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Prêmio de Jornalismo será lançado em 11 cidades paranaenses

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A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Sicredi e a Unimed lançam, a partir da próxima semana, em diversas cidades do estado, o 8º Prêmio Ocepar de Jornalismo. O tema deste ano é "Evolução econômica e social das cooperativas paranaenses em quatro décadas". Serão premiadas matérias publicadas ou veiculadas entre 1º de agosto de 2010 e 11 de julho de 2011 nas áreas de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa, além de duas categorias especiais: Ramo Crédito e Ramo Saúde. As inscrições vão até 11 de julho.

Cidades - A primeira cidade a receber o lançamento será Londrina, dia 04/04, às 11h00, na sede do Sicredi local. No mesmo dia, às 15h, a Unimed Maringá será a anfitriã do lançamento do prêmio na cidade. Na terça-feira, dia 05, será a vez de Campo Mourão, às 8h30, na sede da Unimed, e Palotina, na C.Vale, às 15h. No dia 06 de abril, serão realizados também dois eventos, o primeiro às 8h30, no Sicredi de Toledo ,e o segundo, às 12 horas, na Unimed de Cascavel. Na quinta-feira (07/04) será a vez de Pato Branco, às 8h30, no Sicredi local e às 12 horas em Francisco Beltrão, na sede da Unimed. Na sexta-feira, às 8h, acontece o lançamento em Guarapuava, tendo com anfitriã a cooperativa local do Sicredi. Dois outros lançamentos acontecerão na outra semana, nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, com data e local a serem definidos. 

Tema - Sobre o tema deste ano, "evolução econômica e social das cooperativas paranaenses em quatro décadas", o coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, explica que, apesar de fazer uma menção às quatro décadas de fundação da Ocepar, comemoradas no próximo dia 2 de abril, as matérias e reportagens a serem inscritas para o prêmio não precisam necessariamente focar os 40 anos da entidade. "Nossa intenção é que nossos colegas jornalistas escrevam matérias ou produzam reportagens sobre o trabalho desenvolvido pelas cooperativas paranaenses, nas áreas sociais e econômicas, para seus cooperados nas últimas décadas, quanto cresceram nesses setores e que contribuições deram para o nosso estado".  Milléo espera reunir nestes 11 encontros que acontecerão durante as duas semanas cerca de 400 profissionais de imprensa. Ele ressalta que nestes eventos também será lançada a 3ª edição do Prêmio Unimed de Jornalismo, voltado para profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo. (Fonte: Ocepar)

 

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3º Seminário de Intercâmbio da Unimed Cerrado será realizado em abril

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A Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Unimed Cerrado) vai promover nos dias 7 e 8 de abril seu III Seminário de Intercâmbio. Aberto a colaboradores do Sistema Unimed que atuam nas áreas de atendimento, auditoria, contas médicas, faturamento e intercâmbio, o seminário será realizado no auditório da Federação, no Setor Aeroporto, em Goiânia.

A gerente de Intercâmbio da Unimed Brasil, Maria do Carmo Massarelli, será a palestrante do evento, que vai enfocar vários aspectos relacionados ao novo Manual de Intercâmbio do Sistema Unimed, que entra em vigor no próximo dia 1º de junho. Entre os temas a serem abordados estão as regras para a liberação de atendimento, o uso de softwares obrigatórios do intercâmbio, a classificação das Unimeds no ranking do intercâmbio eletrônico e modelos para processamento do intercâmbio eletrônico de liberações diretas (online), indiretas (offline) e em situações contingenciais.

A abertura do III Seminário de Intercâmbio será no dia 7, às 13 horas. Nesse primeiro dia, as apresentações e debates se estenderão até às 18 horas. O evento prossegue na sexta-feira (8/3) das 8 às 18 horas.

O presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, o diretor de Mercado, Luiz Antônio Fregonesi, convidam colaboradores e dirigentes das 20 Singulares federadas a participarem do seminário.

As inscrições podem ser feitas até 4 de abril com Lucijane Costa, na Unimed Cerrado, pelo telefone (62) 3221 5109 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As vagas são limitadas.
 

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Já estão abertas as inscrições para a conferência brasileira de contabilidade e auditoria

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As inscrições para a “Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente – Ibracon 40 anos”, que será realizada nos dias 7 e 8 de junho, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, já estão abertas, no site do Ibracon (www.ibracon.com.br/conferencia), onde está disponível a programação completa do evento. As inscrições realizadas até o dia 24 de abril terão desconto.

A “Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente”, promovida pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, com apoio do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, terá como objetivo apresentar ao público temas voltados diretamente ao universo da contabilidade e auditoria independente.

Este evento tem grande relevância para o Ibracon, pois é o grande evento técnico que está incluído nas comemorações dos 40 anos do Instituto, que se estenderá por todo o ano de 2011. A grande novidade é que foram incluídos palestrantes internacionais ligados às principais entidades internacionais da Contabilidade e da Auditoria Independente, o International Accounting Standards Board  (IASB) e a Federação Internacional de Contadores (IFAC). Tudo isso para que se tenha uma conferência que agregue valor ao conhecimento dos participantes.

