Sistema OCB participa de intercâmbio de inovação na China
País asiático é referência mundial em desenvolvimento tecnológico e novas tendências
O Sistema OCB participa, nesta semana, de uma missão internacional de imersão no ambiente de inovação tecnológica da China. Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação da entidade, faz parte da comitiva formada pela OCB/GO a realização do intercâmbio que tem como objetivo, promover a cooperação entre empresas do país asiático e brasileiras em inovação tecnológica, investimento financeiros e troca de talentos.
Para o gerente, a experiência já poder ser considerada um sucesso. “Estamos conhecendo o modelo de inovação chinês que é referência e tem influenciado os ecossistemas de inovação no mundo todo. De carros autônomos a super aplicativos multifuncionais, é de suma importância para o Sistema OCB se manter atualizado com estas novas tendências para, por meio do InovaCoop, levar o pensamento inovador para as cooperativas brasileiras”, afirmou.
Na segunda-feira (4), a comitiva conheceu, entre outras instituições, o Vale do Silício Agrícola chinês, localizado em Pequim. A proposta foi interagir com startups do setor agrícola, com foco em soluções inovadoras para a agricultura familiar, agricultura digital e marketing para produtos agrícolas. A visita aconteceu no Parque Nacional de Ciência e Tecnologia Agrícola de Pinggu. O encontro foi promovido pelo Centro de Inovação de Indústrias Futuras da Tsinghua em Pinggu, entidade que se concentra em fornecer serviços de incubação completos para empresas de tecnologia agrícola e alimentar, construindo um ecossistema de inovação, aplicação e cooperação internacional.
O grupo também participou do seminário Cooperação Internacional e Intercâmbio de Empresas Agrícolas China-Brasil. Lu Xin, vice-gerente geral da Tsinghua Science Park Asset Management e gerente geral da Tsinghua Green Valley Operation Management foi uma das palestrantes. Ela apresentou em detalhes a rede global de inovação e o layout de negócios internacionais da Tsinghua. Em seguida, durante uma sessão de compartilhamento de experiências, gerentes de quatro empresas chinesas apresentaram seus principais produtos, áreas de aplicação e desenvolvimento empresarial.
Os empresários do país asiático presentes no seminário expressaram ainda, o desejo de cooperar com empresas brasileiras em áreas como agricultura fotovoltaica, fábricas de plantas, proteínas vegetais e tecnologia de microbiologia.
Participam da comitiva, representantes das cooperativas vencedoras da maratona de inovação GO!Coop Comigo, Sicoob UniCentro Br, Sicoob Uni, Cooperabs, Unimed Federação Centro Brasileira, Sicoob Centro-Oeste Br, Sicoob Engecred, Sicoob Nova Central, Unimed Goiânia e Arbo, além dos gerentes de Desenvolvimento de Cooperativas do SesCoop/GO. O grupo completo conta com mais de 40 pessoas.
Saiba Mais: