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Vitória (27/8) – O Cooperativismo brasileiro lançou o Dia C - Dia de Cooperar, para a promoção e integração de atividades sociais, criadas pelas cooperativas, com vista a estimular a prática do trabalho voluntário, com foco no bem estar e na melhoria da qualidade de vida da população em geral.
Com esse intuito, as cooperativas da região norte do ES: Cooabriel, Coopcam, Coopesg, Sicoob Norte com apoio dos alunos do JovemCoop e da Cooptex aderiram ao programa, e seus voluntários abraçaram as campanhas solidárias desde o início do mês de julho.
AÇÕES - Campanha para arrecadação de fraldas descartáveis (adulto e infantil): Nesta campanha, que teve início no mês de julho e vai até o próximo dia 06 de setembro (DIA C), as cooperativas vem mobilizando a doação de fraldas por meio dos pontos de coleta e também através de eventos (como o caso da Seresta Cooperar, que foi realizada no final de julho, com ingresso equivalente a fraldas - ação resultou no recolhimento de 250 pacotes de fraldas geriátricas). Este é o principal projeto entre as cooperativas locais, mas outras ações estão sendo desenvolvidas.
Campanha para recolhimento de alimentos: Esta foi uma ação junto à iniciativa privada – que teve o apoio dos voluntários das cooperativas locais, em divulgar e participar da Campanha. O evento foi o 4º PIT STOP realizado no início deste mês (6 a 8 de agosto) pela Auto-Peças e Mecânica Lorenzoni, que arrecadou mais de 150 quilos de alimentos.
AÇÕES ESPECÍFICAS - Além do movimento conjunto entre as cooperativas do norte do Estado, as cooperativas também estão realizando ações isoladas, mas que também tem como objetivo atender as necessidades da comunidade, como foi a comemoração do aniversário da Coopcam, onde também foram arrecadas fraldas e a campanha do leite em pó, realizada pelo Núcleo Feminino da Cooabriel, no último dia 13, no Sítio Debortoli, que arrecadou mais de 25 kg de leite.
Campanhas já beneficiam entidades
Parte dos produtos arrecadados na primeira fase das campanhas do Dia C, organizadas pelas cooperativas regionais, já beneficiaram três entidades do município de São Gabriel da Palha.
ASSISTÊNCIA SOCIAL - No dia 05 de agosto, os voluntários das cooperativas, realizaram a entrega de um volume (111 pacotes) de fraldas descartáveis à Secretaria de Assistência Social de São Gabriel, que por sua vez repassará aos necessitados.
O envolvimento dos voluntários das cooperativas com os profissionais da assistência social foi de grande importância e valorizou ainda mais a ação, que na verdade, iniciou dias antes, com encontros preliminares entre membros para formalizarem as estratégias de distribuição aos necessitados. “Esta ação que estão realizando é um grande gesto solidário e irá sim beneficiar muitas pessoas, aproveitamos para agradecer e parabenizar”, disse a Secretária de Assistência Social, Dona Sélia Gomes Martinelli.
PASTORAL DA SAÚDE/PASTORAL DA CRIANÇA - A entrega dos alimentos arrecadados no 4º Pit Stop (mais de 150 kg), ocorreu na última terça (19), no centro de formação da igreja católica de São Gabriel da Palha, reunindo voluntários das cooperativas, das pastorais e da Auto Peças e Mecânica Lorenzoni Ltda. Na ocasião, foram entregues também 52 pacotes de fraldas descartáveis. Satisfeita com as doações, a representante da pastoral da Saúde, Catarina Bonizioli, afirmou que as arrecadações serão direcionadas às famílias carentes.
CENTRO SOCIAL DE RECUPERAÇÃO E BENEFICÊNCIA SÃO GABRIEL - Saindo da pastoral, os voluntários visitaram os idosos do Centro Social de Recuperação e Beneficência São Gabriel, para a entrega de 73 pacotes de fraldas geriátricas.
Um misto de sentimentos envolveu os voluntários e a equipe de trabalho do Centro Social, devido a emoções demonstradas por idosos durante o momento do Dia C. As coordenadoras do Centro, Sônia Maria Péterle Cetto e Julieta Lievore Cassaro (D.Julinha) se pronunciaram, agradecendo e falando da importância das doações e da visita. “Gestos como estes fazem a diferença para muitos, vejo que as pessoas ultimamente estão mais solidárias e isso é muito bom”, destacou D. Julinha.
E a campanha continua...
As arrecadações continuam até dia 06 de setembro! Se você ainda não fez sua doação de fraldas, procure os pontos de coletas que permanecerão até o dia 06 de setembro em todas unidades da Cooabriel, na Coopcam, na Coopesg e em todas as agências do Sicoob Norte.
Brasília (25/8) – A edição especial do Ciclo de Palestras da Unimed Vitória, que ocorrerá logo mais, na capital do Espírito Santo, terá como convidado principal o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O evento é especial, pois faz parte da programação de aniversário dos 35 anos da cooperativa médica, vencedora da edição 2013 do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.