Durante a programação, serão destacadas a relevância e excelência da Contabilidade e Auditoria Independente brasileiras e  abordadas a questão das convergências das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais emitidas pelo IASB e das normas brasileiras de auditoria independente às normas internacionais emitidas pela IFAC.

Além disso, os painéis trarão discussões entre profissionais das diversas áreas de atuação além de representantes de órgãos reguladores da profissão e do mercado. Os painéis terão temas como: Contador do futuro, Formação acadêmica e a educação continuada, Aplicação práticas das Novas Normas de Auditoria e de Contabilidade e as dificuldades para Pequenas e Médias empresas.

O evento será destinado a profissionais contabilistas e auditores, além de pessoas que atuam em outras áreas e interessados pelo tema.
 

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Roberto Rodrigues abre ciclo de palestras da terceira edição da Agrovia

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A Agrovia - Feira de Negócios, Tecnologia Agrícola e Pecuária, que será realizada de 6 a 9 de abril, em Itapeva (SP) promete novidades. Na abertura do evento, no dia 6 de abril, às 10h, o engenheiro agrônomo, professor e político Roberto Rodrigues saúda os visitantes com a palestra 'Perspectiva do Agronegócio Brasileiro'. Serão abordados temas referentes ao mercado nacional e as ações necessárias para avanços da produção agrícola e pecuária brasileira.

'A presença de um dos ícones do agronegócio brasileiro demonstra o compromisso da Agrovia com a promoção do conhecimento. Certamente será uma valiosa contribuição para cada um dos presentes', afirma o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento de Itapeva Cassiano Tóffoli. A palestra é voltada a profissionais que atuam nas mais diversas áreas do agronegócio, estudantes e produtores rurais.

Atualmente, Roberto Rodrigues é professor do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticabal -SP, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV) e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp.

Além de diversas palestras técnicas, a feira trará o que há de mais moderno em agricultura de precisão, tratamento de sementes, máquinas agrícolas e pecuária de leite e de corte. A expectativa dos organizadores é de que a Agrovia receba, nos quatro dias de evento, cerca de 20 mil visitantes. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
(Fonte: Agrovia)
 

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Sistema Ocergs-Sescoop/RS promove Seminário Internacional

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O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, na tarde de ontem (16/03), o Seminário Internacional de Cooperativismo, realizado no Auditório Central do parque da Expodireto Cotrijal. A principal pauta do encontro, integrante da programação oficial da Feira, foram as alianças internacionais do sistema cooperativista. “Este Seminário sinaliza a internacionalização das cooperativas. Temos que sair das fronteiras do Brasil e ir para o mundo”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. 

 O evento teve três temas: a parceria do Sistema Sicredi com o Rabobank, o convênio do Sescoop/RS com a DGRV (Confederação das Cooperativas da Alemanha) e o lançamento da campanha publicitária do Sescoop/RS. Os painelistas foram o presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong; o consultor da DGRV, Arno Boerger; e a diretora de contas da Competence, agência responsável pela campanha do Sescoop/RS, Patrícia Carneiro.
Sicredi e Rabobank: parceria para crescer

Em junho de 2010, o Sicredi firmou uma parceria com o Rabo Financial Institutions Development – RD braço de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank. A entidade, que atua em 48 países e efetuou o montante de 79 bilhões de dólares em empréstimos internacionais em 2009, tem uma participação de 30% no Banco Cooperativo Sicredi. 
 “O Rabobank não participa das cooperativas, centrais e Federação do Sicredi”, salienta o presidente executivo Ademar Schardong. “Ele participa apenas do Banco Cooperativo Sicredi, com 30%. Os 70% restantes ficam com a holding. Com isso, aumentamos o potencial de alavancagem do Sicredi”, explica ele. A parceria foi firmada sem venda de ações. O Rabobank entrou com valor patrimonial e, se um dia a parceria for desfeita, o grupo holandês sairá com o mesmo patrimônio. “Essa estratégia evita a perda de controle por parte do Sicredi”, justifica Schardong.

 Segundo o presidente da Central Sicredi Sul Orlando Borges Müller, “O Sicredi trabalha há mais de dez anos para firmar esta parceria, que é de interesse dos associados e do cooperativimo”. Por isso, para Schardong, a profissionalização é o grande desafio do Sicredi atualmente. “Sem ela, não há parceria. É necessário separar o político do estratégico, e isso só é possível com profissionalização”, destacou.


Sescoop/RS e DGRV: qualificar pessoas para qualificar o cooperativismo
 Em novembro, o Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) assinaram um convênio de cooperação técnica. O acordo permite que alunos da futura Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop tenham a oportunidade de participar de estágios nas cooperativas da Alemanha. Além da troca de conhecimentos no campo acadêmico, serão realizadas auditorias internas nas cooperativas. Isso significa efetuar uma revisão dos processos internos, analisando negócios e operações. “Vamos aprender com o cooperativismo alemão, nos inspirar em bons modelos e trazê-los para o Brasil”, declarou Perius. 

