoop/SP definiu nesta segunda-feira, 29, os vencedores do 2º Prêmio Comunicação Cooperativa. Criado pelo Sescoop/SP para valorizar o trabalho dos comunicadores de cooperativas, o prêmio recebeu, até 16 de janeiro de 2010, 444 inscrições, distribuídas em 340 pautas, 49 reportagens e 55 projetos de comunicação e marketing.

A Comissão Julgadora, formada por experientes profissionais de comunicação e marketing, analisou os trabalhos e conferiu notas de 1 a 10 a cada um e consolidou os resultados, chegando aos premiados. Os trabalhos que não cumpriram os requisitos do regulamento foram desclassificados de imediato.

No julgamento, além dos critérios estabelecidos, levou-se em conta a inovação, a novidade. Importante registrar que a Comissão decidiu premiar somente trabalhos que alcançaram como média, no mínimo, nota 7.

Das 15 premiações previstas, divididas por categoria e região, oito foram efetivadas. Estes são os vencedores:

REGIONAL NORDESTE

Projeto de Comunicação e Marketing
Vencedor: Eduardo Bachur – Unimed Franca
Projeto: PrograMi (Programa de Marketing Interno)

Reportagem
Vencedora: Regiane Alves – Coplana
Título: Evento promovido pelo Sescoop/SP e cooperativas foi sucesso de público e crítica

Pauta
Vencedora: Ana Cândia Tofetti – Coonai
Título: Projeto de Viabilidade Econômica da Atividade Leiteira dos Cooperados Coonai entra na segunda fase


REGIONAL OESTE

Projeto de Comunicação e Marketing
Não houve vencedor

Reportagem
Vencedora: Inês Maria de Lima Rosa – Coopermota
Título: Formada segunda turma do curso de Autogestão

Pauta
Vencedora: Roberta Marchiotti – Camda
Título: Mosaico Teatral 2009: Adamantina terá 3 apresentações novamente

REGIONAL CENTRO PAULISTA

Projeto de Comunicação e Marketing
Não houve vencedor

Reportagem
Não houve vencedor

Pauta
Vencedora: Sérgio Said – Unimed Sorocaba
Título: Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba e Extra-Campolim promovem atividades abertas à população

REGIONAL SUDESTE

Projeto de Comunicação e Marketing
Vencedora: Camila Ferreira – Coop-Cooperativa de Consumo
Projeto: Estações de Reciclagem Planeta Coop

Reportagem
Não houve vencedor

Pauta
Vencedora: Marli Popolin – Coop-Cooperativa de Consumo
Título: Coop abre oportunidades de emprego para mulheres entre 30 e 48 anos de idade

REGIONAL LESTE

Não houve vencedores em nenhuma das três categorias.

GRANDE PRÊMIO
Não houve vencedor.
(Fonte: Ocesp)

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Sicredi perpetua memória em livro

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A Sicredi União promove na próxima quarta-feira (01/12), durante evento para convidados, em Maringá, o lançamento do livro "A Ousadia Que Faz Acontecer", de autoria pelo jornalista Rogério Recco. Com 192 páginas e recheado de histórias, o livro retrata a evolução de uma ideia que, em 1985, para muita gente, não passava de uma grande maluquice: a fundação de um "banco" em Maringá.

A iniciativa foi da Cocamar, em coordenação com outras cooperativas paranaenses, que fizeram o mesmo em suas regiões. O objetivo não era ter um "banco" e, sim, uma cooperativa de crédito. Mas nem todos os produtores entendiam o que isto queria dizer.  

Então, 24 pequenos sonhadores assinaram a ata de fundação e a Cocamar foi a provedora da instituição que ganhou o nome de Credimar. O futuro vislumbrado por eles: fortalecer uma instituição que fizesse a parte dos bancos, cada vez mais arredios ao crédito rural, e que cobravam taxas abusivas.

Alavancada pela Cocamar, a pequena Credimar seguiu em frente feito um pequeno barco em mar de tempestade: de 1986 a 1994, a economia brasileira virou de pernas para o ar com os malfadados pacotes econômicos, a troca constante da moeda e, principalmente, a inflação, que atingia níveis absurdos.

Sem falar das crises que afetavam a agricultura regional. esistindo duramente, a Credimar ingressou em 1998 no Sistema Sicredi. Era o que faltava para ganhar estrutura profissional, deixar de depender da cooperativa de produção, diversificar o seu público e começar a crescer fortemente, média de 20% ao ano. Esse, em resumo, é o conteúdo do livro.

"Seremos do tamanho de nossos sonhos", comenta o presidente Wellington Ferreira que, recentemente, liderou um evento para comemorar os 25 anos do cooperativismo de crédito na região de Maringá. Colocar tudo isso em livro "é uma forma de perpetuar a memória do cooperativismo de crédito".

A cidade não ganhou um "banco", como muitos pensavam, mas uma das maiores cooperativa de crédito do Brasil, em que não há clientes, mas donos.

Em muitas cidades, a Sicredi é a principal instituição, com números de encher os olhos: 45 mil associados, 61 unidades de atendimento e R$ 600 milhões em ativos. "Um sonho que se realizou", completa Ferreira.

O livro será disponibilizado, posteriormente, para as bibliotecas públicas de Maringá e municípios da área de atuação da cooperativa de crédito Sicredi União, no norte e noroeste do Paraná.
(Fonte: Ocepar)

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