Márcio Freitas será recebido pelo diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio Almeida, e falará sobre cooperativismo para um público de cerca de 100 pessoas. A palestra será realizada a partir das 19h.
“Falar sobre cooperativismo, a um público tão especializado é um desafio e uma grande satisfação. Cada vez mais, precisamos perceber o nosso papel diante dos desafios do setor, pois só poderemos planejar o futuro, se nos enxergarmos como agentes realizadores dele”, comenta Márcio Freitas, afirmando que a Unimed Vitória é um dos casos mais emblemáticos do cooperativismo brasileiro, em se tratando de gestão.
INTENÇÃO – O Ciclo de Palestras da Unimed Vitória é realizado ao longo do ano e tem por objetivo proporcionar integração e reflexão entre os médicos cooperados. As palestras são ministradas por especialistas em áreas diversas e com interconexão com o cooperativismo ou com a rotina dos cooperados. Para o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio Almeida, o ciclo é uma oportunidade de refletir sobre temas que estão no dia a dia da cooperativa.
ANIVERSÁRIO – A Unimed Vitória completará 35 anos de atuação na próxima quarta-feira, dia 27. Atualmente, a cooperativa possui 2.249 médicos, 2.160 colaboradores e uma grande estrutura para atender aos seus clientes: um centro hospitalar integrado que reúne hospital, maternidade e centro de especialidades.
Fortaleza (25/8) – Após comemorar a colocação entre as 15 Melhores Empresas Para Trabalhar no segmento de Saúde no Brasil, segundo o instituto Great Place To Work (GPTW), no último mês de abril, a Unimed Ceará agora celebra mais uma importante conquista: foi eleita uma das 30 Melhores Empresas Para Trabalhar na categoria Médio Porte Nacional (GPTW 2014).
A premiação foi realizada na segunda-feira passada, 18/8, em São Paulo. Esta foi a primeira vez que a Unimed Ceará concorreu ao prêmio nacionalmente. Nesta edição, apenas outra Unimed – a Unimed Rio – figurou na lista das Melhores Empresas Para Trabalhar, porém na categoria Grande Porte Nacional.
Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará se tornou uma das mais respeitadas empresas de saúde da unidade federativa, atuando como operadora de planos de saúde e como a Federação das Unimeds do Estado do Ceará. Atualmente, possui 100 colaboradores em sua sede, em Fortaleza.
“Investimos continuamente na capacitação e na valorização do capital humano, que é o principal fator de competitividade das organizações, principalmente em um segmento como o nosso, que lida diretamente com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”, explica Dr. Darival Bringel de Olinda, presidente da Unimed Ceará.
O gerente geral Leonardo Ramalho lembra que desde 2012, quando participou pela primeira vez do GPTW, a Unimed Ceará foi eleita uma das Melhores Empresas Para Trabalhar do Ceará, feito que se repetiu em 2013. “Nossas expectativas para o ranking deste ano também são bastante positivas”, afirma o executivo. (Fonte: Unimed Ceará)
Arapoti (22/8) – No início do mês de setembro ocorrerá a 42° Expoleite Arapoti, no Parque de Exposições da Capal. A feira traz julgamento de animais da raça holandesa, torneio leiteiro, balcão de negócios e palestras técnicas, além das novidades do setor leiteiro através dos 35 expositores. O balcão de negócios, espaço destinado à venda de animais, apresenta uma ótima oportunidade para produtores investirem na melhoria genética do rebanho.
O evento reforça a cultura leiteira, oferece integração, conhecimento e troca de experiências entre os produtores. A qualidade genética dos animais expostos, observada e destacada pelos jurados internacionais que participam da feira, demonstra o potencial da região no segmento do leite.
Um diferencial na feira deste ano é o Encontro de Suinocultores, momento em que os produtores terão palestras e informações específicas sobre o setor.
A Expoleite Arapoti dá espaço também às entidades sociais do município, com a montagem de uma praça de alimentação onde os lucros são totalmente revertidos em benefício de cada instituição, além disso, 40% do valor da venda do leite resultante do torneio leiteiro será doado a instituições da cidade.
MAIS INFORMAÇÕES – O contato para demais informações pode ser feito através do e-mail
PROGRAMAÇÃO
4 de setembro
10h30 – Encontro de Suinocultores
15h - Palestra BR Distribuidora - Uso Correto de Lubrificantes Automotivos
19h – Apresentações artísticas
5 de setembro
9 às 11h – Palestra “Conforto e qualidade para a alta produtividade”
11h - Abertura
13h - Clube de Bezerras
14h – Julgamento gado holandês jovem
6 de setembro
9h – Julgamento gado holandês adulto
14h – Premiação e encerramento
Pedro Afonso (20/8) – Quase R$ 2 mil em doações, além da disponibilização de mão de obra e outros auxílios para construção do espaço multiuso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Esse foi o saldo do pontapé inicial do Dia de Cooperar, o já conhecido Dia C, uma grande ação de voluntariado, em Pedro Afonso, no Tocantins.