 O consultor da DGRV, Arno Boerger, destaca que o cooperativismo alemão se desenvolveu através da preocupação com um ensino acadêmico de qualidade. “A Alemanha possui sete centrais de cooperativas, cada uma com sua faculdade”, exemplifica Boerger. 

 O convênio entre Sescoop/RS e a entidade alemã compreende o intercâmbio de profissionais de cooperativas, professores e alunos da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, em processo de credenciamento junto ao MEC) para a Alemanha e vice-versa; pesquisa aplicada, com orientação de professores de ambas as nacionalidades; estágios em cooperativas do país conveniado – brasileiros na Alemanha e alemães no Brasil; visitas técnicas para dirigentes e associados, com a participação de peritos alemães e técnicos do país europeu; e qualificação de auditores no âmbito da auditoria interna das cooperativas Agropecuárias.
 Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o cooperativismo tem como princípio básico a integração e a formação de parcerias como estímulo para o desenvolvimento. Esse movimento deve ocorrer também em escala mundial. “O cooperativismo não pode ter fronteiras. Temos que nos unir com outros países para sermos mais fortes e trocarmos experiências de tecnologia”. 

Cooperativismo: a grande força do Rio Grande - No dia 24 de março, será iniciada a campanha publicitária institucional do Sescoop/RS, executada pela agência Competence, de Porto Alegre. O conceito da campanha é “Cooperativismo: a grande força do Rio Grande” e seu principal objetivo é apresentar, a toda a sociedade, tanto a associados quanto a não associados a cooperativas, os benefícios do cooperativismo, seus números e princípios.
 Em breve você poderá acompanhar, em veículos impressos e sonoros, as primeiras peças da campanha. (Fonte: Ocergs)

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Corrida de Porto Alegre terá assistência médica da Unimed

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A Unimed Porto Alegre será a prestadora exclusiva de serviço médico da 8ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre. O evento acontece no domingo, 27 de março, às 9h, com largada na Usina do Gasômetro.

A Cooperativa Médica terá uma ampla estrutura para garantir o bem-estar dos participantes e do público. Serão três ambulâncias (sendo uma UTI móvel), duas motos, um ambulatório equipado com UTI, além de médicos, enfermeiros e auxiliares.

A Unimed Porto Alegre é a patrocinadora Master do evento. Neste ano, a prova conta com uma categoria especial para médicos. Totalizam-se 1.500 vagas nas categorias Adulto e Revezamento e 200 na infantil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março, no Clube dos Corredores de Porto Alegre (Rua Gonçalves Dias 628 - Sala 02) ou nos sites www.corpa.esp.br e www.ativo.com. A taxa é de R$30,00, exceto para a categoria infantil, que participa gratuitamente. (Fonte: Enfato Comunicação Empresarial)
 

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Inscrições abertas para o IX Encontro Estadual de Promotores de Cultura

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Já estão abertas as inscrições para o IX Encontro Estadual de Promotores de Cultura do Cooperativismo Paulista. Promovido pelo Sescoop/SP, o evento ocorrerá de 29 de abril a 1º de maio, em Bauru, com o objetivo de capacitar os promotores que atuam no programa Mosaico Teatral e facilitar a troca de experiências entre eles. As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira, 16 de março.

De acordo com a coordenadora do Mosaico Teatral, Sueli Gonçalves, a formação das equipes mostrou-se um eixo fundamental do programa. “Representantes das cooperativas das mais diversas áreas de atuação passaram a participar de encontros para a preparação do evento anual que marca a apresentação dos espetáculos em cada cidade. Conduzido por especialistas na área cultural do Sescoop/SP, o Encontro de Promotores busca, além de orientar para a produção do evento, disponibilizar material teórico especialmente produzido com base no contexto cultural atual, disponibilizar artigos, indicar bibliografias e sites de interesse”, ressalta Sueli.
 
Entre os destaques da programação deste ano está a palestra “Marketing Cultural, Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, com Gisele Jordão, coordenadora de Marketing Cultural na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Além da experiência acadêmica, Gisele também atua na elaboração, planejamento, pesquisa, produção, coordenação e administração de projetos culturais nas mais diversas áreas. Gisele trabalha na identificação das vantagens tributárias através das leis de incentivo à cultura e na avaliação e adequação de projetos culturais aos objetivos de empresas investidoras e na definição dos rumos das atividades culturais de instituições, difusores culturais e espaços destinados ao fomento cultural.
 
Os promotores também terão a oportunidade de assistir ao espetáculo Palhaços, de Timochenko Webbi, com direção de Gabriel Carmona e os atores Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia. Ao final da peça, haverá um bate-papo com os atores.
 
Sobre o Mosaico
Desenvolvido desde 2001, o Mosaico Teatral tem como objetivo principal a formação de equipes de representantes de cooperativas dispostas a promover a apresentação de um espetáculo teatral. Por meio do programa, o Sescoop/SP e as cooperativas colocam em prática os princípios cooperativistas, especialmente a “Educação, Formação e Informação”, “Intercooperação” e a “Preocupação com a Comunidade”. (Fonte: Ocesp)
 
Clique aqui para se inscrever no evento.
 
Mais informações:
Sueli Gonçalves - (11) 3146-6294 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ana Paula Silveira (11) 3146- 6313 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

 

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Certel Energia entre as marcas mais lembradas no Estado

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Cerca de mil pessoas, entre empresários, publicitários, jornalistas e formadores de opinião, participaram durante a manhã de terça-feira, dia 1º, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de divulgação da 13ª edição da pesquisa "Marcas de Quem Decide", promovida pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata. As marcas preferidas e mais lembradas pelos gaúchos foram escolhidas por 508 entrevistados de 47 cidades do Rio Grande do Sul, envolvendo 103 setores.

A cooperativa Certel Energia figurou na quinta posição entre as empresas de energia, antecedida pela CEEE, RGE, AES Sul e Eletrosul entre as mais lembradas, e pela CEEE, AES Sul, RGE e Eletrosul entre as preferidas. A cooperativa esteve representada na ocasião pelo presidente, Egon Édio Hoerlle, vice-presidente, Erineo José Hennemann, e pelo jornalista, Samuel Dickel Bunecker, acompanhados pela diretora da agência de publicidade Givecom, Jussara Schmitt.

Hoerlle diz que a classificação é um motivo de orgulho, e que se deve principalmente pela qualidade e confiabilidade dos serviços prestados na distribuição de energia elétrica. “Estendemos esta alegria aos nossos mais de 53 mil associados, que são os donos da cooperativa. São eles que nos inspiram a trabalharmos cada vez com mais afinco e determinação”, assinalou.

Além da Certel Energia, também foram destacadas na pesquisa as cooperativas Santa Clara, Piá, Uniodonto, Unimed e a Sicredi, por meio do Poupedi Sicredi.

Na abertura do evento, o presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, saudou os presentes agradecendo o apoio dos leitores, clientes e amigos do JC para o sucesso do evento. Ele enfatizou o rigor do levantamento, realizado a partir de técnicas científicas. "É o mais profundo e abrangente do gênero no Rio Grande do Sul. Sua realização sucessiva por mais de uma década constitui um indicador inigualável para o conhecimento do mercado gaúcho e a tomada de decisões por agentes públicos e privados e por pesquisadores".

O diretor da Qualidata Pesquisa e Conhecimento Estratégico, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, chamou a atenção que 65% dos entrevistados são proprietários ou sócios das empresas, qualificando ainda mais a pesquisa. Para mostrar a importância das informações, revelou que 20 empresas trocaram de lugar nas primeiras colocações entre os 103 setores que integram o trabalho. "O Marcas de Quem Decide, em seus 13 anos de história, reuniu cerca de 40 mil registros de marcas e produtos, serviços e nomes de empresas, o que constitui um patrimônio espetacular, pois abriga em um só lugar um amplo conjunto de dados", explica Rodrigues.
 

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O plano odontológico da Unimed Porto Alegre ficou entre os mais lembrados na pesquisa

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O Odonto Unimed, da Unimed Porto Alegre, ficou entre os primeiros colocados no setor planos odontológicos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio em conjunto com a QualiData. Desde 1999 a Cooperativa Médica mantém posição de destaque na premiação, que está na sua 13ª edição. A pesquisa é realizada com executivos, empresários e profissionais liberais do Rio Grande do Sul, em 103 setores de produtos, empresas e serviços.

A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de hoje (1°/3), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

Sobre a Unimed Porto Alegre- Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui mais de 496 mil beneficiários e cerca de 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação.

A Cooperativa conta com 6 mil médicos em 49 especialidades e 39 áreas de atuação e tem uma estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Pronto Atendimentos 24h, unidades de atendimento Odonto Unimed e o SOS Emergências Médicas. Em 2010 a Unimed Porto Alegre ficou entre as 500 maiores empresas do País, segundo ranking da revista Exame. (Fonte: Odonto Unimed/Enfato Comunicação Empresarial)
 

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Cooperativa Bom Jesus promove sexta edição do Dia de Campo

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Mais de 3 mil produtores rurais são esperados, a partir de amanhã (2/3), para receber informações sobre técnicas de produção com acompanhamento de agrônomos da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus. O encontro será nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/3) durante a sexta edição do Dia de Campo - maior evento tecnológico da região, no Campo Experimental da Lapa, no Paraná.

Os participantes receberão informações atualizadas sobre a cultura do milho, soja e feijão; o uso de defensivos agrícolas e adjuvantes; fertilizantes de base e foliares; insumos para a linha pecuária e crédito, tudo isso distribuído por uma área de 12 hectares.