Na última sexta-feira, 15/8, os colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) deixaram de lado o merecido descanso semanal e participaram do 7º Boi no Rolete da APAE e arrecadaram doações em prol da construção do galpão da instituição sem fins lucrativos que há quase 13 anos atende a pessoas excepcionais de diferentes idades.
Quem participou gostou da experiência. “Participei pela primeira vez, nunca tinha sido voluntária. Adorei contribuir com a APAE. Espero que mais gente apoie essa causa”, afirmou a colaborada da Coapa Dayany Mendes Alves. “Foi uma experiência nova e achei muito bom ajudar”, testemunhou Elinete Chaves, também colaboradora da cooperativa.
Daniel Meneses ficou sabendo da campanha em uma rede social e resolveu ajudar a arrecadar doações. Ao final do evento disse “estar feliz por ter dado sua parcela de contribuição”. A empresária pedroafonsina Poliana Carneiro Silva fez uma doação e destacou que a comunidade deve apoiar a iniciativa. “Até comentei com uma amiga que quero participar como voluntária. Ações como essas ajudam muito, principalmente, as pessoas mais carentes de nossa cidade”, disse a comerciante.
A campanha em prol da construção do espaço multiuso da Apae segue até o próximo dia 6 de setembro, quando ocorre a celebração das ações de voluntariado em todo o Brasil. Depois desta data ainda será possível fazer doações diretamente na Apae de Pedro Afonso, localizada na Avenida João Damasceno de Sá. Quando estiver pronto o espaço será usado para a prática de atividades educativas e culturais, além de sediar diferentes eventos.
Programação segue
No próximo dia 30 de agosto acontece uma ação na Agrovila Bom Tempo. O evento social coordenado pela Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) contará com atividades educativas e de lazer. A Coapa e o Sicredi vão apoiar.
Já no dia 6 de setembro, a Coapa vai entregar um viveiro com estufa, cobertura e outros materiais necessários para produção de mudas, ao projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA). As mudas produzidas serão usadas nas atividades do projeto, que desenvolve ações ambientais em Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins e Rio Sono, como a construção de praças ecológicas e educação ambiental para aproximadamente 150 crianças e adolescentes. (Assimp Coapa)
Rio Verde (19/8) – Apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas durante o ano, além de debater temas em evidência na agricultura nacional. Estes serão os objetivos do 13º Workshop CTC – Agricultura, a ser realizado na próxima sexta-feira, 22/8, no Centro Tecnológico da cooperativa COMIGO, em Rio Verde/GO.
Nesta edição, a disponibilidade de água ou a ausência dela dentro dos sistemas produtivos será a temática principal do evento. O assunto será abordado pelo professor da Unesp e pós-doutor em Agronomia, Carlos Alexandre Costa Crusciol, na palestra “Manejo de plantas de cobertura em sistemas agrícolas sujeitos a estresse hídrico” e também pelo professor da UEM e doutor em Agronomia, Cássio Antônio Tormena, com “Manejo dos aspectos físicos do solo e disponibilidade de água para as culturas”.
Além disso, o evento contará ainda com a participação da Embrapa na apresentação dos seguintes temas: manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas, manejo do complexo de lagartas e novo cenário da ferrugem asiática.
Durante o workshop serão apresentados também os resultados dos trabalhos técnicos desenvolvidos pelos agrônomos da COMIGO dentro do CTC.
SERVIÇO
13° WORKSHOP CTC DE AGRICULTURA
Data: 22 de agosto de 2014
Horário: 8h30
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde
(Assimp Comigo)
Brasília (14/8) – A cidade de Eunápolis, no interior baiano, receberá amanhã o Encontro de Presidente de Cooperativas da Bahia 2014. O evento é organizado e conduzido pela equipe do Sistema Oceb e tem o objetivo de debater e construir propostas para o fortalecimento do cooperativismo no estado. Para o presidente da unidade estadual baiana, Cergio Tecchio, os valores éticos devem nortear as ações cooperativistas.
"Devemos ser íntegros em nossas ações e no universo cooperativista não deve ser diferente. Nossas atitudes geram consequências e quando estamos pautados nos valores éticos elas sempre serão positivas”, argumenta o presidente Cergio.
A próxima e última edição do Encontro de Presidente de Cooperativas da Bahia 2014 está marcada para o dia 22/8 e ocorrerá na cidade de Feira de Santana. (Com informações do Sistema Oceb)
Brasília (13/8) – Falta menos de um mês para a grande celebração da campanha “Dia de Cooperar” – o Dia C. Será no dia 6 de setembro e, em 23 estados brasileiros, cooperativas se apressam em finalizar os preparativos dessa iniciativa que mostrará ao país a força do voluntariado cooperativista. Uma delas é a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). Localizada na cidade de Rio Verde, município do interior de Goiás, a cooperativa que reúne mais de seis mil cooperados, sempre desenvolveu atividades em prol das 13 cidades onde atua, mas neste ano, as atividades tem um gostinho especial. O presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, mostra-se entusiasmado com o Dia C que visa “à construção de uma sociedade economicamente viável, socialmente equitativa e ecologicamente sustentável”. Leia a entrevista!
O que levou a cooperativa a participar do Dia C?
Antonio Chavaglia – A solidariedade faz parte do DNA do Sistema Cooperativo, estando inclusive entre os seus princípios. Além disso, acreditamos que ações de benefício coletivo auxiliam na redução das desigualdades sociais e no fortalecimento do senso de união e cooperação.
Como a Comigo se sente, participando de uma atividade nacional que pretende ser a maior ação de voluntariado cooperativista?
Antonio Chavaglia – A Comigo, juntamente com seus cooperados e colaboradores, se sente honrada em participar de uma ação voluntária de abrangência nacional e assim contribuir para a construção de uma sociedade economicamente viável, socialmente equitativa e ecologicamente sustentável. Estamos entusiasmados com o projeto.
De que forma o voluntariado se relaciona com o cooperativismo?
Antonio Chavaglia – Esta prática é inerente às pessoas e/ou instituições inseridas dentro do cooperativismo. Neste sentido, o fato de trabalharmos na valorização do coletivo em detrimento ao individual, em busca da sustentabilidade e otimização dos resultados, já desperta o senso de voluntariado, pois há uma permanente preocupação com toda a sociedade.
Que ações a cooperativa desenvolverá?
Antonio Chavaglia – No dia 6 de julho, promovemos o 2º Passeio Comigo – Cooperativismo em Ação, o qual teve como intuito ressaltar a importância do sistema cooperativo para a construção de um mundo mais justo, incentivar a prática da atividade física e da integração entre os participantes e contribuir com a comunidade carente.
Os alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento – aproximadamente 3 toneladas – foram doados para instituições de assistência e recuperação de dependentes químicos em Rio Verde. Além disso, serão inseridas dentro deste programa ações já desenvolvidas pela Comigo anualmente como o apoio a instituições de assistência a pessoas a carentes e novas ações que ainda serão criadas com tais objetivos.
Quantos municípios e quantas pessoas a Comigo espera beneficiar com as ações do Dia C?
Antonio Chavaglia – A Comigo já realiza diversas ações socioambientais nos treze municípios goianos aonde atua, sendo eles: Acreúna, Caiapônia, Indiara, Iporá, Jandaia, Jataí, Montes Claros, Montividiu, Palmeiras, Paraúna, Rio Verde, Santa Helena e Serranópolis. Atualmente, fazemos doação mensal de alimentos e prestamos auxílio financeiro para aproximadamente 60 instituições de ensino, clinicas/hospitais e de assistência a pessoas carentes. Além disso, contribuímos com a nutrição animal dos equinos utilizados nas sessões de equoterapia em diversas cidades. Todas estas ações serão inseridas dentro da programação anual do Dia C, com diversos beneficiados.
Breve histórico e números da cooperativa
Antonio Chavaglia – A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano - Comigo é uma cooperativa de beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agropecuários, fundada em 1975, em Rio Verde, Sudoeste de Goiás, por um grupo de 50 produtores rurais. Na época, o objetivo era atender a demanda por armazenagem de arroz e milho, e ainda fornecer insumos básicos como sacaria, fertilizantes, sementes e óleo lubrificante.
Aos poucos se expandiu chegando aos municípios de Santa Helena, Jataí, Acreúna, Serranópolis, Montividiu, Indiara, Jandaia, Paraúna, Montes Claros de Goiás, Iporá, Caiapônia e Palmeiras de Goiás com grandes redes de lojas agropecuárias, um complexo industrial e unidades armazenadoras de grãos.
Hoje, a Comigo conta com mais de 6.417 cooperados e emprega 2.319 funcionários diretos. Ela está enquadrada entre as seis principais cooperativas do país, sendo a primeira do Centro-Oeste. Sua capacidade armazenadora chega a 1,35 milhão de toneladas. Em Rio Verde encontram-se a sede administrativa, as indústrias, o Centro Tecnológico Comigo (CTC, onde também acontece a Tecnoshow), loja agropecuária, fazendas florestais e laboratórios.
Bebedouro (11/8) – Entre os dias 5 e 7 de agosto ocorreu em Bebedouro (SP) a Feacoop 2014. Mais uma vez, o Sistema Ocesp esteve presente no evento para divulgar a doutrina e a filosofia cooperativistas, bem como os produtos e serviços do Sescoop/SP. A feira é realizada anualmente pela Coopercitrus, maior cooperativa agropecuária do Estado de São Paulo, com o objetivo de demonstrar as mais modernas tecnologias e apresentar as melhores oportunidades de negócios aos cooperados.