Mais de 40 empresas do setor já confirmaram a participação, e preparam experimentos que estarão à disposição dos agricultores e estudantes convidados para o evento, além da exposição de máquinas e equipamentos de última geração. No estande da Bom Jesus será montado um balcão de negócios, com oferta de insumos a preços especiais, em parceria com as empresas participantes.

O gerente do Departamento Técnico da Bom Jesus, Severino Giacomel, reforça que a sexta edição do Dia de Campo consolida a Bom Jesus como referência em termos de transferência de tecnologia para produtores dos 28 municípios que fazem parte da área de atuação da Cooperativa.

"É um momento para estar próximo dos agricultores, conhecer necessidades específicas e compartilhar soluções, além de validar a eficiência dos insumos que são comercializados pela Cooperativa durante o ano", afirma Giacomel.

Segundo Luiz Roberto Baggio, presidente da Bom Jesus, o Dia de Campo diferencia-se pela qualidade das apresentações técnicas e atendimento aos agricultores, que visitarão os espaços das empresas em grupos, acompanhados de técnicos da cooperativa.

"A Bom Jesus atua com a filosofia de que a informação séria é o principal insumo para o produtor, e realizamos anualmente este evento para garantir que o produtor utilize os conhecimentos adquiridos na safra, melhorando a produção e rentabilidade", declara.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.700 associados e tem unidades em 12 municípios com 19 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira e Rebouças.  (Fonte: Central Press/ Assessoria Coop Lar)
 

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EUA preparam maior plantio em 13 anos

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A safra norte-americana 2011/12, que começa a ser cultivada no mês que vem, terá a maior área plantada dos últimos 13 anos. Conforme estimativa divulgada nesta quinta-feira (24/02) pelo USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, durante o Agricultural Outlook Forum, as oito principais culturas ocuparão 103,07 milhões de hectares neste ano, 3,96 milhões (ou 4%) a mais do que em 2010. O número só perde para 1998, quando a agricultura norte-americana ocupou 105,1 milhões de hectares.

Culturas - Conforme o economista-chefe do USDA, Joseph Glauber, 94% da extensão prevista para 2011 deve ser coberta com milho, trigo, soja e algodão. O departamento projeta crescimento na área destinada às quatro culturas, com destaque para os dois cereais, que juntos devem ganhar quase 4 milhões de hectares em 2011.
 
Milho - Estrela da temporada, o milho tem plantio estimado em 37,2 milhões de hectares, 1,54 milhão (4,3%) a mais que no ciclo anterior e atrás apenas de 2007, quando os norte-americanos dedicaram 37,8 milhões de hectares ao cereal. O trigo, que ganha espaço nas planícies do Norte e no Meio-Oeste, deve ocupar neste ano 23 milhões de hectares, um salto de 1,4 milhão (6,3%) ante o ano anterior.
 
"Safrinha" - Puxada pelo crescimento da área de segunda safra, semeada após a colheita do trigo de inverno na porção norte dos EUA, a soja ocupará extensão semelhante à de 2010/11 no país. Nos cálculos do USDA, serão 31,5 milhões de hectares, 240 mil (0,8%) a mais que no ano passado. Desse total, entre 2 milhões e 2,4 milhões de hectares serão cultivados na "safrinha".
 
Área maior - "Diferentemente do que aconteceu em 2007, neste ano o milho não cresce às custas da soja, que deve ter área até ligeiramente maior que a do ano anterior. Isso ocorre, em boa medida, por causa da retomada da área de soja de safra dupla. No ano passado, devido ao atraso na colheita do trigo de inverno, tivemos a menor área de ‘safrinha' desde o fim da década de 70, quando começa a série histórica do USDA", explicou Glauber, durante a plenária de abertura do fórum.
 
Algodão - Após uma temporada de preços pouco competitivos, entre 2007 e 2009, o algodão deve retomar parte do terreno perdido nos EUA neste ano. Com 810 mil hectares adicionais, a pluma tem plantio previsto em 5,15 milhões de hectares em 2011/12. Diante dos maiores preços da história no mercado internacional, a fibra deve roubar área da soja, do sorgo e do arroz na porção Sul do país, observou Glauber.

Próximas temporadas  - Segundo o representante do USDA, o aumento dos preços no mercado internacional, que incentiva plantios maiores em 2011, deve, em geral, resultar em safras maiores na próxima temporada norte-americana. "Com clima normal na primavera e no verão, a produção de milho, soja e algodão crescerá. Já o trigo, apesar do aumento da área plantada, pode ser prejudicado pelo tempo seco", avaliou Glauber. No entanto, ele ressaltou que, apesar da previsão de aumento no volume de produção, a tendência é que os estoques de grãos dos EUA continuem apertados ao fim do ciclo 2011/12. "A demanda para exportação e para biocombustíveis irá continuar muito forte. A menos que o clima seja absolutamente perfeito e os rendimentos fiquem muito acima da média, os estoque de milho e soja não serão recompostos em 2011/12", avaliou Glauber.
 