O período de realização do evento coincide com a época de planejamento do produtor rural para a próxima safra agrícola. Por isso, o evento também levou informações financeiras, estratégicas e de crédito rural aos participantes.
Com 160 expositores, a Feacoop é completa na oferta de produtos essenciais para o campo como sementes, fertilizantes, adubos foliares, herbicidas e inseticidas, entre outros insumos. Também haverá máquinas e implementos agrícolas, além de pneus, lubrificantes e peças genuínas.
A Coopercitrus ofereceu ainda o serviço de troca da produção de grãos por pacotes de compra, com condições comerciais diferenciadas. Um shopping rural instalado na feira, com 80 expositores e mais de 15 mil produtos, deu a possibilidade aos visitantes de adquirirem tudo o que necessitam para a casa e para o campo.
SAIBA MAIS
*Com informações da Coopercitrus
Brasília (11/8) – No período de 13 a 16 de agosto, no Núcleo Rural Taquara - Planaltina/DF, a Cooperativa Cootaquara realizará a 16ª Semana do Pimentão, em parceria com a Emater-DF, com a Secretaria de Agricultura, com a Ceasa e com a Administração Regional de Planaltina. O evento conta também, com o apoio do Sistema OCDF e da Prefeitura Comunitária de Taquara.
A festa já faz parte do calendário de atividades da Cooperativa e é realizada com o objetivo de valorizar produtos rurais da Taquara e Pipiripau em Planaltina; região que é conhecida em todo país como uma das maiores produtoras de pimentão.
O evento conta com uma programação diversificada entre palestras, ações socioambientais, recreação infantil, oficina culinária com o pimentão e outras. Para obter mais informações, ligue: (61) 3483-5950/3483-5953.
Brasília (8/8) – A Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) promoverá na próxima semana, entre os dias 11 e 12, a primeira rodada de capacitações sindicais, prevista em seu Plano de Trabalho. O primeiro tema a ser trabalhado é “Representatividade Sindical”.
O curso será ministrado pelo assessor sindical do Sistema Ocergs, Denilson Prestes. Os objetivos são a troca de experiências entre as unidades estaduais e, também, atualização de conhecimento sobre o tema, pelos profissionais especialistas do setor.
Dentre os assuntos a serem abordados estão: liberdade sindical, representação versus representatividade, representatividade na Constituição Federal de 1988, entidades sindicais, autonomia privada e coletiva, e outros.
O evento ocorrerá em dois dias consecutivos, com carga horária de 4h, cada um. Visa-se, com isso, à participação de um maior número de colaboradores de todo o Sistema, que terão esclarecidas todas as questões que envolvem o conhecimento sindical, tão importante para vivência diária das entidades.
SERVIÇO
O que: 1º Módulo 2014 – Capacitações Sindicais CNCOOP
Tema: Representatividade Sindical
Nível: Intermediário
Quando: 11 e 12 de agosto - 14h (horário oficial de Brasília)
Carga horária total: 8 horas
Coruripe (4/8) – A Cooperativa Pindorama, por meio de seu Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), realiza, no próximo dia 13 de agosto, a sua segunda feira da pechincha. O evento ocorre das 8h às 18h, na sede do Cetrup, localizada na unidade industrial da Cooperativa, em Coruripe.
Na oportunidade, será realizada a comercialização de roupas, calçados, acessórios e artigos para o lar. Quem visitar o evento, também poderá ter acesso aos produtos desenvolvidos em Pindorama, já que haverá uma feira agrícola, e ainda, a venda de comidas típicas preparadas na Cooperativa.
De acordo com a coordenadora do Projeto O Amanhã de Pindorama, Janieide Pereira, os jovens que participam da iniciativa também estarão na feira. “Estamos elaborando uma feira agrícola, onde os jovens poderão vender as hortaliças que aprendem a cultivar aqui na Cooperativa. Além disso, serão comercializadas também comidas típicas que os alunos aprendem a preparar nas aulas de culinária. Doces de frutas da região, bolos e cocada estão entre os itens do nosso cardápio”, comentou.
A superintendente do Cetrup, Alda Júlia, também comentou sobre a importância da realização da feira, que reúne economia e solidariedade. “A grande vantagem do evento, que conta com a participação de toda a comunidade, é a possibilidade de comprar roupas novas com preços acessíveis. É exercer a solidariedade, já que o que não é útil para mim, pode ser de muita utilidade para outra pessoa”, destacou.
Manaus (4/8) – A Cooperativa de Comunicação do Amazonas (Coopcom) e a Cooperativa Amazonense de Artesanato (Copamart) se uniram neste domingo, 3 de agosto para promover mais uma iniciativa da campanha do Dia C (Dia de Cooperar) em parceria com a Igreja Metodista Wesleyana da Cidade Nova e o Sistema OCB/AM.