Evento - O Outlook Forum 2011 ocorre em Arlington, perto de Washington, e reúne cerca de 2 mil pessoas, representantes da cadeia produtiva do agronegócio de vários países, produtores e consumidores, de alimentos e energia. O evento é organizado pela USDA. (Gazeta do Povo)
 

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Parceria entre Comerp e Sesi beneficia 300 pessoas em Ribeirão Preto

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Uma parceria entre o Sesi e a Cooperativa de Trabalho Médico de Ribeirão Preto (Comerp) vai beneficiar 300 cooperados, funcionários e familiares diretos. Aramis Moutinho Junior, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), participou na manhã desta sexta-feira, 25, da entrega simbólica dos cartões para os cooperados. O evento ocorreu no CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) “José Villela de Andrade Junior”, em Ribeirão Preto.

O Sesi foi representado na cerimônia pelo diretor do CAT de Ribeirão Preto, Carlos Antonio Ferreira, e pela secretária Flávia Andrade. Pela Comerp, compareceram o presidente, Reginaldo Ferreira Vianna, e o assistente da gerência Daniel Mazzini. Também estiveram presentes o consultor do núcleo regional Nordeste do Sescoop/SP, José Alberto Bertagnoli, e a assistente administrativo da regional, Cássia Albuquerque. A parceria permitirá ainda que Ocesp, Sescoop/SP e Sesi promovam cursos, treinamentos e ações sociais em conjunto, potencializando as atividades das entidades e otimizando recursos.

A Comerp foi fundada em 1999 por um grupo de profissionais médicos interessados em valorizar a posição dos médicos perante as instituições da área da saúde e como uma alternativa no mercado de trabalho. (Fonte: Ocesp) 
 

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Cooperja lança Cooperjovem em Jacinto Machado

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A Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), lança nesta quinta-feira, o programa Cooperjovem em duas escolas do município. O projeto de formação juvenil é desenvolvido pelo Sescoop/SC e Ocesc. A Cooperja é a facilitadora do programa e quem proporciona o vínculo entre as entidades cooperativas e as escolas. O evento está marcado para às 19h e 30 min, no Gávea Tênis Clube em Jacinto Machado (SC) e contará com a participação da E.E.B. Jacinto Machado e E.M.E.B. Albino Zanatta.

O objetivo principal é fortalecer o cooperativismo por meio da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Em 2010, as professoras envolvidas no projeto receberam capacitações para desenvolver as atividades propostas e durante todo este ano terão treinamentos continuados.  (Fonte: Cooperja)
 

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Coopervil promove Dia de Campo

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A Cooperativa Agropecuária Videirense de Videira, em parceria com a Epagri, a BRF Brasil Foods e Sicoob, realiza nesta quinta e sexta feira, dias 17 e 18, o seu 7º Campo Demonstrativo. Esse evento é o maior Dia de Campo que acontece na área de abrangência da Coopervil.

O local da realização é o Centro de Treinamentos da Epagri - Cetrevi em Videira. Mais de 50 empresas parceiras da Coopervil estarão presentes, mostrando as últimas novidades em milho, feijão, soja, máquinas agrícolas, e também o que de mais moderno está ocorrendo nas áreas de suínos e gado leiteiro. Esse encontro é dirigido às famílias dos produtores rurais da região. São tecnologias apropriadas e adaptadas às pequenas propriedades.
(Fonte: Coopervil)

 

 

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Sicredi Pioneira RS realiza ação de relacionamento

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Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a localidade de Linha Araripe, em Nova Petrópolis, foi palco de uma das mais tradicionais festas do Município: a Festa do Figo. Marcando presença neste evento, diversos colaboradores da unidade de atendimento de Nova Petrópolis realizaram uma bela ação de relacionamento, aproximando a marca Sicredi do público.

A ação foi de sucesso absoluto, uma vez que interaram associados, colaboradores e a comunidade em geral. Todos os expositores associados receberam brindes da cooperativa, assim como os demais expositores e os visitantes.

A festa contou, também, com a presença dos personagens pernas-de-pau, que chamaram a atenção do público por onde passavam e ajudaram a todos os participantes do evento a entrar no clima da ação com a turma da Sicredi Pioneira RS.
(Fonte: Sicredi)

 

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Curso foca coaching com psicodrama

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Teve início, na manhã desta terça-feira (15/02), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o curso sobre coaching com psicodrama, promovido pelo Sescoop/PR, e destinado a coordenadores do Programa Cooperjovem nas cooperativas do Paraná e representantes das secretarias municipais de Educação e de escolas parceiras. A capacitação prossegue até quinta-feira (17/02). As atividades estão sendo conduzidas pelas profissionais da empresa Potenciar, Joceli Drummond, Valeria Drummond e Jane Cortez.

O evento foi aberto pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. “Esse curso é extremamente importante pois estamos sempre em busca de novas tecnologias e metodologias que possam fortalecer programas como o Cooperjovem, que divulgam o cooperativismo entre as crianças e jovens”, afirmou Boesche.

Programa – O programa Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado no Estado pelo Sescoop/PR em parceria com cooperativas, secretarias municipais da Educação e escolas. Abrange atualmente 9700 alunos paranaenses, 552 professores, 131 escolas, 42 municípios e 12 cooperativas.

Homenagem – Na abertura, a coordenadora dos trabalhos com o quadro social da Cooperativa Copagril, Cremilde Andreolli, entregou à coordenadora estadual do Programa Cooperjovem, Vanessa Christófoli de Castro, um troféu do Sescoop Nacional homenageando o Sescoop/PR pela participação no 3º Prêmio Professor Coopejovem, ocorrido no ano passado. A professora paranaense Sônia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de março, de Marechal Cândido Rondon, ficou em terceiro lugar no concurso e foi premiada com a atividade intitulada “Brinquedos com materiais recicláveis”, que envolveu todos os alunos do ensino fundamental da escola.

Redação – O Paraná também ficou entre os finalistas no 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A estudante Gabriela Aparecida Quintilhano Domingos, da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, de Mandaguari, obteve a segunda colocação entre as crianças até a 4ª série, na fase estadual, e obteve a mesma premiação na etapa nacional do Prêmio. “Acredito que a comissão organizadora do Prêmio Cooperjovem teve muito trabalho para chegar aos finalistas, já que foram inscritas muitas redações boas. Esse é o resultado de um trabalho que contou com a contribuição de cada uma de vocês. Parabéns a todas!”, disse Vanessa. (Fonte: Ocepar)
 

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Dia C 2011 será realizado em setembro

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O grande projeto de voluntariado do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, que movimenta o cooperativismo mineiro e envolve a cada ano mais pessoas em benefício da qualidade de vida, será realizado no dia 3 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de promover, estimular e potencializar as ações voluntárias do setor, de maneira simultânea e em todo o Estado, no Dia de Cooperar (Dia C). De acordo com a área de promoção social do Sistema, a partir deste ano, todo o primeiro sábado de setembro será reservado à realização do evento em Minas. Desde 2009, o projeto já beneficiou milhares de pessoas.

Apenas em 2010, 182 cooperativas aderiram a essa corrente do bem e participaram do projeto. O Dia C aconteceu em 103 municípios, contemplando mais de 12 mil voluntários e um número superior a 100 mil pessoas beneficiadas. Uma verdadeira maratona de ajuda mútua.

Em breve serão divulgadas mais informações sobre o Dia C 2011.

Coopsportes - A IX edição dos Esportes Cooperativos do Estado de Minas Gerais (Coopsportes) também já tem data para acontecer. A primeira fase será realizada de 5 a 7 de agosto; a segunda etapa acontecerá de 26 a 28 de agosto; e a grande final está confirmada para ocorrer entre os dias 23 e 25 de setembro, no Sesc Venda Nova. O regulamento estará disponível em breve no site do Sistema.

 

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Clima de otimismo para a 12ª Expodireto Cotrijal

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A 12ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada na segunda-feira (14/02), em Porto Alegre. Mais de 250 convidados participaram do evento. O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, representou a entidade na cerimônia de lançamento. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, falou por mais de 15 minutos sobre a Expodireto Cotrijal. Ele destacou a história de sucesso da Feira, que iniciou em 2000 e hoje colhe os frutos com um caráter internacional e inovador, proporcionando tecnologia para o homem do campo. Outro aspecto abordado por Mânica foi a respeito das perspectivas de safra para as culturas de verão, o que também deve gerar reflexos nos números da Feira.


Para o presidente da Cotrijal, o desafio será superar os números da edição de 2010, que teve comercialização de R$ 512 milhões, 168 mil visitantes e 328 expositores, além de 50 países. "Projeto esta Feira como uma grande oportunidade para o setor agropecuário nacional. Nestes cinco dias da Expodireto, o Brasil todo estará olhando para Não-Me-Toque e para a nossa região, porque lá vão estar as maiores empresas de máquinas e implementos agrícolas, assim como as principais no ramo de sementes e híbridos", enfatizou, acrescentando que, a cada ano, a Expodireto torna-se mais internacional. Mânica chamou a atenção do governador do Estado, Tarso Genro, para a importância de duas rodovias que fazem ligação com Não-Me-Toque, a ERS 451 e a RS 142.Também pediu ao governador que intermedie a vinda da presidente Dilma Rouseff na abertura da Feira.