O evento ocorreu na zona Norte de Manaus e reuniu mais de 500 pessoas em um ato de solidariedade. A ação Social contou com o apoio do Manaustrans e da fábrica de refrigerantes Magistral.
O Dia C tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.
O Sistema OCB/AM participou do evento dando total apoio e ainda doando cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados na 1ª Corrida da Cooperação do Amazonas, realizada dia 26 na Avenida das Torres, em Manaus para serem entregues as famílias carentes da comunidade.
Para o presidente da Coopcom, Eliezer Favacho, o sucesso do Dia C, deste domingo, mostra o crescimento e a confiança no cooperativismo amazonense a cada dia, principalmente através da intercooperação que começa ser praticado de forma mais efetiva entre as cooperativas do Estado.
“É gratificante participar de uma festa solidária como esse, e também poder ajudar as pessoas necessitadas das comunidades, onde as políticas públicas não conseguem chegar, e o cooperativismo, como segmento econômico tenta diminuir o espaço entre o cidadão que precisa e o pode público que não atende”, afirmou o presidente.
Terezinha Lira, presidente da Copamart disse que é muito importante ás cooperativas amazonenses se unirem para promoverem mais ações solidarias como está, visando o beneficio de pessoas carentes. Segundo a presidente, quem necessita de ajuda não poder esperar, e o Dia C foi criado com o objetivo de promover essas ações voluntárias.
“Precisamos estar atentos às necessidades da população, pois quanto mais rápido agirmos, menos sofrimento o nosso povo passará” finalizou a presidente. (Fontes: Coopcom, Copamart e Sistema OCB/AM)
O colaborador da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP Carlos Gustavo Ferreira conquistou reconhecimento internacional no Programa Woccu´s Young Credit Union People (Wycup), realizado concomitante à Conferência do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu). A edição deste ocorreu em Gold Coast, na Austrália, e terminou na quarta-feira, 30 de julho.
No Wycup, o Woccu reconhece o trabalho de colaboradores, com até 35 anos de idade, que contribuíram significativamente com sua própria cooperativa de crédito ou com o cooperativismo de crédito.
Carlos Gustavo, que tem 28 anos, é colaborador do Sicredi desde 2005 e recebeu a distinção no Wycup pelo case "Grupo Exclusivo de Consórcio". O projeto, implementado na comunidade de Ribeirão Claro, no Paraná, consistiu na criação de um grupo de consórcio específico para os associados que trabalham na produção leiteira da região.
Com a mudança na legislação de trânsito nacional, o veículo utilizado pelos associados para o transporte dos produtos não poderia continuar o mesmo. A Cooperativa, então, criou uma modalidade de consórcio para a aquisição de um veículo que atendesse as novas especificidades da lei, com taxa de administração reduzida, o que ofertou a comunidade local uma forma mais barata de adquiri-lo, em vez da utilização de uma linha de crédito comum.
"Assim fizemos o negócio da cooperativa evoluir, mas, principalmente, atendemos as necessidades dos nossos associados. E este é apenas um dos muitos casos em nossa cooperativa onde vemos na prática algo que aprendemos no Sicredi: ‘Gente que coopera cresce’", destaca Carlos Gustavo.
O colaborador do Sicredi foi um dos cinco vencedores entre jovens de todos os países participantes da Conferência. Como prêmio, Carlos Gustavo recebeu uma bolsa de apoio para participação na edição 2015 da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, que será realizada no Colorado (EUA). Outros sete colaboradores do Sicredi também apresentaram projetos no Wycup.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados e 1.283 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás. (Assimp Sicredi)
Manaus (31/7) – Cooperativistas do Amazonas fizeram uma grande festa no encerramento do III Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense, realizado nos dias 26 e 27 de julho pelo Sistema OCB/AM no Clube do Trabalhador, do Sesi. Durante os dois dias de competição mais de 1.250 atletas, representando 21 cooperativas do interior e da capital, disputaram dez modalidades esportivas. A equipe do Sesi foi a organizadora dos jogos.
O superintendente do Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, encerrou o evento fazendo a entrega dos prêmios aos atletas das equipes vencedoras. Na modalidade arrecadação de alimentos, as cooperativas de fibras de juta e malva do município de Manacapuru, Cooperjuta e Coomapem, foram as grandes vencedoras do 1º e 2º lugar. Juntas, elas conseguiram arrecadar mais de uma tonelada de produtos não perecíveis a serem doadas às entidades filantrópicas de Manaus. A cooperativa financeira Coopsebram foi a 3ª colocada da modalidade.
Adriano Fassini, ao encerrar o III Torneio de Integração, declarou que o evento foi um verdadeiro sucesso, superando todas as expectativas pela participação do público, que a todo ano aumenta, também pela integração entre os cooperativistas amazonenses. Adriano também fez uma homenagem e agradeceu a equipe da organização do Sescoop-AM dizendo: “Reconheço que é muito trabalho para uma equipe tão pequena, mas sem vocês nós não conseguiríamos fazer nada”, disse.
Na opinião do superintendente, o público cooperativista é diferenciado e contagiante, pela sua coragem e alegria, buscando sempre a integração entre as pessoas, com união e harmonia, que é o foco principal do evento.
“Uma festa como essa só tem a crescer a cada ano em animo e vontade de participar. Essa motivação é que nos leva a lutar ainda mais para tentar realizar os sonhos dessas pessoas que trabalha para desenvolver o cooperativismo no Estado. Esse é o nosso papel à frente do Sescoop-AM”, afirmou o superintendente.
Leia mais e confira o ranking dos vencedores, CLICANDO AQUI.
(Assimp Sistema OCB/AM)
Bento Gonçalves (30/7) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promove amanhã, em Bento Gonçalves, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista, que será realizado simultaneamente ao XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo. Representantes do Sistema OCB participarão do evento.
O encontro objetiva estreitar a relação da Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs com as cooperativas e seus comunicadores; promover um espaço de integração e debate sobre estratégias de comunicação cooperativista e relações com a mídia; e compartilhar a plataforma do projeto Geração Cooperação como canal de comunicação entre as cooperativas, o Sescoop/RS e o público jovem.
O evento contará com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que fará o discurso de abertura, além das palestras do diretor de Planejamento Criativo da DZ Estúdio, José Pedro Paz, com o tema “Cooperação e comunicação digital: Onde está o link?”, e do diretor da agência Moove, José Luiz Monteiro Fuscaldo, que irá tratar do tema “Media Training – Estratégias de Relacionamento com a Mídia”.
PROGRAMAÇÃO
Quando: 31 de julho - amanhã
Local: Hotel Dall’ Onder – Bento Gonçalves/RS
16h – Credenciamento
16h30 – Abertura
Saudação do presidente do Sistema Ocergs: Vergilio Perius
Apresentação das atividades realizadas pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs
16h45 – Palestra
Cooperação e comunicação digital: Onde está o link?
José Pedro Paz – Diretor de Planejamento Criativo da DZ Estúdio
17h15 – Palestra
Media Training – Estratégias de Relacionamento com a Mídia
José Luiz Monteiro Fuscaldo – Diretor da Agência Moove
18h – Encerramento
Brasília (30/7) – O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) promoveu, de 27 a 30 de julho, em Gold Coast, na Austrália, mais uma edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito. O primeiro dia de atividades foi marcante para o cooperativismo de crédito brasileiro, já que, pela primeira vez, um cidadão do País foi nomeado secretário geral da entidade.
Trata-se de Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e da holding Sicredi Participaçôes S.A., que já era um dos conselheiros do Woccu desde 2009. "É um grande orgulho para o Sicredi ocupar o cargo. Isso demonstra a importância do Brasil no cenário mundial e comprova que estamos no caminho certo", destaca.
Ele adianta que o principal objetivo do WOCCU continuará sendo o fortalecimento e a expansão das cooperativas de crédito em todo o globo. Nos últimos anos, o Conselho Mundial implementou mais de 290 programas de assistência técnica em 71 países. Ao todo, participam da entidade 57 mil cooperativas de crédito de 103 países, que atendem 208 milhões de pessoas.
CONFERÊNCIA MUNDIAL – A proposta da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é incentivar o intercâmbio de informações, o aprendizado colaborativo e expor as melhores práticas mundiais para reforçar e renovar o movimento das cooperativas de crédito. Neste ano, a delegação do Sicredi contou com 81 integrantes, entre eles, dirigentes, executivos e colaboradores. Além da participação na conferência do Woccu, a comitiva do Sicredi visitou cooperativas australianas com o intuito de trocar informações e conhecer a forma de atuação delas.
No evento, Dasenbrock foi debatedor no painel sobre as formas de agregação de valor aos associados das cooperativas. No painel, o coordenador de Produtos de Investimento do Banco Cooperativo Sicredi, Felipe Azevedo, apresentou o crescimento do número de associados no Brasil. Já o diretor de TI e Operações da Confederação Sicredi, Paulino Rodrigues, fez palestra sobre o compartilhamento de back office e marca única.
O World Council's Young Credit Union People Program (Wycup), programa dos jovens cooperativistas que ocorre durante a conferência, contará com a participação de oito colaboradores do Sicredi. A iniciativa do Woccu reconhece o trabalho de jovens com até 35 anos de idade, que contribuíram significativamente com sua própria cooperativa de crédito ou com o cooperativismo de crédito como um todo.
Os projetos apresentados concorrem entre si e são avaliados pelos conselheiros do Woccu. Dessa disputa saem cinco vencedores, cujo prêmio é a participação no evento do ano seguinte, em um país diferente, com todas as despesas pagas.
Nas edições de 2012 e 2013, o Sicredi foi premiado com os projetos de inclusão financeira dos cortadores de cana da Coopcana, promovido pela cooperativa Sicredi União PR, e com o projeto Cooperar e Crescer, da Sicredi Noroeste MT.