O governador Tarso Genro ressaltou em seu pronunciamento a importância do evento e o que ele representa para o setor rural. Também reafirmou o compromisso em estar presente na abertura da Feira e em fazer o possível para que essa seja a primeira edição que contará com a presença da presidente da República. "A Expodireto é um exemplo que deve ser seguido por toda a nossa base produtiva do Estado", observou. Tarso destacou, ainda, que a Feira olha a malha de produção agrícola e rural do Rio Grande do Sul de maneira global e não seccionada e concebe as questões da tecnologia, da qualidade e do processo produtivo como essenciais para aumentar a produtividade. "Isso que procuramos desenvolver no Estado e, por tanto, estarei lá com um conjunto de secretários prestigiando a Expodireto e a Cotrijal, que é um exemplo de cooperativa", afirmou. O governador garantiu que está sendo estudado, junto com os futuros diretores do Banrisul, uma linha de financiamento para o setor, bem como a continuidade das ligações asfálticas entre municípios gaúchos, como a que liga Não-Me-Toque e Carazinho. 
 
A Expodireto Cotrijal ocorre de 14 a 18 de março, em Não-Me-Toque. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará presente na Feira no "Mundo Cooperativo Gaúcho", estrutura fixa inaugurada na edição passada dentro do Parque. Além da presença das cooperativas no espaço, uma série de eventos estão sendo programados no local. (Fonte: Ocergs)

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Vem aí o Dia de Saúde Unimed

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A Unimed Goiânia promoverá uma corrida de rua para celebrar o Dia de Saúde Unimed, com percursos de 5 e 10 km, e largada prevista para as 8h, partindo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (saída para Bela Vista), no próximo dia 20/2.

Os médicos cooperados podem se inscrever gratuitamente, até o dia 16/2, pela Internet www.unimedgoiania.com.br e www.veloxsports.com.br ou na Loja Unimed do Flamboyant Shopping Center.

Para as pessoas não cooperadas e não beneficiárias o valor da inscrição é de R$ 40,00 (por atleta).
Para beneficiários da Unimed Goiânia o preço promocional é de R$ 35,00 (por atleta).

As inscrições serão limitadas a 1.500 competidores. A idade mínima para a participação da prova de 5 km é de 16 anos (nascidos a partir de 1995) e de 18 anos (nascidos a partir de 1993) para a prova de 10 km.

As eventuais dúvidas deverão ser endereçadas ao site do evento: www.veloxsports.com.br, por e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou por telefone: (62) 3281-8828.

Premiação Geral Categoria 10 Km - Masculino e Feminino
Serão premiados os três primeiros colocados com troféus e eventuais brindes:
Premiação 1º Lugar: Troféu + R$ 500,00
Premiação 2º Lugar: Troféu + R$ 300,00
Premiação 3º Lugar: Troféu + R$ 200,00

Premiação Geral Categoria 5 Km - Masculino e Feminino
Serão premiados os três primeiros colocados com troféus e eventuais brindes:
Premiação 1º Lugar: Troféu
Premiação 2º Lugar: Troféu
Premiação 3º Lugar: Troféu
(Fonte: Unimed Goiânia)

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BSCA aprova adesão de cooperativas e associações ao seu quadro de associados

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A Assembléia Geral da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), realizada na semana passada, aprovou a adesão de cooperativas e associações de produtores ao seu quadro de associados. Até então, somente os cafeicultores podiam fazer parte da Associação.

Segundo o presidente Luiz Paulo Dias Pereira Filho, essa foi a consolidação de um antigo desejo. “A união é vital para o crescimento em qualquer área, e a participação das cooperativas e associações será fundamental não apenas na comercialização, mas na formação de um grupo que trabalhe em função do setor, buscando, principalmente, a produção de cafés especiais em maior escala, pois o Brasil possui muito potencial para isso”, explica.

As cooperativas e associações de produtores que tiverem interesse em fazer parte do quadro de sócios da BSCA devem ter atividades direcionadas ao trabalho com cafés especiais, serem indicadas por algum dos sócios da entidade e, por fim, passar pela aprovação do Conselho Diretor da Associação.

Ao se tornarem associadas, as cooperativas ou associações terão acesso aos seguintes benefícios e direitos:

Eleger um representante para acompanhar regularmente as ações da Associação;
Votar e ser votado;
Enviar amostras de café especial de produtores, que tenham propriedades certificadas, para qualquer evento que a BSCA desenvolver para seus associados, conforme quantidade definida pela entidade;
Visitas técnicas dos representantes da BSCA;
Acesso aos links dos associados da BSCA, com instituições vinculadas ao mercado de cafés especiais;
Envio de representantes para os eventos organizados pela BSCA, na mesma proporção definida para os demais associados;
Submissão de material de divulgação das cooperativas/cooperados e associações/associados nas feiras e eventos organizados pela BSCA;
Isenção temporária de mensalidades para cooperados e associados que se associarem diretamente à BSCA.
 
O fato da cooperativa ou associação de produtores de cafés especiais serem associadas à BSCA não impede que seus cooperados e associados sejam sócios diretamente da entidade.

Em relação à certificação dos lotes pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, o Conselho Diretor informa que continua valendo somente para os associados produtores ou para as cooperativas produtoras que possuam sua propriedade certificada.

Mais informações: (35) 3295-7622 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(Fonte: BSCA)

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