SOBRE O SICREDI - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados e 1.283 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site www.sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
(Fonte: Central Press)
Belo Horizonte (30/7) – Uma manhã de celebração em família por meio do cooperativismo. Esse é um dos objetivos do Sistema Ocemg ao realizar o Sábado Cooperativo, que terá mais uma edição no próximo dia 2 de agosto, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, para comemorar o Dia dos Pais.
A partir das 9h30, o público que visitar o local terá a oportunidade de participar de jogos, brincadeiras, sorteios de brindes, além de receber dicas de cuidados com a saúde. O Sábado Cooperativo também contará com a apresentação musical da Cooperativa de Arte e Música de Minas Gerais - Orquestra Musiart, interpretando clássicos nacionais e internacionais. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas.
O projeto cultural do Sistema Ocemg, realizado desde 2008, ocupa as praças da capital nas principais datas comemorativas do ano, com a promoção de diversas atividades gratuitas.
Anteriormente chamado de Cooperativismo e Arte nos Parques de BH, o evento é realizado em parceria com a Fundação de Parques Municipais e cooperativas locais. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas já foram contempladas pela iniciativa desde seu início.
Para este ano, está programada mais uma edição do projeto: no dia 11 de outubro, para comemorar o Dia das Crianças. Para mais informações, CLIQUE AQUI.
(Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (25/7) - O Prêmio Fundação Bunge anunciou hoje de manhã o nome dos vencedores deste ano, quando ocorre 59ª edição. O anúncio ocorreu logo após a reunião do Grande Júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. O cooperativismo foi representado pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Também compuseram a banca o embaixador do cooperativismo na FAO, Roberto Rodrigues, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.
Na área de Ciências Agrárias – Produtividade Agrícola Sustentável, Hiroshi Noda, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foi o contemplado na categoria Vida e Obra. Na categoria Juventude, Fernando Dini Andreote, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), foi o agraciado.
Já em Artes – Artes Circenses, Hugo Possolo, do grupo teatral Parlapatões, foi contemplado na categoria Vida e Obra, enquanto Luana Tamaoki Serrat, diretora da Cia Fulanas de Circo e da Cia Luana Serrat, na Juventude.
Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação.
Criado em 1955 para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos, a edição deste ano do Prêmio Fundação Bunge elegeu os temas “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Artes Circenses” como guias da premiação.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).
Sobre a Fundação Bunge - A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro. As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge); Socioambiental (Semear Leitores e Comunidade Integrada) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge). (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Bunge)
Florianópolis (25/7) – A Viacredi Alto Vale promove, amanhã e depois, na Sociedade Desportiva Camioneiros, em Presidente Getúlio, uma edição da Feira de Oportunidades, quando 90 cooperados empreendedores da cidade irão apresentar ao público seus produtos e serviços.
A expectativa é que cinco mil pessoas visitem o evento, gratuito e aberto à comunidade. Agenda de formação empreendedora, atrações culturais, gastronomia, saúde e recreação infantil integram a programação.
A Feira de Oportunidades é realizada desde 2009 nas cidades de atuação das cooperativas do Sistema CECRED, sendo que a primeira edição ocorreu em Ibirama por meio da Mostra de Negócios. O objetivo é tornar conhecidos os micro e pequenos negócios dos cooperados da Viacredi Alto Vale, que em muitos casos nasceram ou se desenvolveram com o apoio da Cooperativa, através do crédito facilitado, da orientação financeira e da formação empreendedora oferecida aos cooperados.
O evento é como uma vitrine para os empreendedores, que podem mostrar o que fazem ao público. Além disso, estreita o relacionamento entre os cooperados, que passam a conhecer o que é produzido na região, aumentando sua rede de fornecedores e abrindo novos canais para o fomento da economia local.
O QUE O VISITANTE VAI ENCONTRAR:
- Exposição: 90 estandes com apresentação de produtos e serviços das empresas e empreendedores de Presidente Getúlio;
- Palco Cultural: apresentações de grupos da região;
- Formação empreendedora: palestras e consultoria em parceria com o Sebrae/SC;
- Gastronomia: churrasco (jantar de sábado e almoço de domingo), café, lanches, bolos e pastéis, em parceria com entidades assistenciais locais, com renda revertida ao trabalho social das mesmas;
- Espaço da Saúde: orientação e prevenção, exames de pressão arterial e glicose, entre outros;
- Recreação Infantil: brinquedos, pintura facial e outras atrações para as crianças se divertirem em segurança enquanto os pais visitam a Feira.
SERVIÇO
- Feira de Oportunidades Viacredi Alto Vale
- Onde: Sociedade Desportiva Caminhoneiros (Rua 13 de Maio, s/n) Presidente Getúlio
- Visitação: sábado, 26 de julho, das 14 às 22 horas e domingo, 27 de julho, das 10 às 18 horas.
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade